NOVA TRENTO – Santa Catarina

Olá Viajantes,

Nova Trento foi colonizada por italianos e possui uma forte herança desse país. Localizada em uma região montanhosa, com várias vinícolas e muitos passeios rurais. No entanto o turismo religioso é o que mais chama a atenção na cidade. Com vários santuários e capelas, sendo a terra da famosa Santa Paulina.  Atrai milhares de fiéis e romeiros todos os anos. Mesmo se seu objetivo não seja esse, vale à pena conhecer essa linda cidade.

O aeroporto mais próximo fica em Navegantes a 75 km e o de Florianópolis a 80 km. De Florianópolis até Nova Trento, o caminho é pela via BR 101 e SC 410, muito bem sinalizadas e todas pavimentadas.

No nosso caso optamos por locar um carro assim que chegamos ao aeroporto de Florianópolis. Nosso objetivo inicial seria conhecer a Serra Catarinense e depois o Vale Europeu onde está Nova Trento. Fizemos as reservas pela Rentcars uma excelente operadora de aluguel de carros que faz uma cotação automática por várias locadoras.

Pode ser uma boa escolha já que as cidades são relativamente distantes e com isso você poderá se deslocar com mais facilidade sem ficar presa a horários de ônibus.

Assim que chegamos no centro da cidade, estacionamos na praça que está a prefeitura. Nessa praça nos deparamos com essa belíssima igreja. Muito bem conservada e com cores alegres. Trata-se da Igreja Matriz São Virgílio. Virgílio nasceu em Roma e viveu na região montanhosa Trentina de onde vários imigrantes da região vieram. Uma curiosidade, Virgílio morreu devido à uns coices que recebeu de um cavalo. Não foi socorrido e agonizou até a morte. Triste né!!

Depois de andarmos pelo centrinho da cidade que é bem limpo e com lojinhas coloridas, pessoas agradáveis e solícitos em ajudar.  Fizemos um lanche em uma pequena lanchonete na praça e fomos para o Museu dos Imigrantes Italianos. Que fica um pouco afastado do centro da cidade.

É um Mercado de Pulgas. Um local em meio a Mata Atlântica que reúne mais de 5.000 peças  que contam a trajetória dos primeiros imigrantes italianos na cidade. Situado no caminho que leva ao Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, possui uma pequena capela, um lago e uma belíssima vista. Para acessar ao museu e entrar no século passado, basta pagar uma pequena taxa de 8,00 reais.

Alguns km acima  na mesma estrada, com muitas curvas em uma estrada pavimentada e arborizada, está o Morro da Cruz. Neste local tem um lindo letreiro de Nova Trento, o Santuário, restaurante, uma estátua doada por uma condessa francesa, uma cruz e muitas relíquias. Estava  vazio e tudo muito limpo e bonito. Devido à sua localização à mais de 500 metros de altitude é  possível ter uma belíssima vista da cidade.

Na subida até o topo há algumas imagens que recriam a Via Sacra, nos deparamos com alguns peregrinos que subiam a estrada à pé. A igreja é bem suntuosa e muito bem conservada, com cores coloridas que chamam a atenção.

A  igreja foi construída com ajuda dos fiéis e moradores da cidade, e atrás da  mesma tem um pátio, onde possui um mirante lindo, que  por ele se avista a cidade de Nova Trento.

No fundo da igreja  está uma Cruz que foi implantada em 1899, ideia de um padre que ergueu várias cruzes nas partes mais altas da cidade em comemoração à passagem do século, sendo essa uma  das mais famosas da cidade. Os fiéis amarram umas fitinhas como recordação.

Uma outra atividade muito interessante é o Projeto de cicloturismo desenvolvido na região turística conhecida como Vale Sagrado Catarinense. Um local que com certeza agrega muitos ciclistas e até pedestres. O local é cheio de montanhas,  vales, duras subidas e paisagens deslumbrantes.  O ponto de partida dos roteiros do Vale Sagrado Cicloturismo se encontra na praça Getúlio Vargas, centro de Nova Trento/SC.

Depois de apreciarmos toda a beleza dessa região, nos dirigimos ao Santuário de Madre Paulina, local que sempre está lotado de fiéis e turistas. Para chegarmos lá, precisamos voltar ao centro da cidade e seguir as placas para Santuário Madre Paulina. No caminho passamos pela Rota dos Vinhos, o Bairro Vinígolo que é sensacional. Um bairro muito bonito, com casas, jardins, lojinhas, vinícolas e restaurantes com muito bom gosto e bem cuidados.

Nova Trento lembra a região montanhosa de Trentino na Itália, e muitos de seus habitantes são descendentes de imigrantes dessa região e ainda produzem produtos como era na época de seus antepassados.  Há mais de cinco vinícolas conhecidas nacionalmente e internacionalmente. Seus sucos de uvas e os vinhos são um atrativo à mais na cidade.

  • O Vinho Vô Luiz é uma das mais tradicionais da cidade, sendo seu vinho o mais antigo da região. Suas uvas são produzidas no Rio Grande do Sul, mas o processo, engarrafamento, rotulagem, etc são feitos na vinícola. http://www.vinhosvoluiz.com.br/
  • O Vinho Girola iniciou sua produção através  de um italiano, Jacinto Girola, que chegou da Itália trazendo sementes para a fabricação de vinhos. Hoje a vinícola é considerada uma das melhores da cidade. https://www.vinhosgirola.com.br/
  • Vinícola Bella Vista, esta não está em uma região mais alta da cidade. Seus vinhos são fabricados de forma artesanal e com excelente qualidade. https://vinhosbellavista.com.br/
  • Vinícola Buono também localizada próxima ao Santuário Santa Paulina, sua produção se deu mais recentemente. No entanto, mantem sua boa qualidade. http://www.vinicolabuono.com.br/
  • Vinícola Castel está localizada na SC 108 e tem uma construção que lembra um castelo. Possui um cafeteria e produtos  derivados do vinho. https://m.facebook.com/vinicola.castel.5/

Enfim, fomos para o nosso destino final em Nova Trento. O Santuário Santa Paulina que é um complexo de igrejas localizadas na cidade de Nova Trento. A igreja é dedicada a São Paulino do Coração Agonizannte de Jesus e está localizada na colina da Madre Paulina, onde viveu e professou sua fé.  https://santuariosantapaulina.org.br/

A igreja ocupa uma área  enorme. O edifício é gigante, difícil de tirar fotos estando perto dele. Seu formato lembra  duas mãos em oração. Tem vista para o vale do  Rio Tijucas e pode ser acessado por um lance de 113 degraus ou por uma rampa de 170 metros. A igreja tem capacidade para 3.000 pessoas com um altar de granito no centro. A igreja também abriga três capelas menores: a Capela do Santíssimo, a Capela da Reconciliação e a Capela de Santa Paulina, esta última segurando um osso do braço de Santa Paulina como relíquia. 

O santuário é visitado por cerca de 70.000 pessoas todos os meses. Além das capelas, o complexo também possui um Museu Colonial que abriga itens usados ​​por imigrantes italianos e um Museu da Seda, que é uma réplica da fábrica criada por St. Paulina para abastecer a congregação e a comunidade local.

Santa Paulina nasceu  Amabile Lucia Visintainer, em 1865 no norte da Itália, e aos nove anos de idade imigrou para o Brasil com sua família, e instalou-se na região de Vígolo na cidade de Nova Trento. Fez os votos religiosos e passou a se chamar Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. No decorrer de sua vida dedicou aos trabalhos com os cuidados dos doentes, dos órfãos, dos ex-escravos  e dos trabalhos da paróquia.

QUANDO VISITAR NOVA TRENTO

A cidade hospeda turistas o ano inteiro, porém sua alta temporada se dá nos meses de dezembro a março, devido as férias nacionais. Por isso, até pela natureza contemplativa e religiosa do lugar, recomenda-se os meses de baixa temporada (abril a novembro) para quem quer fazer uma visita mais tranquila.

Para quem procura a cidade para um turismo religioso também tem um calendário amplo, o Santuário Santa Paulina abre diariamente das 7h as 19h, e na alta temporada das 7h as 20h.

O QUE FAZER EM NOVA TRENTO

  • SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO BOM SOCORRO
  • MUSEU DA CULTURA ITALIANA
  • VINÍCOLAS
  • VINÍCOLA BUONO
  • VINÍCOLA BELLA VISTA
  • VINHOS GIROLA
  • VINHOS VÔ LUIZ
  • BONDINHOS AÉREOS PARQUE COLINA
  • SANTUÁRIO SANTA PAULINA
  • CAMINHOS DE SANTA PAULINA – AMABILÍSSIMO

ONDE HOSPEDAR EM NOVA TRENTO

Existem vários hotéis na cidade de Nova Trento. As opções agradam à todos os gostos e bolsos.

Na minha opinião o melhor é o Hotel do Santuário que está localizado em Vígolo a poucos metros do Santuário Santa Paulina e faz parte da Rede Santa Paulina de Hospitalidade, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. O clima aconchegante e familiar, o canto dos pássaros e uma bela cascata, fazem do Hotel do Santuário, o lugar ideal para seu descanso e lazer. Hotel do Santuário site: http://www.hoteldosantuario.com.br

A Pousada Aconchego, localizada no centro da cidade, conta com amplo estacionamento, aptos com banheiro e café da manhã. Anexo, a Pousada conta com o Café Central do Sabor.site: http://www.pousadaaconchegonova.wixsite.com

A Pousada Cantina Italiana é também um ambiente aconchegante, com as melhores acomodações que uma pousada tipicamente italiana pode oferecer.  Anexo a pousada, você poderá se deliciar na Cantina Italiana, que serve comida típica italiana, possui ambiente climatizado e decorado com antiguidades.Site: http://www.pousadacantinaitaliana.com.br/

Pousada Vila Trentina Localizada na subida para o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro (Morro da Cruz), é uma extensão da Pousada Cantina Italiana, com a mesma qualidade no atendimento. Os apartamentos em forma de chalé acomodam até 4 pessoas e disponibilizam: – Televisão; – Copa; – frigobar; – internet; – ar condicionado. Site:http://www.pousadacantinaitaliana.com.br

O Casarão sede da Pousada Portal do Vígolo faz parte da história de Nova Trento, desde 1932. Em 2002, procurando preservar este pedaço da história da cidade, foi adquirido o imóvel e realizada sua restauração. Aliando religiosidade à preservação da natureza, é oferecida uma estadia harmoniosa, tranquila e aconhegante. Site: http://www.portaldovigolo.com.br

Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

2 comentários em “NOVA TRENTO – Santa Catarina”

  1. Somebody necessarily assist to make seriously articles I might state. That is the first time I frequented your website page and thus far? I surprised with the research you made to make this particular post extraordinary. Wonderful activity!

Deixe um comentário