ROMA, a Cidade Eterna – Itália

Olá Viajantes, hoje em Roma a Cidade Eterna

 

Sim!!! A Cidade Eterna! Não tem como não se encantar com Roma. A cidade é um museu a céu aberto. Linda, forte e imponente. É visitada por gente do mundo inteiro. O mito da história dos irmãos  Rômulo e Remo, os fundadores da cidade,  até hoje é repassada. Dizem, que foram abandonados pela mãe num cesto a beira do rio Tibre. Uma loba os amamentou e os viu crescer.  Posteriormente adultos, Rômulo matou Remo. Após séculos, Roma tornou-se um grande império, que dominou grande parte da Europa e Ásia. Tornou-se a sede da Igreja Católica e, por várias pressões políticas, cedeu uma parte de seu território para o Vaticano, um Estado independente. A cidade mesmo tendo tantas histórias milenares e moderna e vibrante. Visitá-la é um privilégio!!

A primeira coisa que você deve fazer é pegar um mapa que é distribuído gratuitamente nos hotéis. Já estive em Roma várias vezes e em uma delas ficamos 18 dias, fazendo um curso. Tendo as tardes livres para passear. Cada dia fomos em um local e ainda ficou muito o que conhecer. Mas, para conhecer os principais pontos turísticos, 2 ou 3 dias são suficientes.

Chegamos em Roma de trem e em outras vezes de carro. Da última vez  locamos um carro pela Rentcars, ainda no Brasil. Uma boa opção para se livrar de IOF, já que é possível pagar no cartão de crédito em reais. Pegamos o carro em Bari, na Puglia http://andiamoblogviagens.com.br/bari-italia/ e devolvemos o carro em Milão: http://andiamoblogviagens.com.br/milao-italia/ as estradas na Itália são excelentes. Mas, cuidado com as multas, eles são rigorosos neste aspecto e os pedágios também são vários. Os estacionamentos são pagos. É possível estacionar em algumas ruas durante a noite sem custo. Mas, no início da manhã é necessário pagar o estacionamento. Em todo quarteirão tem uma máquina onde se pode pagar e colocar no carro.

O ideal é começar pelo Coliseu. Para chegar é muito fácil. Roma não é uma cidade muito grande e seus pontos turísticos, tendo disposição  se pode fazer a pé. Para chegar até ao Coliseu, caso não esteja próximo, é muito fácil. Basta pegar o metrô, linha Azul. e descer na estação Colosseu. Mesmo se estiver de carro, vá de Metrô! pois de lá poderá ir a outros vários pontos interessantes. Compre os ingressos com antecedência pela internet, com isso evitará filas. O ingresso lhe dá direito ao Coliseu e ao Forum Romano e Palatino, que fica ao lado. https://www.musement.com 

Depois de visitar o Coliseu, e ver a grandiosidade da obra do Imperador Vespasiano, que na época recebia até 80 mil espectadores, você poderá ficar pensando como é a noite. Não deixe de apreciá-lo, uma visita a noite é possível. Mas, mesmo que não entre,  uma passadinha por fora e ver sua linda iluminação é uma boa pedida.

Entre o Coliseu e o Monte Palatino, existe o Arco de Constantino, que é muito bonito. Foi construído em homenagem à vitória de Constantino em uma batalha que ocorreu em 312 d.C. Bem pertinho está as ruínas da Roma Antiga, lugar onde os Imperadores Augusto, Tibério e Domiciano moraram e esbanjaram luxo e luxúria.

O Palatino é um local incrível! Com várias ruínas e com muitos pontos super interessantes: Estádio do Palatino, Casa de Lívia, Museu Palatino, Templo de Saturno, Templo das Virgo e muitas vielas e tudo muito bem explicadinho com placas nos pontos mais importantes.  Estar lá é uma oportunidade e tanto. Passe filtro solar e leve água, principalmente se for no verão. Quase não tem sombras e precisa andar muito. Abre diariamente às 8:30.

O Fórum Romano, reunia o centro religioso, político e comercial da cidade de Roma. O Palatino, que era uma das sete colinas da época da fundação de Roma, era o local que os mais abonados viviam.

