PRETÓRIA – África do Sul

Olá Viajantes,

Pretória é a capital executiva da África do Sul e está localizada a cerca de 60 km de Joanesburgo. A cidade não é tão movimentada quanto Joanesburgo, mas estando lá vale a pena fazer um bate e volta e conhecer seus pontos turísticos e sua história. Afinal é em Pretória que fica a sede da presidência sul-africana.

Chegamos na África do Sul vindo de Guarulhos em voo direto. Ficamos uma semana em Cape Town, cidade linda, outra semana em Joanesburgo. Dê uma olhadinha aí nos posts, para ir em Pretória fretamos um passeio diretamente na recepção do nosso hotel em Joanesburgo para levar no Lion Park e Safári e Pretória. Sendo um passeio de dia inteiro. Achamos bem interessante e valeu o custo-benefício.

Caso opte em ir de transporte público, há uma estação do Gautrain (estação de trem) em Pretória. O trem é muito bom e tem várias estações em Joanesburgo. No entanto ao chegar em Pretória, os pontos turísticos estarão distantes uns dos outros e a cidade não é muito segura.

Outra opção é o aluguel de carro. Caso opte por esta opção, prefira fazer através do site do Rentcars.com. Com isso pagará pelo cartão de crédito ainda no Brasil e ficará isento de IOF.

Nossa primeira parada assim que saímos do Lion Park e Safári.   Chegamos ao Monumento  Voortrekker (Voortrekker Monument) que é um edifício criado para homenagear os imigrantes pioneiros que deixaram a Cidade do Cabo e ocuparam o interior da África do Sul.

O edifício de granito de 40 metros de altura começou a ser construído em 1937 e está localizado em uma reserva natural. É bem imponente e fica no alto de uma colina, com uma escadaria para subir. É necessário adquirir os ingressos. Mas, pode ser adquirido na hora e é bem baratinho. Possui estacionamento amplo e muito verde e tudo bem cuidado.

Assim que subimos as escadarias, nos muros tem umas imagens de carroças esculpidas, que deram um toque todo especial ao local. Tem um museu, jardins e esculturas. No topo do edifício na parte externa é possível avistar Pretória.

O ideal é  visitar o lugar com um guia para entender melhor a história dos imigrantes. Uma história que  não é muito conhecida de nós brasileiros. Nosso guia era um expert  no assunto. Uma estátua de bronze de uma mulher com duas crianças, simboliza a força, perseverança e sacrifícios das mulheres durante as batalhas que enfrentaram.

Quando os Holandeses começaram a explorar a área, encontraram uma tribo local e depois de diversas negociações sem nenhum acordo ocorreu uma batalha no Blood River (Rio de Sangue). Os Voortrekkers por sua vez colocaram suas carruagens em círculo para se protegerem e proteger suas famílias, e fizeram um pedido aos Deuses que que se ganhassem a batalha construiriam um monumento em vossa homenagem no lugar que fosse de sua escolha. Por fim acabaram ganhando a batalha e posteriormente construíram esse monumento.

Do lado de fora tem um símbolo e os dizeres: Quo Vadis? que em Latim quer dizer: Para onde vais? De lá seguimos para a  casa do antigo presidente Kruger e a Church Square, praça que reúne muitos edifícios bonitos. Tivemos sorte de conhecer Pretória na época que os jacarandas estavam floridas. Estávamos em outubro!

O Museu Kruger, é a antiga residência do presidente Kruger. Quando os britânicos invadiram a República Transvaal por volta da virada do século XX, o presidente Kruger liderou a resistência contra eles. A casa é  grande sem muita ostentação, mas bem cuidada e ainda está com todo o mobiliário da época. Possui 2 leões na entrada que foi doado por um magnata da mineração.

Dentro do museu é possível estudar a vida de Kruger, acompanhar toda a sua luta contra o imperialismo britânico e refazer sua jornada pela Europa depois que foi exilado até a sua morte na Suíça em 1904.

Do lado de fora tem até o vagão de trem que ele utilizava, exatamente como era na época. Depois de sua morte um genro comprou a residência e a transformou em uma Pousada com o nome de Pousada Presidência. Posteriormente foi transformada em uma Maternidade. Logo depois que a Holanda enviou todo o seu mobiliário para a África do Sul, chegou finalmente a hora de transformar a casa em Museu. O site é: https://ditsong.org.za/

Do outro lado da rua está a igreja em que ele foi velado. Uma igreja muito bonita e estava ainda mais com as árvores floridas, a Igreja Reformada de Pretória (GKSA)  Pretória, é uma das três capitais do país. Cidade do Cabo é a capital legislativa, Bloemfontein a capital judicial e Pretória Capital Executiva. Tem aproximadamente 2 milhões de habitantes e é considerada a capital mais ensolarada do mundo. Recebendo aproximadamente 3.300 horas de sol por ano, uma média de 9 horas por dia.

