FESTIVAL GASTRONÔMICO DE NOVA VENEZA – Goiás

Nova Veneza,

 

No interior de Goiás, a 48 km da capital e com pouco mais de 9 mil habitantes, a cidade Nova Veneza abriga memórias que compõem a história da ocupação italiana do Brasil, o que inclui uma comunidade em solo goiano. O Festival Gastronômico de Nova Veneza chegou a sua Décima Quarta edição em 2018. E uma programação recheada de gastronomia, música, dança, esporte, artesanato e até jogo de cartas típicos.

O percurso da viagem entre as duas cidades é feito principalmente através da GO-462. O aeroporto mais próximo e maior é o de Goiânia, capital do estado. O site é: http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-de-goiania-santa-genoveva/

Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Nova Veneza é um pedacinho da Itália no Brasil. Cerca de 60% dos moradores são descendentes de italianos, principais responsáveis pela formação do município no início do século XX. Reduto dos colonos italianos que vieram para Goiás a mais de 100 anos, a cidade é símbolo da imigração italiana no Estado e esconde uma rica história cultural.

As dificuldades da I Guerra Mundial, despertou nesses italianos o sonho de fazer a vida na América. Os primeiros imigrantes chegaram em 1924 na região,  depois que adquiriram 362 alqueires de uma propriedade rural e instalaram-se com a família e amigos. Conhecida como Colônia dos Italianos.  Em 1958 tornou-se município, batizado de Nova Veneza.

Quem não conhece a tradicional massa ou pizza, os famosos tenores italianos, as musicas belíssimas, e os deliciosos  vinhos italianos?   Para enaltecer seus costumes, surgiu o Festival Italiano de Nova Veneza. A festa chega à 14ª edição em 2018, ocorre geralmente no mês de Junho. De acordo com a organização do evento, mais de 100 mil visitantes são esperados na cidade.

O evento que tem como objetivo valorizar e resgatar os costumes, está a cada ano envolvendo ainda mais os moradores. Desde Março, a movimentação em torno dos preparativos para a festa se inicia. Nas escolas, que tem o ensino italiano, os ensaios para as apresentações culturais já acontecem.

As cozinheiras da cidade também já preparam suas receitas, ingredientes e pratos. Só na cozinha do restaurante oficial do evento, são 48 pessoas trabalhando todos os dias desde o mês de abril. Os administradores estão desenvolvendo uma agenda extensa de trabalho, incentivando o empreendedorismo gastronômico, cultural e turístico para o ano todo.

Para que o público se sinta em Veneza, o projeto cenográfico não poupa detalhes. Uma das novidades de 2018 foram pessoas vestidas com trajes típicos dos famosos gondoleiros venezianos.

O Festival Gastronômico de Nova Veneza vai além dos pratos típicos, estimulam a música, os jogos, vestimentas, costumes e até elementos da linda cidade de Veneza, como uma gondola de verdade, que ficou em exposição na entrada do pavilhão.

Além da decoração e a gastronomia  incrementada com novos pratos. Uma mostra de cinema italiano com títulos cedidos pela Embaixada da Itália será exibida gratuitamente para o público.

Os jogos tradicionais vieram na bagagem dos italianos que fundaram Nova Veneza. Os torneios reúnem principalmente os nonos e buscam manter e resgatar a cultura e tradição dos fundadores da cidade. O Campeonato de Bocha ou Boccie, cujas semifinais e final acontecem durante o sábado, a partir das 9:00horas, é  um evento que a população aprecia muito.

O evento gera cerca de 1500 postos de trabalho e movimenta toda a cadeia produtiva da região – onde predomina a agricultura familiar. São produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais de setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.

Por isso para terminar o evento do jeito que começou, com muita alegria, no domingo, por volta das 18:00 horas, as cozinheiras do festival e demais organizadores da festa realizam o tradicional panelaço ao som da Tarantella Napoletana. Uma maneira de agradecer a todos pela grande festa.  Um momento inesquecível!

Valorizar a comunidade e as origens das famílias é um dos pontos de ênfase no evento. Todas famílias que compõem a história da cidade são homenageadas com impressão dos nomes nas Flâmulas. 

Valorizar a família é algo que para os italianos é fundamental. Mesmo com várias atrações, a essência da família é mantida em todos os aspectos. Se pode observar um ambiente agradável e familiar. Vale a pena conferir!

A Associação Italiana de Goiás, a AIGO, marca presença no evento com um stand, onde está exposto vários produtos.  É uma entidade sem fins lucrativos de caráter cultural, social, esportivo e beneficente. A AIGO, foi fundada em 1988 e está aberta a italianos, ítalo-descendentes e simpatizantes da cultura italiana. Faz parte de vários de seus projetos o Coro Italiano Toscanelli. Famoso em todo o Estado de Goiás e Distrito Federal.

No Domingo pela  manhã, às 10:00 horas, haverá um torneio de Cipó, atividade tradicional na cidade de Nova Veneza.  Cinco jogadores recebem oito cartas e cada naipe e cada carta tem um valor diferente. Vence o jogo quem tiver mais pontos. Ao longo dos anos, algumas regras do jogo de cartas trazido da Itália foram alteradas, mas o espírito do jogo permanece.As inscrições são feitas na hora.

