ARQUIPÉLAGO de GALÁPAGOS – Equador

Olá Viajantes,

O Arquipélago de Galápagos está no Oceano Pacífico a cerca de mil quilômetros da costa sul americana e faz parte do território do Equador. As ilhas são de origem vulcânicas, sendo 13 ilhas maiores e outras tantas ilhas menores e vários rochedos. Com uma biodiversidade e uma fauna diferenciada, famosas pelas suas tartarugas gigantes e com uma vida selvagem exuberante. Possui o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

As principais ilhas são: Ilha de São Cristóvão, Ilha Isabela, (nome dado em homenagem a rainha Isabel I de Castela), Ilha de Santa Cruz, Ilha de Santa Maria, Ilha de Santa Fé, Ilha de Genovesa, Ilha de Fernandina,  Ilha de Bartolomé, Ilha de Wolf, Ilha Pintada, Ilha Bell. As ilhas podem ser alcançadas por navios que circulam por elas, por ferry boats,  lanchas e até barcos com fundo de vidro, onde se pode admirar o fundo do mar e sua diversidade.  Galápagos foi oficialmente anexada ao Equador em 1832 e seu nome oficial é Arquipélago de Colón. Mas, ninguém nem lembra disso e todo mundo as chamam de Arquipélago de Galápagos. As Ilhas se tornaram famosas depois da antológica viagem do naturalista inglês Charles Darwin, criador da Teoria da Evolução das Espécies.

            

Quatro destas ilhas  são habitadas: Ilha de Santa Cruz, onde está a cidade de Puerto  Ayora e é a mais habitada com cerca de 12 mil habitantes,  Ilha Isabela  onde está Puerto Villamil que é um pouquinho maior com 8 mil habitantes, Ilha de São Cristóvão com a cidade de Puerto Baquerizo Moreno, com uma cidade ainda menor com cerca de 4 mil habitantes e Ilha Floreana com apenas 150 habitantes. Para chegar até uma delas tem que ir de avião ou navio. Existem 2 aeroportos, um numa pequena ilha chamada Baltra, colada na Ilha de Santa Cruz, e outro na Ilha de São Cristóvão.

Nós saímos de Quito pela aviação Tame, comprei as passagens direto da empresa e não adianta pesquisar, porque os preços são os mesmos em qualquer empresa que faz a rota. O site é: https://www.tame.com.ec a aeronave não é grande, mas os horários foram bem rígidos. A grande surpresa estava no aeroporto de Quito. Não tem como fazer o checking on line, apenas no aeroporto. O motivo estava lá!! Tem que pagar 20 dólares para o Controle de Imigração, passar as malas no RX e só depois ir para o balcão de checking. Chegando em Baltra que é a ilha que fica o aeroporto e só tem o aeroporto nesta ilha. No desembarque se prepare para desembolsar mais 50 dólares e o carimbo no passaporte. Eles dão um voucher que lhe dá o direito de ficar 90 dias no Arquipélago de Galápagos. Tem um post aqui no blog que relato como foi nossa visita em Quito. Uma cidade cheia de vulcões e um centro histórico muito bonito. https://andiamoblogviagens.com.br/quito-equador/ vale lembrar que o Equador instituiu o dólar como moeda oficial.

O aeroporto de Baltra, está na Ilha de Baltra no Arquipélago de Galápagos é o primeiro aeroporto ecológico do mundo. Tudo lá é pensado na preservação ecológica. Sensacional!! Mas, bem diferente de tudo que já vimos em se tratando de aeroportos. Até o site do aeroporto é diferenciado e contem imagens lindas. http://www.ecogal.aero/ Não tem ar condicionado e sim enormes ventiladores e janelas tipo basculante que ajudam na circulação do ar. Acreditem!! Fica fresquinho. Não tem água para beber em bebedouros e a água utilizada nos banheiros é reutilizável. Tudo é bem simples. Saindo do aeroporto para se dirigir para a Ilha de Santa Cruz, é necessário pegar um ônibus da empresa que leva os passageiros para um pequeno porto. Até o pier é gratuito.

