EMBU DAS ARTES – São Paulo

EMBU DAS ARTES,

Ou Embu, um município da Região Metropolitana de São Paulo, na Microrregião de Itapecerica da Serra. Com uma população de cerca de  280 mil habitantes. Oficialmente considerada uma Estância Turística.

Sua história  lhe trouxe uma especialização, ser uma cidade  para acolher artistas. Por causa disso, em 2011, a denominação oficial da cidade foi alterada de Embu para “Embu das Artes”. Na década de 60 vários artistas pintores, escultores, cantores, músicos e outros  começaram à chegar na região e se estabeler. A arte embuense ganha destaque em 1964, com o Primeiro Salão das Artes.

Seus trabalhos eram expostos nos finais de semana na praça da cidade, originando a Feira de Artes de Embu das Artes. Isso ocorre até hoje em todos os fins de semana desde 1969 e é um dos chamariz da cidade.

Embu das Artes está localizado à 30 km de distância da capital paulista.  As melhores vias de acesso é pela Rodovia Régis Bittencourt ou pela Rodovia Raposa TavaresAmbos os trajetos possuem cobrança de pedágio.

Nos fins de semana a cidade fica bem agitada com turistas. Mas, durante a semana também é muito movimentada com os moradores da cidade. Portanto estacionar não é uma tarefa muito fácil. A maioria dos estacionamentos pagos ficam lotados, principalmente no domingo. Chegue cedo!!!

Para quem optar em ir de ônibus saindo da cidade de São Paulo, há várias linhas de ônibus que vão até Embu das Artes. O tempo de duração da viagem é de cerca de 1 hora e 45 minutos. Existem vários pontos estratégicos na cidade que levam você até a pracinha principal de Embu das Artes: Campo Limpo, Clínicas, Butantã e Morumbi. O intervalo entre uma viagem e outra é de quase 1 hora.

A Feira Artes e Artesanato de Embu das Artes ocupa as principais ruas do centro histórico. Nela é possível percorre-la toda à pé .É possível encontrar de tudo relacionado à artesanato: pinturas, esculturas, cerâmica, roupas, bijuterias e comidas artesanais.

Existe a AEFEA, uma associação dos expositores da feira. Entre no site e já vá conhecendo  o que lhe interessa. Pode até fazer uma encomenda. O site é: https://www.feiradeembudasartes.com.br/p%C3%A1gina-inicial

Não tem como negar que a cidade é um polo de compras relacionadas à feira. No entanto existem outras atrações além de artesanato e arte. Nos mesmos dias que ocorre a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes, acontece a Feira do Verde.

Nela você encontra uma diversidade de plantas, flores e árvores frutíferas de pequenos produtores. A diversidade é gigante. Infelizmente, estivemos na cidade durante a semana e não tinha as exposições das flores.

Para quem aprecia cachaça e licores terá a oportunidade de se deliciar com várias opções. Existem uma extensa variedade de sabores e tipos.

Outras opções deliciosas são as pimentas, queijos, geleias, doces, biscoitos, farinhas e muitas lembrancinhas.

A culinária da região é um capítulo à parte. Em Embu das Artes é possível comer bem e a preço justo. São várias as opções de restaurantes e barzinhos charmosos e atraentes. Sem deixar a arte de lado, é claro!!

Veja alguns dos bons restaurantes:

Maria Bonita Bar e Restaurante, https://www.instagram.com/mariabonita.embu/

O Casarão, https://m.facebook.com/ocasaraoembu/?locale2=pt_BR

Restaurante O Garimpo, https://ogarimpoembu.com.br/

Churrascaria Prato Cheio, https://pratocheiorestaurante.com.br/

A Viela das Lavadeiras é um local famoso em Embu das Artes, tem esse nome porque antigamente a ruazinha estreita era usada por mulheres para ir até um riacho lavar suas roupas. O local é todo arrumadinho com flores e detalhes lindos. Tem um portão com os dizeres “Viela das Lavadeiras”

A Praça da Artes bem no centro histórico da cidade e onde tudo acontece. Possui um letreiro turístico com o nome da cidade que já virou mais uma atração turística concorrida pra tirar foto. Nessa praça também está o coreto, que às vezes é possível assistir alguma apresentação artística da região. Nessa praça também está o Centro de Atendimento ao Turista.

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas também é uma atração imperdível. Bem pertinho está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

O QUE FAZER EM EMBU DAS ARTES

  • Feira de Arte e Artesanato
  • Cidade das Abelhas
  • Parque Francisco Rizzo
  • Rua Nossa Senhora do Rosário
  • Viela das Lavadeiras
  • Largo São Francisco
  • Capela de São Lázaro
  • Cachaçarias
  • Centro histórico
  • Feira do Verde

ONDE FICAR EM EMBU DAS ARTES

Geralmente as pessoas fazem um bate e volta da cidade de São Paulo ou outra cidade do interior paulista. Mas, para quem quer passar o final de semana em Embu das Artes, o melhor é ficar em um local perto do centro histórico, que concentra a maior parte das atrações. Veja  algumas opções: Rancho Silvestre, Villa Serena Bed & Breakfast,  Pousada O Garimpo, Pousada du Valle.

Faça  as reservas pelo Booking.com e lhe garanto que dará tudo  certinho. Através do nosso blog você  nos ajuda na divulgação. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

Deixe um comentário