UM BATE E VOLTA DE DUBROVNIK A MONTENEGRO

Montenegro, um país lindo!!

Montenegro é um país balcânico com montanhas escarpadas, vilas medievais e uma estreita faixa de praias ao longo de seu litoral do Mar Adriático. As Bocas de Cattaro, que se parecem com um fiorde, são repletas de igrejas costeiras e cidades fortificadas como Cátaro e Herceg Novi. O Parque Nacional do Monte Durmitor, que abriga ursos e lobos, abrange picos de calcário, lagos glaciais e o desfiladeiro do rio Tara, com 1.300 metros de profundidade. 

Montenegro, até três décadas atrás, fazia parte da  Iugoslávia. Após  inúmeros conflitos civis e religiosos, o país se desmembrou, assim como os demais outros sete países da região dos Bálcãs: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Servia, Eslovênia, Montenegro, e Kosovo, esse último ainda parcialmente reconhecido como independente da Sérvia.

Possui 13 mil km quadrados. Pensa!! muito pequeno, o dobro do Distrito Federal do Brasil. Mesmo com tão pouco espaço, Montenegro possui uma diversidade de paisagens e atividades com mar, montanha e muita história.

O maior aeroporto de Montenegro está em Podgorica, a capital do país, mas para chegar até lá, precisa fazer uma conexão em Belgrado ou Dubrovnik. Estávamos em Dubrovnik e optamos em fazer uma excursão de ônibus de 11 horas. Foi mesmo a melhor escolha. Dubrovnik está bem pertinho e em 2 horas já estávamos passeando por Perast, uma pequena cidade linda e encantadora. Comprei o passeio ainda no Brasil e paguei em reais pelo site: https://www.getyourguide.com.br/

Partimos de Dubrovnik pela manhã. Pontualmente no local previamente combinado, o ônibus nos pegou com  uma guia. Apreciamos as vistas da Cidade Velha e de seus arredores enquanto passeamos pela bela Zupa Dubrovacka e pela região de Konavle. Após cruzar a fronteira com Montenegro, seguimos pela pitoresca costa montenegrina. Durante a passagem pela Baía de Kotor, desfrutamos de uma parada na charmosa cidade de Perast.

A Baía de Kotor é a atração mais visitada do país. Ela é uma mistura de praia com Alpes. Muito linda, assim como todo o país de Montenegro. As montanhas nos acompanham por todo o trajeto.  Perast se estende por uma estreita faixa de litoral  por mais ou menos 1,5 km ao longo da orla marítima. O passeio mais procurado é o de barco pra conhecer a ilha de Nossa Senhora das Rochas.

Seguimos viagem para  Kotor.  A cidade  é famosa por suas tradições náuticas, sua frota comercial e pela imponente muralha da cidade. Caracterizada por ruas sinuosas e praças, a cidade velha medieval tem várias igrejas românicas, inclusive a Catedral de Kotor.

Kotor é sem dúvida alguma a cidade mais linda e procurada pelos turistas em Montenegro. Sendo uma das mais preservadas dos Balcãs. Estar lá é como se entrasse em um livro de contos de fadas. Sem contar que oferece tudo que o turista gosta de moderno. Inclusive, restaurantes que tem no mundo inteiro como o Hard Rock Café.

Foi apenas depois do final da Primeira Guerra Mundial, que Kotor passou a ser parte da Iugoslávia, e proclamou a sua independência no ano de 2006. Foi o último país a ficar independente do bloco ligado a Sérvia. Os russos eram os principais turistas em Kotor, a cidade tem mais de 2000 anos e devido à sua história e preservação da região, hoje é um dos patrimônios da UNESCO. Título mais que merecido!!!

Mesmo estando lá por 1 dia é possível conhecer todos os principais pontos turísticos. A parte antiga da cidade e mais importante é bem compacta e é possível conhecer em algumas horas. A Fortaleza que fica próxima às muralhas, mas com uma escadaria de mais de mil degraus, caso tenha disponibilidade e disposição de ir, também é possível subir em 45 minutos e terá a melhor vista da cidade.

Kotor é pequena em tamanho, mas tem um número enorme de igrejas. Uma que me chamou muito a atenção foi a Igreja de São Nicolau, uma igreja Sérvia Ortodoxa. Sua arquitetura difere das demais e trás um detalhe à mais na região.

