INHOTIM – Minas Gerais

Olá Viajantes,

Hoje vamos dar uma pausa em cidades  e vamos falar de um  parque que é quase uma cidade de beleza e arte. O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. Está entre os mais bem conceituados do mundo. Fica bem pertinho de Belo Horizonte a 60 km e a 5 de Brumadinho. Com 20 galerias distribuídas em 3 rotas: amarela, rosa e laranja e um jardim botânico com várias espécies nativas e a maior coleção de palmeiras do mundo (1500), com 5 lagos ornamentais e uma área de visitação de 97 hectares. É realmente um paraíso.

SMLXL

 Igreja Matriz de São Sebastião em Brumadinho

O ideal quando for a Inhotim é mesmo dormir em Brumadinho, uma cidade de cerca de 30 mil habitantes. Não tem muitos atrativos, mas você ganha tempo e já amanhece próximo ao Intituto Inhotim (5 km). Ficamos hospedados em uma charmosa pousada, Pousada Verde Villas, muito boa e com uma vista da Serra maravilhosa. Café da manhã tipico mineiro que estava realmente delicioso. Fiz a reserva pelo Booking.com e paguei 225,00 reais.



Booking.com

SMLXL

 Um dos belos casarões de Brumadinho

Chegamos em Brumadinho vindo de Belo Horizonte pela Br-262 até a entrada para Br-381, andamos mais ou menos uns 5 km e pagamos a entrada para Mario Campos e Brumadinho, passando por baixo do viaduto, seguir por uma estradinha, MG-040, sem acostamento por 21 km. A cidade de Brumadinho fica rodeada de serras. Logo após Mario Campos é só seguir as indicações na rodovia que não tem erro. Logo pela manhã nos dirigimos a Inhotim. Tem indicações na cidade e não tem erro. O ideal é ficar 2 dias para poder visitar com calma todas as galerias.

SMLXL

 Entrada de Inhotim

O horário de funcionamento é de terça a sexta das 9:30 às 16:30.
Sábado, domingo e feriados das 9:30 às 17:30
Conversa e reflexão sobre o espaço do Inhotim e seus acervos, explorando as várias possibilidades de percurso – de terça a domingo e feriado – horário: 11:00 e 14:00 (50 minutos) na recepção. http://www.inhotim.org.br/

Conversa e reflexão sobre temas específicos que envolvem ao acervo artístico ou botânico do Inhotim – quarta, sábado, domingo e feriado – horário: 10:30 (50 minutos) na recepção.

SMLXL

 Começando a caminhada. Entrada do Parque com árvores lindas e um clima muito agradável.
O ingresso pode ser adquirido pela internet ou no local. No dia que fui não tinha fila e podia ser adquirido tranquilamente no guichê.
Preços: de terça a domingo – 40,00 inteira e 20,00 meia
quarta é entrada gratuita
maiores de 60 anos paga meia

Transporte interno – 28,00 reais sem exclusividade e exclusivo 500,00 reais.

SMLXL

Banco esculpido por Hugo França a partir de árvores caídas.

Na recepção você ganha um mapa com as galerias e as obras. Por várias ocasiões se depara com um banco esculpido na madeira de diferentes formas feitas pelo artista Hugo França, esses bancos foi feito com madeira de árvores da região.

SMLXL

 Transporte utilizado por quem não quiser caminhar

Os percursos são distantes entre si. Com o mapa e as orientações dos funcionários, existem vários, não tem como errar. Prepare para ficar o dia inteiro ou mais de um dia. A rota mais curta é a rosa, mas ela se cruza com a amarela e às vezes a gente se confunde. Mas, com tanta beleza não é problema.

SMLXL

 Um dos bancos de Hugo França

SMLXL

Galeria Praça John Ahearn & Rigoberto Torres – rodoviária de Brumadinho

Logo no início na Galeria Praça se encontra esses painéis lindíssimos, são bem grandes e fica realmente como se fosse em uma praça.

