HIROSHIMA EM 1 DIA- Japão

Hiroshima,

 

Hiroshima, no sul do Japão, foi a primeira cidade atingida por uma bomba atômica. Em 6 de agosto de 1945, por volta das 8h, a bomba atingiu a região central da cidade, sendo  um dos mais tristes acontecimentos da humanidade.  Quase metade da população de Hiroshima morreu por conta dos efeitos da bomba. Anos depois, muitas outras pessoas vieram a óbito ou desenvolveram doenças em decorrência da radiação.

Chegamos em Hiroshima utilizando o JR Pass. Esse passe só pode ser comprado antes de sair do seu país, pois é apenas para turistas. O site para adquirir o JR Pass é: https://www.jrpass.com chegando no aeroporto ou nas estações de trem e em vários escritórios pelas cidades japonesas é possível fazer a troca e iniciar as suas viagens. As passagens no Japão são bem caras, até mesmo para os japoneses. Esta é a forma mais econômica de andar pelo país.

Hiroshima está conectada a várias cidades pela linha de trem bala, Sinkansen. Saímos às 7:43 de Kyoto http://andiamoblogviagens.com.br/kyoto-japao/  e chegamos às 9:30. Super rápido e prático. É interessante fazer a reserva de assento antes de embarcar, não custa nada para quem tem o JR Pass e pode ser feito no dia que trocar o voucher pelo passe. Quem estiver em Tokyo a duração da viagem é de 5 horas, com uma conexão em Shin-Osaka.

Mas, se for do tipo que gosta de andar de carro. Saiba que é possível e as estradas são excelentes. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção e ainda se paga no cartão de crédito no Brasil sem IOF.

Chegando na estação de Hiroshima, pegamos o mapa turístico, que é grátis, no centro de informações turísticas e iniciamos o nosso passeio. São duas opções: ir direto para o Parque da Paz onde tudo aconteceu ou ir na Ilha de Miyajima, que é uma graça. Optamos pela ilha!

A ilha é famosa pelos Bambis que vivem soltos e são bem amigáveis e pelo portal que fica dentro do mar, principalmente quando a maré está alta. Para chegar na ilha é muito simples e para quem tem o JR Pass é gratuíto. Basta pegar o trem na Estação de Hiroshima, a mesma que descemos quando chegamos e ir em direção à Iwakuni.  Chegando em Miyajima Guchi, onde a maioria das pessoas descem, é só seguir o fluxo de turistas que vão diretamente para o Ferry.

 Quem não tiver o  JR Pass, paga 410 yens. A duração da viagem é de cerca de 30 minutos. Outra opção é o bondinho elétrico, chamado Dentetsu e a passagem é mais barata e passa com mais frequência.  No entanto o percurso é bem mais demorado, cerca de 70 minutos. Valor 260 Yens.

Chegando em Miyajima Guchi há duas ou três empresas diferentes que operam serviços de Ferry, uma delas faz parte do grupo JR e essa é grátis para quem tem o JR Pass. Quem não tem terá que desembolsar 180 Yens. A duração da viagem é bem curta. Cerca de 10 minutos. A frequência dos Ferries são de 10 minutos.

.A ilha é um lugar muito turístico e o torii (portal xintoísta) gigante, é avistado já de dentro do Ferry. Os turistas ficam empolgados e é até difícil conseguir uma boa foto. Dependendo do nível da maré parece estar flutuando na água.

O torii é tão famoso e tão apreciado pelos japoneses que é considerado um dos três cenários mais bonitos do país! A paisagem com o torii é linda. Principalmente quando ele está com parte dentro da água. A água é muito gelada, mas alguns turistas mais corajosos se aventuram a entrar. Não foi o meu caso.

A ilha é pequena, mas é muito fácil de ser percorrida à pé. Um momento muito agradável da nossa viagem. principalmente se falando de  Hiroshima que nos traz tantas recordações tristes. Não deixe de conhecer essa bela ilha.

O lugar tem uma área turística muito bonita, alem do Portal Gigante, possui simpáticas ruelas , casas antigas, templos,  praias, vários restaurantes e lojinhas de lembranças. Estar em Hiroshima é uma ótima pedida. Um lugar que possui cultura, história, paisagens naturais, etc.

As ruas são repletas de lojinhas que vendem lembrancinhas, cafeterias, sorveterias e comidas típicas.

No caminho você já encontrará muitos bambis que habitam a ilha e estão super acostumados com turistas. As crianças apreciam muito tirar fotos com eles. Os bambis são amigáveis, mas às vezes avançam para tomar biscoitos ou até mesmo os mapas das mãos dos turistas. Melhor sair na foto de longe.

Para os que são mais acomodados e preferem ir admirando a paisagem sentados, tem esse tipo de veículo que é puxado por homem.

Depois de ficarmos o suficiente na ilha, fizemos o caminho inverso para a Estação de Hiroshima. Afinal, estar na cidade significa ir ao Parque da Paz. Chegando na Estação, basta sair dela e se dirigir ao ponto de ônibus. Entrar no ônibus, que na verdade é um metrô de superfície,  de número 2 e descer em Domo Mae. Não precisa comprar tickets, dentro do ônibus tem cobrador. Não me lembro o valor, mas é bem baratinho.

O Genbaku Domu ou Atomic Bomb Dome, é a sede da antiga prefeitura de Hiroshima, um dos poucos edifícios que sobreviveram a explosão da bomba e foi a única estrutura preservada em memória do ocorrido. Assim que desembarcamos já avistamos a cúpula. O local é bem triste! Afinal, não tem como não lembrar de tanto sofrimento para esse povo.

O domo em ruínas  destoa  do verde ao seu redor e  se tornou um dos cartões postais da cidade. Está a 160 metros do epicentro da explosão. É impressionante como a cidade se reconstruiu e hoje é vibrante, bonita e cheia de vida.

Assim como todos os turistas ficamos um bom tempo admirando a região e a antiga prefeitura. O Parque Memorial da Paz está localizado onde a bomba caiu. Tem vários monumentos como o das Crianças à Paz e o Museu Memorial da Paz, Cenotafio, Chama da Paz, Relógio de Flores e a uma caminhada de uns 15 minutos o lindo Castelo de Hiroshima.

O Parque da Paz está construído sobre as ruínas do antigo centro comercial e político de Hiroshima. Hoje é uma área verde linda, bem cuidada e repleta de monumentos cheios de significados. Observar, admirar e refletir é fundamental.

Tudo é muito bem cuidado e nos chamou a atenção a quantidade de guias voluntários e muitos viveram direta ou indiretamente ao Ataque da Bomba. Alguns já em idade avançada. Mas, que estão lá revivendo essa história e não deixando  ser esquecida pela humanidade.

Este é um símbolo bem emblemático e se avista de todos os pontos do Parque da Paz. É o relógio da paz. Toca sempre às 8:15, pois foi a essa hora que a cidade foi atingida pela bomba atómica pela primeira vez.

Outro relógio lindo fica do outro lado da praça.  Esse já é moderno e cheio de flores. Um relógio floral que abrilhanta ainda mais o espaço verde da região.

Bem pertinho está o Childrens Peace Memorial. Inspirado na triste história da menina Sadako, que foi exposta a radiação nuclear da bomba quando tinha apenas dois anos de idade, e desenvolveu leucemia aos 10 anos.

Sadako acreditava que se dobrasse 1000 passarinhos japoneses, os Tsurus, que são símbolo da felicidade e longevidade, ela ficaria curada. Pouco tempo depois e cerca de 600 passarinhos dobrados, a criança faleceu. Mas, o costume do Tsurus pela paz continuou e milhares de pessoas enviam para exposição os famosos passarinhos dobrados.

Seus amigos de classe continuaram a dobrar os passarinhos e uma corrente entre outros países doaram fundos para a construção de um memorial em homenagem a garotinha Sadako e as outras crianças que faleceram devido a bomba.

O Parque da Paz de Hiroshima tem 3 sinos, o mais conhecido deles fica pertinho do monumento as crianças e tem o desenho de um mapa mundi com o símbolo atômico no meio. Os turistas são incentivados a tocar esse sino, assim propagando simbolicamente a paz entre as nações.

