BARRA DO GARÇAS – Mato Grosso

Olá viajantes,

Hoje vamos falar de uma cidade, que a mim foi uma agradável surpresa, com várias opções de lazer e entretenimento. Localizada aos pés da Serra Azul na Região Centro-Oeste, no estado de Mato Grosso, dividindo limites com os municípios de Pontal do Araguaia, de Mato Grosso, e Aragarças, de Goiás, sendo separada destes apenas pelos Rios Garças e Araguaia. Com cerca de 90 mil habitantes, a natureza foi realmente generosa possui cachoeiras, matas nativas, montanhas, grutas, cavernas, praias e se não bastasse até águas termais, sem falar que dizem que até disco voador já pousou por lá. É um dos municípios com o maior potencial turístico no Estado do Mato Grosso.

SMLXL

 Praça da cidade que dá acesso a ponte

 Aparentemente a cidade é bem administrada pois, suas praças e ruas estão bem cuidadas e limpas. Um inconveniente é a rodovia que passa bem no meio da cidade e segue para atravessar a ponte e ir em direção a Goiás ou Mato Grosso. Com isto o fluxo de caminhões é bem intenso.

SMLXL

 Um dos símbolos da cidade. Não poderia ser diferente. É um telefone público!

SMLXL

 Uma das avenidas floridas de Barra do Garças

Enquanto no sul é frio e no nordeste chove, a melhor época em Barra do Garças é justamente o mês de julho. Por causa da estiagem dessa época do ano, o Rio Araguaia desce e revela pequenos trechos de areia que atraem turistas. Durante um fim de semana deste mês é esperado cerca de 20 mil turistas.  Por razões geográficas, culturais e econômicas, o município, adota o Horário de Brasília e não o Horário de Cuiabá. A diferença de horário em relação ao restante do estado, deve-se pela proximidade com o estado de Goiás.

SMLXL

 Praia Quarto Crescente vista do lado de Barra do Garças, restaurante flutuante.

A praia mais procurada e próxima é a Quarto Crescente, fica em Aragarças e a cerca de 5 km do centro de Barra do Garças. Se for de barco é só atravessar o rio, de carro atravessa a ponte e logo está na praia.  Muito organizada e segura fica bem cheia de turistas na alta temporada do mês de julho.

SMLXL

 Vista da praia Quarto Crescente em Aragarças                                        photo by Fernando P. Gonçalves

SMLXL

 Praia Quarto Crescente com barracas de excelente qualidade.

SMLXL

Praia Quarto Crescente, diversão garantida.

Outra praia muito procurada é a praia da Arara, esta fica mais distante, cerca de 10 km e um percurso de estrada não asfaltada. Mas, vale a pena, mais tranquila, com um palco para shows, chuveiros, banheiros públicos, estacionamento, futebol de areia, vôlei de praia e muita diversão aquática. A temporada de praia começa em maio, e termina por volta de setembro, quando as chuvas começam.

SMLXL

 Praia da Arara na cidade de Pontal no Mato Grosso.                 photo by Fernando P Gonçalves

SMLXL

 Muita diversão na Praia da Arara no Pontal

Barra do Garças fica distante de Cuiabá, a capital do estado, 508 km e de Goiânia, 388 km, por uma nova rodovia recém inaugurada.

SMLXL

 Distância entre as cidades

SMLXL

 Uma das praças e ponto turístico, logo quando atravessa a ponte.          Aragarças – Goiás

Na cidade tem várias opções de restaurantes e bares, a região denominada de Porto do Baé é o ponto forte, tem até um restaurante flutuante. Durante a noite é o local mais procurado e fica bem cheio. Além deste forte comércio é onde está a rampa de embarque e desembarque para os barcos, área de lazer para as crianças, quadras poliesportivas e um centro cultural, no qual costumam ocorrer apresentações e exposições de artistas locais.

SMLXL

 Porto do Baé

O espaço multiuso, Porto do Baé (situado em frente à praia Quarto Crescente) é composto de arquibancada de concreto, vão livre coberto e arena, com capacidade para cerca de dez mil pessoas.

