GRAMADO UMA CIDADE EUROPÉIA NO BRASIL- Rio Grande do Sul

Gramado,

É uma cidade na  Região das Hortênsias, no estado do Rio Grande do Sul. Com uma altitude de 830 metros. Sua população está próxima de 40 mil habitantes. Com forte influência alemã e italiana, o que se nota especialmente na culinária e na arquitetura da cidade. Sua maior arrecadação vem do turismo. Realmente é uma cidade para se admirar e usufruir.

Localizada  a cerca de 130km de Porto Alegre e se destaca por oferecer uma estrutura turística de fazer inveja a qualquer cidade européia.  É um destino para pessoas de todas as idades, com atrações variadas, bons hotéis e excelentes restaurantes. 

Para chegar até Gramado de avião, terá que ir até o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre  Um aeroporto muito bom e organizado. O site é: http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-de-porto-alegre-salgado-filho/ locamos um carro e nos dirigimos a cidade.

Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Existe a opção de contratar um transfer do aeroporto até a cidade de Gramado. Ficando sem carro na cidade, muitas atrações podem ser feitas a pé, no entanto algumas são mais distantes e se pode utilizar o ônibus de turismo. O site é: https://turismogramado.com.br

Gramado tem até Museu de Cera com réplicas de personagens famosos. Já que está na cidade não custa curtir essa atração o site é: https://dreamland.com.br/c/gramado/

Gramado se prepara todo ano  para a edição do Natal Luz. Uma grandiosa celebração.  O tradicional evento que acontece de  Outubro a  Janeiro  conta com muitas atrações entre grandes shows, espetáculos musicais, desfiles, paradas, concertos, teatro e música em mais de 500 apresentações.

O turismo em Gramado consiste, em visitar as belezas naturais da cidade durante o dia e passear pelas ruas da cidade à noite ou assistir algum belo espetáculo. O por do sol também é belíssimo e a torre da Igreja de Pedra que fica no centro da cidade fica ainda mais bonita.

O Museu do Chocolate que conta com uma Torre Eiffel toda esculpida com o famoso chocolate de Gramado e com várias lojas de chocolate ao redor. Uma boa dica para levar essas delícias para casa.

Outra boa pedida é passear pelas ruas de Gramado e terminar a noite em um dos bons restaurantes e degustar a gastronomia alemã ou italiana acompanhada de um bom vinho, ou saborear um rodízio de founde.

Andando pela cidade nos deparamos com um local bem atípico, o Museu do Perfume. Uma grande coleção de Clássicos da Perfumaria Mundial. Com aproximadamente 450 frascos, tem até o perfume criado especialmente para Marie Louise, segunda esposa de Napoleão Bonaparte.

Estão presentes também fatos e curiosidades do mundo da perfumaria como noções sobre a história do perfume, conceitos e termos usados no mundo da perfumaria. Na sala principal estão expostas a principais técnicas utilizadas para extrair as essências. O site é:https://www.fragram.com.br/museu-do-perfume/

Para os passeios durante o dia,  os visitantes podem admirar a beleza de suas cachoeiras,  A cidade de Canela http://andiamoblogviagens.com.br/canela-rio-grande-do-sul/ que fica bem pertinho, basta ir seguindo pela Avenida das Hortênsias, Lago Negro, ou fazer um passeio de Maria Fumaça  ou mesmo conhecer o Snowland, que é um parque de neve.

Seja na época em que florescem as hortênsias, no inverno, quando acontece o Festival de Inverno ou no período do Natal, Gramado é sempre linda e iluminada. 

Gramado cresceu através do turismo e junto com sua vizinha Canela oferece paisagens belíssimas dentro e fora do centro urbano. 

A Paróquia São Pedro de Gramado é linda! Também conhecida como Igreja de Pedra de Gramado. Localizada no centro e não é difícil encontrá-la. Tanto a parte externa como a interna chama muito a atenção. Construída em estilo gótico e com as estátuas dos doze apóstolos. O site é: http://www.saopedrogramado.com.br/

Em frente da igreja ficam as estatuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações, e o lago da matriz, um chafariz. À noite, os holofotes ficam acessos tornando a Igreja ainda mais linda!!