O Cenotafio (tumba vazia) fica bem no meio do Parque da Paz, é uma homenagem às pessoas cujos restos mortais não estão ali. Geralmente é o local onde os visitantes fazem suas preces. Lá estão os nomes de cada uma das pessoas que faleceram durante a tragédia.

Alinhado com a Chama da Paz, o Lago da Paz e o Memorial da Paz. É uma homenagem a todos que morreram vítimas da bomba. Nele está a inscrição:  “Let all the souls here rest in peace for we shall not repeat the evil”, Que todas as almas aqui descansem em paz para que o mal não se repita.

Ao lado do  museu, na parte subterrânea, está o Hiroshima National Peace Memorial Hall for the Atomic Bomb Victims. A entrada é gratuita e é bem interessante e emocionante. Nele está exposto  memórias das bombas atômicas e histórias dos sobreviventes. O site é: https://www.hiro-tsuitokinenkan.go.jp

Finalmente, o emocionante Museu e Memorial da Paz.  Cobra uma pequena taxa de 50 Yens. Tem audio-guias em português também.  Conta a história da tragédia que atingiu a cidade, tem alguns objetos e imagens da época. Não são muitas imagens, dizem que o fotógrafo contratado para registrar, ficou tão chocado com o que viu, que conseguiu tirar apenas 3 fotos.

O museu também traça um panorama de onde estão as armas nucleares existentes no mundo e quais os perigos dessas armas. O silêncio  dentro do museu é de arrepiar  é uma visita bem tocante.

A visita conta a história de Hiroshima antes durante e depois da bomba, deixando uma bonita mensagem de paz mundial no final. Tem uma bela reconstituição em áudio e vídeo muito impressionante.

Depois da visita ao Museu da Paz, chegou a hora de retornarmos. Mas, antes queríamos muito conhecer o Castelo de Hiroshima. Caminhamos até o local onde descemos do ônibus, atravessamos a avenida e seguimos em linha reta por uns 6 quarteirões. Lá estava o Castelo!!

O caminho até o castelo é bem tranquilo e passamos por um pequeno parque com um lago cheio de peixes coloridos.

Castelo de Hiroshima é uma réplica do Castelo destruído pela bomba atômica, ele se diferencia de outros castelos do Japão por estar construído no plano e não no alto de uma montanha. Do alto dos seus 5 andares é possível ter uma bela vista da cidade. Fica aberto até as 18:00 horas de março a novembro e até as 17:00 no inverno. O preço é 370 Yens.

Depois de visitarmos o Castelo voltamos para a avenida e fizemos o caminho inverso até a Estação de Hiroshima, utilizando o mesmo metrô de superfície de número 2. Chegando na Estação de Hiroshima  pegamos o Shinkasen, trem bala, para Tokyo. Saímos às 17:42 e chegamos às 21:53.

QUANDO IR A HIROSHIMA

Em qualquer época do ano é interessante visitar Hiroshima. Porem, no verão, nos meses de junho a setembro é mais quente e não correrá o risco de muito frio. Já no inverno entre dezembro a março, o frio é bem intenso. Se quiser evitar os meses chuvosos não vá entre  novembro a fevereiro. Entre o fim de março e início de abril é a época mais procurada pelos turistas. Pois, é a época das cerejeiras e o país fica todo florido. 

O QUE FAZER EM HIROSHIMA

  •  Castelo de Hiroshima
  • Ilha de Miyajima
  • Genbaku Domu
  • Monumento da Paz das Crianças
  • Cenotafio
  • Hiroshima Peace Memorial Museum
  • Museu e Memorial da Paz

SEGURO VIAGEM

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para o Japão não é obrigatório, mas é melhor se prevenir. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

8 comentários em “HIROSHIMA EM 1 DIA- Japão”

  1. It’s the best time to make a few plans for the long run and it is time to be happy. I’ve read this put up and if I may I wish to counsel you some attention-grabbing things or advice. Perhaps you could write subsequent articles regarding this article. I desire to learn more things about it!

Deixe um comentário