BONITO – Mato Grosso do Sul

Olá Viajantes,

Bonito é uma cidade localizada no estado  de Mato Grosso do Sul, conhecida mundialmente pelo seu ecoturismo. Com rios de águas translúcidas e repletos de peixes, abismos enormes, cavernas cobertas de estalactites, lagos subterrâneos e muitos animais silvestres para apreciar.

Localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande. Possui aeroporto que tem 5 voos semanais pela Azul. Mesmo assim, ainda é mais prático e mais barato utilizar o Aeroporto de Campo Grande.

Caso desembarque em Campo Grande, é possível alugar um carro ou seguir de  ônibus partindo da rodoviária de Campo Grande ou com o transporte compartilhado que sai do próprio aeroporto.

Se a opção escolhida foi o aluguel de carro, prefira fazer pela Rentcars, um site muito interessante que faz um orçamento pelas várias locadoras, lhe indicando o melhor custo-benefício.  Será muito mais fácil e poderá ser financeiramente mais viável, já que o transporte compartilhado é pago por pessoa e um único carro comum pode acomodar até 5 passageiros.

A  parte urbana de Bonito é pequena, cerca de 25 mil habitantes e é possível fazer tudo a pé. No entanto, os passeios ficam em diferentes áreas e bastantes afastadas uma das outras. Um destino de ecoturismo com dinâmicas muito diferentes de outras partes do país. Tudo muito organizado e as atividades são realizadas na companhia de um guia turístico.

Foi implementado nas agências turísticas de Bonito um Voucher Único, que é um sistema compartilhado pelas agências e as atrações. Através desse sistema o turista agenda seu passeio, com dia e hora marcada. Como as atrações tem número limitado de visitantes, não tem como fazer de última hora. Fique ligado!! Ah! os preços são tabelados e variam de acordo à época do ano.

É importante visitar ao menos um parque de cachoeiras, uma caverna e fazer uma flutuação. Isso é o básico!!  São cerca de 50 passeios credenciados. Mesmo que já tenha feito o passeio, tenha certeza que se fizer novamente será uma nova experiência.

O preço do voucher varia de R$ 25, entrada para o Balneário Municipal (baixa temporada), a R$ 891, para o mergulho no Abismo Anhumas. Nos informaram que esses preços  nem sempre camaradas, representam todo o valor agregado aos produtos turísticos para oferecer o melhor atendimento ao turista. Isso é verdade!! Tudo é muito organizado e dentro do politicamente correto. Uma das boas agencias é a ABN, o site é: https://www.agenciaabn.com.br

Como os passeios em Bonito são feitos sempre junto à natureza, estar em um número limitado de visitantes, proporciona um contato mais intenso com a natureza, ficando assim muito mais prazeroso e sem tumulto.

Boa parte dos passeios  são  em propriedades particulares, que são como grandes fazendas. Geralmente já está incluso almoço. Dentro das mesmas já é possível realizar várias atividades, como banho em lago, boia cross, caiaque, tirolesa, flutuação e várias trilhas. O turista escolhe o que lhe é mais atraente.

O Boia Cross é uma atividade tranquila e que pode ser feita à partir de 7 anos de idade. Nele se é levado pelo fluxo do rio através de boias individuais.  É um passeio muito agradável.

Pode ser feito em vários locais como o Parque Ecológico, Hotel Cabanas e outros. Todos são feitos com guias preparados para qualquer eventualidade e posso garantir que isso acontece!! Nem sempre as coisas saem como planejamos. kkkkk

Às vezes pode dar errado!!! Mas, nada que atrapalhe o passeio. Vida que segue!! kkkk

Um dos passeios mais conhecidos sem dúvida é o de flutuação em um dos rios da região, o Rio Sucuri é maravilhoso. Considerado o mais cristalino do Brasil. Alem dos belíssimos peixes é possível sentir o contato intimo com a natureza e a flora que é bem diferente do que estamos acostumados a ver nas grandes cidades.

Outro local sensacional e bem mais próximo da cidade é a Flutuação feita no Rio Baía Bonita no Aquário Natural. Sim!! Acreditem! A sensação é que se está em um aquário. Possui muita vegetação aquática e várias espécies de peixes.

Já no Rio da Prata alem da Flutuação é possível fazer uma caminhada na mata. Também possui boa luminosidade e variedades de peixes.

As cachoeiras de Bonito tem várias formas e tamanhos e estão espalhadas por vários pontos. Geralmente os banhos são feitos depois de uma boa caminhada pelas trilhas. Felizmente! Porque a água é bem geladinha.

O Rio Salobra possui uma bela cachoeira, o Boca da Onça. O percurso é um pouco longo, cerca de 5 km. No entanto é belíssimo! Pois passa por 8 cachoeiras. Uma delas é possível admirar toda a sua beleza por uma fenda na pedra por trás dela. Opções de cachoeiras não faltam.

