2 DIAS EM KYOTO – Japão

Kyoto ou Quioto,

Kyoto é uma cidade japonesa localizada no centro sul do Japão. Localizada em uma ilha e foi a capital do Japão por mais de mil anos. Famosa por seus vários templos budistas, santuários xintoístas e construções tradicionais de madeira. Com mais  de 1 milhão de habitantes, possui um boa qualidade de vida e uma parte da cidade jovem e moderna.

Chegamos em Kyoto de Trem-bala, vindo de Tókyo. Fizemos as reservas de assento, através do JR-Pass, que é um passe que lhe dá direito a andar por 7 dias, 14 dias ou 21 dias no Japão ininterruptamente. Esse passe é a melhor opção para andar em Tokyo e no Japão. Com ele se pode andar por várias linhas urbanas de metrô e de alguns barcos. Sem contar que se anda pelos  Shinkansens (trem-bala) sem pagar nadinha.

Lembrando que as passagens no Japão são bem caras, até mesmo para os japoneses. Esse passe só pode ser comprado antes de sair do seu país, pois é apenas para turistas. O site para adquirir o JR Pass é: https://www.jrpass.com chegando no aeroporto ou nas estações de trem e em vários escritórios pelas cidades japonesas é possível fazer a troca e iniciar as suas viagens.

O Shinkansen é super confortável e pontual. Não é necessário fazer as reservas de assento, pois existem os vagões que são destinados aos que não fizeram. Mas, as reservas são gratuitas e podendo fazer é bem melhor. Afinal, poderá ir apreciando a viagem tranquilamente. Saímos às 7:33 da Estação Tokyo e chegamos às 10:10.

A Kyoto Station é a estação central de trens de Kyoto, por onde chegam os trens JR e onde você pode fazer uma baldeação para o sistema de metrôs da cidade. É muito mais que uma simples estação, parece um shopping, com vários restaurantes e lanchonetes, boas lojas, caixas eletrônicos e  um terminal de ônibus que tem linhas para todos os cantos de Kyoto. Nosso hotel era esse prédio marrom, pertinho da estação.

Mas, se for do tipo que gosta de andar de carro. Saiba que é possível e as estradas são excelentes. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção e ainda se paga no cartão de crédito no Brasil sem IOF.

Há muita coisa para ver em Kyoto, não foi fácil ver tudo que planejamos em 2 dias. Trata-se de uma cidade grande, moderna, com muitos atrativos que muitas vezes não estão próximos uns aos outros. É preciso organizar e se programar antes de iniciar o seu passeio. Afinal, possui cerca de 3 mil templos e santuários. 

A torre de Kyoto é uma torre de observação que mede 131 metros. Localizada no fundo da Estação Central. Logo que descemos já avistamos. Oferece visitas panorâmicas de Kyoto. Na base há um hotel e diversas lojas. Durante a noite, ela recebe uma iluminação especial e se destaca no céu da cidade.  O site é: https://www.keihanhotels-resorts.co.jp

Depois de deixarmos nossas bagagens no hotel, nos dirigimos ao ponto de ônibus, que nos levaria para o Templo do Pavilhão Dourado. Todas as informações de como ir e os melhores pontos turísticos foram dadas pela funcionária do escritório de informações turísticas localizado em frente a Torre e do lado da Estação de Trem. Pegamos o ônibus da linha 205, que nos deixou bem pertinho do Templo. 

Um dos mais emblemáticos da cidade, ele é todo folhado a ouro. De verdade!! O Kinkaku-ji é o nome do templo. Rodeado pelo Lago Espelhado. Todo o pavilhão, com exceção do andar térreo é coberto de folha de ouro puro e no telhado está uma fénix chinesa de ouro. A história do Pavilhão é bem antiga, desde 1220. Já foi incendiado por um monge e restaurado posteriormente.

O templo está cercado por jardins, uma casa de chá e barraquinhas que vendem comidas típicas japonesas. O Lago  sempre reflete a imagem dourada da construção. Durante o inverno, quando a neve cai, fica ainda mais bonito. A entrada é 500 Yens. O site é: http://www.shokoku-ji.jp/k_access.html

Depois do Kinkaku-ji, pegamos o ônibus da linha 205 novamente, agora do outro lado da avenida. Depois de 4 paradas, descemos em uma Estação de Metrô, Nishinoko Ennachi,  a partir daí só usamos o nosso passe, o JR Pass. Nossa próxima parada seria Saga Arashyama,  onde tem várias atrações turísticas.

