URUPEMA – A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL – SC

Olá viajantes,

Urupema está localizada na serra catarinense, sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do Estado, considerada uma das cidades mais frias do país com temperatura média anual de 14ºC. A população é de 2.482 habitantes e mantém uma diversidade de costumes e tradições.


Urupema apresenta como principais atrativos os rios claros, campos verdes e pinheiros. No inverno, com a ocorrência de neve e fortes geadas, as pequenas cachoeiras e vegetação rasteira transformam-se em cristais de gelo, trazendo a cidade um clima de paz e tranqüilidade pelo branco que a cobre.

O clima de Urupema, segundo a classificação de KOPPEN, pode ser considerado, como chuvoso, com inverno e verão brandos. A temperatura média anual é de 14ºC, podendo chegar, no inverno, até 14ºC negativos na relva.

São Joaquim era considerada a cidade mais fria do Brasil. Porém, há alguns anos foi instalada uma  estação meteorológica de Santa Catarina na região, que passou a verificar que Urupema apresentava as temperaturas mais baixas do Brasil, daí a cidade hoje possui esse título.

Possuidora de importantes nascentes e águas límpidas, Urupema é uma das poucas cidades do mundo a criar no riacho (Rio Caronas), bem no centro da cidade, a sensível Truta Arco-íris. O tradicionalismo é mantido pela lida campeira, os torneios de laço, festivais e bailes gauchescos.


As principais fontes da economia advêm da atividade agropecuária (maçã, batata, moranga), pecuária de corte e leite, produção de produtos orgânicos e truticultura.

Como a  cidade de Urupema se localiza no alto da Serra Catarinense, que é uma região muito procurada por turistas e está razoavelmente próxima da capital, a 200 km de Florianópolis, o acesso  é todo asfaltado. O caminho é pela BR-282 em direção a Lages, entrando à esquerda para Rio Rufino pela BR-475, depois pela SC-112 até Urupema.

Para quem vem de Lages, são 55 km e a partir de São Joaquim, 78 km, tudo pavimentado. De Urubici, tem um trecho que fica bem curto, 50 km. No entanto tem 30 km de estrada de terra. Se não quiser se sujeitar à rodar nesta estrada o caminho  é pela rodovia Br-282 e nesse caso são 90 km e pavimentado.

Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção. Pode ser vantajoso para quem pretende conhecer outras cidades das Serras Catarinenses. Esse foi o nosso caso. Chegamos em Florianópolis de avião e locamos um carro. Foi uma excelente escolha.

O centrinho de Urupema é muito pequeno, com duas avenidas principais. Não tem muitas atrações turísticas. Nesse caso, um dia basta para conhecer a cidade. O ideal é fazer um bate e volta de outra cidade da Serra Catarinense. No nosso caso estávamos hospedados em São Joaquim e apenas passamos o dia. Mas, vale à pena!!

A altitude junto à praça central é de 1335 metros e o ponto mais alto do município é o Morro das torres, a 1726 metros e já teve registros de -19 graus nesse Morro. Em qualquer época do ano é necessário o uso de agasalhos ao visitar essa região. Não fica muito distante do centro da cidade, com uma pequena distância em estrada de terra.

A Praça Manoel Pinto de Arruda é a praça principal e é  um local  para se resgatar o romantismo. Em sua estrutura, quadra de vôlei de areia, portais estilizados com metal e pedra arenito, o belíssimo Lago das Trutas, bancos, arborização, passeio público e parque infantil. É onde tudo acontece na cidade e nesse local está a Matriz com o letreiro “Eu amo Urupema” e o Termômetro, onde os turistas aproveitam para registrar sua presença na cidade.

Uma das maiores atrações da cidade com certeza é a Cachoeira que Congela. Uma cachoeira que tem um fluxo de água pequeno e que devido às baixas temperaturas, congela!!!! Não é difícil chegar até ela e indo na cachoeira já é a mesma direção de outra grande atração que é o Morro das Antenas.

Um dos eventos da cidade que é muito esperado é o Festival do Papagaio Charão e o  Festival do Papagaio-do-Peito-Roxo. A programação dos dois dias de eventos ocorre no Centro de Eventos de Urupema. Um dos momentos mais esperados é a observação da revoada dos papagaios, que ocorre entre o início da manhã e o final da tarde. Os festivais, que ocorrem simultaneamente, são voltados para a observação das aves que migram do Rio Grande do Sul para Santa Catarina em busca de araucárias para se alimentar de pinhão.

O QUE FAZER EM URUPEMA

  1. Morro das Antenas.
  2. Cascata que congela.
  3. Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda.
  4. Igreja Matriz de Santana.
  5. Fazenda do Barreiro.
  6. Vinícola Urupema

QUANDO IR A URUPEMA

Como o frio é a maior atração da cidade, a melhor época é no inverno, especialmente entre Junho e Agosto. Vai depender das ondas de frio que chegam à região. Pois pode ocorrer temperaturas negativas também entre Abril e Novembro.

 ONDE SE HOSPEDAR EM URUPEMA

Urupema não tem muitas opções de hospedagem. No entanto tem alguns charmosos hotéis rurais que são bem acolhedores: Sítio dos Cambarás, Regúgio de Altitude Urupema, Reserva Faldum. Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

2 comentários em “URUPEMA – A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL – SC”

  1. We are a gaggle of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site provided us with helpful information to work on. You have done an impressive activity and our entire group will likely be thankful to you.

Deixe um comentário