Museu de História Natural é um lugar para quem quer pesquisar mais a história da África do Sul e também da humanidade. É neste museu que está o  “Mrs  Ples”. Descoberto em 1947, este crânio fossilizado provavelmente pertenceu a um dos primeiros ancestrais da humanidade tem também algo muito valioso  um fragmento de rocha lunar doado pela Casa Branca ao Museu. O ingresso é barato, algo em torno de 10 a 15 reais.

Chegamos na Church Square. É o centro histórico da cidade, um antigo ponto de encontro popular para os agricultores. Hoje é uma praça com os prédios em estilo vitoriano mais antigos e majestosos da cidade. Lá está também o tribunal onde Nelson Mandela foi condenado por prisão perpétua.

O trânsito é intenso, muita gente na rua, vários pedintes. A cidade é dos negros, não vi nenhum branco. Não que isso seja um problema para nós. Mas, em se tratando de um país que veio do Apartheid, a impressão é que ainda existe. No centro da Church Square há uma bela estátua de Paul Kruger.  Mesmo dando a impressão que a região precisa de mais atenção a visita, com certeza!

A Igreja que dá nome à praça não é tudo que falam, achamos essa mais bonitinha. Não descemos na praça. O nosso guia apenas parou e esperou que fotografássemos. Ele não achou seguro. O  Pretoria Art Museum dizem que é um local imperdível, toma o espaço de um quarteirão e está em um Park. Não fomos!

Enfim chegamos no Union Buildings. A sede executiva do governo da África do Sul. É um prédio bonito com uma arquitetura atraente e imponente. Com belos jardins e no meio uma estátua de Nelson Mandela, gigantesca, simbolizando a união dos povos.

Não é possível entrar dentro do prédio, mas pode passear pelo jardim e observar sua bela arquitetura. Fica bem movimentado, cheio de habitantes e alguns turistas.

Os Union Buildings foram palco de muitos eventos importantes, um deles a marcha das mulheres africânderes para os Union Buildings em 1915, para pedir a revisão das sentenças de prisão para aqueles que se rebelaram contra a decisão do governo de participar da Primeira Guerra Mundial. Quarenta anos depois, em 1956, cerca de 20.000 mulheres, protestando contra as leis do apartheid, realizaram uma procissão nos Prédios da União para entregar um memorando ao ministro.

O primeiro ministro não estava na cidade, portanto as mulheres ficaram amargamente desapontadas por não poderem entregar a petição ao próprio primeiro ministro. Isso ficou conhecido como a Marcha das Mulheres e tem um memorial nos jardins também.

O Union Building não foi apenas um local de protesto, mais tarde serviu como local para muitos eventos importantes na África do Sul, como a inauguração do primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul, Nelson Mandela.

Lá do alto é possivel avistar o Monumento  Voortrekker que está muito distante. Enfim!! esta região é de cair o queixo. Muito bonita e está tudo limpo e conservado e o melhor nos sentimos muito seguros. Em 2013, uma estátua gigante de Nelson Mandela com os braços abertos em sinal de conciliação e um amplo sorriso foi inaugurada, diante da sede do governo sul-africano  um dia depois do enterro do ícone da luta contra o apartheid.

 

Durante a inauguração diante do Union Buildings, o presidente sul-africano Jacob Zuma usou um controle remoto que não funcionou e trabalhadores tiveram que retirar com as mãos a tela que cobria a estátua, revelando um Mandela de 4,5 toneladas de bronze e nove metros de altura. Custou 800 mil dólares.

O QUE FAZER EM PRETÓRIA

  •  Menlyn Shopping Centre
  • Brooklyn Mall
  • Pretoria National Botanical Garden 
  • Groenkloof Nature Reserve 
  • Pretoria Art Museum
  • Church Square
  • Union Buildings
  • Voortrekker Monument
  • Freedom Park

QUANDO IR A PRETÓRIA

Janeiro até maio e agosto até dezembro,  pouco precipitação. A temperatura média mais alta em na Pretória é 29°C em janeiro e a mais baixa de 19°C em junho. O tempo e clima de

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário