ZERMATT EM 2 DIAS – Suiça

Zermatt,

No Cantão de Valais, no sul da Suíça, é uma cidade turística de montanha conhecida pela prática de esqui, escalada e trilhas. A cidade, elevada a 1.600 m de altitude, fica ao pé da montanha Matterhorn, em formato de pirâmide.

Sua rua principal, Bahnhofstrasse, é repleta de lojas, hotéis, restaurantes e atividades pós-esqui. Há pistas públicas ao ar livre para a prática de patinação no gelo e curling.

Como Zermatt é uma cidade livre de carros, a melhor opção para se chegar à cidade é de trem. Há inclusive a opção de mesclar a visita à cidade com a rota de de trem panorâmica Glacier Express, considerada uma das mais cênicas do mundo. Dê uma olhadinha em um dos sites que vendem bilhetes de trem; https://www.raileurope.com.br/ ou https://www.virail.com.br/

Caso prefira fazer os percursos de carro ou queira se deslocar para locais mais distantes, uma boa solução é locar um carro. Faça isso pela Rentcars, ainda no Brasil e fique livre de pagar IOF, já que poderá pagar em reais no cartão de crédito. Lembrando que o carro ficará estacionado a 5 km da cidade.

Saímos de Milão http://andiamoblogviagens.com.br/milao-italia/ na Itália em direção à Zermatt. A viagem já é uma grande atração. Passamos por vales montanhas, rios e muitas paisagens belíssimas.

Chegamos em Visp  no trecho final. Lá embarcamos num trem panorâmico que sobe a serra e rende mais imagens lindas em suas janelas amplas. Começamos a ver os primeiros picos nevados e mais vilarejos próximo a eles. Destaque para as cachoeiras e riachos pelo caminho.

Estávamos no mês de Abril e a temporada de esqui estava quase no final. A viagem foi super tranquila e tudo ocorreu nos devidos horários. Compramos os bilhetes ainda no Brasil e imprimimos tudo em casa.

Para quem vem de carro, é preciso deixar o carro em Tasch (5 km antes de chegar em Zermatt), já que a circulação de veículos não é permitida por lá. Isso tudo para preservar o ar da cidade. Só é permitido o transporte de carros elétricos e que fazem o abastecimento da cidade. Demais né!!

Não tem como negar que Zermatt é a preferida da Suíça em se tratando de esquiar e ficar alguns dias nos Alpes. A montanha Matterhorn, também contruibui para essa preferência. Afinal, é uma das montanhas mais altas dos Alpes, com 4478 m de altitude.

Chamada de Monte Cervino em italiano é a única montanha que possui um formato triangular lembrando uma pirâmide. Uma das razões do grande fascínio que ele exerce, sem contar´que é conhecido como a Montanha Toblerone. É a marca registrada desse delicioso chocolate.

Mesmo com tanta beleza, não tem como não se lembrar dos cerca de 500 alpinistas que já tentaram alcançar o topo e acabaram perdendo a sua vida por lá. Acredita que não conseguimos fazer uma boa foto da montanha!!! Sempre estava nublado!! Teremos que voltar, pois dizem que faz sol 300 dias do ano.

Em Zermatt é onde está o hotel mais alto da Europa o 3100 kulmhotel Gornegrat. Possui neves praticamente o ano todo, mesmo sendo uma pequena vila há uma quantidade enorme de hotéis, cerca de 110. Possui a mais longa pista de esqui da Europa, uau!! 25 km!!

Zermatt oferece inúmeras pistas para os praticantes de esqui e snowboard. Felizmente de todos os níveis de habilidade..Mas, nem só de esquiar e esportes de inverno os turistas vivem em Zermatt. Muitos vão até lá só pra curtir o clima da montanha e a neve.

É difícil escolher em qual agência iríamos iniciar nossas aventuras no esqui. As opções são enormes. Mas, se tratando de Suíça, não se preocupe todas são excelentes e no final dá tudo certo. No entanto a melhor opção para os iniciantes é o Wolli Park: https://www.matterhornparadise.ch/en/Experience/Funventure/Wolli-s-Park

Se for até o Gornergrat é só pegar o trem especial que sai da Gornergrat Bahn,  que fica em frente à estação de trem e do centro de informações turísticas de Zermatt. O percurso é sensacional!! Possui diversas paradas para os esquiadores e turistas descerem. É possível também parar em vários pontos e retornar no próximo trem.

O passeio para Matterhorn Glacier Paradise é muito bonito e na subida para a montanha se pode ter a dimensão da estrutura das pistas de esqui e snowboard, além de uma visão maravilhosa das montanhas.

Assim como no Gornegratt, é possível fazer paradas no caminho e aproveitar melhor o visual. Cada parada será uma experiência diferente. Afinal, você verá de um ângulo diferente. Os teleféricos partem da Estação do Glacier Paradise e lá pode-se comprar os ingressos. Neste site tem os valores de acordo ao dia e horário: https://www.onthesnow.com.br/

Este é o passeio mais disputado de Zermatt e que leva bem pertinho da Matterhorn. Em 30 minutos já estará no topo da montanha, 3135m. Nos primeiros minutos a paisagem já se transforma em um cartão postal. A estação Rotelboden é onde está o lago Riffelsee, se estiver com sol dá para ver o efeito espelho da Matterhorn no lago. Imperdível!!

Lá em cima existem várias atrações, mas nada se compara a vista da imensidão e a beleza dos 29 Alpes. Não se preocupe se for sua primeira vez em esquiar. Parece que a maioria dos turistas também são!! Os funcionários são preparados para nos orientar e passar total segurança aos aprendizes.

No verão há a possibilidade de fazer Snow Tubing no Glacier Paradise, que é descer de boia pela neve. Os turistas apreciam muito e é muito divertido. Uma atração para toda a família, tendo a possibilidade de entrar em contato com a neve.

O centrinho de Zermatt, se resume a apenas uma rua de comércio, com bons restaurante, lojas e claro!! Muito chocolate, vinho e vários tipos de cervejas. Com o céu limpo se é possível avistar o Matterhorn, não foi o nosso caso!!

Zermatt é muito pequena, os turistas em sua maioria fazem os passeios e atividades na neve durante o dia. Assim, que escurece não tem ninguém nas ruas. Com o frio, melhor mesmo ficar quietinho no hotel!!

Para se locomover na cidade, não tem segredo e isso é uma das preocupações para quem vai a Zermatt. Afinal, não há a possibilidade de utilizar carros. Como a cidade é pequena, fica fácil se locomover. Se o hotel for no centro dá para fazer tudo à pé. Se for mais distante existem os ônibus elétricos, taxis elétricos ou até mesmo carruagens.

Tudo é muito organizado, bonito e agradável. O silêncio é um convite ao descanso, principalmente depois de um dia cansativo esquiando. Estar ali é uma experiência inesquecível, vale até sair na rua com os chinelos do hotel, só para ver a cidade à noite. kkkkkk

ONDE SE HOSPEDAR EM ZERMATT

A melhor opção com certeza, será próximo à estação. Existem várias opções de hotéis aconchegantes nesta região. Geralmente as paredes são todas de madeira e é tudo muito quentinho e agradável. As diárias são um pouco salgadas. Mas, não é todo dia que se vai esquiar na Suíça. Vale a pena um pequeno sacrifício.

Booking.com

Faça as suas reservas através do nosso blog pelo Booking.com e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Os hotéis em sua maioria até piscina aquecida tem. Uma pausa após um dia cansativo na piscina com hidromassagens é muito relaxante.

O QUE FAZER EM ZERMATT

  • São mais 400 km de trilhas para caminhar.
  • Matterhorn Museum
  • Gornergrat
  • Glacier Paradise (Klein Matterhorn)
  • Trilha dos 5 lagos
  • Sunegga e Rothorn
  • Passear pela vila e centrinho
  • Conhecer a parte antiga com casas de até 500 anos
  • Esquiar ou praticar esportes de inverno
  • Cemitério dos Alpinistas
  • Gornerschlucht – cachoeira

QUANDO VISITAR ZERMATT

Sempre é uma boa opção visitar Zermatt.  É muito famosa no inverno, sem dúvidas, afinal é um dos principais resorts de esqui e esportes de inverno.  Além disso, a cidade se torna ainda mais charmosa no inverno, com toda a neve cobrindo as paisagens e o número de turistas aumenta. Mas, nas outras estações a cidade também oferece muitas atrações.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

9 comentários em “ZERMATT EM 2 DIAS – Suiça”

  1. Thanks for some other informative website. The place else could I get that kind of information written in such a perfect manner? I’ve a venture that I’m simply now working on, and I’ve been at the glance out for such info.

Deixe um comentário