ESTOCOLMO, a Veneza do Norte

 Estocolmo,

 

É a sede do governo sueco e é onde os membros da monarquia  moram. Com cerca de quase 1 milhão de habitantes, se abranger a região metropolitana isso dobra. Localizada sobre 14 ilhas, ao longo do Lago Malar. Conhecida como a “Veneza do Norte”, nome este dado pela sua beleza e a quantidade de ilhas e água na região. Uma das cidades mais habitáveis,  bonitas, limpas, organizadas e seguras do mundo. Famosa pelos seus belos parques, monumentos e edifícios. Estocolmo em si já é uma atração! Vale a pena conferir!

Chegamos em Estocolmo de ônibus vindo de Oslo. Saímos às 12:45 e chegamos às 20:10, de ônibus pela empresa Flixbus. Já havíamos utilizado os serviços desta empresa e o custo-benefício é mesmo imbatível!! Pagamos pelo percurso 9,90 euros. O site é: https://www.flixbus.com/ ônibus confortável e limpo.   O Terminal de Ônibus de Oslo é maravilhoso e em Estocolmo a parada é na Estação Central de Trem. Para quem chega de avião, o aeroporto está distante 40 km, mas pode chegar  ao centro  de trem de alta velocidade, o percurso pode ser feito em 20 minutos. Descendo também na Estação Central de Trem.

Caso prefira fazer o percurso de carro ou utilizá-lo na cidade, faça a reserva ainda no Brasil pela Rentcars. Desta forma, ficará isento de pagar a IOF, já que se paga em reais. A cidade é muito bem servida de transporte público e de várias opções de passeios de barco. Outra forma de conhecer Estocolmo e a que mais gostamos, é caminhando.

Estávamos hospedados próximo ao Palácio da Justiça de Estocolmo, depois de conhece-lo por fora, que é um prédio muito bonito, fomos para o nosso objetivo principal que seria iniciar nosso passeio pela cidade a pé. Pegamos um mapa da cidade e com as orientações da recepcionista, optamos pela Prefeitura de Estocolmo, City Hall. Quem não quiser andar pode comprar o Stockholm Pass, que permite passeios de barco, ônibus e entrada em várias atrações, por 24, 48, 72 ou 120 horas.

Com o mapa em mãos, foi só seguir a linha vermelha. As distâncias não são muito próximas. Mas, com um bom tênis e disposição, nem se nota. A cada esquina um atrativo. Estocolmo é uma cidade incrível!! Esse percurso pode ser dividido em dois ou três dias, principalmente se for dedicar algum tempo nos museus.

Em direção à Prefeitura, se vai margeando um canal com belas construções e vários artistas de rua, como essa garota acima que estava fazendo uma bela apresentação.

O país ingressou na União Européia mas não aderiu ao Euro, continuou com a moeda coroa sueca (SEK). O ideal é levar euros e trocar lá. No nosso caso nem trocamos porque em todo lugar aceitam cartão de crédito. Na avenida que leva ao City Hall, já se avista os famosos prédios coloridos de Estocolmo.

As famosas torres de Estocolmo estão por todo lado. São lindas e bem altas. Depois de conhecer a cidade a pé, de bicicleta ou de transporte público, o ideal é fazer um passeio de barco onde poderá ver a cidade de outro ângulo. Existem inúmeros passeios de barcos que agradam a todos os gostos e bolsos.

Chegamos a Prefeitura de Estocolmo, em sueco é Stadshus. O prédio é lindíssimo e imponente. É aí que os vencedores do Prêmio Nobel recebem um  jantar.que conta até com a presença da família real. Sempre no dia 10 de dezembro. A premiação em si ocorre em um outro prédio. Menos o Prêmio Nobel da Paz que é em Oslo. Tem um post aqui no Blog sobre Oslo, uma cidade linda. http://andiamoblogviagens.com.br/oslo-noruega/

O prédio pode ser visto desde Gamla Stan, que é uma ilha onde está a parte mais antiga da cidade. É possível fazer uma visita no topo da sua torre. Pra subir, é preciso comprar os ingressos no local, a 40 coroas suecas. A bilheteria abre às 9:00 horas e os ingressos são limitados, já que o local é um dos mais movimentados de Estocolmo. O prédio pode ser visitado por dentro também. Entre aí no site:  https://international.stockholm.se

Para continuar o passeio, é só atravessar uma das pontes que separa a região da prefeitura da ilha Gamla Stan. A ponte também já é uma atração e a vista é linda. Aproveite e tire várias fotos. Nós atravessamos pela Centralbron. A ilha é bem pequena e tem  várias atrações.