A Bocca della Verità ou Boca da Verdade, é uma escultura em mármore antigo em círculo. Não se sabe ao certo a origem dela, mas dizem que já foi a tampa de um bueiro. Diz a lenda que o objeto cumpria a função de máquina da verdade na Idade Média. O indivíduo teria que colocar a mão dentro da boca e, se estivesse mentindo, o membro seria decepado. Localizada ao lado da igreja de Santa Maria in Cosmedin, na Piazza della Verità. Para colocar a  mão dentro da boca, não é tarefa fácil. Pois, sempre tem filas. Desisti!!

                                     

Saindo do Palatino um local lindo de Roma é o Monumento Nacional a Vittorio Emanuele II, ou Altare della Pátria. Muito fácil de encontrar já que de vários pontos se avista esse belo monumento. Antes porem, se pode admirar entre a Roma Antiga e o Monumento essas belas estátuas dos imperadores Augustus e Trajano.

 

O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, foi construído em homenagem ao primeiro rei da Itália Unificada. Ele é considerado o pai da pátria italiana.  Localizado na Piazza Venezia, dentro dele tem o Museu da Unificação Italiana, que possui vários objetos da época, com estátuas e muitas informações a respeito de tudo que aconteceu para que a Itália fosse unificada. 

Em 2007, um elevador panorâmico foi instalado, permitindo aos visitantes ir ao teto e ter uma visão 360° de Roma. Vale a pena subir até este ponto do Monumento. A fila não é grande, pois muitos turistas passam despercebidos desta opção. Para subir não é caro e  pode comprar o ingresso na hora. A vista da Piazza Venezia, que é uma das principais praças de Roma. De lá se pode ver a janela que Mussolini usava para fazer seus discursos fascistas. Durante a construção da linha C do metrô de Roma, foi encontrado várias construções da época da Roma Antiga. 

O monumento é feito de puro mármore branco, com uma bela escadaria, colunas, uma enorme estátua equestre de Vitorrio Emanuele II e duas estátuas da deusa Vitória. Possui 135 metros de largura e 70 metros de altura, sendo ainda mais alto se considerar as estátuas

Para os habitantes de Roma o  monumento desde a sua construção tem recebido várias críticas. Pois, para a sua construção foi necessário destruir uma grande área do Monte Capitólino onde guardava vestígios da Roma medieval. Outro ponto é o fato de seu formato ser totalmente diferente dos demais. Já ganhou vários apelidos e o mais famoso é o de parecer um “Bolo de Noiva”. Não deixa de ser verdade. Mas, também não deixa de ser lindíssimo!!! No dia 02 de Junho, quando se comemora o dia da República Italiana, neste local as comemorações são de “cair o queixo”.

A Piazza Venezia é uma praça que andando por Roma, é impossível não passar por ela. Afinal, ela liga o Coliseu a várias partes importantes da cidade. Saindo do Monumento é só atravessar a  praça e seguir reto que você se deparará com outros pontos famosos de Roma.

Logo após a travessia da Piazza Venezia, siga  pela Via del Corso e caminhe uns 3 quarteirões  em direção a Via dei Condotti, do lado esquerdo se avista um belo obelisco egípcio. Roma é a cidade que abriga a maior quantidade de obeliscos do mundo.  Há oito obeliscos que vieram do Egito e outros cinco da Roma Antiga e outros tantos da era moderna.  Depois de tirar algumas fotos do belo Obelisco é hora de seguir em frente até a famosa Via dei Condotti. Com suas belas lojas caras e famosas no mundo inteiro. Giorgio Armani, Gucci, Yves St. Laurent, Cartier, Mont Blanc, Bugari, etc. Mesmo que não for fazer compras, vale a pena ver as novidades. 

Virando a direita na Via dei Condotti, e depois de apreciar as lojas famosas, olhe para frente e se deparará com a Piazza di Spagna.  Um dos lugares mais movimentados de Roma. Na parte de baixo está uma pequena fonte, a fonte da Barcaccia. Em frente está uma escadaria que leva a igreja Trinità dei Monti. Porem, antes de subir as escadarias, aprecie o lugar, tome um gelato, sente no chão e se sinta um turista em Roma.

Depois de subir as escadarias e  visitar a igreja, vire a esquerda e vá em direção a um dos locais mais agradáveis de Roma, o Jardim da  Villa Borghese. É um parque que mistura natureza, arte, relax, esportes e proporciona uma vista linda de Roma de um terraço que se chama Terraza del Pincio. De lá se pode avistar até a Basílica de São Pedro. A entrada é gratuita e merece uma visita. Durante o trajeto você vai encontrar várias  fontes, obras de arte, a Galleria Borghese, o Giardino del Lago e várias outras atrações. Existem mapas, placas e funcionários que dão informações.

Ainda nos Jardins da Vila Borghese, se pode avistar na parte baixa a bela  Piazza del Popolo. Basta descer uma escadaria e já estará  neste importante ponto da cidade. É o lugar onde os Romanos fazem a contagem regressiva para o Réveillon. Na passagem do ano o local fica lotado de turistas e moradores. Uma festa maravilhosa! Lembrando que neste dia o frio é bem intenso.

A Piazza del Popolo possui o segundo maior obelisco de Roma, perdendo apenas para o da Piazza San Pietro. Um obelisco egípcio que se chama Flaminio, sendo o mais antigo também. As duas igrejas gêmeas são: Santa Maria Montesanto e Santa Maria dei Miracoli.

Alem das igrejas gêmeas tem a igreja Santa Maria del Popolo, que abriga obras-primas de artistas famosos e onde está enterrado o Imperador Nero. As fontes são duas, uma de cada lado da praça.  Depois de curtir a Piazza del Popolo e se sentir um morador, agora é hora de seguir para um dos pontos mais famosos de Roma e que já apareceu em vários filmes. A Fontana di Trevi.

Para chegar até ela, saindo da Piazza del Popolo, não é difícil. Se não tiver o mapa da cidade, basta seguir as setas ou perguntar para qualquer guarda que fica nas esquinas. De qualquer forma é só voltar a Via del Corso que de lá é bem fácil de chegar. A próxima parada deverá ser na Fontana di Trevi. Ela é a maior fonte e a mais visitada da Itália. Foi utilizada pelos moradores da cidade por mais de 400 anos. Restaurada recentemente, hoje possui um sistema moderno que permite que a água possa escorrer sem danificar o mármore da escultura. O sistema de iluminação artística também foi revisto e melhorado. Existe uma lenda que diz que quem jogar uma moeda à fonte, realiza um desejo. Em 2016 foram recolhidos um milhão e meio de euros que foram usados em projetos sociais.

Próximo a Fontana di Trevi, está o Panteão. Um imponente edifício que já foi utilizado para vários fins, do pagão ao cristão. Hoje é uma igreja católica e é muito visitada. Aos domingos e dias santos são celebradas missas.  Várias pessoas famosas como pintores e reis estão sepultados ali. O Pai da Nação, o rei Vitorrio Emanuele II, o rei Humberto I e sua esposa Margarita di Savoia estão lá.

Uma espécie de “olho”, por onde entram luz e ar, na parte de cima, chama bastante a atenção. É a única entrada de luz natural. Durante as chuvas, a água que escorre por este “olho” a maior parte é evaporada até chegar ao solo e o restante é drenado no piso de uma forma super inteligente. Com quase dois mil anos de existência, desde sua fundação sempre foi utilizado. 

A visita não é demorada, sempre está cheio de turistas. As filas não são demoradas, o templo abre de segunda a sábado, das 8:30 às 19:30 e aos domingos das 9:00 às 18:00 e a entrada é gratuita. Está localizado na Piazza della Rotonda, um local bem agradável, com várias cafeterias e bares.

Saindo do Panteão, siga para a Piazza Navona, que é uma praça cheia de artistas de rua, vários restaurantes caríssimos, uma igreja lindíssima e uma fonte criada por Bernini que é lindíssima. A fonte situada no centro da praça, representa os quatro maiores rios do mundo: o Nilo, o Ganges, o Danúbio e o Rio de La Plata. Daí o nome da Fonte ser, Fontana dei Quattro Fiumi.

Em frente a fonte está a igreja di Sant’Agnese in Agone. Com uma bela fachada. Nesta praça também está a embaixada brasileira. Fácil de ser identificada, pois a bandeira brasileira está na frente do edifício. O site é: http://cgroma.itamaraty.gov.br/pt-br/ é possível agendar uma visita a embaixada.

