MOSTAR – Bósnia e Herzegovina

Mostar, que cidade linda!!!

Mostar é uma cidade da Bósnia e Herzegovina com cerca de 113.169 habitantes, situada na região da Herzegovina. Esta cidade é famosa pela sua ponte velha datada do século XVI sobre o rio Neretva, situada na parte velha da cidade, que foi reconstruída em 2004 após a sua destruição em 1993 devido à Guerra da Bósnia.  A reconstrução e reabertura da ponte é tida para os habitantes de Mostar como um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos. Pois, esses dois povos  têm tido uma relação conturbada ao longo dos tempos. A ponte velha e o centro histórico de Mostar foram classificados como Patrimônio Mundial  da UNESCO.

A maioria dos turistas chegam direto ao centro histórico, que já foi inteiramente restaurado, e não percebem o quanto as cicatrizes ainda estão abertas por lá. Mas, mesmo para um turista desavisado não tem como não notar as cicatrizes dessa Guerra tão cruel. Mostar é cheia de ruelas. Mas, nem por isso é difícil de se localizar nela. Como é pequena e cheia de sinalização não tem como se perder.

É possível chegar em Mostar  de avião, ônibus, trem ou carro. O aeroporto de Mostar fica a apenas 15 minutos de carro do centro da cidade. Mas não há voos direto do Brasil. Para ir de avião é necessário ir até uma cidade europeia e fazer conexão.  Se você preferir algo mais barato, vá de ônibus ou trem. No nosso caso optamos por ir de trem. Estávamos em Sarajevo e a viagem de trem até Mostar é lindíssima!! Com paisagens de cair o queixo. Aliás, toda a paisagem do país é maravilhosa. Os trens partem de Sarajevo a Mostar às 7:15 e 16:49. Dê uma olhadinha aqui no nosso post de Sarajevo: https://andiamoblogviagens.com.br/sarajevo

Admirar as belezas de Mostar, é muito fácil. Mas, para entender tudo que aconteceu nessa cidade é um pouco complicado. Afinal, são muitas histórias de lutas. A Bósnia foi parte do Império Otomano por 400 anos; depois do Império Austro-Húngaro por 40 anos; depois parte da Iugoslávia. Em seguida viveu a Guerra da Bósnia. A mais sangrenta na Europa após as duas Grandes Guerras Mundiais.

Enquanto a capital, Sarajevo, estava sitiada pelas forças sérvias, o conflito em Mostar foi com os croatas. A cidade ficou dividida: de um lado do rio passaram a viver os bosníacos e do outro os bósnio-croatas. Ainda hoje  conserva os prédios destruídos e as marcas de bala. Essa história é muito recente e seus habitantes em sua maioria viveu isso de alguma forma.

O jardim da cidade foi transformado em um cemitério em que até hoje podemos ver os túmulos de cruzes brancas. É muito triste ver a quantidade de túmulos de pessoas jovens em sua maioria entre 20 e 30 anos e do sexo masculino.

Em frente ao cemitério existe um  museu que é bem pequeno, mas traz vídeos, fotos e depoimentos chocantes do momento histórico que a cidade viveu. Para entrar o ingresso é uma taxa pequena e durante o verão fica aberto até às 22.  A maneira como a história da guerra é explicada é muito emocionante e extremamente tocante. O que o povo da Bósnia e, principalmente, Mostar passaram, é inimaginável. Prepare-se para cenas fortes e que com certeza ficarão em sua mente.

Assim que desembarcamos na Estação Ferroviária nos dirigimos para o nosso hotel que ficava à alguns quarteirões da Ponte Velha. Fomos à pé e felizmente estávamos de tênis. Andar pelas ruas do centro de sandálias é um desafio, quase que impossível. Se estiver com malas de rodinhas, saiba que terá que carregar, porque as rodinhas não rodam no piso irregular.

A vista da sacada do nosso hotel era mesmo de arrepiar. Na hora das orações, toca uma música que mais parece um lamento e se escuta de várias partes da cidade. O nome da cidade vem da Stari Most, ou Ponte Velha, sobre o rio Neretva, que é símbolo da cidade. As torres que guardavam a ponte no período medieval eram chamadas mostari.

Logo pela manhã fomos para o nosso objetivo que era o centro histórico e logo avistamos a tão famosa ponte.  A Ponte  foi construída no século XVI, pelos Otomanos e é considerada um dos principais exemplos de arquitetura islâmica nos Balcãs. Na época de sua construção foi considerada uma das maiores obras de engenharia do mundo.  No início foi  feita de madeira. Para ver se a ponte iria dar certo, construíram uma menor que por sinal é tão linda como a maior.

A ponte ligava os dois distritos da cidade, o čaršija, um centro comercial e de artesanato, e o Mahala, que era a área residencial. A  Ponte Velha (Stari Most), construída em 1566  sobreviveu à 2ª Guerra Mundial, mas não  à artilharia bósnio-croata e, em novembro de 1993, foi bombardeada depois de 427 anos de vida sobre o Rio Neretva, num dos momentos mais triste para a cidade e quem sabe para toda a Europa.

