OÍA – Santorini – Grécia

Ola Viajantes,

Oía é a cidade mais bonita, chique e cara da ilha de Santorini, na Grécia. É construída sobre a falésia da Caldera, a parte onde ocorreu a erupção do vulcão, formando uma cratera e que hoje é uma grande lagoa que dá acesso ao mar, formando um enorme “C”. Oía é também famosa pela sua visão do sol que cria um ambiente incrivelmente romântico. A beleza natural  de Oía e as suas casas brancas, casarões antigos, onde os capitães moravam, ruas estreitas e igrejas de cúpulas azuis, fazem desta pequena cidade única. Suas imagens já correram o mundo divulgando sua beleza e os turistas comparecem em grande quantidade. Localizada ao norte da Ilha de Santorini e a 20 km da capital, Fira. É dividida por dois estilos de moradias, as casas dos capitães ( kapetanospita) mais arrojadas e grandes e era onde os mais ricos e pelo nome pelos capitães de navios moravam  e as casas caverna (canaves hyposkafa), que são mais simples, mas algumas com varandas e muito bem cuidadas com jardins floridos. Construídas em XIX e no início do século XX, as casas foram construídas com a utilização de materiais retirados da terra vulcânica local. Hoje a maioria funciona como lojinhas, restaurantes e hotéis.

SMLXL

 Um dos bons hotéis de Oía

 Chegamos a ilha de Santorini por mar, https://hellenicseaways.gr/en/,  este é o link de uma das empresas de barco que faz o percurso, outra opção  é https://www.letsferry.gr/ , de Mykonos. Dê uma olhadinha no post sobre Mykonos aqui no blog: https://andiamoblogviagens.com.br/mykonos-grecia/.  Pela logística do roteiro preparado por nós e pelo custo-benefício a nossa opção de hospedagem foi de ficar em Fira. Mas, para se deslocar na Ilha de Santorini é muito fácil, tem ônibus que leva para todas as praias. De Fira a Oía pagamos 1,60 euros em um ônibus muito bom e que sai da parte central de Fira e tem seu ponto final em Oía na parte que dá acesso as ruas de lojas e as igrejas de cúpulas azuis. A cidade é bem pequena e muito fácil de andar, pois ela margeia o penhasco sobre o mar. Tem uma estrada que é especial para pedestre entre Fira e Oía.  Não fiz o trajeto, mas posso afirmar que é uma boa distância para se fazer a pé.

SMLXL

 Casas e hotéis de Oía

SMLXL

 Mapa da Ilha de Santorini, note que Oía está na parte norte da ilha.

Em 1956 teve um terremoto na ilha e destruiu algumas casas, estas foram restauradas, mas ainda existem algumas que não, e se pode visitá-las. Oía é repleta de lojinhas lindas e algumas de marcas bem famosas. Os restaurantes e bares em sua maioria estão localizados de frente para a Caldeira.

SMLXL

 Qualquer cantinho é aproveitado para se fazer um recanto romântico

A paisagem é lindíssima e conforme se anda pela cidade a sensação é que você está em um filme ou em alguma página de revista de famosos.  Com até 300 metros de altura, os paredões da ilha são pintados de branco e com várias casinhas super charmosas sempre com algum jardim, uma mesinha convidativa para tomar um café ou mesmo apreciar a vista, isto tem por todos os lados. As igrejas de cúpulas azuis são encontradas facilmente pela cidade e são várias.

SMLXL

Uma das ruas de Oía, note a qualidade do piso.

As casas cavernas são construídas sem abertura lateral com apenas na frente a porta e duas janelas para entrar a luz solar. Era habitada antigamente por pessoas mais humildes. Hoje são restaurantes, cafeterias, lojinhas, super charmosas.

SMLXL

 Uma das vistas maravilhosas do mar

SMLXL

 Uma das igrejinhas, esta não tem a cúpula azul. Mas é majestosa sobre o mar.

SMLXL

 Igreja de Oía, com a cúpula azul. Esta estava pintada de amarelo, prefiro o branco.

