CORUMBÁ DE GOIÁS –

Olá Viajantes,

Fundada em 1730, a cidade conserva até hoje seus traços coloniais nos velhos casarões construídos pelos bandeirantes em busca de ouro. O rio Corumbá, com suas águas escuras ocasionadas pelas folhas e pedras do cerrado e suas inúmeras cachoeiras, é ideal para a prática de boia-crós e rafting.

A distância entre Corumbá e Brasília são de 111 km e o percurso é feito pela  BR-070 e BR-414 e de Goiânia são 113,5 km através de BR-414 e BR-153.

Não tem ônibus que vai direto para Corumbá de Goiás.  Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

A população da cidade está em volta dos 11 mil habitantes. O clima interiorano acaba sendo um grande  atrativo. A cidade é tranquila, bem cuidada e seus casarões estão em perfeito estado de conservação.  É perfeita para quem quer descansar.

O turista, porém, não encontrará uma boa estrutura de informações . O Centro de Atendimento ao Turista é praticamente  inexistente. No entanto, isso não é problema. As pessoas são hospitaleiras e estão prontas a ajudar o turista. Mesmo porque, não tem segredo em andar pelas suas ruas e admirar seus belos casarões.

Além das opções relacionadas ao ecoturismo, Corumbá é um atrativo para quem gosta de história. A cidade faz parte do ciclo do ouro goiano, como a Cidade de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho, Jaraguá e Abadiânia.

No século XIX, em 1849, a povoação foi  desmembrada de Pirenópolis   tornando-se município em 1902.  Com a crise mundial do pós Guerra, decorrentes da 1ª Guerra Mundial, Corumbá entrou em um processo de estagnação, fazendo com que com o decorrer dos anos não perdesse seu ar bucólico e preservado.

Quem passa pela rodovia  geralmente tem destino certo como a cidade de Pirenópolis. Muitas vezes não se atendo à cidade. Mas, Corumbá merece uma visita. O viajante irá se deliciar com casas tão bem cuidadas. Tendo vários outros atrativos como cachoeiras e esportes radicais e o famoso Salto de Corumbá que é bem pertinho.

O povoado cresceu entre o rio e a igreja, com habitantes de origem paulista e portuguesa vindos com as bandeiras, em busca de ouro e outras pedras preciosas.  Em 1734, com a inauguração da capela de Nossa Senhora da Penha de França, a povoação tornou-se o centro de toda a região do rio Corumbá.

Assim que se entra na cidade já é possível avistar  a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França e o Cine Teatro Esmeralda, que são  partes integrantes do Núcleo Tombado de Corumbá de Goiás pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A Igreja Nossa Senhora da Penha da França, que se destaca na paisagem da cidade. Está totalmente restaurada e imponente para uma cidade tão pequena.  Imagino como deve ser agradável passear à noite pelas ruas que estão em sua proximidade.

O templo remete a um passado glorioso e retrata um estilo simples, porém rico em detalhes, da arquitetura vernacular.  É uma edificação que seguiu o sistema construtivo dos primeiros anos da colonização brasileira, como a estrutura em gaiola de madeira, as espessas paredes em adobe, pedra e taipa de pilão, e as portas e janelas de madeira.

A matriz foi a primeira construção de alvenaria da cidade. Ganhou esse nome por terem descoberto ouro na região no dia dessa santa. Daí elegeram a santa para ser homenageada. Exibe no teto um afresco retratando a aparição da santa.

Na época de Natal e fim de ano, os casarões e a igreja ficam enfeitados dando um toque todo especial à esse conjunto arquitetônico.

Em seu interior conserva um acervo formado nos últimos séculos: mobiliário, altar, pratarias, imagens sacras e um enorme sino.

Do lado da igreja está o  Cine Teatro Esmeralda, construído na época por pessoas importantes da região para dar algum divertimento à comunidade.

Em frente à Igreja tem uma placa com algumas informações do Caminho de Cora Coralina. É uma trilha  com cerca 300 quilômetros de extensão. Passa pelas  cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Cidade de Goiás,  Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Numa rota turística para caminhantes e ciclistas.

Assim que visitamos essa região, fomos para a Praça Mirante do Cristo. Não é difícil de encontrar basta subir pegando uma rua do lado direito da igreja. Logo se avista o Cristo que está em uma parte ainda mais alta que a igreja.

Possui um mirante com vista panorâmica da cidade e uma estátua do Cristo Redentor. Infelizmente o local parece abandonado, com pichações. No entanto, tinha alguns turistas por lá e não nos pareceu perigoso.

Um local ideal para se ter uma visão da região e de fácil acesso. Ponto indispensável a ser visitado por quem está conhecendo a cidade.


O QUE FAZER EM CORUMBÁ DE GOIÁS

  • Praça Mirante do Cristo
  • Igreja Nossa Senhora da Penha da França
  • Cine Teatro Esmeralda
  • Centro Histórico
  • Salto de Corumbá
  • Cachoeiras da região
  • Rafting no Rio Corumbá
  • Escaladas e Rapel
  • Festa de São Sebastião em Janeiro
  • Cavalhadas em Setembro
  • Parque Ecológico
  • Caminho de Cora Coralina

  • ONDE SE HOSPEDAR EM CORUMBÁ DE GOIÁS

Existem algumas opções de pousadas na região e hotéis fazenda. Muitas pessoas optam em apenas passar o dia e ir dormir em Pirenópolis ou fazer um bate e volta de Goiânia ou Brasília. Os restaurantes da cidade são poucos, mas oferecem uma comida típica goiana, com frango caipira, feijão tropeiro, banana frita, etc. A Pousada Serra da Irara é uma boa opção de se hospedar.

 Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.


SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

Deixe um comentário