HELSINQUE, A MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA SE VIVER

Helsinque, a melhor cidade do mundo para se viver

 

Helsinque, a capital da Finlânida com mais de 620 mil habitantes. Localizada no Golfo da Finlândia, com um clima que na maior parte do ano faz muito frio, não impede que a cidade seja  uma das mais habitáveis capitais do mundo. Helsinque é composta por várias ilhas. As mais importantes são: Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari e uma ilha que é uma fortaleza, a de Suomenlinna. Helsinque, a melhor cidade do mundo para se viver. Sim, já ganhou esse título por várias vezes. 

Chegamos em Helsinque vindo de Estocolmo na Suécia. Veja o nosso post aqui no Blog sobre a cidade: http://andiamoblogviagens.com.br/estocolmo-a-helsinque-de-barco/   Viemos de navio, durante a noite e foi uma experiência muito boa. Veja tudo como foi nossa travessia, através do post:http://andiamoblogviagens.com.br/estocolmo-a-helsinque-de-barco/   Assim que desembarcamos no Olympia Terminal, seguimos a pé para a imobiliária, onde iríamos pegar as chaves do flat que ficamos hospedados. Antes porem, pegamos um mapa da cidade no Terminal.

Na saída do Terminal seguindo pela calçada em direção ao centro,  já se avistam vários pontos turísticos e muitas opções de como conhecer a cidade. Ela é rodeada de água.  Uma boa dica é fazer um passeio de barco. Existe a modalidade de Hop-on Hop-off, de  barco ou de ônibus ou até os dois combinados. Adquirindo um dos bilhetes, se pode andar e descer quantas vezes quiser durante um período de 24 horas ou 48 horas, a um custo de 30 euros. Ônibus e barco a 39 euros. Como a cidade não é muito grande e o transporte público muito bom, um dos motivos de Helsinque, ser a melhor cidade do mundo para se viver, resolvemos fazer tudo por nossa conta.

Caso prefira fazer os percursos de carro ou queira se deslocar para locais mais distantes, uma boa solução é locar um carro. Faça isso pela Rentcars, ainda no Brasil e fique livre de pagar IOF, já que poderá pagar em reais no cartão de crédito.

           

No final da calçada está a Praça do Mercado, onde no final do dia fica lotado de barracas, com peixes frescos e tudo a um preço bem camarada. Como ainda era cedo, estava vazio. Mas, possui barracas gastronômicas tradicionais na cidade, artesanatos, lembrancinhas. Funciona diáriamente das 6:30 da manhã às 18:00 horas.

Um pouco mais a frente da Feira está o Old Market Hall, ou Mercado Central de Helsinque. Um bonito prédio que funciona desde 1888. Vendem de tudo: peixes, queijos, mariscos, vegetais, bolos, cafés  e tudo que geralmente vendem em um bom Mercado. Funciona de segunda a sábado das 8:00 às 18:00 horas.

A arquitetura da cidade é bem bonita e diferente de outras capitais da Escandinávia. A cidade é bem sinalizada e as pessoas andam muito a pé ou de bicicleta. O trânsito não é intenso, já que o transporte público é de excelência.

Nosso Flat era bem pertinho de um parque, o Vanhankirkko, onde está localizado a Igreja Velha, que nem parece tão antiga. É cercada pelo antigo parque da igreja, antigamente um cemitério. Não há enterros no parque desde 1919, mas de acordo com Sirkka Impolan, diretora dos arquivos da cidade de Helsinque, mais de 10.000 mortos foram enterrados na área do Old Church Park por mais de 130 anos.  Muitos devido a uma peste de 1710.  Hoje em dia o parque é usado para picnic, caminhadas e recreativamente. Ainda existem 48 lápides, de pessoas importantes de Helsinque.

É muito fácil se locomover em Helsinque com o transporte público, não é à toa que na cidade já se fala em  uso zero de carros em 2025. O bilhete unitário, que pode ser usado em ônibus, trem, barcos e nos bondes elétricos, que são vários, custa 2,90 euros. Se deixar para comprar dentro do transporte passa para 3,20. Caso vá utilizar muitas viagens, o melhor é comprar o bilhete que custa 9,00 euros, mas lhe dá o direito de andar ilimitadamente por 24 horas. A estação de ônibus que também é de metrô, é na verdade um shopping muito bom.

 

O Music Center já chama atenção pelo lado de fora, sua arquitetura moderna impressona. Do lado de dentro tem o Museu da Música  Filarmônica da Finlândia. O local oferece diversas opções de cultura e lazer. Possui exposições e apresentações musicais. Fica em uma região com vários outros pontos turísticos próximos a Estação Central. Se pode conhecer tudo a pé. O site é: https://www.musiikkitalo.fi/

Em frente o Music Center está o Parlamento da Finlândia que é um edifício bem imponente. Com arquitetura neoclássico, construído entre 1926  a 1931. Com seus belos 5 andares e 14 colunas na fachada, é observado a distância. Possui um belo jardim na sua parte externa, que é muito fotografado. Os 200 parlamentares se reúnem no grande hall do segundo andar.

A alguns metros do Parlamento está a Estação Central de Helsinque. Lá se faz ligação com os bondes elétricos e com o metrô de Helsinque. O prédio é muito bonito, tanto por dentro quanto por fora. As duas estátuas na frente da estação chamam atenção pelo seu tamanho, assim como a torre do relógio. O site é: https://www.vr.fi/cs/vr/fi/etusivu

A parte de dentro da estação é bem espaçosa e movimentada. Com grandes lustres e um pé direito enorme.

Construída em estilo Art Nouveau, é uma das mais famosas obras do arquiteto finlandês Eliel Saarinen. Existe uma passagem subterrânea, que se pode ir da Estação Central de Trem até aos shoppings Fórum e Kamppi, que é onde está a Estação de ônibus e metrô. Com isso sua população durante o inverno não precisa ir ao relento.

 

Em frente a Estação Central está o Museu Nacional da Finlândia. Possui um edifício que parece um castelo medieval. Outro importante museu histórico na cidade é o Museu da Cidade de Helsinque, que conta a história de Helsinque nos últimos 500 anos. A Universidade de Helsinque  também tem  muitos museus importantes.

Outra parada obrigatória é no museu mais famoso da cidade, o Ateneum. Só o prédio já vale uma visita. Nele se pode admirar a arte finlandesa desde XIX. Promove vários eventos culturais, lojas cafeteria e é um lugar muito agradável. Funciona das 10:00 às 16:00 horas às terças e sextas feiras. Quartas e quintas das 10:00 às 20:00 horas. Sábados e domingos das 10:00 às 17:00 horas. Verifique a programação do museu, o site é: https://ateneum.fi/

Próximo ao Museu, estão várias ruas charmosas e bem movimentadas, com lojas de griffes famosas e bons restaurantes. Várias delas são dedicadas exclusivamente a pedestres e isso é um convite a caminhar e curtir a cidade como ela merece.

 

Uma grande avenida que leva  de Erottaja Square para a Praça do Mercado, está uma grande área verde. Muito bem cuidada, com flores, estátuas e muita gente passeando. É o Parque Esplanadi, localizado  entre  duas ruas é muito ativa no verão, Há também inúmeros artistas de rua fazendo seus espetáculos. Possui um Café  famoso e muito charmoso, o Café Kappelli.  Há uma estátua de Johan Ludwig Runeberg, que é o ponto principal do parque.  O parque foi originalmente inaugurado em 1812.

Indo em direção à Praça do Mercado, do lado esquerdo está a Praça do Senado. Um dos pontos mais significantes de Helsinque. Nesta praça enorme estão vários prédios políticos, educacionais, religiosos e culturais. O Palácio do Conselho de Estado é a sede do Senado Finlandês.

Na Praça do Senado, sempre ocorre alguma atração promovida pela prefeitura ou mesmo pela população. Até Vários acontecimentos ocorreram no local, desde concertos, exposições de arte e concursos de esculturas de gelo, ou competições de snowboarding.  O site é: https://www.hel.fi/helsinki/fi

No lado oposto está o edifício  Central da Universidade de Helsinque. Erguido em 1832.

Do lado norte da praça, em posição de destaque, está a principal atração da praça e talvez da cidade. Originalmente construído como uma homenagem ao Czar Nicolau I da Rússia, o templo era conhecido como Igreja de São Nicolau até a independência da Finlândia, em 1917.  De denominação Luterana, a Catedral de Helsinque está em um ponto mais alto da praça, acima de grande escadaria.

De estilo neoclássico, a igreja destaca-se por suas cinco cúpulas verdes e recebe, todos os anos, cerca de 300 mil visitantes. A parte interna é bem simples, como são as igrejas luteranas.  A entrada é gratuita.

Possui um órgão maravilhoso, que se destaca no fundo da igreja.

Caminhando pelas ruas atrás da Praça do Senado, ainda existem vários prédios públicos lindos e muito bem cuidados.

 

Do lado oposto da Praça do Mercado, seguindo pela avenida que passa ao lado do Parque Esplanadi, está o Design Museum de Helsinque. Dedicado à exposição de design finlandês e estrangeira, incluindo design industrial, moda e design gráfico. O edifício é muito bonito em estilo neogótico e é de propriedade do governo finlandês. O museu é um dos mais antigos do mundo, fundado em 1873. O site é: http://www.designmuseum.fi/fi/

A Galerii Forsbom é uma galeria muito interessante. Oferece exposições de arte contemporânea de altíssima qualidade. Artistas finlandeses e internacionais fazem exposições nesta casa. Localizada próxima ao Museu do Design e o site é: http://www.galerieforsblom.com/ dê uma olhadinha na programação.

Temppeliaukio kirkko, a Igreja de Pedra de Helsinque, capital finlandesa

Temppeliaukio kirkko, a Igreja de Pedra de Helsinque, capital finlandesa. Créditos: Jonathan / Fonte: Flickr  

A Igreja de Pedra, Temppeliaukio Kirkko, é uma igreja escavada diretamente na rocha.  Trata-se de uma igreja luterana que é quase totalmente subterrânea, apenas parte da cúpula pode ser vista na superfície. Possui uma excelente acústica. Não deu tempo de visitá-la, mas aí vai uma foto do site Flickr.

A igreja  luterana de S. John é uma das mais bonitas de Helsinque. Localizada em uma colina bem pertinho do museu do Design. Em estilo neogótico, de longe se avista as torres gêmeas de 74 metros.   É a maior igreja  na Finlândia pela capacidade de assentos.

Em frente à Praça do Mercado ainda temos várias atrações imperdíveis. Uma delas é a parte que estão as piscinas e a Roda Gigante, sem falar da charmosa ponte com alguns cadeados que os turistas colocam com o objetivo que atendam seus desejos.

Uma marca da dominação russa na Finlândia, com certeza é a Catedral Ortodoxa de Uspenski. É enorme e dizem ser a maior do tipo na Europa Ocidental. Com belas cúpulas  verdes e douradas com fachada em tijolos vermelhos. O local não é muito atraente, mas de vários pontos se pode avistá-la. Principalmente quando chegamos de navio.

A Roda Gigante ou Finnair Skywheelé outro ponto muito procurado pelos turistas. De lá a vista da cidade é incrível! Dentro da cabine cabe até oito pessoas  e o passeio dura entre 10 e 12 minutos.

Em frente a roda gigante está a Piscina Allas de Helsinque. Uma das  piscinas usa água do  mar filtrada e a temperatura é bem gelada. Mas as duas piscinas de água doce  são mantidas a uma  temperatura de 27 graus Celsius. Estávamos no mês de junho e pela manhã estava bem frio. Acreditem! Tinha alguns nadadores na piscina gelada,  Parece que eles não se importam com água gelada!!

Alem, das piscinas, o complexo que em sua maioria é todo feito de madeira, apresenta saunas, um pavimento flutuante, bares, lanchonetes e um deck por onde se pode admirar o movimento dos barcos e obter uma bela vista de alguns pontos de Helsinque, inclusive da bela Catedral. As saunas são aquecidas a fogões a lenha, uma masculina e feminina. O complexo fica aberto durante todo o ano e se preparem caso vá no inverno. O vento é constante neste local. Mesmo em junho a noite as pessoas ficam no deck envolvidas em cobertores.

Estando em Helsinque, não deixe de fazer um bate-volta para Tallin, na Estônia, ou mesmo aproveitar e ficar uma diária na cidade. Ela é linda! e muito fácil de conhecer.  O terminal que sai o barco em direção a Tallin, fica próximo às piscinas, e não é o mesmo que desembarcamos vindo de  Estocolmo. Outra informação importante é que na Finlândia as bebidas são controladas e são vendidas apenas em lojas específicas e são muito caras.

Saímos de Helsinque, pela Estação de Ônibus, que por sinal é muito organizada. Fomos para St. Petersburgo. A viagem foi muito tranquila. As estradas da Finlândia são excelentes, as da Rússia nem tanto.

QUANDO IR A HELSINQUE

O clima de Helsinque é bem frio, devido à influência do Mar Báltico. Janeiro e Fevereiro as temperaturas ficam na maioria dos dias em   menos 5 graus. Mas, em alguns dias pode chegar a menos 20 graus. A neve é comum e cai entre Novembro e Março. Os dias no inverno são curtos e escuro. Em junho, julho e agosto as temperaturas sobem e ficam entre 19 e 21 graus. Os melhores meses para visitar a cidade, caso queira fugir do frio rigoroso, são os meses de Maio a Setembro.

Ficamos hospedados no Stay Finland Apartaments, o site é: http://stay-finland-apartments-helsinki.hotels-helsinki-fi.com/en/  Fizemos as reservas pelo Booking.com e pagamos 90 euros a diária. Faça suas reservas pelo Booking.com através do nosso Blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda encontrará excelentes ofertas.

Booking.com

O QUE FAZER EM HELSINQUE

  • Museu Nacional da Finlândia
  • Museu da Cidade
  • Teatro Nacional Finlandês
  • Teatro da Cidade de Helsinque
  • Teatro Sueco
  • Museu de Arte Clássica Ateneum
  • Museu de Arte Clássica Finlandesa
  • Museu Kiasma
  • Museu de Arte Moderna
  • Praça do Mercado
  • Praça do Senado
  • Catedral de Helsinque Tuomiokirkko
  • Roda Gigante
  • Piscinas Allas de Helsinque
  • Fortaleza de Suomenlima
  • Catedral Ortodoxa Uspensky
  • Palácio do Governo
  • Universidade de Helsinque
  • Desigh District
  • Casa de Concertos da Finlândia
  • Parlamento
  • Estação Central
  • Parque Esplanadi
  • Mercado de Helsinque
  • Igreja Velha
  • Igreja St John
  • Igreja Tempplliauko

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

 

4 comentários em “HELSINQUE, A MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA SE VIVER”

  1. After study a few of the blog posts on your website now, and I truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Pls check out my web site as well and let me know what you think.

Deixe um comentário