Chegando ao pier, entra em um pequeno barco onde as bagagens vão em cima do barco. Não se preocupe!! Por incrível que pareça não caem. Se cair vai direto para o fundo do mar!! Assim que todos sentam no barco e colocam os coletes salva-vidas, um rapaz passa recebendo 1 dólar de cada passageiro. A travessia é rápida e são vários barcos. Chegando no outro lado, não pense que chegou. Serão mais uns 40 km de distância até chegar em Puerto Ayora. Mas, quem se importa né!! Estamos no Arquipélago de Galápagos!!


Para isso tem os táxis que são umas caminhonetes Toyota ou de ônibus. Fomos de ônibus, como a maioria dos turistas. Não tem a necessidade de comprar tickets. Antes de chegar uns 5 minutos, o motorista pára o ônibus e vai passando de um por um recebendo 2 dólares. A paisagem até a metade do caminho é horrível. Não tem vegetação e apenas pedras vulcânicas. Depois começa a ter pasto e algumas vegetações típicas. Finalmente chegamos ao Terminal Terrestre. Não pense que já chegou a cidade. Ledo engano!!! Ainda tínhamos mais um percurso. Agora em táxi, as camionetes brancas Toyotas. São corridas coletivas e levam os turistas até a porta do hotel reservado por 1,50 dólar. De táxi todo esse percurso seria 26 dólares. Enfim!!! estávamos no hotel. Que em sua maioria não são de luxo. Agora é só curtir o Arquipélago de Galápagos!!

Assim que fizemos o checking, fomos conhecer a cidade que é bem pequena. Nada de extraordinário e parece com qualquer cidade praiana do Brasil. Esta foi a primeira impressão que logo foi desfeita com a primeira Iguana que atravessou em nossa frente. Existem várias, por todo lado e já não se assustam com os habitantes. A praia da cidade é sem faixa de areia, mas tem uma parte rasa que as crianças adoram. Existem várias outras prais no Arquipélago de Galápagos que agradam a todos os gostos.

                

Seu mais famoso visitante foi com certeza Charles Darwin, que ficou no Arquipélago de Galápagos por 35 dias em 1835. Fez grandes coletas da vegetação e de animais e várias observações. Algumas ainda contestadas.


Para fazer excursões entre as ilhas as opções são enormes. Existem várias agencias por todo lado da cidade. Atendem a todos os gostos e bolsos. Algumas são de dia inteiro e outras, que dorme em outras ilhas, retornando no outro dia. A Ilha mais procurada é a Ilha de Isabela, que é onde se tem o maior número de espécies. A de São Cristóvão é a das ondas próprias para surfistas, a Estação Charles Darwin fica na Ilha de Santa Cruz.

Caminhão pipa abastecendo o hotel em que estávamos

Os hotéis são abastecidos com água em caminhões pipas. Geralmente na recepção tem água para beber em galões de água. Lembrando que uma garrafinha de água de 600 ml custa 2,50 dólares. A água por ser reutilizável tem um tom amarelado. As casas residenciais também utilizam esse método. Os turistas em sua maioria são europeus ou americanos. Não encontramos nenhum brasileiro.  Os brasileiros que vão ao Arquipélago de Galápagos estão em busca de surfar. Alguns hotéis já oferecem o serviço de passeios pelas ilhas, possuindo até filiais em outras ilhas. Ficamos hospedados no Glória Galápagos Inn, as diárias são acima do que os hotéis oferecem. Pagamos diárias de 60 euros, fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça as suas também pelo Booking.com através de nosso Blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.



Booking.com

 

Para conhecer as ilhas se pode fazer por conta própria comprando os tickets dos ferry boats que circulam pelas ilhas. Pode passar o dia nas ilhas e voltar ou dormir por lá, que acho ser a melhor opção, já que em algumas o percurso é longo. Os tickets são vendidos em um quiosque em frente ao porto ou nas agencias. O valor às vezes é até mais barato pelas agencias de turismo espalhadas pela cidade. No porto o valor do ferry da Ilha de Santa Cruz a Ilha de Isabela, seria 30 dólares e nas agencias 25 dólares. O ferry sai às 7:00 da manhã e volta às 15:00.

Banheiro Público, bem original!!

Outra boa opção é ficar em Puerto Ayora, já que é a maior cidade e contratar tours diários de barco para conhecer outras ilhas. Neste caso a ilha mais procurada é a Ilha de Isabela. Já lhe dará uma boa ideia do Arquipélago. Fazer o tour pelo barco de fundo de vidro é uma atração e tanto. O tour de 1 dia a Ilha de Isabela através de agencia com guia, comida, bebidas e  tour pela cidade, o valor fica em torno de 120 dólares. Em Isabela as tartarugas gigantes estão bem visíveis, assim como os leões marinhos. Em Santa Cruz as tartarugas gigantes estão em cativeiros, principalmente na Estação Científica Charles Darwin.

Um dos restaurantes típicos da avenida Charles Darwin

Fazer  um cruzeiro entre as ilhas é também uma opção muito utilizada pelos americanos, os barcos aportam nas ilhas pela manhã e durante a noite se deslocam para outra. A alimentação e bebidas estão inclusas no pacote e a hospedagem também.  Não fomos. Fiquei com receio do balanço, já que os barcos não são tão grandes. Existem cruzeiros para admirar a diversidade da fauna e flora e também para mergulhos. Para os que gostam de surfar, o ideal é ir para a Ilha de São Cristóvão.

Centro de Pesquisas Científicas Charles Darwin

As atrações nas ilhas são basicamente a apreciação da natureza, os animais como: iguanas, leões marinhos, pássaros, tartarugas gigantes e muitos outros vivem livremente pelas praias e na cidade. No Mercado dos peixes ou no porto a variedade é enorme e os turistas ficam encantados. Na avenida principal que tem o mesmo nome que deu fama ao local, Avenida Charles Darwin, fica a maioria das agencias e restaurantes. Tudo é muito tranquilo e sem tumultos. Quem vai a Galápagos, está em busca de tranquilidade e natureza. As águas do mar são límpidas e convidativas ao mergulho. A temperatura é agradável e o clima propício.

Trilha que leva a Tortuga Bay

Em Puerto Ayora, tem duas praias um pouco mais distante, que na verdade são praticamente duas em uma. Muito procurada e estando lá, não pode deixar de ir. Está considerada entre as 10 mais bonitas do mundo. A praia de Tortuga Bay é a grande atração da ilha. Do centro da cidade até a praia são 40 minutos de caminhada. Os primeiros 10 minutos são feito pelas ruas da cidade até o inicio da trilha.


Assim que inicia a trilha, tem uma portaria, onde se faz o registro de sua visita e  o funcionário dá  algumas orientações, já que a trilha tem horário de funcionamento.  A trilha é bem tranquila, com calçamento de pedras e a vegetação é  desértica, com vários cactos e outros tipos de plantas típicas.

São 30 minutos de trilhas, cerca de 2.500 metros sem dificuldade, mas sem sombras. A primeira praia é a mais bonita, de um azul lindo. As iguanas estão por todo lado. Não é permitido tocá-las ou alimentá-las. Lá é o habitat natural delas e não dos turistas. Esta primeira praia é chamada de Playa Brava e é aconselhável a não se arriscar nos banhos. Tem cerca de 1 km de pura beleza.

Bem do lado, dividindo as duas praias apenas por um pequeno morro, está a Playa Mansa. Esta é bem tranquila e mais parece uma piscina. A cor não é tão azul como a outra, mas é bem bonita. Nesta é onde os turistas ficam para passar o dia. Lembrando que não tem nenhuma barraquinha ou coisa desse tipo. Leve sua água e algo para comer. No final retire todo o seu lixo.


Em frente ao Porto, está a Igreja de São Francisco. Uma igreja bem simples mas muito bonitinha. Vale a pena visitá-la. Nesta região tem, quadras poliesportivas, pista de skate, parquinho, lojinhas, restaurantes  e um pier pequeno,mas muito organizado. Caso queira viajar por Quito e o Arquipélago de Galápagos sem ter que se organizar, uma boa agencia que faz tudo por você é a Ciaeco. Alguns turistas estavam utilizando os serviços desta agencia e estavam satisfeitos. O site é: http://www.ciaeco.tur.br/

 

Os Leões Marinhos gostam de ficar próximos ao pier. São vários e muito pacíficos. No final da tarde os turistas chegam das excursões e procuram os restaurantes.  A cidade fica mais agitada. Uma rua paralela a Avenida Charles Darwin,  a partir das 18:00 horas a passagem de carro fica proibida e as mesas e cadeiras dos restaurantes ficam na rua e é uma boa pedida, pois os preços são bem mais baratos.

