OSLO, a nata do mundo!

Olá Viajantes, Oslo! Demais!!

 

A capital da Noruega é uma cidade incrível! Com excelente qualidade de vida. O sistema educacional é um dos melhores do mundo. Estarmos em Oslo é ter a certeza que estamos na “nata” do mundo. Tudo funciona perfeitamente. Já foi totalmente destruída no passado, mas se reergueu com o nome de Cristiânia, em homenagem ao rei norueguês Cristiano IV. Com tantas qualidades tem um inconveniente, é a cidade mais cara do mundo, segundo a BBC. 

Chegamos em Oslo vindo de Copenhague, de ônibus pela empresa Flixbus. Comprei as passagens ainda no Brasil e fizemos o percurso durante a noite. Chegando em Oslo às 6:00 horas no Busterminalen Galleriet. Uma estação rodoviária muito organizada, limpa, com wifi e próxima a Estação Central de Trem. Para quem  sair ou chegar de avião, tem um trem super prático que faz o percurso, o Express Train.  Nosso hotel era perto e não foi difícil encontrar. Cerca de 700 metros. Pagamos pelo percurso Copenhague – Oslo, 16,90 euros. Muito barato, sem falar que economizamos uma diária de hotel. O ônibus é confortável, com banheiro, água disponível e wifi. O site é: https://www.busbud.com

Aqui no Blog tem um post sobre Copenhague, dê uma olhadinha: http://andiamoblogviagens.com.br/copenhague-dinamarca/ Entre a rodoviária e a estação central de trens de Oslo, se vai em quase todo o percurso dentro de galerias. Isso ocorre para que os habitantes durante a chuva ou neve, não fiquem expostos. Neste local se resolve quase tudo: wi-fi gratuito, área de informações, lockers automáticos, lojas e supermercados. Está o Visit Oslo, um escritório que atende ao turista. Muito organizado e lá é possível pegar todas as informações necessárias para o seu passeio na cidade.

Oslo é relativamente pequena, com cerca de 660 mil habitantes. Caso prefira andar pela cidade de carro, ou de lá  seguir viagem, uma boa opção é a Rentcars.com, onde se pode fazer a reserva ainda no Brasil e pagar em reais. Com isto ficará livre de IOF.

Mesmo a cidade sendo pequena, ela oferece muitas opções de entretenimento. Vários museus, paisagens lindas, monumentos bem cuidados,  ruas agradáveis para passear e é um importante centro industrial marítimo.  Estávamos cansados da viagem e resolvemos fazer os passeios através do ônibus Citysightseeing (hop on – hop off) . Aqueles ônibus de turismo de dois andares, que lhe oferecem a opção de subir e descer várias vezes. É uma boa opção. Mas, acabamos abandonando o ônibus e fomos andar a pé, que é o que a gente mais gosta de fazer. O ticket custa 32 euros. São 18 paradas.

O ônibus tinha uma parada em frente ao nosso hotel. Nossa primeira parada foi na famosa  rua comercial Karl Johans Gate. Nesta região existem vários pontos turísticos e importantes de Oslo: O Parlamento, Teatro, Palácio Real, Universidade, Catedral e muitas outras. A rua é a principal da cidade e liga a Estação Central ao Palácio.

O prédio da Universidade de Oslo é lindo. Cinco vencedores do Prêmio Nobel estudaram na instituição, o que indica a alta qualidade de seu ensino. Com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, é referência em igualdade social, de gênero, segurança, longevidade, sustentabilidade e educação. A ONU a considera uma das quatro nações mais felizes do mundo.

A maior parte de seu sistema educacional é gratuita, inclusive para estrangeiros!!  A maioria dos cursos oferecidos a estrangeiros são de mestrado e doutorado e são em inglês.  Mas, lembre-se! o custo de vida é um dos mais altos do mundo. Para um estudante morar e fazer seus estudos, não fica por menos de 5 mil reais.

A rua Karl Johans Gate é mesmo muito fotogênica. A rua tem esse nome em homenagem ao rei Carlos III João, que também foi rei da Suécia.  

Existem construções muito antigas e preservadas, jardins belíssimos e no verão a população vai toda para a rua passear, fazer compras, tomar sol e bater um bom papo em algum de seus restaurantes. As boas lojas não são para os bolsos dos simples mortais brasileiros. Melhor só admirar!

A arquitetura do Teatro Nacional é um dos orgulhos dos norueguês. Eles tem razão. Também conhecido como Nationaltheatret, trata-se de um dos maiores teatros para apresentações de artes dramáticas na Noruega. Em frente tem belos jardins e muitos outros prédios emblemáticos da cidade. Acompanhe a programação do Teatro pelo site: https://www.nationaltheatret.no/

Um lindo coreto com vários canteiros de flores e belas esculturas. Um local para ser admirado e  visto com calma. Localizado bem em frente ao Teatro.

Do lado esquerdo de quem estiver de frente ao Palácio Real, no final da rua  Johans Gate, tem uma belíssima construção onde está um shopping de cair o queixo!! Produtos de alta qualidade e de altos preços também.