Arashiyama é um distrito de Kyoto, relativamente pequeno e é possível conhecer todas as principais atrações à pé. Ao descer da estação, basta seguir o fluxo de turistas, é nessa região que está a famosa Floresta de Bambu.

Andando pelas ruas do Distrito de Arashiyama, ficamos atordoados com tanta beleza. Era mês de Abril e as Cerejeiras estavam floridas. Lindíssimo! Muitos vestem as roupas típicas do Japão e fazem fotos sensacionais. Depois me falaram que essas roupas tem para alugar. O Templo Tenryu-ji é a atração principal em Arashiyama, um templo Zen amplo, com um dos melhores jardins de Kyoto e vistas maravilhosas da montanha.

Tenryu-ji Temple, localizado na entrada da Floresta de Bambu. A entrada para os jardins custa 500 yens  e  mais 300 se  quiser entrar nas edificações do templo. Nós pagamos apenas a entrada para os jardins, que são o grande destaque, pelo que notei parece que a maioria dos turistas fazem o mesmo.

Arashiyama é um local histórico de uma beleza cênica incrível. Ainda que o templo tenha sido reconstruído após uma sucessão de oito incêndios, o jardim permanece em seu estado original! 

O templo foi fundado por Ashikaga Takauji em 1339,  é registrado como Patrimônio Mundial da UNESCO  e como parte dos “Monumentos Históricos da Antiga Kyoto” .

Assim que entramos vimos o  belo jardim de Tenryu-ji. Não é um simples jardim, ele foi construído com uma técnica especial, onde se funde elementos como areia branca, rochas, pedras e a vista dos Montes Arahiyama e Kameyama, onde o cenário dá um tom degradê de cores.

Continuando nosso passeio nos deparamos com Okochi Sanso, uma mansão particular de um ator japonês do cinema mudo. Os jardins estão abertos a visitação e não precisa reservar. Estando lá é só apreciar.

Depois dos belos jardins nos deparamos com a Floresta de Bambus. É uma floresta bem fotogênica, não é muito grande, cerca de 500 metros e é possível percorre-la a pè. Afinal, é como se fosse uma rua com bambus ao lado. Este é um dos pontos mais visitados e fotografados de Kyoto.

Esse cemitério nós encontramos durante um percurso diferente dos turistas. Achamos meio estranho, porque os japoneses em geral cremam os seus mortos e põem as cinzas junto com as demais da família num recipiente.

Voltando da Floresta de Bambu, passamos por umas ruas estreitas e repletas de turistas. Com um “veículo” bem estranho e comum no Japão. O Riquixá, um meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas, podendo acomodar mais de uma pessoa.

Achei meio estranho ser puxada por um homem. Mas, cada país tem seus costumes.

Voltando para pegar o metrô, passamos pelo Togetsukyo, uma ponte sobre um rio limpíssimo. Local  ideal para ver a ponte com flores da primavera, uma vez que está situado com árvores ao longo das margens do rio e uma montanha no extremo nordeste. Atravessando a ponte está o Iwatayama Monkey Park. Neste local vivem mais de 170 macacos. Não fomos!

Em Arashiyama ficamos um bom tempo. São muitas atrações. Nossa próxima parada seria Fushimi Inari Shrine, pegamos o metrô na mesma estação que descemos e fomos para a Estação Kyoto, descemos e pegamos a linha Nari e descemos na Inari. Ao descer da estação o susto é grande são muitos turistas e já se avista os portais gigantes.

O santuário Fushimi-Inari-Taisha é um dos locais que mais reúne turistas em Kyoto, o lugar é lindo, vibrante e desperta muita curiosidade. O caminho é lindo e chama a atenção pelo colorido. Foi construído em homenagem ao deus do arroz.

O templo situa-se na base da montanha que também se chama Inari , inclui trilhas, montanha,  templos menores que se espalham por 4 quilômetros e levam aproximadamente 2 horas para percorrer o percurso. Já viu né! Tem que ter fôlego!

O santuário é o mais importante dedicado ao deus do arroz e como as raposas são conhecidas como mensageiras desse deus, há várias estátuas de raposas ao longo do santuário.

O santuário de Fushimi Inari tem origens antigas, antecedendo a mudança da capital para Kyoto em 794. Para quem gosta de aventura e atividades na natureza, existe um caminho atrás do santuário que leva ao topo da montanha. O caminho da subida no meio da floresta costuma ser tranquilo, ao contrário da área dos toriis, que está sempre cheia de turistas.

Em um dos templos tem vários sinos onde as pessoas fazem suas meditações ou preces e batem o sino. Acho que estavam pedindo ao deus do arroz fortuna e outros desejos.

Notamos uma região onde vários estudantes, todos devidamente uniformizados e muito comportados, faziam tipo um desafio. Levantavam uma pedra de chumbo e faziam uma pequena meditação. O professor sempre atento e orientando a todos.

Esse santuário possui, atrás dos edifícios principais, um caminho com mais de 5.000 toriis laranjas, que são portais xintoístas. O caminho é inusitado e chama a atenção por sua coloração, em cada um tem a  inscrições com nomes dos doadores de cada um dos toriis.

A parte alta do templo é circular e se não prestar atenção ficará andando em círculos. Depois de uns 30 minutos entre os toriis, já é possível ter uma noção de tudo aquilo. Lembrando que é impossível andar rápido, pois essa região é repleta de turistas.

Nessa região vi várias gueixas, mas a maioria está no Bairro Gion, sendo ideal ir à noite, devido a bela iluminação. O Gion Corner acolhe danças Kyomai tradicionais, o Templo de Kennin-ji é conhecido pelo seu jardim zen e o Santuário Yasaka, tem festivais sazonais num pátio iluminado por lanternas. A vida noturna divide-se entre bares de saqué tranquilos e izakayas animados.

ONDE SE HOSPEDAR

As opções de acomodação  são muito variadas. Muitos hotéis estão próximos à estação central de kyoto e isso facilita muito. Faça suas reservas pelo Booking.com. através do nosso Blog. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e nos ajuda na divulgação. Sem contar que encontrará excelentes ofertas com total segurança e praticidade.

Um dos passeios que não tivemos tempo de fazer foi o Caminho do Filósofo. Dizem que é lindo. É um local cheio de cerejeiras e um calçadão de  pedras ao longo de um canal. Tem esse nome porque Nishida Kitaro, costumava andar meditando ou lendo.

O QUE FAZER EM KYOTO

  • Templo do Pavilhão Dourado
  • Arashiyama
  • Kiyomizu-dera
  • Castelo de Nijō
  • Gion
  • Palácio Imperial de Quioto
  • Mercado Nishiki
  • Heian Jingū
  • Ryōan-ji
  • Santuário de Yasaka
  • Tenryū-ji
  • Kyo-o-gokoku-ji
  • Caminho do Filósofo
  • Maruyama Park
  • Torre de Quioto
  • Arashiyama Monkey Park Iwatayama
  • Sanjūsangen-dō
  • Togetsu-kyō Bridge
  • Kōdaiji Temple
  • Byōdō-in
  • Eikan-dō Zenrin-ji
  • Kamomioya-jinja
  • Daigo-ji
  • Kifune Shrine
  • Kyoto Botanical Gardens
  • Santuário Kamo
  • National Museum
  • Pagode de cinco andares Hokanji
  • Fushimi Inari-Taisha

QUANDO VISITAR KYOTO

Kyoto é uma cidade para ser visitada  em qualquer época do ano. As estações são bem divididas no Japão.  A média anual de Kyoto é de 14°C, porém a temperatura pode passar dos 30°C nos meses mais quentes e, pode ser abaixo de zero no inverno. A primavera é a melhor época, principalmente no período que as cerejeiras florescem, fim de Março e início de Abril. O país fica lindo!

SEGURO VIAGEM

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para o Japão não é obrigatório, mas é melhor se prevenir. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

7 comentários em “2 DIAS EM KYOTO – Japão”

  1. I like the helpful information you provide in your articles. I’ll bookmark your blog and check again here regularly. I’m quite sure I’ll learn a lot of new stuff right here! Good luck for the next!

Deixe um comentário