SMLXL

Galeria Praça os detalhes são incríveis

SMLXL

Galeria Praça John Ahearn & Rigoberto Torres

Estas obras ficam na rota amarela, resolvemos seguir em frente por esta rota. Mesmo com o mapa em mãos se é possível se localizar nos mapas que estão distrubuidos pelo parque.

SMLXL

Mapa de Inhotim

SMLXL

 Um dos lagos de Inhotim, este bem no começo da rota amarela e rosa

SMLXL

 Uma das obras de Inhotim

Assim que passa pelo lago e algumas galerias, na parte mais alta, onde de um lado está a rota rosa e do outro amarela, está esta bela obra.

SMLXL

 Por todo lado que se olha se depara com algo belo e perfeito.

É mesmo um dos mais belos do mundo. Seu idealizador, Bernardo Paz, foi mesmo muito sensível em  projetar um espaço com jardins amplos  que se casam perfeitamente com as obras de arte e a arquitetura das galerias é mesmo um gênio.  As exposições são rotativas. A estrutura é de primeira: restaurantes, lanchonetes, monitores, limpeza e conservação impecáveis. A impressão é que estamos no primeiro mundo.

SMLXL

Boxhead – Paul Mc Carthy – Rota Amarela

SMLXL

Olafur Eliasson By Means of a Sudden Intuitive Realization – Rota Laranja

Esta obra é um elemento comum na paisagem da Islandia, o Iglu, é utilizado para cobrir as nascentes de águas quentes que constituem a maior fonte de energia natural na ilha. A obra é uma adaptação deste elemento arquitetônico. Mas, ao invés de uma nascente o artista apresenta um jogo simples de luz e água, iluminada por emissões brevíssimas de luz, a água jorra continuamente surgindo diante de nossos olhos como gotas de cristal, suspensas no ar. Este efeito é algo que ocorre em nossa percepção e imaginação. Ao abrir a porta se marca 30 segundos e não é recomendado para pessoas com claustrofobia, epilepsia e gestantes devido a luz estroboscópica que produz. Bem interessante.

SMLXL

 Um dos lagos do Inhotim

No Inhotim existem várias espécies botânicas, mas os maiores destaques estão para: Tamboril, Canela-de-ema, Macaúba, Agave-polvo, Samambaia-gigante, Pata-de-elefante, Palmeira-azul, Pau-brasil, Jequitiba, Inhame-roxo, Copaíba, Corifa, Coitê, Cica, Xaxim, Ipê-amarelo, Filodendro, Tamareira-das-caárias, Palmeira-fáfia, Árvore-do-viajante, Pxiúba, Coco-de-pedra, Cipreste-do-brejo, Bambuzinho, Areca-dourada, Bromélia-imperial, Palmeira-juçara, Palmeira-anâ, Jacarandá-preto e Buritirana.

SMLXL

Galeria True Rouge Rota Amarela

SMLXL

Edgard de Souza – sem título (bronze 5) Rota amarela

SMLXL

Dan Graham – Bisected Triangle, interior Curve – Rota Rosa

Dentro desta obra, você consegue se ver em outro formato. Sem contar a vista linda do lago.
SMLXL

 Do outro lado do lago já se avista uma bela obra colorida. Show!!!

SMLXL

 No Inhotins tem vários restaurantes com comida de qualidade, organizado e bons talheres. A preço justo

SMLXL

Espaço Igrejinha – um dos espaços mais charmosos.

SMLXL

 Galeria Lygia Pape – rota laranja

SMLXL

Vandário – Rota Laranja

Existem várias espécies de orquídeas no Inhotim, cada uma mais linda que outra, não se pode tocá-las, pois são muito sensíveis. Em frente ao vandário tem um lago belíssimo.

SMLXL

O acervo artístico do Inhotim compreende cerca de 500 obras de mais de 100 artistas de 30 diferentes nacionalidades. Enfim, valeu muito!! Recomendadíssimo.

