PERISSA – Santorini – Grécia

Olá Viajantes,

Perissa é uma aldeia  da ilha de Santorini na Grécia, com menos de 700 habitantes e a 13 km de Fira, a capital da ilha, e onde está Perissa Beach, a melhor praia da ilha.  Para os nossos padrões de praias brasileiras é a que mais se aproxima do que temos no nosso país. Se bem que a côr da areia é preta, devido as erupções vulcânicas, dando um toque todo especial. Sendo a preferida dos turistas, as opções de bares e restaurantes com espreguiçadeiras, massagens e muito mais é bem convidativo e com a vantagem de não ter ambulantes.  Como está protegida por uma montanha, tem menos vento. É bastante extensa e tem águas cristalinas e azuis com um fundo bem diferente parecendo um cimentado. A água é de boa temperatura e se é possível conviver com peixinhos ao seu redor.

SMLXL

 Uma das barracas de Perissa Beach

Chegamos a ilha de Santorini por mar, vindo de Mykonos. https://andiamoblogviagens.com.br/mykonos-grecia/ Comprei as passagens de Ferry boat com muita antecedência, acho que uns 120 dias. https://hellenicseaways.gr/en/ , mas tivemos que trocar para https://www.letsferry.gr  porque a viagem pela Hellenic foi cancelada. Mas, deu tudo certinho. Pagamos 60 euros.  Nos hospedamos em Fira, pela logística do roteiro, já que Fira fica no meio da ilha e onde tem um terminal pequeno de ônibus que leva para qualquer parte da ilha. Fira e Oia são boas opções para se hospedar. Mas, para quem quer curtir praia a melhor opção é Perissa Beach. https://andiamoblogviagens.com.br/fira-santorini-grecia/

SMLXL

 Mapa da Ilha de Santorini

A parte da ilha que forma um C é uma lagoa que formou depois da erupção do vulcão a 3600 anos e que tem conexão com o Mar Egeu. Perissa fica do outro lado da Caldeira. Com isto não é possível avistar o pôr do sol sobre a Caldeira. Mas, é muito fácil se deslocar para Fira ou Oia, onde isso é possível. No entanto, nestas outras cidades não tem praia, pois o penhasco é muito alto. Já em Perissa sim.

SMLXL

 Restaurante Demilmar

A praia tem estrutura de barracas com bebidas e comidas. Fiquei numa barraca chamada Demilmar e foi muito bom o atendimento, não pagamos o aluguel das cadeiras porque consumimos no local (o consumo mínimo são 30 euros). Caso não tenha consumo o aluguel é de 10 euros. Mesmo se for no verão não tem muita aglomeração de pessoas e é muito confortável e agradável passar nem que seja um dia nesta praia.  A vida noturna é bem agitadinha, com pessoas andando pelas ruas, lojinhas e nos bares e tavernas.

SMLXL

O conforto é demais. Como estávamos hospedados em Fira, para chegar lá não foi difícil. Tem uma pequena rodoviária de onde partem os ônibus para as praias.  Não é muito organizado, mas logo a gente entende como funciona. Tem um guichê que não vende passagem. Só dá informações. O pagamento é feito para um funcionário que vai de poltrona e poltrona receber de cada passageiro. O percurso é curto e ele faz tudo bem rapidinho. De  Fira a Perissa pagamos 2,60 euros e tem ônibus a cada 20 minutos. Em Perissa desce bem próximo a orla. Não tem erro!

SMLXL

 Não é mesmo um charme? Uma praia linda de areia preta, confortável e  a cúpula azul .

Existem várias praias na ilha. De várias cores também. Red Beach, White Beach e Perissa. A Red Beach  é realmente bem vermelha e para chegar lá tem que fazer uma pequena trilha. A praia não é grande e nem achei bonita. A White Beach é localizada em um penhasco branco, não tem areia, são pequenas pedras. Não achei atraente também. Mas, a Perissa Beach é lindíssima não deixe de visitar. Esta eu recomendo!

SMLXL

 Alguns barquinhos fazer um tour por Perissa Beach

Bem pertinho de Perissa Beach está Kamari, esta praia é preta também mas com mais pedras. A vida notura de Kamari é mais agitada que em Perissa, suas Tavernas e bares são lindíssimos e fazer uma visita, nem que seja no final da tarde até o anoitecer é uma boa pedida. Para chegar até lá, tem táxi e o táxi aquático, ir a pé para Kamari, acho difícil, pois existe uma coluna no meio.

SMLXL

 Boa estrutura na Praia de Perissa

Há todo tipo de entretenimento e esportes relacionado a água, com a opção de aluguel de equipamentos. Na cidade é fácil alugar uma Scooter e é um dos veículos mais utilizado.  Calçadas para pedestres quase não existe, mas os motoristas são educados e o trânsito bem tranquilo. Na Orla no final da tarde à partir das 5 da tarde,  o trânsito é fechado no período de maio a outubro para carros e fica ainda mais trânquilo transitar e curtir o comércio em geral.

SMLXL

 Vista do início da praia

De barco a vista da aldeia é ainda mais bonita. Com a vantagem de não ter aglomeração de pessoas. O mar é de uma transparência incrível.

SMLXL

 Andar pelas ruas de Perissa é uma delícia, com lojinhas e um comércio bem limitado, mas que se encontra o necessário.

SMLXL

Há os restos da antiga igreja cristã primitiva de Santa Irene, que dá o nome a ilha de Santorini, ela fica encrustada na montanha e é muito antiga. Na cidade tem uma igreja mais moderna e com uma bela torre que é avistada de vários pontos da cidade.

SMLXL

SMLXL

Existem vários passeios que saem de Perissa e se é  possível conhecer todos os outros pontos atraentes da ilha.  Tudo muito organizado e sem necessidade de fazer reservas.

SMLXL

Caso você seja do tipo que não gosta de pisar na areia tem trilhas por todo lado.

 No topo da montanha entre Perissa e Kamari está Messa Vuna. É uma cidade grega antiga de 3.000 anos, que ainda está sendo escavada. Muitas das relíquias de Atenas foram retiradas deste local.  Para chegar lá é necessário fazer uma  caminhada de 3 km, com uma certa dificuldade. A colina tem uns 600 metros de altura e conforme o horário o sol é de arrebentar.  Lá se pode caminhar por entre as ruínas.

SMLXL

 Para os amantes de massagens, tem vários pontos para essa modalidade.

 

Que tal um conforto desses. Note a cor da areia. A praia é  de águas tranquilas.

SMLXL

 

O QUE FAZER EM PERISSA

  • Visitar Kamari
  • Messa Vuna
  • Igreja antiga de Santa Inês
  • Curtir a noite nas tavernas
  • Passeio de Barco até o Vulcão
  • Hot Spring
  • Caminhar pelas praias de Perissa

QUANDO IR

Eu particularmente prefiro os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro. Os meses de julho e agosto são muito quentes e de alta temporada e os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são muito frios.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

 

 

6 comentários em “PERISSA – Santorini – Grécia”

  1. I’ll immediately seize your rss as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly allow me understand in order that I may subscribe. Thanks.

  2. I just want to mention I’m very new to blogging and certainly savored your web blog. Almost certainly I’m going to bookmark your website . You absolutely have outstanding stories. Cheers for revealing your website.

  3. Im not certain the place you are getting your info, however good topic. I needs to spend a while studying more or understanding more. Thank you for magnificent info I was on the lookout for this info for my mission.

  4. Woah! I’m really loving the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appeal. I must say you’ve done a amazing job with this. In addition, the blog loads extremely quick for me on Internet explorer. Outstanding Blog!

Deixe um comentário