A região de Gamla Stan (Cidade Antiga) merece atenção especial. É lá que estão:  Palácio Real (Kungliga Slottet), a Catedral (Storkyrkan) e o Parlamento (Riksdagshuset), sem falar as várias ruas estreitas e charmosas e alguns pequenos museus.

Nesta ilha é a cidade medieval, onde Estocolmo foi fundada em 1252. Tudo está muito preservado. O Museu Nobel também está localizado nesta ilha.

Na ilha de Gamla Stan está  a Catedral de Estocolmo com a estátua de São Jorge. As pontes que dão acesso a ilha são bem bonitas e de curta distância. Aconselho a dedicar um bom tempo a esta região. Pois, é bem bonito. Caso queira apreciar a gastronomia sueca, este é o local! Possui vários restaurantes, cafeterias e confeitarias muito boas.

Assim que atravessamos a ponte já nos deparamos com belos edifícios públicos e famosos na cidade. Em uma praça está a Casa da Nobreza, desde 1866, o nome do edifício é  Riddarhuspaltset. Já foi a Câmara dos Estados Gerais do Reino. Hoje é uma instituição privada que trabalha em favor dos interesses da nobreza.  O site é: https://www.riddarhuset.se/

Na mesma praça está outro edifício muito importante o Svea Hovrätt ou Tribunal de Apelação da Svealândia, é um dos 6 tribunais de apelação do Sistema Judiciário da Suécia. O edifício que está instalado é do ano de 1614 e se chama Palácio Wrangel. O site é: http://www.domstol.se

Durante a travessia da ponte que leva a ilha de Gamla Stan,  do lado esquerdo se observa uma pequena ilha, que se chama Riddarholmen. Nela estão vários edifícios privados e o mais importante e imponente devido a suas belas torres é a Igreja de Riddarholmen, onde são sepultados os monarcas da Suécia desde o século XVI. É um dos edifícios mais antigos de Estocolmo. O site da igreja é: http://www.kungahuset.se

Esta parte da cidade é mesmo muito interessante e conta muito da história medieval da cidade de Estocolmo. Uma visita  durante a noite também vale a pena. Estar em Estocolmo uma parada nesta região é obrigatória.

Seguindo a sequência, dando a volta na ilha, está o Post Museum, um museu do correio da Suécia. Muito interessante, nele se pode descobrir várias  curiosidades, inclusive  sobre o papel da Suécia como país de trânsito entre o leste e o oeste durante a primeira guerra mundial. O site é: http://www.postmuseum.se/en/

Claro que as ruas principais estão cheias de restaurantes, cafés e lojas de souvenirs, mas todo esse conjunto tem seu charme. É ali que você tem uma ideia de como era a Estocolmo medieval, e é bem legal ver como o moderno se encaixou em construções e ruas antigas. Chegando ao final da ilha se tem a opção de atravessar a ponte e seguir para Sodermalm, que é uma ilha maior e onde vai para  Ericsson Globe, que é uma arena multi-esportiva, ou virar a esquerda e ir para o Palácio Royal. Escolhemos a última opção.

Não entramos no palácio. Mas aproveitamos muito a região que tem muito o que fotografar e observar e vimos a troca da guarda real. Do lado do Palácio tem um museu que é gratuíto. Nele estão expostos as vestimentas reais usadas durante os séculos.

 

O Palácio Real de Estocolmo é a residência oficial do Rei, que é usado para recepções oficiais. Possui mais de 600 cômodos. Algumas partes é possível conhecer. Mas, nada de fotos!! Em frente ao Palácio tem uma bela estátua, onde as pessoas aproveitam para tomar sol e observar o vai e vem dos barcos.

De frente ao Palácio Real, separado apenas pelo canal, está o  Museu Nacional de Belas Artes. Um dos importantes museus de arte da Suécia.Com uma impressionante coleção de arte européia. Em frente ao Palácio Real é possível fazer vários passeios de barco pela cidade.

Voltando nossa atenção ao Palácio nos deparamos com a troca da guarda. É acompanhada por uma banda e até alguns cavalos. Acontece por volta do meio dia. Achei bem bonita, mas não deixa de lembrar bandas de apresentações das cidades do interior do Brasil.