SMLXL

Para se locomover por Oía o melhor é mesmo a pé, onde se vai andando pelas suas vielas e ruas de calçamento em alguns pontos rústicos outros não. Mesmo porque tem algumas partes que se tem que subir escadas e rampas. Estivemos em maio e estava bem fresquinho, mas o sol era bem forte.

SMLXL

 Vista das casinhas brancas e de uma das igrejas com a cúpula azul.

SMLXL

 Casamento na igreja principal de Oía, era uma casamento de japoneses. Quem não gostaria de se casar em uma igreja como essa. Linda!

SMLXL

 Produtos típicos da ilha, souvenirs lindíssimos. O preço um tanto salgado.

O ponto alto da visita a Oía é o pôr do sol. Os turistas em sua maioria vão em busca deste momento, que ocorre a partir das 18:00 horas.  O Castelo de Oía, que está em ruínas, é o lugar mais procurado para assistir a este espetáculo. Fica localizado em uma parte alta bem no finalzinho da rua principal e muito fácil de localizar é só ir acompanhando o fluxo de turistas. Eles apreciam muito este momento.

SMLXL

No finalzinho da tarde, quase na hora do pôr do sol, a maioria dos visitantes se reúnem para a zona do Castelo e preparam suas câmeras e celulares. Chegamos no Castelo por volta de 17:00 horas e já estava lotado esperando o sol iniciar a curva em direção ao mar. Todo mundo tenta aproveitar cada instante desse momento. As cores já começam a mudar e eles ficam eufóricos. Com o pôr do sol ou sem, a vista deste local é linda.

SMLXL

O sol ainda estava forte, mas ninguém queria sair e perder o local escolhido  para assistir o espetáculo.

SMLXL

 Turistas garantindo o seu lugar para assistir o espetáculo do pôr do sol.

Finalmente o sol se esconde no Mar Egeu! Os turistas se abraçam e batem palmas para o Astro principal, o Sol. Eles ficam extasiados e viver um momento destes não é para qualquer um. As casinhas de cores brancas se destacam junto às cores do pôr do sol. Fica realmente lindo.  Vale muito a pena participar deste momento.

SMLXL

Pôr do sol em restaurante.

O local mais assediado  e pitoresco para assistir o pôr do sol em Oía é mesmo o Castelo. Mas, caso você queira degustar algo e beber algum aperitivo, pode se dirigir a um dos vários restaurantes que oferecem com todo requinte esse momento, com todo conforto e luxo. Também é uma boa pedida! Assim que o sol se põem quem não está hospedado em Oía começa a se dirigir ao ponto de ônibus e nesse momento se forma uma fila para embarcar no ônibus. Mas, a cada 15 minutos sai um ônibus para Fira. Caso esteja de carro alugado ou scooter o melhor é ter cautela na volta. Pois o trânsito fica congestionado e alguns motoristas bebem e podem causar  acidentes.

SMLXL

Um local que é lindo e não se pode perder é este onde tem um pequeno obelisco aos soldados gregos e ao fundo uma  igrejinha. Tudo fica limpinho e estava recém pintado devido a proximidade da temporada que se iniciaria em junho.

SMLXL

 Casinhas e vielas por onde se anda em Oía

O QUE FAZER EM OÍA

  • Passear pelas ruas de Oía
  • Igrejas de cúpulas azuis
  • White Beach
  • Red Beach
  • Perissa Beach
  • Curtir a noite nas tavernas
  • Passeio de Barco até o Vulcão
  • Hot Spring
  • Centrinho de Fira

QUANDO IR

Eu particularmente prefiro os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro. Os meses de julho e agosto são muito quentes e de alta temporada e os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são muito frios.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.

andiamoblogviagens@gmail.com.br

Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

 

 

7 comentários em “OÍA – Santorini – Grécia”

  1. I just want to say I am beginner to weblog and really liked this web blog. Likely I’m going to bookmark your blog . You amazingly have amazing writings. With thanks for sharing with us your blog site.

  2. It is perfect time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!

  3. Thanks , I have recently been looking for information about this topic for ages and yours is the best I have came upon till now. But, what concerning the conclusion? Are you sure about the supply?

Deixe um comentário