A fonte surgiu devido a um pedido do papa Inocêncio X, que desejava embelezar o local. Afinal, ele era morador da região. Sua iniciativa é apreciada até hoje pelos visitantes, pois a praça é muito visitada e fotografada. Estando na Piazza Novona, saiba que você já estará bem pertinho da Piazza San Pietro e consequentemente da Cidade do Vaticano, o ponto máximo dos católicos. Antes ainda iremos para o Castelo Sant”Angelo.

O Castelo está bem em frente a Basílica di San Pietro. Ele é lindíssimo e nas noites de verão fica todo iluminado com várias apresentações. É um passeio imperdível. Este local tem muitas histórias como tudo em Roma. A Ponte Sant’Angelo e os anjos de Bernini (este cara é o tal em Roma). O Castelo foi construído em 123 d.C. para ser o mausoléu do Imperador Adriano. Sofreu vários ataques, e continua intacto. Depois de vários anos um Papa teve a ideia de construir uma passagem que ligasse o Castelo ao Vaticano, Passeto di Borgo. Desta forma eles poderiam fugir do Vaticano e ficarem protegidos no Castelo, em caso de alguma emergência.

O Castelo é aberto a visitação, hoje é um museu. Visite no primeiro domingo do mês, pois todas as atrações e museus em Roma neste dia é  gratuito. O Castelo é grande e possui vários níveis, indo a parte mais alta, se deparará com uma bela vista de Roma. Lindíssima!! http://castelsantangelo.beniculturali.it/

Horário de funcionamento: das 9:00 às 19:30.

Enfim, a Piazza San Pietro!!! É gigante!!! Lindíssima e respira história. É a praça mais visitado no mundo. Dedique um dia para a Piazza San Pietro e o Vaticano. O maior obelisco de Roma está no centro e permanece no mesmo local desde 1585. Dizem que as cinzas de César estão em uma urna na base e pedaços da Cruz de Cristo estão no topo. É impressionante a quantidade de colunas, são 284, 88 pilastras e 140 estátuas.  Possui duas pequenas fontes, onde é possível recarregar sua garrafa de água. Sim!! não se preocupe a água é para consumo e em qualquer época do ano é sempre fresquinha. O projeto da praça é de Bernini e com certeza é sua melhor obra. A entrada na Basílica é gratuita, a fila é sempre grande mas anda rápido. Não é permitido, shorts e ombro de fora. 

Na Basílica existe a possibilidade de subir até a cúpula e ter a oportunidade de ver Roma lá do alto. Não fomos! São 551 degraus, mesmo usando o elevador que é pago, ainda restam 320 degraus. Depois da Piazza e da Basílica é hora de ir ao Vaticano. Se prepare, são muitas informações e muito o que ver. Impossível relatar em um post!! São muitas obras de arte, várias que não são possíveis de serem calculadas os seus valores. Uma riqueza incalculável!!

Para chegar no Vaticano não tem como errar, principalmente se já estiver na Piazza di San Pietro, basta seguir os muros do Vaticano. Caso vá primeiro no Vaticano e esteja de metrô, pegue a linha A e desça  na estação Ottaviano.  Sem contar que tem indicações por todo lado.

A entrada é bem tranquila, desde que já tenha comprado o ingresso pela internet, caso contrário enfrentará filas enormes. https://www.musement.com  existem várias opções de ingressos. O mais barato inclui os museus e a Capela Sistina. Os valores iniciam em cerca de 27 euros. Durante a visitação se prepare, principalmente no verão, você não andará e sim será empurrada. São muitos turistas!! As salas mais procuradas, são: de Rafael, a de arte Egípcia, a Pinacoteca, e claro a Capela Sistina.

Durante a visitação é proibido fotografar. Existem vários seguranças e estão sempre atentos. Dentro da Capela, seu pescoço irá doer. O tempo todo da visita é olhando para os belos Afrescos pintados por Michelangelo. Vale o esforço, é lindíssimo!! Sem falar que todo mundo já viu em algum livro ou na TV, a imagem representando a criação do homem. Não tem bancos, as pessoas sentam no chão e ficam admirando. Na saída dos Museus existe a Escada Espiral, que é bem interessante, não deixe de visitar os jardins do Vaticano, são muito bonitos e bem cuidados.