Bonito apesar de pequena, exibe uma boa culinária. Entre os principais pratos da região está o jacaré. Por falar nele!! Olhe ele aí!! Uma surpresa não muito agradável e que felizmente não estávamos mergulhando. Eles estão por todo lado, nem sempre à vista do turista.

Alem dos excelentes passeios se tem a possibilidade de admirar animais silvestres. Se pode deparar com  com araras, tucanos, tamanduás, macacos, jacarés ou até com uma sucuri. Um local lindo  é o Buraco das Araras. Lá é possível socializar com várias delas e de cores diferentes.  É belíssimo!!!

Os Macaquinhos também gostam de fazer o seu show !! Como em qualquer lugar é bom ter cuidado com seus pertences. Eles gostam de surrupiar algo e fugirem para a mata.

Localizado a 12 km de Bonito, o Passeio de Bote no Eco Park é realizado no Rio Formoso em botes infláveis com capacidade de até 12 pessoas. São aproximadamente 5 Km de trajeto descendo o rio e passando por 3 cachoeiras e 1 corredeira, com uma parada para banho. Acompanhado de monitores especializados, o bote possui cordas laterais para  se segurar com as duas mãos e evitar a queda. Haja aventura!!!

Enfim, o passeio mais famoso, a  Gruta do Lago Azul. Uma caverna com um lago de coloração azulada que chega a ter 90 metros de profundidade. Outra lagoa que possui caverna é a Lagoa Misteriosa, considerada uma das mais profundas do país, com mais de 220 metros.

Com um cenário impressionante, essa é uma visita que não deve faltar em seu roteiro na cidade de Bonito. É visitado com a presença de um guia e exige uma descida com cerca de 300 degraus. Mas, isso pode ser feito vagarosamente  admirando toda a sua beleza. Com formações muito antigas e uma água de coloração lindíssima!!

Bonito tem uma rede hoteleira variada, possui hospedagens para todos os gostos e bolsos.  Os hotéis estão por várias regiões da cidade. O ideal é ficar próximo ao centro e poder andar a pé pela cidade. Ao fazer suas reservas procure um que tenha piscina, principalmente se for no verão. Os passeios podem ser cansativos e ter uma piscina para relaxar é uma boa ideia.

Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

QUANDO VISITAR BONITO

Bonito é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro. A região tem duas estações bem definidas: chuvosa (verão) e seca (inverno). A alta estação ocorre durante o verão, mas no inverno as águas ficam ainda mais cristalinas. Nos períodos de outono e primavera o fluxo de turistas é menor e os preços mais baratos.

O QUE FAZER EM BONITO

  • Observar animais silvestres
  • Arvorismo
  • Tirolesa
  • Caiaque Duck
  • Rapel
  • Boia Cross
  • Cachoeira Boca da Onça
  • Cachoeira Buraco do Macaco
  • Parque das Cachoeiras
  • Cachoeiras Serra da Bodoquena
  • Estância Mimosa
  • Lagoa Misteriosa
  • Flutuação
  • Abismo Anhumas
  • Gruta do Lago Azul
  • Rio da Prata
  • Rio Sucuri
  • Grutas de São Miguel

O QUE NÃO PODE FALTAR

Estar disposto e com boa saúde, lembre-se que o passeio é ecológico. Leve para os passeios:  binóculos, câmera fotográfica, papete, água, chapéu ou boné, protetor solar e repelente.

VIDA NOTURNA

Ás 19 horas não deixe de assistir o Projeto Jiboia. Um espetáculo de um homem com uma cobra enrolada no pescoço. Faz um show de 1 hora, falando sobre a preservação ambiental. Criador de cobras Henrique Naufal, um paulista que descobriu a exótica paixão por serpentes em uma viagem à Austrália. No fim, ele mostra como o bicho é dócil, colocando-o no ombro dos turistas para uma foto. Depois siga para um dos restaurantes típicos de Bonito.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

4 comentários em “BONITO – Mato Grosso do Sul”

  1. Hi there very cool web site!! Man .. Beautiful .. Superb .. I’ll bookmark your web site and take the feeds also…I’m happy to search out so many useful info here in the submit, we need work out more strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .

  2. Magnificent items from you, man. I’ve take into accout your stuff prior to and you are just too excellent. I really like what you have acquired here, certainly like what you’re saying and the best way in which you assert it. You’re making it enjoyable and you continue to care for to keep it smart. I can’t wait to read far more from you. This is really a tremendous web site.

  3. I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike.

  4. Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything. Do you have any tips for first-time blog writers? I’d genuinely appreciate it.

Deixe um comentário