PEDRA AZUL – Espírito Santo

Pedra Azul no Espírito Santo,

 

O Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ) foi criado para proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse. Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude, e o detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul.

Ambas podem ser avistadas da BR-262. Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno.

Chegamos em Pedra Azul, vindo do aeroporto de Vitória, que está a 98 km.   https://www.aeroportovitoria.net/  locamos um carro e nos dirigimos a Pedra Azul. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Para quem quiser ir de ônibus, a empresa Águia Branca, possui dois horários saindo de Vitória. Passam próximo da entrada da Rota do Lagarto, que é a estradinha que leva até Pedra Azul. Mas, mesmo assim a melhor opção é ir de carro. Pois, para chegar até o Portal da Pedra Azul ainda são 7 km.

A região de Pedra Azul, tem um clima maravilhoso e é considerado pela ONU, o terceiro melhor do mundo. Assim que se inicia a Rota do Lagarto é possível avistar os belos hotéis, pousadas e charmosos restaurantes, cada um com uma proposta diferente. Sem falar é claro na vista da Pedra Azul que pode mudar de cor até 36 vezes por dia, devido a incidência solar. Logo no início, está a Casa do Turista, funciona de segunda a sexta das 8:00 às 17:00 horas.

Nos meses de Julho até Agosto, as cerejeiras brotam e a Rota do Lagarto fica ainda mais bonita. A Rota do Lagarto tem início no km 88 da BR 262, e se estende por mais ou menos 7 km até a Rodovia ES164.

Já chegando ao final da rota do Lagarto, no quadrado São Paulino, tem a opção da Tuia Gastronomia e Arte,  um estabelecimento que funciona como uma galeria de  arte, com vários trabalhos de artistas locais. Também é um espaço de gastronomia, com vários petiscos e comidinhas. O chocolate quente é maravilhoso! Próximo existem restaurantes e uma confeitaria maravilhosa. A Pousada Pedra Azul, é um dos melhores lugares para almoçar ou jantar.

A Rota do Lagarto, é a que dá  acesso à portaria do Parque,  uma estradinha linda. Em toda sua extensão você consegue ver a Pedra Azul, até chegar no Portal da Pedra Azul, que é o local que se tem a melhor vista da Pedra, são cerca de quase 2 km e tem turistas que fazem isso a pé.

Chegando no Portal, além de toda a beleza de ver a Pedra de pertinho, tem toaletes, uma lanchonete e uma lojinha de souvenirs. Ao lado do Portal está a entrada do Parque, uma estradinha de chão mas, muito bem conservada. A entrada é gratuita. Mesmo que não vá fazer as trilhas ou conhecer as piscinas naturais. Já vale a pena a visita ao Portal.

No Portal o difícil é conseguir uma foto que saia só você. Sempre tem alguém tirando uma foto. O local é bem agitado de turistas. A construção possui um telhado ecológico, que é um gramado verde e aparado, chama bastante atenção.

Lá dentro, é possível fazer trilhas que te levam bem pertinho da Pedra Azul.  A mais famosa e procurada é a que leva até as piscinas naturais. É possível ir caminhando, uns 15 minutos até ao ponto onde ficam os guardas florestais, guias, toaletes e uma sala com animais empalhados.

Neste Ponto se iniciam as trilhas, algumas se  pode fazer por conta própria seguindo as placas, outra é por pedras, mas tem que ser feito com guia. É preciso juntar um grupo de 22 pessoas. São umas 3 horas de caminhada. Não fiz!!

O site com todas as informações do Parque Pedra Azul está no site: https://iema.es.gov.br/PEPAZ

A Rota do Lagarto, bem como as trilhas são bem sinalizadas. A maioria dos hotéis tem seus restaurantes  abertos ao público.  O Bristol Vista Azul possui uma vista estupenda, tendo inclusive seu último andar apenas para contemplação.

O Ecoparque Pedra Azul Aventura foi criado para suprir as necessidades daqueles que buscam aventura e adrenalina, e curtir um dos pontos turísticos mais belos do nosso Brasil. Situado na Fazenda Girardi bem em frente a Pedra Azul o parque conta com atrações de tirar o fôlego, a região tem 2 espaços para a prática do arvorismo e tirolesa sem esquecer o conforto que o clima friozinho das montanhas traz. São várias atrações, o site é: http://www.pedraazulaventura.com.br/

Pedra Azul e Venda Nova são famosas pelo seu agroturismo. São várias propriedades rurais que se abrem para receber turistas interessados em conhecer o local ou adquirir os produtos. Quase no final da Rota do Lagarto tem esse casarão lindo, com produtos regionais e artesanatos lindos.

Outro passeio imperdível  especialmente para as crianças é a cavalgada ecológica do Fjordland, Bem fácil de ser localizado, está na Rota do Lagarto. É possível fazer diversas trilhas para adultos e crianças com cavalos da raça norueguesa Fjords. O local é bem movimentado e tem uma vista linda da Pedra Azul.  https://www.fjordland.com.br/

Além da Cavalgada Ecológica, o lugar  é como se fosse uma fazenda, tem horta, galinhas e claro os cavalos. A entrada é gratuita, aos finais de semana e feriados cobra uma pequena taxa. Para a cavalgada existem várias opções de trilhas, longas e curtas. Os cavalos Fjord utilizados, dizem que é da época dos vikings. São muito dóceis e bonitos.

Já no finalzinho da Rota do Lagarto, no km 7, tem um agencia que aluga   bicicletas convencionais e elétricas para quem quer curtir a paisagem sobre 2 rodas. A Rota não tem ciclovia e é bem estreita, outra opção é o Caminho das Flores, um trecho um pouco maior, 9 km, nesta tem ciclovia.

Para quem gosta de aventura, dá para fazer passeios de quadriciclo por trilhas localizadas numa fazenda adjacente à área do Parque. É uma bela oportunidade para ver ângulos exclusivos da Pedra.

O QUE FAZER EM PEDRA AZUL

  •  Entrada da Rota do Lagarto e Casa do Turista. …
  • Pousada Pedra Azul
  • Portal da Pedra Azul e Trilhas do Parque Estadual. …
  • Fjorland ..
  • Quadrado de São Paulino
  •  Tuia Gastronomia.
  • Piscinas naturais
  • Tirolesa
  • Casarão
  • Jardins do Marietta Delicatessen

QUANDO IR

Pedra Azul é um destino que dá pra ir durante todo o ano. Porém, no verão o movimento é mais fraco, o que pode levar a ter estabelecimentos fechados. Dentro da Rota do Lagarto, por exemplo, muita coisa só funciona aos finais de semana, até pousadas, mesmo no inverno, que é alta temporada na região. Durante o inverno, o destino é bem mais charmoso, com proposta mais romântica. Os melhores meses são os de Maio a Agosto e no final de ano.

ONDE SE HOSPEDAR EM PEDRA AZUL

A hotelaria em Pedra Azul é voltada principalmente para turismo. Existem várias opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos. Estando de carro pode ficar em Venda Nova do Imigrante que é bem pertinho. Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.


Booking.com

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

3 comentários em “PEDRA AZUL – Espírito Santo”

Deixe um comentário