Hora de partir, seguimos por orientação da dona da Pousada de  retornarmos por outra estrada para Belo Horizonte, pois poderíamos ver um local famoso da região o “Topo do Mundo” e lá fomos nós. http://www.topodomundo.com/   Pegamos a saída para a cidade de Aranha, a estrada é pista única e passa por fazendas e muitas montanhas, 17 km até Aranha e 35 até o Topo do Mundo que é bem alto na Serra da Moeda. Neste local tem rampa de Asa Delta e uma bela vista das montanhas. De lá já se avista a Br-040 que é pista dupla e até Belo Horizonte são mais 22km. Valeu a dica.

SMLXL

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 


Comparar

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente, será um prazer poder ajudar, pelo email: andiamoblogviagens@gmail.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog
 

Por favor, reserve suas diárias no Booking.com através do nosso blog, onde você  encontrará excelentes ofertas e nos ajudará a divulgar o nosso Blog.



Booking.com

 

39 comentários em “INHOTIM – Minas Gerais”

  1. An individual always help to make very seriously articles or blog posts I would condition video youtube terfavorit. This is the first-time I actually visited internet site therefore far? My spouse and i amazed together with the exploration you made to create this specific set up awesome. Impressive activity!

  2. Woah! I’m really loving thee template/theme of this blog. It’s simple,
    yet effective. A lot of times it’s challenging to get that “perfect balance” between usability and visual appearance.
    I must say that you’ve done a vewry good job with this.
    Also, thee blog loads extremely fast for me on Safari.
    Exceptional Blog!

  3. What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I’ve found It positively useful and it has helped me out loads. I’m hoping to give a contribution & help other users like its aided me. Great job.

  4. Unquestionably believe that which you stated. Your favorite
    justification seemed to be onn the internet the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get annoyed while people consuder worries that they just do not know about.
    You managed to hit the nail upoon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  5. We abvsolutely love your blog annd find a lot of your post’s
    to be what precisely I’m looking for. Would you offer guest writers to write content available
    for you? I wouldn’t mind publishing a post or elaborating
    on a few of the subjects you write about here. Again, awesome site!

  6. Today, I went to the beachfront with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  7. Nice blog right here! Alsoo your website a lot up very fast!
    What web host are you the usage of? Can I am getting your affiliate link foor your host?
    I desire my werbsite lopaded up as fast as yours lol

  8. I do agree with all of the ideas you have presented in your post. They are really convincing and will definitely work. Still, the posts are too short for starters. Could you please extend them a bit from next time? Thanks for the post.

  9. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was curious what all is required to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very internet smart so I’m not 100% positive. Any tips or advice would be greatly appreciated. Thanks

  10. I have been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

  11. Cool info! Interesting information over this site. It is pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before. I could not resist commenting. I’ve spent 1 hour trying to find such informations. I’ll also share it with a couple of friends interested in it. I have just bookmarked this web. Done with the task done, I will enjoy some model gay webcams. Thanks!! Greetings from San Francisco!

  12. Good info! Interesting informations over here. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before. I couldn’t refrain from commenting. I’ve spent 2 hours searching for such informations. I will also share it with a couple of friends interested in it. I have just bookmarked this website. Done with the search done, I will watch some live sexy hot gay cams. Thank you!! Greetings from Orlando!

  13. Hi, merely changed into responsive to ones blog page by way of Search engines, observed that it’s genuinely beneficial. Let me be mindful to get the city.. youtube terbaik I will be pleased for many who carry on this specific later on. Some people is going to be taken advantage of your writing. Kind regards!

  14. Hi just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same results.

  15. When I originally commented I clicked the -Notify me when new feedback are added- checkbox and now each time a remark is added I get four emails with the identical comment. Is there any approach you may take away me from that service? Thanks!

  16. I simply want to mention I am just newbie to blogs and truly liked your website. Most likely I’m planning to bookmark your blog post . You definitely have fabulous writings. Thanks for sharing with us your web site.

Deixe um comentário