VENEZA – Itália

Ola, viajantes,

Veneza é única no mundo, já fui duas vezes e retorno sem pensar. Está no nordeste da Itália em uma das regiões mais ricas do país. Situada sobre 118 pequenas ilhas, ligadas por pontes e separada por vários canais. Possui uma lagoa, a Lagoa de Veneza, próxima ao rio Po e Piave. Possui o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. É a capital da região do Veneto e possui cerca de 300 mil habitantes com 60 mil vivendo no centro histórico.

SMLXL

Ninguém está preparado para conhecer Veneza, só indo para saber. O único jeito de explorá-la é pelos canais de vaporeto, de gôndolas ou andando a pé. Não tem ruas para carros. Todos se perdem pelas suas ruas e becos, mas isso faz parte!! O Gran Canale, com certeza é a avenida mais bonita do mundo. Cidade com muitas histórias e segredos. Não existe registro histórico que fale sobre a sua origem, mas tudo indica que a cidade foi formada por refugiados de cidades romanas. A história de Veneza teve início em 166 e sofreu várias invasões e domínios. O domínio bizantino deixou marcas profundas na cidade e isso se pode ver andando por suas ruas e observando os prédios em estilo bizantino. A cidade está coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas na Lagoa de Veneza do Mar Adriático. O fato do Centro Histórico estar isolado do continente, serviu de um forte sistema de defesa a invasores. Em 1846 foi construída a ponte ferroviária, facilitando a comunicação continente à Veneza e em 1933 a ponte della Libertá, com 4 km fez a ligação rodoviária. Mas, não pense que com isto se possibilitou a entrada de carros na cidade. Isso é proibido!


Chegamos de carro vindo de Firenze e o nosso objetivo seria deixar o carro no aeroporto. Fomos até o hotel, deixamos as bagagens e seguimos para o aeroporto.  Deu certinho! Muito fácil de fazer. A entrega do carro foi em um pátio. Havíamos locado o carro em La Spezia. Fomos em Cinque Terre, a Riviera Italiana, que é super recomendável. Linda! Tem um post aqui no Blog: https://andiamoblogviagens.com.br/cincle-terre-italia/  caso queira locar um carro, em Veneza não há necessidade, mas para se dirigir a outras localidades da Itália, faça suas reservas aqui pela Rentcars, prático, seguro e barato. As reservas podem ser feitas do Brasil e vem descontado no seu cartão de crédito em reais, sem a taxa de IOF. Isso não terá nenhum custo a mais e nos ajudará na divulgação.

 

 O aeroporto de Veneza fica localizado em uma cidade bem pertinho, Tessera. http://www.veniceairport.it/ tem transporte público do aeroporto Marco Polo até a Piazza Roma, que é em frente a Estação de trem Santa Lucia de Veneza. http://www.atvo.it/it-venice-airport.html  Outra maneira de ir é de barco. Essa com certeza é a mais apropriada. Afinal, estamos em Veneza, a cidade única do mundo. Saia do aeroporto e vá seguindo as indicações para o pier, chegando lá tem um quiosque que vende os tickets, para várias opções de barcos e lanchas. Daí vai do gosto e do bolso do turista. No nosso caso fomos pelo mais barato o Water Bus, http://actv.avmspa.it/en/content/water-bus-service-timetable-0. Balança pra caramba, mas a distância não é longa. Descemos na Piazza de San Marco, que é a praça principal da cidade de Veneza, de uma beleza estonteante, onde tem o Palácio e a Basílica.

Esqueça a possibilidade de andar de malas em Veneza. Impossível! Alem de ser proibido andar de malas de rodinhas pela cidade. Tem muitas pontes e a maioria com uma escadinha. Nosso hotel não ficava em Veneza, optamos por um hotel na cidade de Marghera. Os hotéis dentro do centro histórico de Veneza são bem caros. Uma boa opção é ficar em Marghera ou Mestre, que são duas cidades que funcionam como um bairro de Veneza e tem o ônibus que passa praticamente em frente aos hotéis. Para isso é necessário ir até a Piazzale Roma que é onde saem os ônibus. Não tem cobrador dentro do ônibus, se compra os tickets em um quiosque em frente ao ponto do ônibus. Não sabíamos e entramos no ônibus e fomos sem pagar. Um perigo! porque se o fiscal pegasse pagaríamos uma boa multa. O ônibus é o mesmo que vai até o aeroporto, não se assuste em saber que a maior parte do percurso é feito em uma longa ponte.  Da Piazzale Roma é só atravessar uma ponte e já estará em Veneza no Centro Histórico. Não tem como elaborar um roteiro. São vários becos e ruelas.  O ideal é seguir as indicações para Piazza San Marco e na volta Estação Santa Lucia ou Piazzale Roma. Este era o nosso referencial. O nosso hotel era o Hotel City of Art Venice lloyd, o site é:http://www.cityofartvenice.com pagamos cerca 45 euros a diária. Faça suas reservas pelo Booking.com através do nosso Blog e nos ajude na divulgação, não acrescentará nada a mais para você.



Booking.com

As  principais ilhas  são: Lido, Murano, Burano, Torcello, São Miguel, Santo Erasmo, Mazzorbo, La Vignole, Certosa, San Francesco do Deserto, San Giacomo Paludo, San Servolo, San Lazzaro degli Armeni e Giudecca. A de Murano é a mais famosa devido a produção de vidro. Uma arte tradicional e artesanal, seus artesãos fabricam peças lindíssimas e vale a pena uma visita. Não é difícil de ir, basta pegar um Vaporetto, ela está a 1 km da Piazza San Marco. Mesmo em Veneza é possível encontrar seus produtos. Não deixe de comprar o relógio de Murano, é bem baratinho, cerca de 20 euros e tenho certeza que será um presente apreciado por qualquer mulher, é delicado e bonito.

Veneza tem a forma de um peixe com um canal que a atravessa sinuosamente e passando por ele se pode avistar a cidade dos dois lados. Esse canal é conhecido como Gran Canale,  com cerca de 4 quilômetros e profundidade de 3 a 5 metros. Existem muitos cruzeiros que atracam no porto de Veneza cheia de turistas. O governo limitou o trânsito de grandes navios, para proteger a cidade. Mas, isso não é problema para os turistas eles descem e pegam barcos menores para chegar até o Centro Histórico. A cidade é famosa pelo bom gosto e isso já vem desde muitos anos atrás. Nas lojas é proibido tirar fotos de seus produtos. Eles alegam que os chineses copiam e fazem imitações. Para construir Veneza e seus canais dizem que destruíram uma floresta. Tudo foi feito com uma madeira que é resistente á água do mar e que com o contato do sal, areia e argila do fundo da Lagoa de Veneza, esses troncos se endurecem e ficam duros como pedra e sobre eles colocaram camadas de pedras, madeira e tijolos.


A noite em Veneza com sua iluminação típica, suas construções e a brisa do mar, transforma a cidade em uma atmosfera surreal. Vale a pena nem que seja por uma noite, já que tudo lá é um absurdo de caro, se oferecer um jantar. Afinal, não é qualquer dia que estamos em Veneza.

A cidade já foi um grande polo da moda, hoje resta pouco desta modalidade. Mas, na cidade tem grandes eventos que faz com que a cidade fique lotadíssima e nessas ocasiões encontrar uma vaga em hotel ou restaurantes é bem cansativo e estressante.  O Carnaval de Veneza é um deles e traz turistas do mundo inteiro, com seus bailes e desfiles de Máscaras e fantasias glamourosas, a Bienal de Veneza e o Festival de Veneza são outros eventos marcantes na cidade trazendo produções teatrais, culturais, artísticas, musicais e cinematográficas.

Andar e andar é o que os turistas fazem na cidade. Use calçados confortáveis, o calçamento da cidade é irregular e tem muitos degraus. Para comer durante o dia, geralmente os turistas compram algo e já saem comendo na rua mesmo. Para usar banheiros é só entrar em qualquer restaurante ou bares, geralmente eles estão no fundo. Para evitar a cara feia do proprietário, compre uma água ou tome um café. Os banheiros são minúsculos e nem sempre limpos.

Ir em Veneza e não fazer um passeio de Gôndolas é sem graça né!! Mas, se prepare não é muito barato. Se quiser um passeio mais em conta, vá bem cedo. Os gondoleiros ainda não estão com as viagens agendadas e fazem um preço mais camarada. No decorrer do dia os preços são mais ou menos tabelados em 80 euros por 40 minutos. Combine anteriormente é possível  negociar os valores. Não se intimide se eles falarem alto, gesticularem muito e forem um pouco ríspido, isso é o normal para um italiano. Combine o trajeto e não se arrisque a ir no Gran Canale, pois balança muito. De dentro da Gôndola terá a oportunidade de ver Veneza de um ângulo que andando pela cidade não se vê.  Ah!! Nem todos cantam, mas estão uniformizados e são muito alegres e comunicativos. Bom passeio!!


A ponte mais famosa e mais antiga de Veneza é a Ponte Rialto, une as duas partes da cidade dividida pelo Gran Canale.  Já foi incendiada e reconstruída. Possui várias lojinhas e muitos artigos típicos venezianos bonitos e alguns com bons preços. Neste site tem muitas informações sobre a ponte e a cidade de Veneza. http://www.comune.venezia.it/ Falar de Veneza não é fácil, teria que ser páginas e páginas. Mas, aqui é apenas um post de viagem para que nossos amigos tenham a oportunidade de realizar seus sonhos de viagem. Se quiser aprofundar sobre a cidade terá que ler livros, ver filmes e muita pesquisa na internet. A cidade é incrível!!

 PONTOS TURÍSTICOS

  • Gran Canale
  • Ca’D’Oro
  •  Ponte Rialto
  • Ca’Pesaro
  • Academia de Belas Artes,
  •  Praça de São Marcos
  •  Igreja.Santa Maria della Salute
  • Praça de São Marcos.
  • Palazzo Ducale
  •  Ponte dos Suspiros
  • Torre dell’Orologio
  • Basílica de São Marco
  •  Campanário
  •  Passeio de gôndola
  •  Ilha de Burano
  • Ilha de Murano
  •  Passeio noturno pelo Grande Canal e Praça de São Marcos de Vaporetto

QUANDO IR

  Por ser rodeada de mar, ali acontece o fenômeno da “Acqua Alta” (também chamado de maré alta), que é uma inundação de parte da cidade por algumas horas do dia. Isso tem ocorrido cada vez com mais frequência, mas geralmente acontece mais nos meses de novembro e dezembro, mas nada de pânico, isso é normal na cidade. Evite os meses de julho e agosto pelo excesso de turistas.  Acho que setembro, outubro, abril e maio são os melhores meses para ir  em relação a clima e número de turistas.

ONDE SE HOSPEDAR

 Em Veneza os hotéis são caríssimos. Dependendo se  estiver disposto a gastar para poder passar a noite em Veneza, adianto que a vida noturna encerra bem cedo. Das duas vezes que estive em Veneza optei por hospedar fora da cidade, em Mestre e em Marghera. São cidades bem próximas, como se fossem bairros de Veneza. Tem um ônibus que sai de 10 em 10 minutos da Estação de trem Santa Lucia a estas cidades. Tudo muito prático e tem vários hotéis bem mais baratos que em Veneza.
Qualquer dúvida entre em contato com a gente, será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagenscom.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog
 

33 comentários em “VENEZA – Itália”

  1. Hi! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog post or vice-versa? My blog covers a lot of the same topics as yours and I think we could greatly benefit from each other. If you happen to be interested feel free to shoot me an email. I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!

  2. I just want to mention I am newbie to blogs and definitely liked you’re blog. Likely I’m want to bookmark your site . You really come with excellent stories. Thanks a lot for revealing your web page.

  3. I’ve been having issues with my Windows hosting. It has set me back quite a bit while making the next list. This is the current list that I have. I should add another list in less than a week. I’ll let you all know when the next list is ready. Thank you for your patience.

  4. Mega good! Interesting tips over here. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be a lot more useful than ever before. I could not refrain from commenting. I have spent some time looking for such informations. I will also share it with a couple of friends interested in it. I have just bookmarked this website. Now with the work done, I will visit some model sexy hot gay cams. Thank you!! Greetings from Los Angeles!

  5. I like it! Interesting information over this web. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before. I couldn’t resist commenting. I have spent 2 hours searching for such informations. I’ll also share it with some friends interested in it. I have just bookmarked this website. Now with the task done, I will visit some online sexy hot gay cams. Thank you!! Greetings from Miami!

  6. Good one! Interesting tips over here. It is pretty worth enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the web will be a lot more useful than ever before. I could not resist commenting. I have spent 2 hours looking for such article. I will also share it with some friends interested in it. I have just bookmarked this web. Done with the work done, I will find some model hot gay cams. Thanks!! Greetings from Orlando!

  7. Hi! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog post or vice-versa? My website addresses a lot of the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from each other. If you might be interested feel free to shoot me an email. I look forward to hearing from you! Fantastic blog by the way!

  8. Good! Interesting informations over here. It is pretty worth enough for me. In my view, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before. I couldn’t resist commenting. I have spent 1 hour trying to find such tips. I’ll also share it with a couple of friends interested in it. I have just bookmarked this website. Finished with the work done, I’ll watch some online homo cams. Thank you!! Greetings from Washington!

  9. I’m seriously enjoying the design of your weblog. Do you come across any kind of browser interface issues? A lot of the website visitors have lamented about my omega xl pills website not operating appropriately in Explorer yet looks excellent in Chrome. Do you have any ideas to assist fix the issue?

  10. Thank you for this article. I might also like to mention that it can possibly be hard if you are in school and starting out to establish a long credit history. There are many learners who are just trying to pull through and have long or beneficial credit history can be a difficult factor to have.

Deixe um comentário