Uma das praças mais conhecidas de Kotor é a Praça das Armas, com construções muito antigas. Possui uma torre, a Torre do Relógio, que funciona até hoje com os mesmos mecanismos do século XVIII.  Outra opção de praça bem legal é a de St. Tryphon, onde fica a Catedral de Kotor. O visual dessa praça é especial, porque une o antigo com a natureza intocável da região.

A Fortaleza de Kotor, fica no penhasco de San Giovanni, onde também tem uma igreja com o mesmo nome do santo.  Para subir até ela é necessário pagar uma pequena taxa em euros. No inverno é livre. Mas, se prepare porque os ventos castigam muito e pode acontecer de chover.

Depois que anoitece, a muralha de Kotor fica toda iluminada e dizem ser um espetáculo por si só. Não tivemos a oportunidade de assistir. Mas, mesmo em dias claros como foi o nosso caso a muralha, suas construções e suas praças floridas dá um toque todo especial à essa cidade encantadora.  Com certeza, estar lá  é mesmo um privilégio.

Andando por suas ruas e ruelas, nos deparamos com essa pequena fonte que ainda é utilizada por turistas e moradores, uma vez que a água é própria para consumo. Aproveitamos e enchemos nossas garrafinhas.

Montenegro é um país pequeno. Em quatro horas é possível cruzar o país  de  carro. As estradas estão todas em ótimas condições, mas a maioria das cidadelas não permitem o transito de veículos, o que dificulta um pouco para os motoristas. A segurança no país é um dos pontos altos. Quando acontece algo relacionado à insegurança é notícia por muito tempo.

Seguimos em direção a Budva. É famosa pelo núcleo antigo da cidade e pelas belas praias de areias limpas. Trata-se  de um dos principais destinos dos turistas quando visitam a Europa no verão, oferecendo uma vida de luxo sem igual, nessa região muitos artistas internacionais possuem casas de veraneio.

O centro histórico de Budva é pequeno, amuralhada e bem conservado.  A cidade é uma das mais antigas do Mar Adriático, com mais de 2500 anos. A entrada para o centro histórico está logo após um monumento chamado de Citadela (um forte), que é o mais famoso da cidade.

Budva possui excelentes praias e a melhor delas fica um pouco afastada do centro histórico. Mesmo assim as do centro da cidade ainda são muito boas, como a Richard ‘s head e a Slovenska. Elas são praias movimentadas, principalmente no verão europeu. A água é translúcida e morna, possui várias opções de barracas de praia. Claro que à um certo preço.

Em Kotor, observamos que  fomos encontrando gatos de todos os tipos. A cidade tem até o apelido de “Cidade dos Gatos”. Conta a lenda que os felinos são herança dos diversos navios mercantes que no passado deixavam gatos pela cidade. Os gatos eram colocados a bordo para combaterem os ratos dos porões de carga. Em uma praça tem comida e utensílios para os bichanos e fica lotado de gatos. Os turistas amam e brincam com eles. Tem associações que protegem e muitos fazem doações financeiras para manterem os felinos. De Budva, retornamos a Dubrovnik à tarde, fazendo um curto passeio de balsa no caminho.

QUANDO IR A MONTENEGRO

Mesmo com o aumento do turismo, a melhor época para visitar Montenegro ainda é na alta temporada, de Maio a Setembro. Para encontrar  os lugares mais vazios, o ideal é Março e Abril e final de Setembro e Outubro. Novembro a Fevereiro são meses muito frios.

O QUE FAZER EM MONTENEGRO

  • Perast
  • Baía de Kotor
  • Muralhas de Kotor
  • Centro Histórico de Kotor
  • Budva
  • Praias de Budva
  • Rio Tara
  • Ilha Nossa Senhora das Rochas

ONDE SE HOSPEDAR EM MONTENEGRO

Não ficamos hospedados em Montenegro. Ficamos em Dubrovnik e fizemos um bate e volta à Montenegro de excursão onde visitamos: Perast, Kotor e Budva. Valeu muito à pena!! Pois tivemos a oportunidade de conhecer o que há de melhor em Montenegro sem preocupar em dirigir ou olhar no GPS.  Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

Faça suas  reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário