KIEV, QUE CIDADE LINDA

Kiev, uma cidade linda

 

Kiev, Quieve, Kyiv (em ucraniano), Kuie (em russo) é a capital e maior cidade da Ucrânia. Localizada às margens do rio Dniepre. Uma das mais antigas cidades da Europa, com cerca de 3 milhões de habitantes é uma cidade linda! Com belos monumentos históricos, sistema de transporte de qualidade e com muita história de lutas e guerras.

Chegamos em Kiev vindo de Moscou de ônibus. Foi uma experiência e tanto, que ficará na memória para sempre. Veja aqui no Blog um post a respeito de tudo que aconteceu. http://andiamoblogviagens.com.br/moscou-a-kiev-de-onibus/ Assim que chegamos no terminal rodoviário, estávamos muito cansados e pegamos um táxi até o hotel. O hotel é o mais emblemático, bonito e bem localizado da cidade. Por incrível que pareça pagamos um preço muito justo e que valeu cada centavo.

Booking.com

Ficamos hospedados no Hotel Ukraine o site é: http://www.ukraine-hotel.kiev.ua/ a diária ficou em torno de 200 reais. Faça suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Caso prefira fazer os percursos de carro ou queira se deslocar para locais mais distantes, uma boa solução é locar um carro. Faça isso pela Rentcars, ainda no Brasil e fique livre de pagar IOF, já que poderá pagar em reais no cartão de crédito.

A Ucrânia é um dos países mais belos e mais visitados do Leste da Europa. A capital é a cidade mais bonita do país. Logo que cheguei na Praça da Independência, me encantei com a cidade. A vista que o hotel oferece, já que ele está localizado em frente da praça na parte mais alta é linda!

Kiev é o coração da cultura do Leste Europeu. Historicamente, sempre foi uma inspiração para grandes talentos na arte, música, poesia e arquitetura. A cidade oferece uma grande variedade de eventos culturais e concertos. A Praça da Independência é o palco de várias conquistas e revoluções também.

Kiev já sofreu muito e durante a Segunda Guerra Mundial, aconteceram danos severos, mas se recuperou. Com a extinção da União Soviética e a independência da Ucrânia em 1991, Kiev se tornou a capital da Ucrânia.

O metrô de Kiev  é bem fácil de usar. São 3 linhas e 52 estações, com mapas em cirílico e em inglês.  Funciona de 06:00 às 23:59. Em Kiev está a estação Arsenalna, a mais profunda da Europa.

Conhecida como Maidan Nezalezhnosti ou  Praça da Independência, este local é símbolo da liberdade no país, tendo sido palco de diversas revoluções ao longo da história da Ucrânia, inclusive da recente “Revolução Ucraniana de 2014”  Está bem recente na nossa memória e estar lá onde tudo aconteceu é uma oportunidade e tanto.  A praça tem até um shopping no subterrâneo, sendo um dos locais mais visitados e bonitos de Kiev.

Próximo ao relógio de flores, que está na Praça da Independência, estão diversas fotos e lembranças das vítimas do conflito com os russos. Conflito esse, que reforça as diferenças que existe entre russos e ucranianos. Os russos ocuparam parte do país, a região da Crimeia, rica em gás natural.

Procure ficar hospedado nesta região. Pois, é onde tudo acontece e se é possível conhecer a maioria de seus pontos turísticos a pé!

Na praça existem vários totens que contam toda a história triste que aconteceu em Kiev na Revolução de 2014. Muito triste! Mas, é nítido a força e integridade desse povo ucraniano.

 

Na região dos monumentos aos mortos em 2014, ficam várias pessoas vendendo fitinhas, dinheiro este arrecadado em prol do movimento. Alguns turistas aproveitam para dar sua contribuição.

Imagens impressionantes dos conflitos na capital ucraniana em 2014 estão expostos na Praça Independência, para que seja lembrada. Elas mostram a situação de guerra em que manifestantes e policiais se encontraram no centro de Kiev. O epicentro dos confrontos, que deixaram mais de 100 mortos na Praça da Independência. As imagens dizem tudo sobre o que aconteceu.

A rudeza está sobretudo nos rostos e nas mãos. Os que aqui passaram  defendendo as posições na praça são  pessoas  que nunca tiveram um lugar na sociedade pós-soviética. A paisagem é de campo de batalha, com os seus montes de detritos, pneus, pontos de armamento, munições e extintores, tendas de lona verde e uma fuligem negra cobrindo tudo e pairando sobre as carcaças de contentores e carros incendiados. Não tem como não se emocionar!!

Uma multidão de cerca de 200 mil pessoas tomou  a praça da Independência em Kiev.  Os manifestantes enfrentaram frio intenso. Uma guerra entre os que são a favor da União Européia e outros a favor da Rússia. Um dos prédios que foram incendiados, hoje está impecável e em nada lembra a destruição. Que país!! Amei!!

Na praça tinha uma estátua de Lênin, que hoje encontra-se um monumento à independência. Um local lindo e que é ponto de partida para qualquer turista conhecer a cidade.

Para visitar o país, brasileiros não precisam de visto. Desde que  a Ucrânia tornar-se um país independente em 1991, Kiev por sua vez, tornou-se um local turístico popular.

Não esquecendo que as ruas transbordam muita cultura, com suas esculturas, prédios, artesanatos, monumentos e um povo acolhedor e que está a cada dia tentando ser mais um país da União Européia.

Alem de toda essa história marcante de Kiev, na praça tem também o Shopping Center Globus, que é um dos projetos arquitetônicos mais interessantes da atualidade. O inovador centro de compras e recreação, construído em 2002, é enorme, mas não perturba o conjunto histórico do antigo centro de Kiev, pois a parte principal do Globus está escondida embaixo da terra. Assim, graças a um dos projetos mais inovadores dos últimos anos, Kiev foi enriquecida com o centro comercial “mais fundo” da Ucrânia.

Não deixe de tirar algumas fotos, no letreiro mais charmoso que já vi. Principalmente se for na primavera ou no verão. O Hotel Ukraine, está ao fundo. Que hotel!! Aqui tudo é lindo e você só é mais um detalhe nesse quadro de pura beleza.

Pegue um mapa no hotel ou em qualquer ponto turístico de Kiev e siga para a parte oposta do Hotel Ukraine. Subindo alguns 4 pequenos quarteirões e logo se avista  a famosa Catedral Santa Sofia. Muito fácil de se localizar a pé.

A Catedral de Santa Sofia de Kiev é linda! Localizada em uma grande praça, onde é utilizada para vários eventos da cidade. Após a Revolução Russa, começou uma campanha anti-religiosa soviética da década de 1920, cujo plano incluía a destruição da catedral. Foi salva da destruição.No entanto, em 1934, o governo confiscou a estrutura da igreja e a transformou em museu.

Horário de funcionamento: diariamente (exceto ás quintas-feiras), das 10:00 às 18:00. Às quartas-feiras fecha uma hora mais cedo. O ingresso é bem baratinho e pode ser comprado na hora. O site da Catedral é: https://st-sophia.org.ua/en/home/

Seguindo a pé da Catedral de Santa Sofia em direção à Igreja de Santo André, localizada em uma colina. O interessante é passar pelo Children Landscape Park. Possui várias atrações infantis, o Museu Nacional de História da Ucrânia, prédios belíssimos, muita área verde e locais para picnics.

O Museu Nacional de História da Ucrânia é o mais completo e bem cuidado museu da Ucrânia. Possui achados etnográficos e arqueológicos, obras de pintura e esculturas, coleções numismáticas e livros antigos. Com mais de 800.000 itens. Funciona diariamente de 10:00h às 18:00h.

Kiev respira arte e despojamento. A Ucrânia está firme no propósito em se manter na União Européia e a cada dia se moderniza ainda mais. Seus habitantes mais jovens em sua maioria falam inglês. A cidade é extremamente limpa e o melhor!! Linda!

Ainda no Parque bem pertinho da Igreja de Santo André ou St. Andrews, nos deparamos com esta pequena capela, que é um charme. Colorida, bem cuidada e acolhedora. No fundo já avistamos as belas cúpulas da igreja que fica em uma colina chamada Andriyivska Hill. A igreja foi construída no século XVIII. Da igreja se avista o bairro de Podil. Uma vista incrível. Está na Lista dos Tesouros da Humanidade. O site da igreja é: http://andriyivska-tserkva.kiev.ua/

Bem pertinho da igreja está a famosa rua de paralelepípedos Andriyivsky Uzviz, muito frequentada pelos turistas. Nela estão várias barraquinhas, restaurantes, lojinhas de souvenirs, antiguidades, livros e um museu que conta a história de Kiev, através de sua rua mais famosa. O Museum of One Street. Vale a pena uma visita. O site é: http://onestreet.kiev.ua/

Do outro lado da Praça da Independência, no fundo do Hotel Ukraine, tem uma parte mais moderna e vibrante da cidade. É possível ir a pé. Um dos edifícios em estilo grego do século 19 é o Museu de Arte Nacional de Kiev, reúne 21 galerias com valiosas coleções de arte ucraniana. Estão pinturas, objetos e esculturas.  Durante a era Stalín, boa parte das obras sumiram do local. Mas, conseguiram reunir várias delas e reabrirem o Museu.