O premiado Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, de Nova Veneza(SC), marca presença todos os anos com  apresentação de dança típica italiana  às 13:00horas  e 21h30  de sábado e às 13:00 horas de domingo.  São cerca de  20 dançarinos vestidos à caráter com muito ritmo e animação para acompanhar o almoço e jantar dos visitantes.

Um dos destaques culturais é o baile de máscaras, reproduzindo o Carnaval de Veneza, uma das festas mais tradicionais da Itália, originada no século XI.  Realizada no sábado a partir das 22 horas.  O público pode participar, mesmo sem estar vestido à caráter, mas há venda de máscaras nos estandes da festa. A entrada é gratuita. A presença da Rainha e Princesa nas atividades do evento é constante.

Outra novidade em 2018 foi uma exposição fotográfica do Carnaval de Veneza, assinada pelo paraibano Francisco Andrade. Fotógrafo renomado que abrilhantou o evento!!

ONDE SE HOSPEDAR EM NOVA VENEZA

Nova Veneza é bem pertinho de Goiânia, muitas pessoas optam em hospedar na capital, por ter maior rede hoteleira. Mas, para quem deseja ficar mais tranquilo e participar de toda a festa o ideal é ficar em Nova Veneza. Um bom hotel é o Hotel Amaral. Fica bem no centrinho da cidade e se pode ir para o Festival a pé.

Booking.com

O QUE FAZER NO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE NOVA VENEZA

Programação de 2018

Programação:
Dia 7 de junho
5h30 – Alvorada festiva em comemoração à 14ª Edição do Festival Italiano
19h – Santa Missa: Matriz Nossa Senhora do Carmo
19h – Abertura das cantinas
20h30 – Abertura Oficial (Praça da Matriz) – Apresentação de Weber e Alex, os tenores de Nova Veneza.
Mostra de fotografias “Cenas Venezianas” por Francisco Andrade
21h – Exibição do filme “Smetto quando voglio, di Sidney Sibilia”, no Centro Cultural Pedro Peixoto
22h – Apresentação solo com Gabrielle
22:10h – Apresentação solo com Amanda Diovana
22:30h – Apresentação solo com Isadora Cruz
23h – Show com João Flávio, cantor goiano que fará apresentação de grandes clássicos românticos que foram sucesso nos anos 50, 60 e 70
Dia 8 de junho
19h – Abertura das cantinas com músicas italianas
20h – Banda Sinfônica Instituto Gustavo Ritter
20h30 – Exibição do filme “Fuocoammare, di Gianfranco Rosi”, no Centro Cultural Pedro Peixoto
21h – Apresentação Coral da Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto
21h20 – Apresentação Coral Arcobaleno – Escola Arco-Íris e Colégio Razão
21h45 – Apresentação Grupo de Dança Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto
22:20h – Apresentação Grupo de Dança Escola Arco-Íris e Colégio Razão
22:30h – Apresentação Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina
23h – Show com Tony Angeli
Dia 9 de junho
9h – Campeonato de jogo de bocha
11h30 – Abertura das cantinas com apresentações culturais, musicais e artísticas
12h – Apresentação grupo de dança Cmei Tereza Zanini Peixoto – Bambini di Venezia
12h – Apresentação Grupo de Dança Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto
13h – Apresentação solo Luana Souza
13h20 – Apresentação do coral da Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto
13h30 – Apresentação solo Maria Vitória
13h40 – Apresentação solo Isadora Cruz
14h – Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina
14h – Exibição do filme “Qualcosa di nuovo, di Cristina Comencini”, no Centro Cultural Pedro Peixoto
15h – Show com Mário Wagner
16h30 – Bate Papo com Francisco Andrade, fotógrafo pernambucano que idealizou o livro Cenas Venezianas, cuja exposição fotográfica leva o mesmo nome
18h – Exibição do filme “Viva la libertà”, de Roberto Andò, no Centro Cultural Pedro Peixoto
20h – Reabertura das cantinas com apresentações culturais, musicais e artísticas
20h – Apresentação Coral Arcobaleno – Escola Arco-Íris e Colégio Razão
20h30 – Apresentação solo Amanda Diovana
22h40 – Apresentação Grupo de Dança Escola Arco-Íris e Colégio Razão
21h – Apresentação solo com Ana Clara Costa Miranda
21h30 – Apresentação com grupo Amici di Venezia
22h – Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina
23h – Baile de Máscaras: Carnavale di Venezia com Banda Raízes de Veneza
1h – Apresentação banda Raízes de Veneza
Dia 10 de junho
10h – Torneio de cipó
11h – Abertura das cantinas com apresentações artísticas
12h – Apresentação grupo de Dança CEMEI Tereza Zanini Peixoto – Bambini di Venezia
12h20 – Apresentação solo com Ana Clara Costa Miranda
12h40 – Apresentação solo com Isadora Cruz
13h – Apresentação solo com Jordana Felix
13h30 – Apresentações do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro
14h – Show Valdir Amaral
14h – Exibição do filme “La Mafia Uccide solo d’Estate”, de PIF, no Centro Cultural Pedro Peixoto
16h – Show com Weber e Alex – Os tenores de Nova Veneza
18h – Encerramento com panelaço e participação do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes  seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

3 comentários em “FESTIVAL GASTRONÔMICO DE NOVA VENEZA – Goiás”

Deixe um comentário