ISOLA della SCALA – Itália

Olá Viajantes,

Isola della Scala é uma cidade italiana da região do Veneto, com cerca de 10 mil habitantes. Localizada a 19 km de Verona, a cidade de Romeu e Giulietta. Tem um post aqui no Blog sobre Verona, cidade lindíssima!!! http://andiamoblogviagens.com.br/verona-italia/ Isola della Scala é de origem pré-romana e era um importante centro nos tempos romanos, já que se localiza na Via Claudia Augusta. A Via foi construída pelos romanos há cerca  de 2.000 anos, para ligar o centro do império às belas e ricas províncias do norte através dos Alpes. O trecho alemão da estrada  pode ser hoje visitada por turistas.

Já foi chamada de Isola Nova, no século IX, Insula Cenensis, ou seja, cercada por pântanos, posteriormente Isola dei Conti San Bonifácio e finalmente Isola della Scala. Já possuiu importantes fortificações.  Isola della Scala também é muitas vezes chamada de “Città del Riso”, (Cidade do Arroz) porque está localizada no meio de grandes campos de arroz e é o centro de cultivo de arroz no Veneto desde o século XVII. A cidade em si é pequena e possui poucas atrações turísticas.

Nosso objetivo em conhecer a cidade, veio da curiosidade em saber de onde veio meus antepassados. Já que tenho a cidadania italiana dada por meus  “Nonos”, que nasceram nesta cidade, os Zanetonis.  Estávamos de carro vindo de Bologna em direção a Milão. Locamos o carro pela Rentcars, que é a melhor opção para fugir do IOF, já que se pode fazer o pagamento pelo cartão de crédito ainda no Brasil.

As estradas da Itália são excelentes, mesmo as do Sul, que é considerada uma região mais pobre. Mas, se prepare para os pedágios que são vários. Estacionar também é outro detalhe, praticamente não existe um que seja gratuito. Qualquer deslize a multa aparece.

Coloquei no GPS, para ir no escritório do Comune, (prefeitura) por onde foi feito a minha certidão de nascimento e casamento. Entrei várias vezes em contato com a funcionária, até ficamos amigas. Não era o que imaginava, um local bem simples, mas que resolveu meu problema. De lá seguimos para a Paróquia, onde minha “Nona” foi batizada.

Os principais pontos turísticos são: a igreja paroquial, reconstruída encima de uma antiga igreja de 1100, a Bastia, uma igreja românica construída em 1126, a igreja paroquial da Formiga e de Santa Margherita, bem como a igreja paroquial do século 16 de Tarmassia com pinturas atribuídas a Farinati e Brusasorzi. Igualmente importante é a torre que guarda o rio Tartaro, o palácio Conti Emilei, a Villa Pelligrini (séculos XVII-XVIII), e um monumento nacional. Subindo a rua que leva à igreja paroquial, se pode ver  a histórica roda d’água, da beneficiadora  de arroz da família Ferron. A cidade é muito fácil de conhecer, já que é bem pequena. A praça principal possui  a Paróquia, a prefeitura  e um monumento muito bonito em homenagem aos soldados mortos durante a guerra.


As origens da igreja paroquial de S. Stefano em Isola della Scala são muito antigas, algumas das quais datam do século X. Citado pela primeira vez em 1074.  Externamente, o edifício tem uma fachada marcadamente renascentista. A planta da cruz latina, caracterizada por uma sala muito grande, tanto de comprimento como de largura, tem um  teto de treliça de madeira visível.  Pavimentação em lajes quadradas de mármore vermelho e branco. Boas condições de conservação, foi restaurada recentemente.


No interior tem um  único grande salão retangular com um eixo longitudinal mais longo.  Ao longo dos lados do salão estão os altares laterais, quatro de cada lado. Ao longo da parede, a partir da entrada, encontram-se a pia batismal.  A entrada principal da igreja, com bússola de madeira interna, abre no centro da fachada em direção ao grande pátio em frente. Ao longo do lado da nave há uma entrada lateral.

Em frente a Igreja de S. Stefano, tem um belíssimo monumento, o Memorial da Primeira Grande Guerra Mundial.  Localizado no centro da Piazza Martiri della Libertà.  Foi inaugurado em 23 de setembro de 1923. Representa um guerreiro  que empunha uma adaga, nos pés encontra-se a águia  austríaca. A estátua é colocada sobre uma base de pedra imponente. A realização do complexo é o trabalho dos escultores Veronese Prati e Zago. As palavras PARA OS MELHORES FILHOS ISOLA MÃE são do poeta Sandro Baganzani

 N

Na construção da igreja foram utilizados materiais recuperados do edifício anterior, incluindo o tijolo romano. Fachada renascentista caracterizada por uma grande e monumental  repaginada.

 

Uma vez por ano, entre   setembro e outubro,  Isola della Scala recebe a Feira do Arroz. Este evento dedicado ao arroz é realizado imediatamente após a colheita do arroz e muitas competições gastronômicas e feiras históricas atraem visitantes. Onde é claro,  não terá apenas algo para ver, mas também para provar. Neste período serão servidos milhares de porções dos mais diferentes risotos. Para mais informações a respeito da programação, entre no site: http://www.fieradelriso.it


O arroz foi cultivado em Isola della Scala desde o século XVII. Apesar das maiores plantações de arroz da Itália estarem localizadas no Vale do Pó, isto é, no Piemonte e na Lombardia, Isola della Scala conseguiu se tornar uma área considerável de cultivo de arroz, onde importantes produtores de arroz como Ferron, Melotti Riccò, del Vo e Rancan lideram suas grandes beneficiadoras  de arroz, além de inúmeras lojas e restaurantes. É acima de tudo a família Ferron que atua como representante da tradição de sucesso do cultivo de arroz na região. A antiga beneficiadora de arroz da família, a Antica Riseria Ferron, está localizada ao norte da Isola della Scala, ao longo da SS12, e pode ser visitado. Site: http://www.risoferron.com/it/

FESTAS TRADICIONAIS DE ISOLA DELLA SCALA

  • Feira do Arroz: evento gastronômico vinculado ao arroz Nano Vialone Veronese Igp, produto local oferecido aos visitantes através de dezenas de receitas. O protagonista absoluto da feira é, sem dúvida, o risoto all’isolana. O evento é enriquecido por exposições, shows, shows e roteiros culturais para descobrir os monumentos da região.
  • Festa do Bollito com Pearà: uma nomeação gastronômica ligada a um prato importante da cozinha Veronese. O festival acontece em novembro e também oferece a degustação de Risotto all’Isolana, castanhas quentes e vinho Novell.

Deixando a cidade na direção de Vigasio se encontra o Santuário da Madonna della Bastia. Com alguns afrescos preservados no seu interior e a Torre Scaliger do século XII, cercada por um fosso. Santuario della Bastìa di Isola della Scala, terminada em 1126. Ergue-se em uma elevação ao lado  do rio Tartaro. Considerado um antigo bastião em cujo cume havia uma provável fortificação (daí o nome Bastia, de “bastita”, ou seja, abrigo, uma construção de 400 dC construída pelas populações das áreas rurais). Existe uma lenda que diz que o Santuário foi construído com ossário de um antigo cemitério e que possui túneis os quais foram utilizados como esconderijo durante a guerra.

O QUE FAZER EM ISOLA DELLA SCALA

  • La Bastia, igreja romanica, del 1126
  • Igreja  della Formiga
  • Igreja de Santa Margherita
  • La Chiesa Parrocchiale di Tarmassia, do secolo XVI
  • A Torre sobre o rio Tartaro, Torre Scaliger
  • O Palácio Conti Emilei
  • Villa Pelligrin (sec. XVII – XVIII) monumento nazionale.
  • La chiesa parrocchiale, reconstruída sobre uma antiga igreja de 1100

QUANDO IR A ISOLA DELLA SCALA

O ideal seria ir no período da festa da Feira do Arroz, nos meses de setembro ou outubro. Mas, pensando em situações metereológicas, fuja dos meses de julho e agosto, são meses quentes. De novembro a fevereiro o inverno é bem frio e pode chegar a zero grau facilmente. De Março a junho é uma boa época, principalmente nos meses de maio e junho. O tempo estará excelente para fazer caminhadas. Lembrando que quem vai a Isola della Scala geralmente estará de passagem e irá em outras famosas cidades da Itália que estão localizadas próximas.

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

14 comentários em “ISOLA della SCALA – Itália”

  1. I simply want to tell you that I’m beginner to blogging and site-building and really enjoyed this blog site. Very likely I’m going to bookmark your blog . You surely come with remarkable well written articles. Thanks for sharing with us your blog.

  2. That is certainly really attention-grabbing, You might be a extremely knowledgeable doodlekit.. koleksi youtube terbaru I’ve got joined your own rss and check ahead to help looking for more of your wonderful publish. Additionally, I provided your internet site in my social networks

  3. Howdy great blog! Does running a blog similar to this take a great deal of work? I have absolutely no understanding of computer programming however I was hoping to start my own blog soon. Anyhow, if you have any recommendations or techniques for new blog owners please share. I understand this is off subject nevertheless I just had to ask. Cheers!

  4. I simply want to mention I am just beginner to blogging and site-building and seriously savored you’re web-site. Likely I’m going to bookmark your website . You amazingly have really good stories. Cheers for sharing with us your web-site.

  5. Meu Nono era Feliciano Veronesi nasceu em Isola Della Scala e veio para o Brasil em março de 1878, fiquei muito satisfeito com esse bem elaborado post, só um item eu sugiro que seja checado, onde esta escrito “roda d’água, da fábrica de arroz da família Ferron. ” sugiro que mudem para” beneficiadora de arroz” pois creio que não se fabrica arroz.

  6. I have been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts on this kind of space . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this website. Studying this information So i’m satisfied to express that I’ve an incredibly excellent uncanny feeling I found out just what I needed. I such a lot certainly will make certain to do not omit this web site and provides it a look regularly.

Deixe um comentário