MONOPOLI – Itália

Olá viajantes,

Monopoli está bem pertinho de Polignano a Mare https://andiamoblogviagens.com.br/polignano-mare-italia/ a 9 km e de Bari, https://andiamoblogviagens.com.br/bari-italia/ a capital,  37 km, na Puglia, Itália. A cidade é a beira mar e tem um porto médio bem movimentado. Sua população não chega a 50 mil habitantes, mas a cidade é bem efervescente.  Fica  no alto de um penhasco, nove metros acima do nível do mar. Suas ruas são encantadoras com ruelas, becos, vielas, um verdadeiro labirinto, com belas igrejas, monumentos, praças e casas muito antigas.  Algumas dessas construções datam do século VII quando os lombardos e mais tarde os bizantinos transformaram o local num importante porto comercial.

SMLXL

Uma das nove igrejas medievais do centro histórico de Monopoli

Monopoli é o tipo de lugar que agrada a todos, pois tem praias, passeios e esportes radicais, construções antigas, uma parte moderna da cidade e é bem fácil de andar. Sua população é moderna e gostam muito de andar pelas ruas e curtir as praças da cidade.

Em 2016, a praia de Monopoli foi eleita uma das melhores da Itália, pela Touring Club, que premia as melhores praias do país, observando critérios de beleza e respeito ambiental. A mais bonita, com um azul límpido  é Caletta Porto Rosso, de águas calmas e própria para ir com a família.

SMLXL

Chiesa Santa Maria Amalfitana

Seu centro histórico possui nove igrejas medievais e uma das mais famosas é a Cattedrale di Maria Santissima della Madia. A cidade pode ser uma boa opção para se hospedar e aproveitar para conhecer outras cidades próximas como: Alberobello, https://andiamoblogviagens.com.br/alberobello-italia/  Bari, Polignano a Mare, Lecce, Locorotondo  https://andiamoblogviagens.com.br/locorotondo-italia/  e outras.

SMLXL

 Uma das ruas de Monopoli

A Puglia é cheia de cidades com casinhas brancas e em Monopoli não é diferente, mas com menos quantidade. A variedade de varandas floridas também é imensa. O gostoso é andar por suas ruas sem compromisso e se deparar com um monumento, um arco ou uma igreja medieval que dá de frente para o mar. O comércio fecha geralmente ás 13 horas e só reabre no finalzinho da tarde, quando a cidade fica repleta de pessoas andando pra todo lado.

SMLXL

 Piazza Garibaldi

 A Piazza Garibaldi é a praça central da cidade.  É ali que jovens e famílias reúnem-se, crianças jogando bola, andando de bicicletas, senhoras indo a missa, outros casando,  tomando um aperitivo ao ar livre,  se deliciando com os  doces como zeppole e cartellate,  ou mesmo só aproveitando a brisa e o sol de Monopoli. Para conseguir um estacionamento não é muito fácil, mas com paciência se consegue e é pago.

SMLXL

Piazza Garibaldi

É conhecida também como  “la città delle cento contrade” (a cidade dos cem bairros), não sei como é possível uma cidade tão pequena ter tantos bairros. Mas, não deu tempo de conferir. Quem sabe da próxima vez.

SMLXL

Igreja de St. Salvatori

Andando pelo centro histórico nos deparamos com essa bela igreja, Igreja de St. Salvatori, uma das mais antiga de Monopoli. Se aumenta o fascínio quando se observa sua posição panorâmica, que por ela  se pode observar constantemente o mar. Pelo mar a imagem da igreja é belíssima pois se avista o campanile (sino) e sua torre. Infelizmente, não é aberta ao público. Mas, é um dos monumentos mais importante de Monopoli.

SMLXL

 Convidados chegando para um casamento

Continuando andando por Monopoli, acreditem!! Nos surpreendemos com um casamento que iria acontecer justamente na principal igreja de Monopoli, a Catedral Basílica de Monopoli, http://www.cattedralemonopoli.net/  estava preparada para receber os convidados e noivos. Não tinha muitos e estava arrumada com simplicidade mas muito bonita.

SMLXL

 Catedral Basílica de Monopoli

A Catedral Basílica de Monopoli  (Chiesa Cattedrale Maria Ss. Della Madia) é em estilo românico. Iniciou sua construção em 1107.  Com uma arquitetura barroca impecável  está bem pertinho do porto, no Largo Cattedrale. Estando em  Monopoli é um dever visitá-la.   O interior de mármore de toda esta Catedral incluindo o chão, além de vários altares é mesmo uma vista de cortar a respiração. O teto e a cúpula são belíssimos.

SMLXL

 Catedral Basílica de Monopoli preparada para um casamento.

Os moradores contam que em 1107 Nossa Senhora teria aparecido em sonho ao sacristão Mercurio. Ano que o Frade havia decidido parar as obras da igreja. Nossa Senhora então teria indicado a Mercurio onde encontrar a madeira necessária para terminar a construção. Mercurio correu até o porto e lá encontrou uma jangada (chamada madia, daí o nome da santa) formada por vigas de madeira, era o material que faltava. Na jangada havia também uma imagem bizantina representando Maria com o menino Jesus. A imagem foi levada em procissão até a nova catedral, que o bisco quis dedicar a Mercurio e à Virgem Maria. A festa para relembrar esse acontecimento é realizada entre 13 e 16 de agosto, e também no dia 16 de dezembro, data em que Mercurio  encontrou a jangada e a imagem. Sendo verdade ou não é uma data de festa em Monopoli.

SMLXL

 Mapa da cidade

O litoral de Monopoli é formado por pequenas enseadas e as praias não são grandes. Durante o verão, mesmo quem não está de carro consegue visitar boa parte delas, inclusive aquelas fora da cidade, tem uma linha de ônibus  que liga o centro de Monopoli ao distrito de Capitolo, o litoral. http://www.comune.monopoli.ba.it/

 

SMLXL

 Ruínas na cidade

Dentro de algumas igrejas se encontram múmias e algumas escavações e na rua também se pode observar algumas escavações muito antigas.

SMLXL

 Monumento na Praça principal da cidade em homenagem aos soldados mortos de Monopoli

A cidade é  bem pequena. Dá para conhecer em um dia. Tem bons hotéis, restaurantes, um litoral  com várias praias lindas e muito limpas.  Várias cidades e locais interessantes próximos. Enfim, vale muito a pena conhecer. Sua culinária é excepcional, como toda a Puglia, com pratos saborosos e artesanais.

SMLXL

 Praça Giuseppe Garibaldi e ao fundo a Torre do Relógio

SMLXL

 Porto antigo de Monopoli

O porto antigo é pitoresco, cheio de pequenos barcos e no fim do dia se encontra pescadores consertando suas redes, pessoas passeando ou  sentadas no paredão do cais. Um dos melhores lugares de Monopoli. É no porto antigo que está o castelo de Carlos V, construído no século XVI. Lá dentro é bem agitado, tem até casamento e é aberto a visitação.

COMO CHEGAR A MONOPOLI

Para chegar a Monopoli se for de avião o aeroporto mais próximo é o de Bari, que fica distante 40 minutos de carro. Se for de trem é necessário ir até a Estação Central de Bari e de lá pegar um trem regional para Monopoli. Se chegar de avião e quiser continuar a viagem de trem é só pegar o trem que sai do aeroporto a Estação Central. Se estiver de carro, aproveite para admirar a vista da costa do Mar Adriático.

O QUE FAZER EM MONOPOLI

  • O Castelo Carlos V
  • As nove igrejas do Centro Histórico
  • Passeio de barco
  • O Porto Antigo
  • Praça Giuseppe Garibaldi
  • Catedral Basílica de Monopoli
  • Passear pelas suas ruas
  • Jantar em um dos restaurantes típicos da cidade
  • A super concorrida Polignano a Mare
  • A linda cidade de contos de fada Alberobello
  • As grutas de Castellana Grotte.
  • Castel del Monte que é Patrimônio da Unesco
  • A elegante cidade de Ostuni
  • A cidade barroca, Lecce
  • As vizinhas, Fasano e Conversano

QUANDO VISITAR MONOPOLI

Um dos períodos do ano mais propícios é sem dúvida alguma, a primavera, que vai de abril a meados de junho, outro bom período é entre setembro e outubro, em pleno outono. Julho e agosto são meses de alta temporada, e a cidade fica bem cheia mas para visitar Monopoli não é problema, desde que não necessite de hotel, uma opção é ficar neste período em Bari. Mas, não recomendo. Pois, com certeza irá em outras cidades que acontecerá preços altos e congestionamentos.  Esse período é de calor intenso. Por outro lado, os dias estarão mais longos. Já aqueles que gostam de  frio devem optar pela ida a partir de novembro  até março.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

 

 

21 comentários em “MONOPOLI – Itália”

  1. Thanks for some other informative web site. Where else may just I am getting that type of info written in such an ideal means? I have a project that I’m simply now running on, and I have been on the look out for such information.

  2. I just want to tell you that I am beginner to blogging and site-building and truly enjoyed this page. More than likely I’m going to bookmark your blog post . You really come with exceptional posts. Thank you for revealing your webpage.

  3. I?¦ve been exploring for a little bit for any high quality articles or blog posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Studying this info So i am satisfied to convey that I have an incredibly excellent uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I such a lot definitely will make sure to do not overlook this website and give it a glance regularly.

  4. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering what all is required to get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very internet savvy so I’m not 100 certain. Any recommendations or advice would be greatly appreciated. Cheers

Deixe um comentário