SMLXL

 De um lado a praia Quarto Crescente do outro a rampa de acesso de barcos e o Centro Cultural

Photo by Fernando P Gonçalves

Apesar do Porto do Baé ganhar a fama de polo gastronômico de Barra do Garças é no Mercado Municipal que está a melhor iguaria da cidade. Fica em uma lanchonete que se chama Pastelaria do Léo, ele está lá a muitos anos e com a mesma receita vendendo a famosa “Saltenha” , é tipo uma coxinha grande e comprida recheada com um molho de frango e queijo. A receita é da dona Regina e por lá todos a conhecem, pois é a dona da lanchonete.  Uma delícia!! a um preço bem camarada de 3,50 reais. Recomendo!!

SMLXL

 Saltenha da pastelaria do Léo no Mercado Municipal, centro de Barra do Garças.

Saindo das praias vamos em direção ao Parque das Águas Quentes, não vá no domingo é muito cheio. É bem próximo ao centro de Barra do Garças,  com  uma imensa área de lazer com piscinas hidrotermais que devido às suas temperaturas que variam entre 31ºC e 43ºC, possuem propriedades terapêuticas e relaxantes.  Agrada a todas as idades, possui toboáguas e atividades recreativas. O ambiente do parque é formado com espécies originais e preservadas da região, a maioria catalogada, que ajudam a deixar o clima mais agradável e relaxante. O ingresso é bem baratinho. http://business.google.com/website/parque-das-aguas-quentes/

 

SMLXL

 Avenida que dá acesso ao Parque das Águas Quentes e a Serra Azul ao fundo. O Cristo Redentor fica bem no alto.

SMLXL

Entrada do Parque das Águas Quentes

SMLXL

 Propriedades das águas quentes de Barra do Garças
 
SMLXL

 Rio lento do Parque das Águas Quentes

SMLXL

 Tem “guia” que cansa. Afinal, são trilhas e trilhas. Ele merece!

Agora vamos falar das Cachoeiras.  Existem várias, dizem que em Barra do Garças tem 100 quedas d’água.  O Parque Estadual da Serra Azul, além de uma grande diversidade de animais e espécies vegetais, possui também um circuito de cachoeiras que pode ser conferido pelos turistas, incluindo a Cachoeira do Pé-da-Serra, reconhecida por sua beleza e águas cristalinas. Tem estacionamento e de lá a uns 300 metros de trilhas, onde se passa por 3 córregos de águas cristalinas  se chega a cachoeira.

SMLXL

​ Cachoeira Pé-da-serra vista do alto                                                                                photo by Fernando P Gonçalves

SMLXL

 Cachoeira Pé-de-serra.                                                                                        Photo by Cristiane V Gonçalves

Outra cachoeira famosa de Barra do Garças é a Cachoeira da Usina. Trata-se de uma cachoeira localizado numa antiga usina de geração de energia. Fica em propriedade privada e paga-se para entrar.  Conta com infraestrutura (estacionamento, banheiro, restaurante, área com churrasqueiras).  É praticamente dentro da cidade, de fácil acesso. Uma das cachoeiras de água mais gelada que já conheci. Tem duas piscinas rústicas.

SMLXL

 Cachoeira da Usina

SMLXL

 Cachoeira da Usina e as piscinas

A primeira vista da cidade é a Serra Azul, que hoje é um parque estadual. Está atualmente interditada depois de um incêndio. Tentei entrar mas foi impossível, pela entrada do parque se é possível ir ao Cristo Redentor de carro. Por décadas centenas de pessoas visitaram uma réplica do Cristo Redentor construída no alto da Serra Azul para fazer orações, agradecimentos, pedidos de milagres, curas e bênçãos. Sim, Barra do Garças tem também e a vista é linda. Tentei ir pela escadaria, mas ela também está interditada. Até tentei burlar e subir. Mas, achei que seria perigoso. Tem 1400 degraus por entre a vegetação e é bem agradável. Fica para a próxima! http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parque-estadual-da-serra-azul/default.htm

 

SMLXL

Entrada do Parque Estadual da Serra Azul. Interditado

SMXLL

Entrada da escadaria que dá acesso ao Cristo Redentor. Interditado!

Barra do Garças é também um dos destinos preferidos dos místicos e estudiosos do assunto. Com diversas comunidades esotéricas instaladas no município. Tem até um discoporto, estacionamento para Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis). Situado dentro do Parque Estadual Serra Azul, a pista tem uma maquete em tamanho real de um disco voador, virou um ponto turístico. Está atualmente interditado. Com a interdição os Ovnis devem estar aterrizando em outro discoporto.