Caminhando pela cidade antiga de Mostar, é possível observar como o turismo tem importância para a economia local. Por todo lado que se vê o centro histórico está cheio deles. Principalmente no horário do almoço e no final da tarde onde vários bares e restaurantes entregam o melhor da culinária local.

Assim que  terminar de atravessar a ponte já estamos em uma rua bem movimentada, chegando a Kujundžiluk, ou Velho Bazar, uma das partes mais antigas de toda a cidade. Por ali se encontra várias lojas bem tradicionais vendendo artesanatos e produtos regionais de alta qualidade e beleza e o melhor!! Com preços bem convidativos.

Ela fica bem no meio de Mostar. Durante o período otomano, Kujundžiluk era o local onde tudo era feito. Para se ter uma ideia, cerca de 500 lojas estavam localizadas só ali! Até hoje a região permanece praticamente intacta, oferecendo a experiência de voltar séculos atrás.

Tenho certeza que qualquer pessoa que visita Mostar irá passar várias vezes pela ponte e rever suas lojinhas. O vai e vem é intenso! Felizmente para nós, o Kujundžiluk permaneceu praticamente inalterado, dando um toque todo especial à cidade.

Mostar possui em sua maioria mesquitas. Mas, também igrejas católicas e ortodoxas e até uma sinagoga. As mesquitas do lado da cidade que ficou com os “bosníacos” durante a guerra. A Koski Mosque, que é visível em várias fotos de Mostar, é a principal delas.

Construída em 1619, ainda preserva bem os afrescos e ornamentos originais, apesar de ter sido bastante danificada durante a Guerra. O minarete, ou melhor, o alto dele, é também parte do atrativo da mesquita Koski. Ele foi completamente destruído e teve que ser reconstruído, mas lá de cima há uma vista excelente da cidade. São 8 marcos (4 euros) para visitar a mesquita e subir o minarete.

A mesquita pode ser visitada, inclusive, por turistas que não são mulçumanos. É possível conhecer o pátio e o interior da construção. Tem uma fonte de água potável em frente à ela onde é possível encher sua garrafinha de água. Lembrando que a Bósnia já ganhou o título várias vezes como tendo a melhor água do mundo.

A maioria dos turistas visita Mostar apenas por algumas horas, a partir de um bate e volta de Dubrovnik, Split ou Sarajevo. A cidade é pequena e é possível fazer isto. Mas, eu não recomendo. Pois, ela tem muito mais à oferecer. Com certeza dormir pelo menos 1 noite nessa linda cidade é imperdível.

Mostar é  um lugar muito turístico e sempre está lotado de turistas. No entanto, os preços  são acessíveis (assim como em toda a Bósnia e Herzegovina). Para uma boa refeição em um restaurante do Centro Histórico custa o equivalente a 5 a 7 euros.

No local, os turistas também podem assistir aos mergulhadores que saltam do topo da ponte no verão até a parte mais profunda do rio Neretva. Os turistas ficam ansiosos em  assistir ao espetáculo. As águas são bem geladas. Alguns até fazem apostas.

A antiga casa de banho turco em Mostar também pode ser visitada. Construída no século XVI e muito utilizada na época. Hoje abriga  uma exposição sobre a história e a cultura do hamam (banho turco).

A Crooked Bridge é uma miniatura muito fofa da Stari Most, que foi construída antes da Ponte Velha, por volta de 1558. A ponte acaba passando, por muitas vezes, despercebida pelos turistas, mas ela entrega uma paisagem linda dos restaurantes e das colinas ao redor da cidade.

A torre que fica bem pertinho da ponte possui um Museu e é bem interessante. O mais difícil é subir as escadas de pedras sem corrimão. Com certeza, não é um local para deficientes

As pedras da ponte original foram usadas para completar a nova estrutura. São  30 metros de comprimento e 4 metros de largura, a ponte é relativamente curta.  Mas o simbolismo da ponte é gigantesco.  Fique atento ao atravessar por ela. Pois, é muito escorregadia e o corrimão é um arame grosso.

O rio de águas verdes me pareceu pequeno. Mas, através de pesquisas descobri que  é um dos principais do país, tendo 225 km de extensão (203 km deles no território da Herzegovina e 22 km na Croácia). Na época de chuva ele fica bem volumoso. Quando estivemos lá tinha até umas pessoas tomando sol, andando de barco e jet-sky.

QUANDO VISITAR MOSTAR

Os melhores meses pra visitar Mostar são: são Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro. Janeiro é o mês mais frio do ano e os mais chuvosos são Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro.

O QUE FAZER EM MOSTAR

  • Caminhar pelo Centro Histórico
  • Ponte Velha
  • Ponte Crooked
  • Velho Bazar
  • Mesquitas
  • Sniper Tower
  • Memorial Don’t Forget
  • Arte de Rua
  • Cemitério
  • Museus
  • Torres
  • Rio Neretva

ONDE SE HOSPEDAR EM MOSTAR

A dica é se hospedar próximo ao Centro Velho. Você pode escolher um hotel próximo ao rio Neretva, no centro histórico ou da Ponte Velha. Desta forma você não  precisará de  andar muito para cumprir sua lista de o que fazer. Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

Faça suas  reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário