RECIFE E OLINDA – Pernambuco

Recife e Olinda,

 

Cidades  separadas apenas por sete quilômetros, Recife e Olinda nasceram no período colonial e preservam com orgulho as heranças deixadas pelos portugueses e holandeses. Localizadas estrategicamente à beira-mar. Olinda, com suas ladeiras tomadas por igrejas, , ateliês, galerias de arte, mirantes, restaurantes e um pôr do sol magnífico. Já,  Recife, uma metrópole, com quase 2 milhões de habitantes. Capital de Pernambuco e a mais antiga entre as capitais brasileiras.

O Aeroporto Internacional de Recife-Guararapes fica a 10 minutos de carro da orla de Boa Viagem. Há dois tipos de táxi no aeroporto: especial, com tabela, e comum, pelo taxímetro; cada um tem seu ponto devidamente marcado na calçada. http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-do-recife-guararapes-gilberto-freyre/

Para quem quiser ter mais liberdade e locar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

O primeiro passeio que todo turista deve fazer, principalmente se for sábado ou domingo, é ir ao Recife Antigo. A melhor maneira de desbravar o bairro é andando a pé pelas suas ruas de paralelepípedos e pedras portuguesas. Comece pela Rua do Bom Jesus, a partir do Marco Zero, à beira do rio Capibaribe. No último domingo de cada mês é promovido várias atrações culturais. A concentração de restaurantes e de comércio local tornam o lugar muito atraente.

Do Marco Zero parte as distâncias para todas as terras de Pernambuco. Conhecido como o local de fundação da cidade e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval.

O bairro do Recife Antigo é sem duvidas um local muito atraente, sendo de dia ou à noite, sempre tem o que fazer. A noite lembram os velhos tempos, com bares e restaurantes bucólicos e com uma iluminação linda.

Neste ponto é possível observar a vista para o Parque das Esculturas e os edifícios do Centro Cultural da Caixa e da Associação Comercial de Pernambuco. Próximo à praça, aos domingos, acontece a Feirinha da Rua do Bom Jesus, local em que é possível comprar os variados artesanatos regionais, saborear a gastronomia típica e ainda observar a arquitetura local.

O Parque das Esculturas Francisco Brennand é um parque construído sobre um recife em frente ao Marco Zero. Não tem como não notar sua presença, devido suas esculturas altas e bonitas. Construído no ano de 2000 como comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil. São 90 obras, sendo a mais importante a Coluna de Cristal, aquela que se avista de longe.  O site é: http://www.brennand.com.br/

A rua mais charmosa de Recife é com certeza a Rua Aurora. Chamada assim porque é voltada para o leste e é a primeira a receber os raios do sol. Situada na margem esquerda do Rio Capibaribe. Já foi um pântano e nos seus sobrados moravam famílias importantes pernambucanas. Caminhar ao longo do rio e ver seus coloridos casarões é um passeio imperdível. Aproveite que bem pertinho está a Capela Dourada. 

Ainda no Marco Zero, está a Sinagoga mais antiga do Brasil. Ainda da época do conde holandês Maurício de Nassau, os judeus se estabeleceram em Recife fugindo da perseguição da Inquisição. A Sinagoga Kahal Zur Israel conta a história do percurso desse povo e sobre a reconquista da cidade pelos portugueses. Lugar de muito simbolismo e possui até um pequeno Muro das Lamentações. Cobra uma pequena taxa para entrar. O site é: http://www.kahalzurisrael.com/

Próximo ao Marco Zero e às margens do Rio Capibaribe está a Casa da Cultura. Um local muito antigo que já foi  uma prisão. Hoje totalmente restaurada, abriga 130 lojas que oferecem um rico artesanato da região. O local é tombado pelo Patrimônio Histórico. Regularmente tem apresentações folclóricas muito bonitas.

As pontes de Recife é outra atração a parte. Afinal, são quase 50. É o cartão-postal da cidade. Daí veio o nome de Veneza Brasileira, devido aos vários canais e pontes. A ponte  mais antiga do Brasil está lá. Algumas bem antigas, datadas de 1643, se bem que já foram reconstruídas.

Outro passeio que é muito apreciada pelos turistas e pelos que não gostam de andar muito é o passeio de Catamarã pelo Recife Antigo. O barco passa por debaixo de cinco das pontes da cidade e pelos seus belos e imponentes prédios antigos. O ideal é fazer esse passeio no final da tarde e aproveitar o por do sol.

No bairro de Santo Antônio, na Praça da República  em Recife, está a sede do governo pernambucano. O edifício histórico do século 19 guarda lembranças de grandes momentos políticos do Brasil, além da beleza arquitetônica. É possível fazer uma visita guiada ao Palácio do Campo das Princesas, a entrada é gratuita.