E bem no final da Karl Johans Gate fica um dos grandes destaques da rua mais popular da cidade, o Palácio Real. É a moradia do rei e rainha da Noruega. Localizado dentro de um maravilhoso parque o Slottsparken, que é lotado de turistas e moradores. Desde que não seja inverno é claro! Às 13:30 acontece a troca da guarda, uma pequena cerimônia que os turistas apreciam muito. É possível visitar o Palácio Real de junho a agosto. Não é gratuito e os ingressos podem ser adquiridos no Centro de Visitantes de Oslo, na Estação Central ou na bilheteria do Palácio, a visitação dura em torno de 1 hora.

Enfim, um dos pontos mais desejados. O Vigeland Park. Um museu a céu aberto.São 212 esculturas de um único artista, Gustav Vigeland. As esculturas estão espalhadas pelo parque e a qualquer momento é possível se deparar com alguma.

Os jardins, o verde, as fontes, o projeto do parque e as esculturas,  tudo se casam perfeitamente. O Vigeland Park fica aberto todos os dias  e o melhor é gratuito.

As esculturas representam a existência humana como:  o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade, o jovem, o velho, o amor, a eternidade e até a “birra” de uma criança.

O parque não fecha e para entrar existem quatro grandes portões, que dão acesso a uma ponte, um obelisco com várias esculturas humanas, uma fonte e uma área recreativa para crianças.

A impressão que se tem ao chegar no parque é de liberdade. Ainda mais se for no verão. As estátuas estão todas nuas, o espaço é gigante, 320000 metros quadrados. As pessoas aproveitam o sol para tomar banho de sol e fazer picnic nos gramados verdejantes.  Mesmo lotado de turistas, não atrapalha. Tem um lugarzinho para todo mundo.

Para chegar até ele é bem simples. Estávamos de ônibus de turismo e tem uma parada em frente. Mas, mesmo de transporte público é muito fácil. Basta pegar o Tram, que é uma espécie de bondinho. Se quiser ir de barco é só ir até o Pier 3  que fica próximo a Prefeitura e comprar bilhetes para Bygdoy. Vai andar ainda um pouco até chegar ao parque. Se preferir ir caminhando se prepare e vá de tênis, pois são 3 quilômetros saindo do centro.

A península Bygdoy é onde estão a maioria dos museus, o Museu dos Barcos Vikings e o Museu Fram são um dos que estão neste bairro.  Se pode fazer as visitas a pé, não são tão distantes. O bairro é lindo e as casas residencias são típicas da região e muito bem cuidadas.

O museu dos Barcos Vikings. não é grande, mas muito organizado e possui a grande atração da cidade, três  barcos Vikings, de verdade!  O museu pertence à Universidade de Oslo. Nele estão expostos os barcos, muito bem conservados e intactos. Foram encontrados após escavações que ocorreram em regiões da Noruega. Dentro do museu existe algumas varandas, bem pequenas, que o visitante pode ter uma visão melhor dos mesmos.

Os barcos vieram de regiões distintas e possuem o mesmo nome de suas regiões: o barco Oseberg, o barco Gokstad e o  barco Tune. Estão distribuídos dentro do museu, mas da portaria dá para o visitante dar uma olhadinha sem pagar o ingresso. Eu entrei e valeu muito a pena. Não é qualquer dia que encontramos barcos Vikings por aí.

Além dos navios, o museu também expõe diversos artefatos utilizados pelos viquingues no seu dia-a-dia. Mas, perto dos navios, os turistas querem mesmo é fotografar os barcos.

O Museu Marítimo Norueguês é um local imperdível para os amantes da navegação. O museu apresenta as atividades marítimas norueguesas da antiguidade até a história contemporânea. O site é: https://marmuseum.no/ O famoso navio polar Fram, fica do lado deste museu. O Museu Fram, também é muito visitado e o site é: http://frammuseum.no/

Andando pela Península Bygdoy, não tem como não notar a quantidade de barcos ancorados. Um local agradável e muito bonito.

Depois de visitarmos a região dos museus, fomos para o Nobel Peace Center, que é um Museu sobre o Prêmio Nobel da Paz. Oslo é a sede do Prêmio Nobel da Paz. Em seu interior, os visitantes podem conhecer, as biografias dos mais de 100 vencedores do Nobel da Paz, entregue desde 1901.  A história de Alfred Nobel também está lá. especialista em química, foi o inventor da dinamite e herdeiro de uma grande riqueza, antes de morrer, deixou parte de sua fortuna para a criação de um prêmio que fosse concedido a “pessoas que tenham conferido grandes benefícios a humanidade”.

