BATISMO NO RIO JORDÃO – Israel

Olá Viajantes! Hoje é dia de batismo no rio Jordão,

O batismo de Yardenit é um local popular no extremo sul do Mar da Galileia. Neste local, ou ao sul deste local, foi o local onde Jesus foi batizado por João Batista, um evento importante na vida de Jesus.

Yardenit (“pequeno Jordão”) é um local de batismo popular. A água do local flui para o Rio Jordão e para o Mar Morto que está a cerca de 100 km. Alguns acreditam que este local seja o local real onde Jesus foi batizado por João Batista  e está escrito lá em Mateus 3: 13: “Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João

Muitos peregrinos cristãos param neste local e realizam cerimónias de batismos, muitos vem em pequenos grupos acompanhados de pastores ou padres. No nosso caso fomos entre a gente mesmo. O local é calmo e trás uma paz inexplicável. O lugar com a melhor energia positiva de Israel.

Yardenit está localizado na saída sul do Mar da Galileia, logo atrás do portão da represa que é usada nos invernos chuvosos para baixar o nível do lago. O local do batismo tem um amplo estacionamento, vestiários convenientes, escada para descer nas águas, restaurante e loja de souvenirs.

Para chegar até Israel, saindo de São Paulo, o percurso é um pouco longo e não há voos diretos. A viagem tem duração de 13 horas com escalas em países da Europa. O aeroporto mais utilizado e importante de Israel é o Aeroporto Internacional de Ben Gurion. https://www.telaviv-airport.com/

Assim que chegamos em Tel Aviv locamos um carro para termos liberdade de ir e vir e também para agilizar nossa estadia, já que nossa programação no país era bem extensa. Como o país é pequeno e as rodovias muito boas, tendo inclusive poucos pedágios, foi mesmo uma opção muito boa. Fizemos a locação do carro pela Rentcars, e deu tudo certinho.

Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

O rio Jordão marca a fronteira natural entre a Jordânia e Israel. Ao longo dos seus 360 quilômetros, esse rio mencionado nos evangelhos atravessa o sudeste do Líbano, Israel e desemboca no mar da Galileia. Em vários trechos do rio foram construídas capelas que lembram essa cena da vida de Cristo e diversas piscinas batismais que atraem milhares de fiéis do mundo inteiro para visitar esse lugar sagrado. Mas, não temos como negar que Yardenit é o lugar mais organizado.

Logo na entrada é possível ver vários mosaicos em azulejos com versículos bíblicos de vários países. Marcando assim a presença dos cristãos no mundo.

Sem dúvida, uma das experiências mais apaixonantes para aqueles que seguem as marcas de Cristo pela Terra Santa é receber o batismo no lugar onde a cerimônia teve origem.

Conforme dissemos, existem vários pontos onde se pode viver a experiência do batismo no Rio Jordão. Se você tiver alugado um carro, pode visitar por conta própria Yardenit (a mais de duas horas e meia de Jerusalém), Al-Maghtas (na Jordânia) ou Qasr el Yahud (ao norte do Mar Morto. Mas, realmente o melhor ponto é mesmo Yardenit.

Os fiéis dispostos a receber o batismo se amontoam em torno às piscinas naturais do Rio Jordão, usando  túnicas brancas e cantando ou orando em grupos ou individuais. É realmente uma visão surreal e apaixonante. Lindo!!!

O Rio Jordão recebe a cada dia milhares de turistas e peregrinos atraídos por esse lugar que é cenário de várias paisagens da Bíblia. Embora seja muito interessante ver a paixão com que os fiéis recebem o batismo, o Rio Jordão não é como a gente imagina. Na verdade é um pequeno riacho. Com águas esverdeadas limpas.

Existem vários tour organizados com guia que fazem o transporte saindo de várias cidades de Israel. Algumas excursões incluem a visita a outros destinos interessantes da Terra Santa. Nós optamos por fazer tudo sozinhos e deu tudo certinho. Confesso que antes de ir estudei muito a região, os percursos e o que fazer.

O Rio Jordão é citado em várias passagens na Bíblia. Desde os tempos remotos do Antigo Testamento onde Ló escolheu a área do Jordão porque percebeu o seu valor potencial. Depois Josué atravessou o Jordão com o povo de Israel atrás da “Terra Prometida”. Os  profetas Elias e Eliseu atravessaram o Rio Jordão com os pés enxutos. É realmente Deus sempre esteve presente fazendo milagres que ficaram conhecidos por todos os séculos nessa região.

O batismo é de graça e o único custo é o aluguel da bata de batismo e da toalha que são U$10 dólares. Mas, você também pode levar sua própria bata e toalha.  Lá eles tem chuveiro e vestiário para a comodidade dos turistas. Vi até pessoas que entraram de roupa e tudo. Quando estivemos lá foi no mês de Agosto  estava muito quente e a água do Rio Jordão estava com uma temperatura deliciosa. É possível ver vários peixinhos por todo lado.

A entrada do Yardenit é gratuita. Mas, também tem seu comércio. Logo na entrada tem  uma loja de souvenirs  onde fica o aluguel das batas e toalhas. Na loja tem de tudo que você imaginar, lembrancinhas, água engarrafada do Rio Jordão, bolachas, chocolates, doces, camisetas, echarpes, bonés e muito cosméticos feitos com água do Mar Morto.

Logo na entrada é possível ver um mural com  várias fotos de pessoas famosas que já passaram por lá. Um letreiro com o nome do local que também é bem disputado para tirar uma foto.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE YARDENIT

De março a novembro

  • sábado a quinta das 8h ás 18h
  • sexta das 8h ás 16h

De dezembro a fevereiro

  • sábado a quinta das 8h ás 17h
  • sexta das 8h ás 16h

O site é : http://www.yardenit.com/visit/opening-times

ONDE FAZER O BATISMO NO RIO JORDÃO

Alguns estudiosos dizem que o local exato onde Jesus foi batizado está na  Cisjordânia na região de Jericó, onde está localizado o Qsar El Yahud. No entanto, as águas são escuras e barrentas e o local não tem tanta estrutura como Yardenit. Sem falar nas várias minas enterradas que tinha na região. Isso fez com que os turistas fossem proibidos de ir. Hoje está liberado. Mas, a procura maior é mesmo por Yardenit.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para  Israel é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

1 comentário em “BATISMO NO RIO JORDÃO – Israel”

Deixe um comentário