POMERODE, A CIDADE MAIS ALEMÃ DO BRASIL

Olá Viajantes,

Há  duas versões para o surgimento do nome Pomerode. Em alguns livros consta que deriva de Pommeroda, designação de um Ribeirão formado pelos Ribeirões Rauffmann e Ribeirão do Saco (Pomerode Fundos) afluente do Rio do Testo, próximo ao centro da cidade. Em outros registros se diz que o nome veio da origem dos fundadores que eram da Pomerânia.

O aeroporto mais próximo de Pomerode é o de Navegantes, localizado a 75 km.  Outra opção é o de Florianópolis que está a 179 km. No nosso caso optamos por ir até Florianópolis e de lá seguimos para a Serra Catarinense e depois para o Vale Europeu que é onde está  Pomerode.

Antes mesmo de ir locamos um carro pelo site da Rentcars, onde é possível fazer uma cotação por várias locadoras lhe oferecendo a melhor opção. Deu tudo certinho e de carro foi possível conhecermos todos os pontos turísticos que estava na nossa lista.

Pode ser uma boa escolha já que o estado de Santa Catarina tem muitas atrações e são de uma distancia boa para fazer o percurso de carro, ganhando tempo e aproveitando para admirar as belas  vistas que as estradas oferecem.

Dormimos em Blumenau e seguimos para Pomerode que está localizado a 30 km. Chegamos bem cedinho e o tempo estava muito agradável, com uma neblina fina e bem fresquinho. A cidade é pequena e é possível conhece-la em um 1 dia, se bem que depois arrependi e vi que é uma boa ideia dormir pelo menos 1 noite. A cidade tem uma região gastronômica muito agradável.

Nossa primeira parada foi no Portal Turístico Sul, que já vale várias fotos. O local também funciona como centro de informações turísticas e a região é bem bonita com várias outras atrações.

Nessa região com certeza você ficará um bom tempo. Ali já é possível fazer umas comprinhas nessa linda lojinha. Os preços são acessíveis e produtos de qualidade.

Atrás do Portal Turístico está o letreiro Eu Amo Pomerode, que por sinal é bem concorrido. Tivemos que entrar numa pequena fila para fotografar. Mas, como eu gosto de tirar fotos com o nome da cidade não foi problema. Ainda mais esse, que é muito charmoso.

Bem pertinho do letreiro está a Casa do Escultor, que também  é um  museu que era a casa e o atelier do escultor Ervin Teichmann. Como nosso tempo era um pouco restrito, resolvemos ficar pela pracinha que estava movimentada com outros turistas e um local muito agradável de ficar. Essa lindinha árvore também está na praça e representa a história da cidade.

No final da praça tem esse símbolo da cidade em flores, muito bem cuidado, como toda a cidade. Pomerode tem muitas festas e feiras durante todo o ano e uma paisagem de cair o queixo. Podendo até fazer passeios em carros de mola puxados a cavalo e a culinária, nossa! cada torta e doces maravilhosos, a minha preferida é a cuca. Uma delícia!

De lá pegamos o carro  e fomos dar uma volta pela cidade antes de nos dirigirmos a região das cervejarias e restaurantes. .Avistamos a paróquia Evangélica de Confissão Luterana, que se destaca pela linda torre. Localizada ao fundo do Centro Cultural, possui belos vitrais em seu interior.

Pomerode tem uma tradição alemã muito forte. A cidade possui cinco grupos folclóricos que resgatam através das danças típicas seu passado. Outra atração que a cidade oferece são seus 15 Clubes de Caça e Tiro. A maior festa da cidade é a Festa Pomerana que acontece na segunda quinzena de janeiro e o que não falta é cerveja.

De lá seguimos para a Rua Hermann Weege que é onde se concentra grande parte das atrações da cidade. Logo avistamos o Teatro Municipal que possui um belo prédio com uma fonte na sua frente. Ao lado tem um estacionamento gratuito. Estacione, porque é tudo muito perto e nessa região o interessante é andar à pé.

Em frente ao Teatro está a Praça Torgelow. Nessa praça tem umas esculturas do artista José Batista que representam os 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. Retrata o trabalho em Pomerode da época da colonização.

Do lado ao Teatro está o Museu Pomerano. Ele é pequeno mas por dentro possui vários objetos, documentos, carros antigos e até charretes  que contam a história dos primeiros moradores de Pomerode. O ingresso é bem baratinho.

Bem pertinho do Museu Pomerano está a Biblioteca Municipal de Pomerode, com contadores de história e muitos livros pra criançada. Alemão gosta de ler. Como não estávamos com crianças não entramos e também não fomos em outros dois lugares que são atração infantil: O Zoológico de Pomerode e a Vila Encantada.  O site é: https://www.facebook.com/Biblioteca-Municipal-de-Pomerode-337861346319517/

Ao lado da Praça Torgelow está a maioria dos restaurantes, lojas, galerias de arte, lojinhas de souvenirs, cafeterias, sorveterias, lojas de cristais e claro as cervejarias. Fica sempre cheio de turistas, mas no horário do almoço e à noite fica lotado de gente, principalmente nos finais de semanas e feriados.

Existem cervejarias que abrem mediante ingressos comprados com antecedência  visitação para conhecer sobre o processo de produção de suas cervejas, inclusive com degustação. Para isso é necessário fazer um agendamento prévio.

Finalmente chegamos à um dos pontos conhecidos nacionalmente o Museu do Automóvel de Pomerode. Localizado no alto de uma pequena colina em um belo galpão. Estão expostos automóveis clássicos que arrancaram suspiros de famosos como Elvis Presley e Marilyn Monroe, isto nas décadas de 40, 50 e 60, mas até hoje deixam qualquer pessoa apaixonada. O site é: https://www.museupomerode.com.br/

Do lado do Museu está a cervejaria Opa Bier, que já foi conhecida nacionalmente. Atualmente está fechada.

O QUE FAZER EM POMERODE

  • Zoológico de Pomerode
  • Vila Encantada
  • Museu do Automóvel
  • Portal do Turista
  • Teatro Municipal
  • Museu Pomerano
  • Biblioteca Municipal
  • Fábrica de Chocolates
  • Rota Exaimel
  • Cervejarias
  • Igreja Luterana
  • Letreiro

QUANDO IR A POMERODE

A cidade tem atrações fixas, além de festividades todo mês. Faz bastante calor no verão e o inverno é bem ameno, e durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. No  fim de março ao iní­cio de junho, do iní­cio de agosto ao fim de setembro e do iní­cio de outubro ao fim de novembro são as melhores datas para visitar a cidade, pois o clima estará perfeito.

FESTAS DE POMERODE

  • Janeiro – Festa Pomerana
  • Fevereiro – Stammtisch Pomerode
  • Março – Encontro de Veí­culos Antigos de Pomerode
  • Abril – Osterfest
  • Maio – Desafio dos Rochas de Mountain Bike
  • Junho – Schornstein Festival
  • Julho – Festival Gastronômico
  • Agosto – Pomerlammfest, Festa do Borrego
  • Setembro – Pomerode Bier Fest
  • Outubro – Meia Maratona de Pomerode
  • Novembro – Weihnachtsfest,Festa de Natal
  • Dezembro – Volksfriends

ONDE SE HOSPEDAR EM POMERODE

Existem várias opções de hotel na cidade. A região central da cidade é muito boa para hospedagem. Pois, é possível sair à noite à pé, sem se preocupar em dirigir ou estacionar.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

2 comentários em “POMERODE, A CIDADE MAIS ALEMÃ DO BRASIL”

Deixe um comentário