A cerimônia de entrega da láurea é realizada todos os dias 10 de dezembro (data da morte de Alfred Nobel) no  hall da prefeitura de Oslo, que fica localizada quase em frente. Aberto de terça a sábado das 10:00 às 18:00. O site é: https://www.nobelpeacecenter.org/en/

O Radhus é a prefeitura de Oslo. Fácil de localizar, basta observar as torres marrons quadradas. É possível conhecer por dentro e é gratuita. No salão principal é onde recebem o  Prêmio Nobel da Paz, com a presença da família Real e do primeiro-ministro.O horário de visitação é das 9:00 às 16:00 e até às 18:00 nos meses de julho e agosto. Não é necessário agendar.

O Aker Brygge Pedestrian Mall é um calçadão muito charmoso localizado  no porto de Oslo. Bem pertinho da prefeitura. Muito procurado por turistas e moradores. Dali partem os barcos para vários passeios e outras regiões da cidade. Reserve um final de tarde para aproveitar e assistir ao por do sol.

A Fortaleza de Akershus fica bem no centro de Oslo. Estando na região da prefeitura é só seguir acompanhando a região beira-mar. Logo se avista a torre, ela está localizada em uma pequena colina. É o local  que serviu para proteger a cidade contra invasores, construído em 1299. É um lugar com muitas história e onde está o Museu da Resistência, o Museu das Forças Armadas e claro um belo castelo. A entrada na fortaleza é gratuita. O site é: https://www.forsvarsbygg.no

Ainda na região margeando o mar, está a Oslo Opera House. Um lugar e tanto!! É o centro de artes cênicas de Oslo e o mais importante da Noruega. Com sua arquitetura futurista, feita de mármore branco e vidro. É um dos destaques da cidade de Oslo. Veja tudo sobre a casa e também a programação. O site é: https://operaen.no/

A construção é gigante e o grande destaque do edifício é sua cobertura inclinada. Nele é permitido caminhar. Não arrisquei estava ventando muito! A visita é gratuita e vale muito a pena. Veja tudo sobre a casa e também a programação. O site é: https://operaen.no/

A Catedral de Oslo está em uma praça bem no centro da cidade e bem pertinho da estação central, a Stortorvet Square.  Sua bela torre marca sua posição no horizonte. A igreja durante sua existência passou por várias reformas, indo do barroco ao neogótico. Possui lindos murais no teto, com cenas do Antigo e do Novo Testamento. Abre para visitação todos os dias. Não é permitido fotos com flash. A entrada é gratuita. O site é: https://kirken.no

Em frente a Catedral, aproveite e curta o clima arrojado da cidade, outro local cheio de turistas e moradores. No final da tarde a rua fica lotada.

Na praça em frente a estação central, bem pertinho da Catedral de Oslo está ma escultura gigante de tigre. Os turistas não passam sem tirar uma foto.  Está ali desde que a cidade celebrou seu milésimo aniversário, em 2000. Tem uma razão de ser.  Oslo é conhecida, há tempos, como Tigerstaden, cidade do tigre.

QUANDO IR A OSLO

Os melhores meses para ir a Oslo são de Maio a Setembro. São meses que os dias são mais longos e a temperatura mais amena. Julho e Agosto são meses mais quentes, chegando a 22 graus. Paro nós a temperatura ideal.  Nos meses de Outubro a Abril o frio é bem intenso, sendo os meses de Dezembro a Fevereiro os mais frios. Os meses de mais chuvas são: Julho, Agosto e Setembro.

ONDE SE HOSPEDAR EM OSLO

Oslo é uma cidade não muito grande e os hotéis estão concentrados na região central e é uma boa opção. Ficamos hospedados no Confort Hotel Xpress, próximo  a Estação Central. Pagamos a diária de cerca de 500 reais. Lembrando que hospedagem em Oslo é bem caro. O hotel nos atendeu perfeitamente e deu tudo certo. Fizemos as reservas pelo Booking.com

Booking.com

O QUE FAZER EM OSLO

  • Museu dos Barcos Vikings
  • Museu Munch
  • Museu Nacional de Arte
  • Arquitetura e Design
  • Museu das Forças Armadas
  • Museu Fram
  • Museu do Folclore Norueguês
  • Museu Histórico
  • City Hall
  • Opera House
  • Universidade de Oslo
  • Catedral de Oslo
  • Nobel Peace Center
  • Fortaleza de Akershus
  • Vigeland Park
  • Palácio Real
  • Teatro

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

 

12 comentários em “OSLO, a nata do mundo!”

  1. Amei sua postagem. Muito completa e detalhada. Pretendo sair de Copenhague e ir de Flixbus como você até Oslo, porém tenho lido muitos comentários negativos sobre a flixbus. Como foi seu itinerário de copenhague a oslo? A empresa foi organizada? Agradeço desde já.

  2. I must get across my passion for your kind-heartedness for folks who should have assistance with in this situation. Your personal dedication to getting the solution all-around had been astonishingly interesting and has always empowered workers much like me to attain their endeavors. Your personal interesting facts implies a whole lot a person like me and substantially more to my colleagues. Warm regards; from each one of us.

  3. Admiring the commitment you put into your blog and in depth information you provide. It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed material. Great read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

Deixe um comentário