As visitas são oferecidas apenas nas quintas e sextas-feiras, das 9:00h às 11:00h e das 14:00h às 16:00h, e aos domingos, das 10:00h às 12:00h. O limite é de 75 visitantes por turno. Por isso, é importante fazer o agendamento pelo e-mail visitapalacio@governadoria.pe. gov.br. O site é: http://www.pe.gov.br/

As praias da região metropolitana e as mais procuradas são as praias de Boa Viagem, do Pina e de Piedade. Mas, fique atento aos tubarões. As do litoral norte são: Maria Farinha, onde está o Veneza Water Park, Praia de Itamaracá, onde está o Museu do Forte Orange. Do litoral Sul são: Porto de Galinhas, Maracaípe, Carneiros e Calhetas.

Estando em Recife ninguém pode ficar sem ir a Olinda. Que realmente é linda e a vista da cidade espetacular. A mistura de igrejas barrocas, ladeiras e casas coloniais criam um ambiente harmonioso, cheio de charme. Separe um calçado confortável, porque é mesmo muitas subidas e descidas.

Comece pela Praça do Carmo e se perca pelas ladeiras e ruas. O objetivo é chegar ao Alto da Sé e é mais vantagem subir pela Rua São Francisco, que tem uma ladeira menos íngreme do que a rua da Ladeira da Misericórdia.

O Mosteiro de São Bento é um dos locais que você não pode deixar de conhecer. A obra de estilo barroco, fundada entre 1586 e 1592, destaca-se entre as demais por possuir  um belo conjunto arquitetônico. Aos domingos às 10:00 horas se pode ouvir o canto gregoriano. Lindíssimo!

O Alto da Sé é uma região de Olinda muito visitada por turistas. Nesse local concentram-se alguns pontos turísticos e várias   lojinhas e barracas que vendem artesanato. A vista da cidade, do mar e de Recife é lindíssima. Oh!! Linda!

Estando em Recife e tendo um dia de folga, não deixe de ir a um dos pontos mais interessantes da região, A Ponta do Seixas. Localizada a 122km de Recife e a 14 km de João Pessoa,  é o ponto mais oriental – ou a leste – do Brasil e do continente Americano, localizado no fim da praia do Cabo Branco.  É uma pequena faixa de areia, com cerca de 1,5 km de extensão.

Mais a frente, na praia do Cabo Branco se encontra o Farol do Cabo Branco, com 40 metros de altura, construído em 1972, que dá uma bela vista da praia e do oceano Atlântico.

O Farol do Cabo Branco localiza-se sobre uma  falésia na praia de Cabo Branco. A construção situa-se cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas. O farol, que tem uma forma triangular única no país. Vale a pena conferir!! Dá pra fazer um bate e volta tranquilamente.

QUANDO IR A RECIFE E OLINDA

O tempo firme  se estende de setembro a março. Outubro, novembro e dezembro são particularmente secos. Maio, Junho e Julho costumam ser chuvosos. Mas, nada que atrapalhe o passeio.

O QUE VISITAR EM RECIFE E OLINDA

  •  Marco Zero.
  •  Centro de Artesanato.
  •  Rio Capibaribe.
  •  Parque das Esculturas Francisco Brennand.
  •  Museu Cais do Sertão.
  •  Paço do Frevo.
  • Centro Cultural Judaico.
  •  Rua Bom Jesus e feirinha.
  • Sinagoga Kahal Zur Israel
  • Rua Aurora
  • Palácio do Campo das Princesas
  • Pontes
  • Passeio de barco
  • Mosteiro de São Bento, vista do mirante do Alto da Sé
  • Vista do mirante do alto da Sé – Olinda.
  • Mirante do Alto da Sé – Olinda.
  • Praia da Casa Caiada.
  • Convento de São Francisco – Olinda.

 

ONDE SE HOSPEDAR EM RECIFE

Os melhores hotéis estão na Praia da Boa Viagem. Não é muito distante do centro e tem tudo que você precisa na redondeza. Até um bonito shopping. Fizemos as reservas pelo Booking.com. Faça suas reservas através do nosso Blog  e aproveite as ofertas, isso não acarretará nada a mais em suas diárias.


Booking.com

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

3 comentários em “RECIFE E OLINDA – Pernambuco”

  1. What i do not realize is in reality how you are no longer actually a lot more neatly-appreciated than you may be right now. You are so intelligent. You understand therefore considerably in relation to this matter, made me personally believe it from a lot of varied angles. Its like women and men don’t seem to be fascinated except it?s something to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs excellent. At all times deal with it up!

Deixe um comentário