Os peixes ficam expostos para serem escolhidos para o cosimento. A maioria dos pratos são típicos do mar, mas existem comidas italianas e sanduíches.


Para ir a Estação Científica Charles Darwin, onde existe um centro de criação de tartarugas gigantes é só ir seguindo pela avenida Charles Darwin pelo lado oposto ao do porto. Não é longe e tem indicações pelo caminho. Uma curiosidade neste percurso é o cemitério da cidade. Seu muro é todo pintado com gravuras bem exóticas.


A Estação Científica é muito procurada pelos turistas. Acho mesmo que todos que visitam a Ilha de Santa Cruz fazem uma paradinha por lá. Vale a pena! Bem organizada e com muitas tartarugas que são até centenárias. A vegetação do local é surpreendente. O local é fácil de achar e a entrada é gratuita. Conta toda a história das tartarugas e do início das pesquisas.

Alem das famosas tartarugas um outra atrativo são as iguanas exóticas,que são de outra cor. Incrível! Ficam ainda mais estranhas!!


O “Solitário George” tem um espaço especial a ele. Já falecido! Mas, sua marca registrada ficou por lá. Último sobrevivente da subespécie Chelonoidis nigra abingdoni das tartarugas gigantes, foi encontrado morto próximo ao seu bebedouro na Estação de Pesquisas, em 2012. Estima-se que passava dos cem anos. Atualmente seu corpo está em uma câmara frigorífica, onde se pode visitar em pequenos grupos. Foi encontrado em uma das ilhas do arquipélago e levado para a Estação Cientifica Charles Darwin na Ilha de Santa Cruz, para tentar sua reprodução.  Infelizmente, após 15 anos de convivência com uma fêmea conseguiu acasalar, mas os ovos foram inférteis. As tartarugas gigantes do Arquipélago são os bichos com maior expectativa de vida do mundo, eles podem alcançar os 200 anos. Uau!! Já viram muita coisa! Algumas devem até ter conhecido Charles Darwin.

 


Em frente ao Mercado dos Peixes no final da tarde os pelicanos ficam atentos a alguma sobra que possa sobrar para eles. A disputa é enorme! É possível ver iguanas e até Leões Marinhos vivendo pacificamente.

Viver em uma ilha paradisíaca como as do Arquipélago de Galápagos, que possui  temperatura e  correntes marítimas propícias a evolução da espécie e algumas vezes em formas bem estranhas. Daí a importância dos dados que Charles Darwin levou para suas pesquisas  onde chegou a Teoria da Evolução no livro de nome A Origem das Espécies de 1859.

QUANDO IR AO ARQUIPÉLAGO DE GALÁPAGOS

O clima na região é tropical.  Sendo  quente e chuvoso de dezembro a maio e seco de maio a dezembro. Qualquer época do ano se pode visitar as ilhas. No calor a temperatura chega aos 40°C facilmente.

O QUE FAZER EM GALÁPAGOS

  • Centro de pesquisas Charles Darwin
  • As praias de areia vermelha de Rábida
  • Passeio de barco
  • Ilha de Bartolomé
  • Ilha de Isabela
  • Ilha de Santa Cruz
  • Ilha de Fernandina
  • Praia de Floreana
  • Tartarugas gigantes na Ilha de Santa Cruz
  • Tortuga Bay

Qualquer dúvida entre em contato com a gente pelo email; luci@andiamoblogviagens.com.br

Facebook: andiamo        Instagram: andiamo_blog 

Não viaje sem Seguro Viagem, isso é fundamental, uma internação ou até mesmo uma dor de dente ou de cabeça, pode lhe custar muito caro e estragar os seus planos. Faça uma cotação e escolha uma seguradora que lhe ofereça a melhor cobertura de saúde e viaje tranquilo.


Banner 2

 

 

 

 

 

7 comentários em “ARQUIPÉLAGO de GALÁPAGOS – Equador”

  1. I simply want to say I am just newbie to weblog and seriously savored your page. Probably I’m want to bookmark your blog . You definitely have great articles and reviews. Thanks a lot for sharing your webpage.

  2. I discovered your weblog site on google and test just a few of your early posts. Continue to maintain up the excellent operate. I just further up your RSS feed to my MSN Information Reader. In search of ahead to reading extra from you later on!…

Deixe um comentário