Próximo ao Museu Nacional está o Palácio Musical ou Musikaliska, uma casa de eventos musicais. Nela sempre acontece apresentações muito famosas mundialmente. O site para ver o que está na programação é: http://www.musikaliska.se/

Nosso objetivo era chegar até a ilha onde se localiza vários museus. A ilha de Djurgården. Saindo do Palácio Real, atravessamos uma ponte onde em frente está a Casa de Ópera de Estocolmo, viramos à direita pela avenida que vai margeando o canal. Nesta avenida possui um calçadão, onde as pessoas apreciam muito.

Atravessamos a ponte para a ilha depois de uma boa caminhada. Logo já avistamos um dos mais famosos museus de Estocolmo. O Museu Nórdico que  é um museu dedicado à história do povo sueco e à sua cultura desde finais da Idade Média até à época contemporânea. O site é: https://www.nordiskamuseet.se/

Do lado direito está outro museu o Vasa. Este conta a história de um navio que naufragou no século 17. Foi resgatado no século passado e ficou submerso por 300 anos. O navio fica em exposição permanente dentro do museu. Ele está todo restaurado e durante a visitação é possível ver em vídeo como ele atuava na época que navegava. Não há necessidade de comprar os ingressos com antecedência. O site do museu é: https://www.nordiskamuseet.se/

Seguindo em frente a uns 200 metros, está um antigo cemitério. Não é grande, mas muito bem organizado, limpo e bonito. Tem dois portões. Um fica bem ao lado do Museu Vasa e o outro sai em frente ao Museu Biologiska, ou Biological.

Em frente ao Cemitério está o Museu Biological, este museu foi inaugurado em 1893 e não mudou muito desde então. O lugar é muito interessante, com animais empalhados e várias espécies da natureza. Dizem que será fechado.

Um pouco a frente do Cemitério está o Museu ABBA, aquela banda que fez muito sucesso nos anos 80, com uma loja de produtos referentes ao grupo muito boa e atraente. Principalmente para os fãs da banda, que ficaram mundialmente conhecidos com a música  Dancing Queen. Dizem, que a música foi escrita para a Rainha Sílvia na época de seu casamento. A rainha é brasileira.  Seguindo em frente tem um grande parque de diversões e um Market, onde estão vários restaurantes e lanchonetes. De lá partem vários barcos.

Voltamos até a ponte, andamos pelo calçadão até a Casa de Ópera até chegar na Av. Birger Jarisgatan, onde tem excelentes lojas e um Shopping o Gallerian, que fica do lado direito de quem sobe. É um shopping lindíssimo! De lá  atravessamos a rua e descemos uns 3 quarteirões até a Casa de Concert Hall, que é onde é entregue o Prêmio Nobel . O site é: https://www.konserthuset.se/  Aos domingos na praça em frente tem uma feira de antiguidades, livros usados, etc.

Ficamos hospedados no First Hotel Fridhemsplan, um hotel 3 estrelas, muito bem localizado, com excelente café da manhã. O site é:https://www.firsthotels.se os hotéis em Estocolmo não são muito baratos. Pagamos 400 reais a diária e fizemos as reservas pelo Booking.com. Faça também suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Booking.com

QUANDO IR PARA ESTOCOLMO

Tivemos sorte que fomos  em junho e a temperatura já estava bem amena. Outra coisa diferente foi sentir que o dia não acabava nunca! Anoitecia  às 11h da noite e às 4h30 da manhã já começava a raiar  o sol. Isso no verão, se for a partir de outubro, o sol quase não brilha. A melhor época para visitar Estocolmo é entre Maio e Setembro. Para que se possa apreciar a vegetação e os parques.

  • O QUE VISITAR EM ESTOCOLMO

  • Norrmalm
  • ParqueKungsträdgården.
  • Gamla Stan
  • Drottninggatan
  • Ópera Real Sueca
  • Parque Kungsträd
  • Palácio Real
  • Prefeitura
  • Museu do Nobel
  • Parlamento Sueco
  • Museu Nacional de Belas Artes
  • Ilha Skeppsholmen
  • Museu Vasa
  • Museu do ABBA
  • Museu Biológical
  • Ópera House
  • Nordiska Museu
  • Concert Hall

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

 

6 comentários em “ESTOCOLMO, a Veneza do Norte”

  1. You really make it seem really easy with your presentation however I in finding this topic to be actually one thing which I believe I’d never understand. It sort of feels too complicated and very wide for me. I’m having a look ahead on your next publish, I will try to get the dangle of it!

Deixe um comentário