MOSCOU, A CIDADE DO KREMLIN

Moscou, a cidade do Kremlin!

Não tem como falar em Moscou e não lembrar deste belíssimo complexo. O nome da cidade vem do rio Moscovo. É a segunda maior cidade da Europa e um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro e educacional da Rússia. Andar por suas ruas é sentir um encantamento que poucas cidades pode proporcionar. Ver de perto  a Praça Vermelha, o complexo do Kremlin, o Teatro Bolshoi e a Catedral de São Basílio é uma experiência inesquecível!

Não há voos diretos das principais capitais brasileiras para Moscou, mas voos com conexões nas mais diversas partes da Europa. A capital da Rússia é servida por três aeroportos. Trens também conectam algumas cidades da Europa a Moscou. Este foi o nosso caso. Saímos de St. Petersburgo em direção a Moscou às 22:11 e chegamos às 5:49. Veja o post aqui no blog: http://andiamoblogviagens.com.br/s-petersburgo-a-cidade-mais-europeia-da-russia-russia/ Com isso economizamos a diária do hotel, já que o trem possui acomodações para dormir. Compramos os tickets pelo site: https://www.russiantrains.com/ imprimimos os tickets em casa e deu tudo certo. Pagamos o valor de 38 euros. Para quem não quer dormir no trem, pode utilizar o trem de alta velocidade que faz as duas cidades em 3 horas e 50 minutos.

Locomover-se de carro na capital da Rússia pode não ser uma ideia muito boa devido ao trânsito local e as placas indicativas que estão no alfabeto cirílico. As estradas na Rússia também não são muito boas. Mas, se ainda quiser arriscar e locar um carro, prefira fazer pela Rentcars.com desta forma se pode fazer ainda no Brasil e pagar em reais, ficando livre de taxas de IOF.

Chegamos em Moscou e pegamos um táxi até o nosso hotel. Caríssimo! O melhor é utilizar o metrô. Pegue um mapa  no balcão de informações. Com sorte terá alguém que fale inglês. Se não tiver eles farão tudo para que você entenda. O metrô é muito eficiente e já é um dos pontos turísticos da cidade. Suas estações são bonitas e muito limpas. Com belos afrescos, vitrais, pisos de mármore, estátuas e muito mais. Foi planejada dessa forma para que os habitantes da cidade no inverno tivessem conforto e o que apreciar.

         

O Metrô possui 12 linhas, dependendo do horário é bem cheio. Muito limpo e organizado, com wi-fi gratuíto. É a melhor forma de se locomover. Nós usamos e abusamos do sistema. Muitas vezes a mímica foi a solução, para sabermos em qual lado teríamos que pegar o metrô.  Mas, os moscovitas são muito atenciosos e sempre encontraram um meio de nos fazer entender. O valor é bem baratinho e pode pagar no cartão de crédito.

Para complementar esse sistema, a cidade também conta com ônibus que partem das principais estações de metrô. Mas, sempre que tivemos a oportunidade andamos a pé, que é a melhor forma de conhecer a cidade.

Moscou é uma cidade  grande, com a vantagem de vários de seus pontos turísticos estarem próximos entre si. Do nosso hotel, fomos a pé para a Praça Vermelha. No entanto o  famoso Teatro Bolshoi estava antes e lá fomos nós conhecermos este prédio maravilhoso. Os ingressos devem ser comprados com antecedência. Estávamos em plena Copa do Mundo de Futebol e a cidade estava lotada. O teatro é bem antigo, inaugurado em 1780. No alto da fachada está uma escultura de Apolo, o deus da arte. O site é:https://www.bolshoitheatre.com se prepare porque os preços são bem caros.

Logo que saímos do Teatro já começamos a ver estátuas de personagens famosos no mundo e na história da Rússia. Em frente ao teatro e bem perto da Praça Vermelha, está o monumento ao grande filósofo, político, escritor e líder mundial, Karl Marx.

Logo avistamos a  Praça Vermelha, que não tem como negar, é o ponto alto da cidade e também o  Marco Zero da cidade. Palco de vários acontecimentos históricos como mutilação de presos, ocorrido na época de Ivan, o Terrível. Local que tradicionalmente as pessoas jogam uma moeda para atrair sorte.