Na parte interna ela  tem vitrais e o que chama atenção é que a imagem de Jesus na cruz é pendurada e de certos pontos da igreja parece que ele está flutuando.

Outra igreja muito bonita e que fica localizada em uma colina é a Igreja Luterana, conhecida também como Igreja do Relógio. A principal atração alem do relógio é o sino que foi fundido na Alemanha.

Durante as caminhadas pelas ruas da cidade não tem como resistir às lembrancinhas. São várias lojas com produtos de qualidade e muito variado. Os chocolates e os vinhos são as atrações principais.

As floreiras e os jardins de Gramado chamam muito a atenção, principalmente durante a primavera, que as formosas flores florescem no mês de novembro e permanecem exuberantes até fevereiro e março. Em dezembro e janeiro ocorre o auge. A cidade fica ainda mais linda.

Gramado tem um trânsito bem intenso em alta temporada e é cheio de rótulas, pois não tem semáforo. A necessidade das faixas de segurança é ampliada e acreditem!! os motoristas respeitam. Mas, a fiscalização está por todo lado.

O queridinho na época do Natal é o Lago Negro. Nele é possível assistir apresentações durante a noite com belas canções de Natal em um cenário grandioso. Durante o dia é possível andar de pedalinho ou fazer caminhada ao redor do lago.

Caso opte em ir assistir o espetáculo à noite, é melhor fazer com antecedência. O site é: https://natalluzdegramado.uhuu.com

Ao redor do Lago Negro tem vários lojas e uma das lembrancinhas mais charmosas que vi, foi uma caixa de vinho personalizada da adega Dom Carlo. Muito criativo!

Se estiver querendo saber um pouco mais sobre as tradições gaúchas, não pode perder a visita ao Parque Gaúcho.

É uma visita completa, com tradição, animais, restaurante, lanchonete, arena de doma e muito mais. O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes.

Em área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com o Memorial do Gaúcho. Um atrativo do empreendimento é a Cidade dos Gaúchos, o espaço temático interativo apresenta os principais tipos de habitação do interior do pampa no século XVIII. No total, são 10 mil metros de área coberta.

Na Cidade dos Gaúchos, foram reconstituídas uma tolderia de couro usada como habitação pelos índios pampeanos, uma oca de capim santa fé dos índios guaranis, uma capela de pedra, que representa a presença dos europeus no pampa,tem até uma igrejinha com o confessionário improvisado.  
A estância cimarrona, feita em torrão com telhado de capim santa fé, o bolicho de campanha e o fogo de chão. O site é: http://parquegaucho.com.br/

QUANDO IR A GRAMADO

O clima em Gramado se caracteriza por ser úmido. No verão, temperatura amena, durante o dia ficando em cerca de 20 graus e com noites sempre agradáveis, devido ao ar das montanhas. No inverno  faz frio e pode até chegar a 0 grau. Qualquer época do ano a cidade é boa de se visitar. Durante todo o ano tem atrações e eventos.

 

O QUE FAZER EM GRAMADO

  • Lago Negro
  • Mini Mundo
  • Aldeia do Papai Noel
  • Museu do Perfume
  • Rua Coberta
  • Museu do Automóvel
  • Belvedere Vale do Quilombo
  • Museu de Cera
  • Igreja Luterana
  • Igreja de Pedra
  • Canela

ONDE SE HOSPEDAR EM GRAMADO

Durante eventos de final de ano e inverno é muito complicado encontrar uma hospedagem, isso para dar certo tem que ser feito reservas com antecedência. A rede hoteleira é muito boa.Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça suas reservas através do nosso blog no site do Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

 

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

2 comentários em “GRAMADO UMA CIDADE EUROPÉIA NO BRASIL- Rio Grande do Sul”

  1. Just want to say your article is as amazing. The clearness in your post is simply excellent and i could assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

Deixe um comentário