Vamos falar agora de um local que nem todo turista conhece. Mas, era um local que a muito queria conhecer e posso garantir que vale a pena. Algo surreal!! As Catacumbas de São Calisto ( Le Catacombe di San Callisto) São cemitérios subterrâneos formados por túneis e galerias. Abriga os túmulos de vários papas e outros heróis do cristianismo. Se bem que vários deles já foram transportados para as igreja. As catacumbas ficam fora dos antigos muros de Roma. Em Roma existem mais de 60 catacumbas, mas as mais visitadas são as de São Calisto, Domitila, São Sebastião, Santa Inês e  Priscila.

A visita às catacumbas é feita com guias em vários idiomas e o serviço já está incluso no bilhete. O percurso é úmido e frio, mesmo no verão é necessário uma blusa de frio. Dura em média 40 minutos e é proibido tirar fotos. Os ingressos podem ser adquiridos na entrada e custa  menos de 10 euros. Fomos de metrô e pegamos a linha A, descemos na estação Anagnina e de lá pegamos um ônibus que foi bem rápido. A entrada da Catacumba de São Calisto está na famosa estrada, a primeira a ser pavimentada no mundo, a Via Appia Antica.

A Basílica de San Giovanni in Laterano é uma igreja gigante e de grande importância para o mundo católico. Ela é considerada a “mãe de todas as igrejas do mundo”, foi a primeira igreja construída pelo Imperador Constantino. Antes da construção do Vaticano era  a igreja do Papa e ele morava em um edifício que fica ao lado da Basílica. A igreja passou no decorrer dos séculos por terremotos e até um grande incêndio. Em 1650 passou por uma grande restauração e está assim até hoje. Lá está o túmulo do famoso Bernini, aquele que fez várias obras como  a Piazza Novona e  a Piazza di San Pietro.

Do lado de fora da Basílica tem um belo obelisco egípcio e o Santuário da Escada Santa, onde dizem é a escada que Jesus subiu. Foi trazida para Roma pela mãe de Imperador Constantino. Esta sempre está cheia de peregrinos e só pode subir ajoelhado. São 28 degraus.

A Basílica de San Giovanni está localizada ao sul da cidade. Fomos a pé da Estação Termini de Roma, mas é possível andar menos e descer na estação San Giovanni. Logo que avistar a Porta di San Giovanni, que é uma das antigas entradas de Roma, você saberá que chegou. Na cidade atrações é o que não falta e uma outra boa opção é contratar os serviços da: em_roma , emroma.com/instagram, @ingriddelmondo ou WhatsApp +393755202615 que trabalha com transfer e hospedagem, sem falar que poderá tirar belas fotos para você.

Outro local bem interessante e que é recheado de belas obras é o Palazzo Barberini. Está no centro histórico de Roma e já  pertenceu a família Sforza, a obra foi terminada por Bernini. Daí já se pode saber como é belo. Hoje funciona como Galeria Nacional de Arte Antiga. O site é: http://www.barberinicorsini.org/

Ficamos hospedados em um hotel próximo ao Termini di Roma. Local excelente para andar pela cidade. Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça você também através do nosso Blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.



Booking.com

QUANDO IR A ROMA

De março a junho é uma boa época, sendo na minha opinião a melhor. O clima está agradável e as atrações não estão lotadas. Julho e Agosto são meses quentes e de alta temporada. Setembro a Dezembro ainda é bom de ir, porem já começa a esfriar. Nos meses de Janeiro e Fevereiro são meses muito frios. Daí vai do gosto de cada um.

O QUE FAZER EM ROMA

  • Coliseu
  • Forum Romano
  • Palatino
  • Fontana di Trevi
  • Piazza Venezia
  • Monumento Vittorio Emanuele II
  • Via Corso
  • Via dei Condoti
  • Piazza di Spagna
  • Villa Borguese
  • Parque Borghese
  • Piazza del Popolo
  • Castelo de S. Angelo
  • Campo de Fiori
  • Boca della Verità
  • Catacumbas de São Calisto
  • Museus do Vaticano
  • Piazza de S. Pedro
  • Panteão
  • Piazza della Rotonda
  • Bairro de Trastevere
  • Piazza Navona
  • Terrazza del Pincio
  • Igrejas de Roma

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

13 comentários em “ROMA, a Cidade Eterna – Itália”

  1. I just want to tell you that I’m beginner to blogging and really savored you’re web site. Most likely I’m want to bookmark your website . You surely have amazing writings. Thanks for sharing with us your web-site.

Deixe um comentário