Na Praça Vermelha está o Mausoléu de Lenin. Não é muito fácil conhecer. As filas são gigantes e depois tem que passar por detector de metais, revista e seus pertences como: máquina fotográfica, celulares e mochila, tem que ficar no guarda-volumes e é pago. O Mausoléu não abre domingo, segunda e sexta-feira, nos outros dias funciona apenas das 10:00 às 13:00 horas. A entrada é gratuita. Proibido fotos!!

A visita ao interior do mausoléu não costuma demorar mais do que cinco minutos. Um caixão de cristal contendo o corpo embalsamado do líder russo, falecido em 1924,  está  conservado de tal forma que até dá vontade de duvidar. Mas, isso se deve a uma técnica desenvolvida pelos cientistas soviéticos.

Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, uma delas é pelo Portão da Ressurreição, que já foi reconstruído, pois foi destruído para as tropas  entrar na época da Guerra.   Localizado entre a Prefeitura de Moscou e o Museu Estatal de História Nacional. Bem pertinho está a Capela Ibérica, uma minúscula capelinha de cúpula azul. Em frente está o Marco Zero da cidade.

Em frente ao Portão da Ressurreição estão localizados vários restaurantes, cafeterias e lanchonetes. Funcionam 24 horas e estavam cheias de turistas que passaram a noite bebendo e alguns tomando o café da manhã. Claro, que tudo com muita ordem e respeito. Afinal, estão em frente ao Kremlin

Ao lado ocidental do Kremlin está o Jardim de Alexandre, um dos primeiros parques públicos de Moscou.  O parque é composto por três jardins, estátuas e fontes.  Foi construído entre 1819 e 1823 e seu nome é uma homenagem ao czar Alexandre I da Rússia.

Neste parque, vizinho aos muros do Kremlin, o visitante encontra  espécies diferentes de árvores, arbustos decorativos e canteiros de flores coloridas.

Em frente ao Jardim de Alexandre  está situado o Memorial do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

As entradas para os museus do Kremlin devem ser adquiridas em um ponto de vendas situado no próprio Jardim. O escritório abre diariamente, das 9:00h às 17:00h, Longas filas também costumam se formar em frente aos quiosques de venda de ingressos. Para evitá-las, chegue cedo. O quiosque já é uma atração e se adapta ao jardim com suas cores coloridas e alegres.

No final do Jardim de Alexandre está uma avenida bem larga que separa o Kremlin de uma grande praça. Nela está um monumento enorme. O Monumento ao Sagrado Príncipe Vladimir, o Grande. Ele é considerado santo pelas Igrejas Católicas e Ortodoxas, por seu papel na cristianização nas antigas nações russas.  

É um monumento relativamente novo, inaugurado pelo presidente Vladimir Putin. O trabalho é do escultor russo Salavat Scherbakov, e não foi excesso de controvérsia para encontrar o local de sua instalação, que após várias propostas, incluindo a Universidade de Moscou, foi colocado na praça Borovítskaya.

Dando as costas para o Monumento e olhando para frente, já se avista as cúpulas da Catedral de Cristo Salvador. Está a poucos metros e chegar até ela não tem erro. Basta ir acompanhando as cúpulas douradas. Foi erguido a mando do czar Alexandre I, para celebrar a derrota de Napoleão e a vitória do exército Russo, em 1812.

Monumento a Alexander II libertador, perto de Catedral de Cristo Salvador de Moscou.  Sua construção durou mais de 40 anos, e a Catedral somente foi consagrada em 1883. Considerada um símbolo do império czarista pelo regime comunista, quando estavam no poder dinamitaram a Catedral em 1931.

Depois de sua demolição, os soviéticos queriam construir um palácio, depois construíram uma piscina gigante. Porem, com a queda do regime comunista,  iniciou-se uma campanha para a reconstrução da atual catedral, finalizada no ano 2000.

A Catedral de Cristo Salvador voltou a se destacar na paisagem de Moscou e ocupar o lugar de um dos mais importantes templos da Igreja Ortodoxa Russa. A Catedral abre de terça a domingo das 10:00 as 17:00 e as segundas das 13:00 as 17:00 horas.

