NAZARÉ A CIDADE DE MARIA – Israel

Vamos pra Nazaré,

Nazaré está situada em um vale no sudeste da Galileia, a 157 quilômetros ao norte de Jerusalém.  Próximo da divisa com a Síria e o Líbano. No tempo de Jesus, era um povoado com poucas casas simples e humildes escavadas em grutas com cerca de 50 casas.

Para chegar até Nazaré, o ideal é ir até Tel-Aviv, saindo de São Paulo, o percurso é um pouco longo e não há voos diretos. A viagem tem duração de 13 horas com escalas em países da Europa. O aeroporto mais utilizado e importante de Israel é o Aeroporto Internacional de Ben Gurion. https://www.telaviv-airport.com/

Chegando em Tel-Aviv existe a possibilidade de ir de trem até Jerusalém. No nosso caso locamos um carro e seguimos até Jerusalém e de lá pra Nazaré. Hoje a cidade possui cerca de 70 mil habitantes, sendo em sua maioria  árabes e hebreus.  Enquanto os muçulmanos e cristãos vivem na parte baixa da cidade os judeus vivem no bairro mais alto da cidade.

Embora pertença a Israel, um  país em que predomina o judaísmo e Nazaré  ser  o berço do cristianismo, a cidade não tem em sua maioria habitantes cristãos. Em sua maioria a população é muçulmana. Sendo a língua predominante o árabe e em segundo lugar o hebraico.

Foi aqui que o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela geraria uma criança e onde Jesus passou sua infância com os pais. O Santuário e Basílica da Anunciação  é o maior e mais impressionante local de Nazaré, apesar de ser recente, já que foi construído em 1969. Cristãos que visitam o espaço conhecem, no piso térreo, a Gruta da Anunciação, que seria o lugar da infância da Virgem Maria e, possivelmente, da infância de Jesus.

A Basílica da Anunciação ou a Igreja de São Gabriel é um templo ortodoxo de dois andares que chama a atenção por sua grande cúpula. No piso térreo está a famosa Gruta da Anunciação, considerada pelos cristãos como a casa da infância da Virgem Maria, e a joia da coroa de Nazaré.

Nazaré é  cercada de muita história,  e até hoje ainda é encontrado alguma nova descoberta.  Em  2009, arqueólogos israelenses encontraram restos da primeira residência encontrada na cidade, e os indícios apontaram que ela era da época de Jesus. Eles chegaram a afirmar na época que, possivelmente, Cristo teria conhecido aquela residência.

Visitar a Basílica da Ascensão de Nazaré vale a pena não só por sua santidade, mas por sua importância e pela dimensão do templo. No pátio exterior há mosaicos de virgens de todas as partes do mundo expostos: japonesas, africanas, indonésias, etc.

Para entrar na igreja o controle de vestimenta é rigoroso. Não pode decotes, pernas de fora, chapéu e o silêncio e ordem na visitação deve ser respeitado. Estacionar por perto não é fácil. Mas, com paciência é possível encontrar uma vaga nas ruas da região.

José  tomou Maria por esposa e a levou para sua casa. Quando retorna do Egito a Sagrada Família volta para Nazaré. Jesus conversava com sabedoria com  os sacerdotes aos doze anos e ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Adulto, Cristo vai à Sinagoga e apresenta a realização da profecia de Isaías na Sua própria pessoa  Ao iniciar Sua missão publicamente Ele deixa Nazaré e vai para Cafarnaum, até a morte foi conhecido como o Nazareno, apelido que assinalou os primeiros discípulos judeus que se tornaram cristãos.

A Nazaré dos relatos do Evangelho, segundo as escavações, está sob a administração da Custódia dos franciscanos da Terra Santa. O espaço está sob a Basílica da Anunciação e de São José.  A Sinagoga antiga poderia estar a uns 300m desses lugares.

Nazaré possui ruas e avenidas repletas de lojas, casas da era Otomana. Tudo em Nazaré está aberto para negócios no Shabat (sexta-feira à noite e sábado) diferente de Jerusalém que fecha tudo.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR NAZARÈ

De abril a outubro ocorre a estação seca, com temperaturas mais amenas. De fevereiro a março a região da Galileia fica florida e agradável, apesar das chuvas.

O QUE VISITAR EM NAZARE

  • Santuário/Basílica da Anunciação
  • Igreja da Carpintaria de São José
  • Igreja Mensa Christi
  • Sinagoga
  • Fonte de água
  • Cidade Velha
  • Mercado Árabe

ONDE SE HOSPEDAR EM NAZARÉ

Geralmente as pessoas fazem um bate e volta de Jerusalém ou de Tel Aviv, como foi o nosso caso. Mas, caso opte por se hospedar em Nazaré a cidade oferece hotéis que agradam os gostos e bolsos de todos. Um hotel de alto padrão é o: Ramada Olivie Nazareth o site é: https://www.leshemhotels.co.il/ramada-nazareth-hotel caso opte por um mais simples e que tenha um bom custo/benefício é o: Nazareth Tabar Hotel o site é: https://www.tabarhotel.com/

Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para  Israel é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

1 comentário em “NAZARÉ A CIDADE DE MARIA – Israel”

  1. Esperava mais de Nazaré fiquei bastante decepcionada a cidade e muito comercializada principalmente nos lugares que se diziam sagrados. Senti muita opressão no lugar porem as igrejas são lindas e tem um design único e diferente.

Deixe um comentário