SMLXL

Um dos espaços destinados a lembrar a presença de Ovnis. Estes aí são bem bonitinhos!

Outro local muito interessante é o Complexo do Bateia. Distante cerca de 70 km de Barra do Garças e necessitando de carro 4×4. Área onde antigamente havia intensa atividade de garimpo, daí o nome do complexo, referente à gamela. É  um complexo de cachoeiras, piscinas naturais, todas propícias para banho refrescante, hidromassagem natural e flutuação. http://turismo.barradogarcas.mt.gov.br/complexo-do-bateia/

 

SMXLL

Cachoeira no Complexo do  Bateia

SMLXL

Cachoeira do Complexo do Bateia

SMLXL

 Pequena praia no Complexo do Bateia

Nem só da Temporada de praia vive Barra do Garças. A cidade oferece eventos durante todo o ano.

  • Programação 2017
  • Fevereiro: Araguaia Folia
  • Março: Semana Santa no Araguaia
  • Maio: Show Gospel Festival da Canção
  • Junho: Motorcycle no Araguaia, Festa de Santo Antônio, Expoleste
  • Julho: Temporada de Praia
  • Agosto: Triatlo Ultra Macho (esse é bom!) Etapa do Rally do Sertões
  • Setembro: Aniversário da cidade
  • Novembro: Quarta Lameira
  • Dezembro: Reveillon

Muitos turistas que vão a  Barra do Garças optam em acampar. Mas, a cidade oferece hotéis simples a bem confortáveis. No mês de julho é importante fazer a reserva com antecedência, principalmente no meio do mês, quando tem uma festa muito famosa e já tradicional na cidade, a Festa do Sol. Ficamos em um hotel muito bom com vista para o rio e a praia Quarto Crescente. Valeu cada centavo! Barra do Garças agrada a todos. Quem vai com a família ou quem gosta de baladas. http://www.odaraaraguaia.com.br/

SMLXL

 Praia da Arara no Pontal. Família, sempre juntos.

SMLXL

Hotel Odara em Barra do Garças. Excelente.

SMLXL

Hotel Odara, ao lado do rio Araguaia, praia Quarto Crescente          Photo by Fernando P Gonçalves

  • Pontos Turísticos
  • Praia do Bosque
  • Praia da Rapadura
  • Praia Quarto Crescente ( Aragarças)
  • Praia da Arara (Pontal)
  • Parque das Águas Quentes
  • Mirante do Cristo
  • Escadaria do Cristo
  • Discoporto
  • Cachoeira da Serra Azul
  • Cachoeira Bateia
  • Cachoeira Cristal
  • Cachoeira Pé-de-serra
  • Cachoeira da Usina
  • Porto do Baé
  • Portal do Roncador
  • Caverna dos Pesinhos
  • Barra Center Shopping
  • Praça dos Garimpeiros
  • Praça da Matriz
  • Parque Estadual da Serra Azul

Vale lembrar que o aeroporto de Barra do Garças foi reaberto e opera pela aviação Azul com voos direto para Goiânia e Cuiabá.

Hora de partir!!

SMLXL

Ponte que liga as três cidades e o estado de Goiás com Mato Grosso

SMLXL

Aragarças – Goiás

SMLXL

 Rodovia já no estado de Goiás e a linda vista da Serra Azul

Gostaria de agradecer o meu “guia” Fernando Prudente Gonçalves, morou na cidade até ir para o Ensino Médio, que nos acompanhou  mostrando cada ponto turístico. Tirou belas fotos que ajudou a enriquecer nosso  blog. Por coincidência é meu genro!! Valeu!

 

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 


Comparar

Qualquer dúvida entre em contato com a gente, será um prazer poder ajudar: andiamoblogviagens@gmail.com

Visite a nossa página no Facebook: Andiamo  e nos siga no Instagram: andiamo_blog

Faça as suas reservas pelo Booking.com pelo nosso Blog e encontre excelentes ofertas. Você não pagará nada a mais por isso e nos ajudará na divulgação.



Booking.com

 

 

 

54 comentários em “BARRA DO GARÇAS – Mato Grosso”

  1. I simply want to tell you that I’m newbie to blogging and site-building and absolutely liked this page. Most likely I’m planning to bookmark your site . You absolutely have fantastic posts. Appreciate it for revealing your web-site.