Saindo da Catedral de Cristo Salvador, voltando para a Praça Vermelha, aproveite para subir na ponte Bolshoi Kamenny e tirar uma bela foto do Rio Moscovo. Esse rio oferece vários passeios de barco que valem a pena ser realizados. Comprando o Moscow Pass, o cartão que inclui entradas em museus, passeios de ônibus, cruzeiros e desconto em alguns restaurantes e cafeterias. Existem vários pontos da cidade onde são vendidos.

Na Praça Vermelha  resolvemos entrar por essa entrada, localizada  ao lado de uma das torres do Kremlin. Ainda estava bem cedo e com isso levamos vantagem em poder andar tranquilamente pela Praça. Antes de entrar é necessário passar por uma revista. Não é permitido garrafinhas de água.

O imponente prédio vizinho ao Portão da Ressurreição, na Praça Vermelha, deixa o visitante boquiaberto já na entrada, a começar pela bela fachada. Em 1872,  passou a abrigar o Museu Histórico do Estado, onde é contado a história do povo russo.  Segundo o website do museu, o acervo total é composto por 4,5 milhões de artigos diversos e mais de 15 milhões de documentos. Nem tudo está exposto, mas também não teríamos tempo de ver.

A arquitetura é um ponto forte. São edifícios lindos. A cidade é  limpa, com avenidas largas e construções antigas e modernas. Um cenário que, nos mostra o que Moscou representa atualmente. Uma cidade que valoriza o passado e que tem uma visão  no futuro.

O museu Histórico abre para visitação às segundas, às quartas, às quintas, às sextas-feiras e aos sábados, das 10:00h às 18:00h. Aos domingos, o local abre das 11:00h às 20:00h. A entrada custa RUB 250 (adultos) e RUB 60; O site é: http://www.shm.ru/

O complexo do Kremlin, está bem no centro de Moscou e na Praça Vermelha, cercada por muros altíssimos e é a sede do governo desde 1991. É a residência oficial dos chefes de Estado da Rússia. Se bem que dizem que o Wladimir Putin, dorme em vários locais. O Kremlin, foi construído inicialmente em 1156, posteriormente vieram as catedrais e os palácios. Possui mais de 2 km de comprimento e tesouros incalculáveis.

No Kremlin o visitante poderá conhecer  o Palácio do Arsenal, as catedrais,  a igreja da Deposição das Vestes e o Palácio do Patriarca, o Campanário de Ivan, o Grande  e vários canhões e sinos no decorrer do percurso. Os ingressos podem ser adquiridos em um quiosque que fica em frente ao Jardim de Alexandre. O site é: https://www.kreml.ru e tem a opção em inglês. O horário de entrada é estabelecido no momento da compra, até 45 minutos antes de iniciar a visitação. Proibido fotos em seu interior.

A bela catedral de São Basílio  com suas cúpulas coloridas e as torres de tijolos vermelhos chamam a atenção de longe na Praça Vermelha. Uma das construções mais emblemáticas e mais famosas da capital russa. A igreja ortodoxa, construída a mando de Ivan, o Terrível, em comemoração à vitória na batalha Kazan, em 1552, tem ao todo nove capelas.

O museu da Catedral de São Basílio abre diariamente, das 11:00h às 18:00h. A igreja fica fechada às quartas feiras. É possível visitar todo o seu interior. Existe uma lenda muito conhecida a respeito dos arquitetos que fala que Ivan, o Terrível, ordenou que eles fossem cegados para que não construíssem outro prédio tão bonito quanto a Catedral de São Basílio. Os historiadores alegam, no entanto, que isso provavelmente se trata apenas de uma lenda, pois um dos arquitetos citados esteve envolvido com outras construções posteriormente

Em um dos lados da Praça Vermelha, em frente a entrada do Kremlin está o Shopping GUM, (ГУМ, em russo) . É um dos centros comerciais mais famosos de Moscou. Mesmo que não seja sua intensão de compra algo um tanto caro para os nossos padrões brasileiros, vale a pena uma visita.

A fachada é deslumbrante, o teto de vidro é uma obra de arte. As entradas são bem controladas com portas de detectores de metais. Estava toda enfeitada com motivos relacionados à Copa do Mundo de Futebol. Alem das lojas comerciais de grifes famosas, possui excelentes cafeterias e restaurantes. Abre diariamente das 10:00 às 22:00 horas. O site é: https://gum.ru/

Pertinho da Praça Vermelha a uma pequena caminhada está a movimentada Tverskaya, uma rua reformada durante o período soviético e que hoje reúne várias lojas famosas, restaurantes, cafeterias, bares, museus e belas construções. Durante a noite fica toda iluminada e cheia de gente.

Se deparar com essa grande caixa marrom, saiba que é um banheiro público. Limpo e organizado. Muito fácil de ser utilizado.

Moscou possui vários parques e em um deles, tive a oportunidade de presenciar algo que não via a muito tempo. Crianças aproveitando o calor e se refrescando na água fresca do chafariz com roupas íntimas. Sem ninguém achar estranho ou algum marmanjo olhar de soslaio, as meninas que já eram grandinhas. Uma pureza incrível!! Fiquei encantada com esse povo.

Matrioska é um brinquedo tradicional artesanal da Rússia. Estão por todo lado da cidade e de vários tamanhos. Geralmente todo turista compra nas lojas de souvenirs. É caracterizada por reunir bonecas de tamanhos variados que são colocadas uma dentro das outras. Simbolizam a maternidade, fertilidade, amor e amizade.

Ao andar por Moscou em vários pontos se é possível avistar alguns dos sete famosos arranha-céus. As Sete Irmãs de Stalin, os imponentes prédios foram construídos para celebrar a vitória da União Soviética na Segunda Guerra. O maior deles é onde está a maior universidade da Rússia, a MGU.

Quem gosta de sopas vai gostar da culinária russa. É um dos principais pratos típicos, outras raízes, como batatas, cenouras e nabos, também são usadas em outras receitas do prato mais adorado pelos russos.

Se  for no final de junho e começo de julho, ainda poderá ver as Noites Brancas, ou Sol da Meia Noite, quando o sol não se põe e a sensação é de que o sol está nascendo. Esta foto foi feita perto das 23:00 horas.

QUANDO IR A MOSCOU

Moscou é uma das capitais mais frias do mundo.  Com verões quentes e úmidos e invernos frios e longos. O tempo é flexível, com temperaturas variando dos -25 °C aos 0 °C no inverno e dos 15 °C aos 30 °C no verão.  A neve, presente de três a cinco meses por ano, normalmente inicia-se no final de novembro, derretendo em meados de março. A partir de abril, que ainda é frio, já começa a esquentar. Junho até setembro o clima é bem agradável.

O QUE FAZER EM MOSCOU

  • Parque Gorki
  • Praça Vermelha
  • Shoppping GUM
  • As Sete Irmãs de Stalin
  • Catedral de Cristo Salvador
  • Catedral da Assunção – Kremilin
  • Catedral de Arcanjo Miguel – Kremlin
  • Catedral de Kazan – Praça Vermelha
  • Chistye Prudy
  • Jardins de Alexandre
  • Mausoléu de Lenin
  • Mosteiro Novodevichy
  • Museu Pushkin de Belas Artes
  • Museu Histórico do Estado
  • Kremlin de Moscou
  • Palácio do Arsenal – Kremilin
  • Rua Arbat
  • Rua Tverskaya
  • Teatro Bolshoi

 

ONDE SE HOSPEDAR EM MOSCOU

Ficamos hospedados em um hotel simples, mas muito bem localizado. Fizemos vários pontos turísticos a pé. Hotel Doors. Em outra ocasião ficamos em um hotel de luxo, mas não tão bem localizado, porem era do lado de uma estação de metrô. O site é: http://princeparkhotel.ru/  Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça você também suas reservas,  através do nosso blog, pelo Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Booking.com

 

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

6 comentários em “MOSCOU, A CIDADE DO KREMLIN”

  1. You really make it seem so easy together with your presentation but I to find this topic to be really one thing that I think I’d never understand. It sort of feels too complex and very extensive for me. I am having a look ahead on your next post, I will try to get the cling of it!

  2. Hey! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to give it a look. I’m definitely loving the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers! Excellent blog and terrific design and style.

Deixe um comentário