Também é possível visitar o estádio de futebol de Kiev. Não há barreira ou controle, basta entrar! Fica próximo ao Museu Nacional de Arte da Ucrânia. O Estádio Olímpico de Kiev, fica cheio de pessoas passeando pelo parque ao qual ele faz parte.

Andando pelas ruas de Kiev nos deparamos com essas caixas verdes. São banheiros públicos, limpos e práticos.

Este teria sido o portão principal das fortificações de Kiev no século VI e teve esse nome por se assemelhar ao Golden Gate de Constantinopla. A estrutura foi desmontada na Idade Média. Foi reconstruído pelos soviéticos em 1982, sendo sua forma apenas sugestões tendo em vista não haver registros de imagem do original.

Existem muitas igrejas ortodoxas em Kiev, com cúpulas douradas e coloridas. Kiev já foi uma cidade com muralhas e existem vestígios desse tempo. Um  local bem emblemático e obrigatório de visita é o Monumento da Mãe Pátria, situado numa colina. Visível de várias partes da cidade.  É uma estátua com 62 metros de altura feita de titânio e celebra a vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista. Na base da estátua temos o Museu da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial. Do centro antigo até este espaço requer uma boa caminhada.

A Ucrânia é um dos países mais baratos na Europa.  Por exemplo, o bilhete de metrô dava cerca de 40 centavos  de euro. A alimentação, raramente passava de 15€, e eram pratos fartos e deliciosos.  A arquitetura é de cair o queixo. Muitas cores, ouro, o moderno e o antigo se casam perfeitamente e um povo acolhedor. Deu vontade de ficar!!

O QUE FAZER EM KIEV

  • O Pyrohovo ou Museu da Vida Popular e Arquitetura
  • Palácio Mariyinsky
  • O museu memorial para Bulgakov
  • Museu da Grande Guerra Pátria, que abriga mais de 15 mil peças.
  • Museu Fortaleza ou Kyivska Fortetsya
  • Museu Nacional de Arte da Ucrânia
  • Museu Nacional de Medicina da Ucrânia
  • Museu de Música, Teatro e Cinema da Ucrânia
  • Museu de Cera
  • A Catedral de Chernihiv do Salvador
  • Mosteiro de Kiev Pechersk Lavra
  • A Igreja da Santíssima Trindade
  • Igreja de São Nicolas
  • Igreja de Santa Ana
  • Igreja de Todos os Santos
  • Andriyivsky Uzviz ou Andreevsky Spusk
  • Catedral de Santo André
  • Catedral de Santa Sofia ou Sofia de Kiev
  • Catedral Volodymyr
  • Zoloti Vorata ou Golden Gate
  • Jardim Botânico do Estado e o Jardim Botânico da Academia de Ciências da Ucrânia.
  • Kyiv Mohyla Academia
  • Jardim Zoológico de Kiev f
  • Mosteiro Vidubitsky
  • Teatro Académico de drama e comédia
  • Ópera Nacional da Ucrânia
  • Parque de Taras Shevchenko
  • Galeria ARTEast
  • Galerias da União dos Artistas
  • Ridna Khata Galeria de Kiev
  • Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas
  • Catedral de São Vladimir
  • Museu de Arte Ocidental e Oriental
  • Kiev Art Gallery
  • Museu Estatal de Arte
  • Kreschatik
  • Praça da Independência ou Maidan Nezalezhnosti
  • Vladimirskaya Gorka
  • Podol
  • Casa com Quimeras
  • Museu Nacional de Chernobyl

QUANDO IR A KIEV

A melhor época para visitar Kiev, são durante os meses mais quentes, que vão de maio a setembro. Os meses mais frios são os de novembro a março. Mas, cada época tem seu encanto, no inverno não se é possível ver a cidade florida.

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

4 comentários em “KIEV, QUE CIDADE LINDA”

  1. I just want to say I am just new to blogging and really loved your page. Most likely I’m planning to bookmark your website . You actually have beneficial posts. Many thanks for sharing your blog site.

  2. I was curious if you ever considered changing the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures. Maybe you could space it out better?

Deixe um comentário