CONEXÃO LONGA EM SALVADOR – Bahia

 

Olá Viajantes,

Chegamos em Salvador pelo  Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães, estávamos de passagem pela cidade. Nosso destino final seria Guarajuba, localizada à 67 km. Chegamos bem cedo em Salvador e teríamos o dia inteiro para conhecer a cidade. Como o nosso tempo seria curto fizemos um pequeno roteiro para tentarmos aproveitarmos o máximo dessa linda cidade.

Salvador  fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos é notável em todo o país pela suas belezas naturais, história, arquitetura, gastronomia e musicalidade. Sua fundação em 1549 por Tomé de Sousa  ocorreu por conta da implantação do Governo-Geral do Brasil pelo Império Português.  

O Aeroporto de Salvador está a 26 km do centro. Contratamos previamente um serviço de transfer para nos pegar no aeroporto, fazer o tour pela cidade e posteriormente nos levar para Guarajuba. Posso garantir que valeu muito à pena.

Caso opte em alugar um carro prefira pelo site da rentcars. Uma excelente opção, onde se faz uma pesquisa pelas várias locadoras lhe oferecendo o melhor custo-benefício. Permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Iniciamos nosso roteiro pelo Pelourinho, declarado Patrimônio da Humanidade em 1985 e é um passeio imperdível. A região é o cartão postal da cidade e tem muito o que conhecer. O motorista nos deixou próximo ao Mercado Modelo. Nele já se tem uma ideia da cultura através dos seus produtos típicos.

Ficamos impressionados pela limpeza e segurança do local. Com muitos policiais nas ruas e muita gente simpática tentando nos ajudar. Porém, é  melhor não se arriscar em sair  do circuito turístico.

A melhor forma de visitar  essa região é andando, já que carros não podem passar na maioria das ruas. Como estávamos na parte baixa da cidade no Mercado Modelo, além de conhecer o artesanato  já estávamos no local ideal para comprar as lembrancinhas.

Para subir pelo Elevador Lacerda, não deixe de ir, custa apenas 0,15 e é bem interessante. Chegando na parte alta as atrações são enormes e muito próximas umas das outras. No Mercado tem lanchonetes e restaurantes com uma vista linda da bahia e é um local muito agradável para dar uma pausa.

Depois do Mercado e subir pelo Elevador Lacerda, atração obrigatória. Chegando na parte alta estaremos no Pelourinho e no Terreiro de Jesus. Se prepare, a vista fica ainda mais linda.

Salvador sempre é quente e assim que sair do Elevador Lacerda há uma sorveteria com vários sabores da região. Não tem como resistir. A sorveteria é bem frequentada e o sorvete a preços bem camaradas e bolas fartas. Outro detalhe que até incomoda um pouco são o pessoal que querem fazer alguma reza, não inferior à 20,00 reais.

Pertinho do Elevador Lacerda do lado esquerdo está a antiga Santa Casa da Misericórdia e hoje funciona o Museu da Misericórdia. Vale a pena visitar. Não tivemos tempo, mas já havia visitado de outra vez e é muito interessante. Entre o Elevador e a Santa Casa está um monumento que se chama Cruz Caída, construído onde ficava a Igreja da Sé, demolida para a passagem do bonde (1933). A Cruz Caída homenageia o desaparecimento desta antiga Igreja da Sé.

A caminhada no Pelourinho  pode durar pouco tempo. Depende da sua condição física e de quanto tempo tem disponível.  Mas, alguns pontos são fundamentais: Igreja de São Francisco, cujo interior é repleto de ouro, e o Largo do Pelourinho e a Fundação Casa de Jorge Amado.

As ladeiras do Pelourinho, Patrimônio da Humanidade, representa o Centro Histórico de Salvador, com construções erguidas nos séculos a partir do século XVII. Veículos não são permitidos em seu  calçamento de pedra. São vários ateliês, museus, lojinhas, restaurantes, igrejas e muitas construções lindas e coloridas.

Depois de conhecermos o Pelourinho, a Casa de Cultura Jorge Amado, a Catedral e alguns ateliês, nos dirigimos ao ponto culminante do Pelourinho, a Igreja e Convento de São Francisco.

Logo na entrada, é impossível não ficar embasbacado com o  dourado do chão ao teto. É muito ouro!!! A igreja barroca é uma das mais ricas em ouro no Brasil. O ouro está por todo lado.

O convento de São Francisco, em Salvador, foi fundado em 1587. A igreja atual começou a ser construída em 1708, com seu deslumbrante interior em talha dourada. Situa-se em um sítio histórico tombado pelo Iphan.

A igreja tem fama internacional por sua arquitetura, pela riqueza de seu interior e pelos detalhes da decoração em estilo barroco. Com anjos barrocos em detalhes rococó, pinturas em azulejos em painéis no claustro. Separe pelo menos 1 hora para apreciar os detalhes dessa igreja. É mesmo surpreendente!

Horário de funcionamento

2ª, das 9h às 17h30, 3ª, das 9h às 16h, 4ª a sábado, das 9h às 17h30, domingo, das 10h às 15h. O ingresso é simbólico e você pode tirar fotos de tudo, desde que sem flash.

Depois do Pelourinho nos dirigimos para o Farol da Barra. A praia é linda e muito limpa. É onde acontece o Carnaval de Salvador e  o circuito Barra-Ondina e o mais importante é onde tem o pôr do sol mais bonito de Salvador.

O Farol da Barra é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Ele está localizado na ponta da península em que se encontra a capital baiana, num ponto que marca a entrada para a Baía de Todos os Santos.

O farol fica no Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro forte a ser construído em Salvador. Atualmente ele funciona como um museu, abrigando o acervo do Museu Náutico de Salvador, com exposições náuticas e artefatos encontrados no fundo do mar. que fala sobre a histórica da navegação no Brasil e também sobre a ocupação e a história da cidade. O site é: https://www.museunauticodabahia.org.br/

Do alto do Farol a vista é mesmo muito bonita. Depois de subir mais de 80 degraus em uma escada circular para chegar ao terraço é quando se vê que valeu a pena!! A luz do farol, pode ser vista a 60 quilômetros de distância, orientando embarcações. Do alto do farol, a vista de 360 graus descortina a Baía de Todos-os-Santos e o mar aberto do Oceano Atlântico. O horário de funcionamento é de Terça-feira à Sexta-feira das 9:00 às 18:00 horas.

Como nosso objetivo era conhecer a cidade, não mergulhamos no mar. Mas, vontade não faltou. Salvador tem belíssimas praias e o clima é um convite ao mergulho. As praias mais famosas são: Praia do Porto da Barra, Praia do Farol da Barra, Praia de Ondina,  Itapuã, Flamengo e Stella Maris.

Enfim, fomos para a nossa última parada antes de irmos para Guarajuba. A Igreja do Bonfim, prepare-se pela aproximação de vendedores e pessoas querendo colocar fitinhas do Senhor do Bonfim no braço, chega à ser bem desgastante.  É nela que acontece todos os anos, no mês de janeiro, a tradicional lavagem das escadarias do Bonfim, uma festa religiosa que atrai multidões.

QUANDO IR A SALVADOR

A época do ano em que mais chove vai desde abril a julho. A alta temporada é no verão e principalmente no Carnaval.  Para os que preferem um ambiente mais tranquilo o ideal é em Julho e Agosto.

O QUE FAZER EM SALVADOR

  • Pelourinho
  • Mercado Modelo
  • Elevador Lacerda
  • Museu da Misericórdia
  • Basilica de Salvador
  • Igreja de São Francisco
  • Cruz Caída
  • Farol da Barra
  • Avenida da Vitória
  • Praça Castro Alves
  • Igreja do Bonfim
  • Fundação Jorge Amado
  • Praias
  • Museu de Arte Moderna
  • Arena Fonte Nova

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário em “CONEXÃO LONGA EM SALVADOR – Bahia”

Deixe um comentário