  2. I merely such as handy details you actually offer your content regularly. I most certainly will save your site in addition to have a look at just as before here frequently kumpulan youtube terbaru. I am just slightly i will probably be up to date many brand-new information proper the following! All the best ! for one more!

  3. Simply wish to say your article is as surprising. The clearness in your
    post is simply nice and i could assume you are an expert on this subject.
    Well with your permission let me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post.
    Thanks a million and please keep up the rewarding work.

  4. Very good website you have here butt I was wondering if you knew of any community forums
    that cover the same topics talked about here?

    I’d really love to be a part of community where I can get opinions
    from oter knowledgeable people that share the same interest.
    If yoou have any recommendations, please let me know.
    Kudos!

  5. I’ve been having issues with my Windows hosting. It has set me back quite a bit while making the next list. This is the current list that I have. I should add another list in less than a week. I’ll let you all know when the next list is ready. Thank you for your patience.

  6. hey there and thank you for your information – I have definitely picked up anything new from right here. I did however expertise some technical points using this website, as I experienced to reload the site a lot of times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google and could damage your quality score if advertising and marketing with Adwords. Well I’m adding this RSS to my email and can look out for a lot more of your respective fascinating content. Make sure you update this again very soon.

  7. Hey, I think your website might be having browser compatibility issues. When I look at your website in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, fantastic blog!

  8. Thank you, I have recently been looking for information approximately this subject for a while and yours is the greatest I’ve found out till now. However, what in regards to the conclusion? Are you certain concerning the supply?

  9. I haven’t checked in here for some time because I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I will add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  10. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this fantastic
    blog! I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS
    feed to myy Google account. I look forward to
    brand new updates and will share this site with my Facebook
    group. Talk soon!

  11. Its like you read my thoughts! You appear to grasp so much approximately this, such as you wrote the ebook in it or something. I feel that you just could do with some p.c. to drive the message house a little bit, but other than that, this is wonderful blog. An excellent read. I will definitely be back.

  12. I cling on to listening to the newscast speak about getting boundless online grant applications so I have been looking around for the top site to get one. Could you tell me please, where could i get some?

  13. Mega good! Interesting info over here. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before. I couldn’t resist commenting. I have spent some hours trying to find such tips. I’ll also share it with a couple of friends interested in it. I have just bookmarked this web. Now with the job done, I going to visit some live hot gay cams. Thank you very much!! Greetings from San Francisco!

  14. It is in reality a great and helpful piece of info.
    I am happy that you simply shared this helpful information with us.
    Please stay us uup to date like this. Thanks for sharing.

  15. I in addition to my friends happened to be studying the excellent solutions from your web page while before long developed a terrible suspicion I had not expressed respect to the blog owner for those techniques. Those guys are actually so joyful to learn all of them and have now in reality been making the most of these things. Appreciation for getting so kind and also for utilizing this form of tremendous topics millions of individuals are really desirous to be informed on. My honest regret for not expressing appreciation to earlier.

  16. My brother recommended I might like this website. He was once entirely right. This put up actually made my day. You can not imagine just how so much time I had spent for this info! Thanks!

  17. Terrific work! That is the type of information that are meant to be shared around the internet. Shame on Google for now not positioning this publish higher! Come on over and seek advice from my website . Thank you =)

  18. Hey there this is kind of of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding expertise so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  19. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s truly informative. I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

  20. Hey there! I understand this is kind of off-topic but I had to ask. Does managing a well-established blog such as yours take a large amount of work? I’m brand new to running a blog but I do write in my journal everyday. I’d like to start a blog so I can easily share my own experience and views online. Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for new aspiring blog owners. Appreciate it!

  21. I enjoy you because of all your effort on this website. My daughter enjoys managing investigation and it’s really obvious why. My partner and i learn all relating to the compelling manner you produce rewarding tricks on this website and in addition invigorate contribution from others on the idea so our favorite child is without question studying so much. Have fun with the rest of the new year. You are always doing a really good job.

  22. Its such as you learn my thoughts! You appear to grasp a lot approximately this, like you wrote the e book in it or something. I feel that you could do with some percent to drive the message home a little bit, however instead of that, that is wonderful blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

Deixe um comentário