SÓFIA – Bulgária

Sófia,

Iniciou como  uma tribo serdi. Em seguida, vieram Filipe II da Macedônia, mais adiante, os romanos, com Diocleciano que dividiu a cidade em duas. Sófia foi destruída pelos hunos e reconstruída pelo imperador bizantino, Justiniano.  Já  foi conquistada pelos otomanos  que deixaram marcas na cidade como as mesquitas, fontes e banhos turcos.

Em 1878, vieram os russos; depois, a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, foi criada a República Popular da Bulgária. E o país ainda teve que viver o comunismo. Um início bem conturbado. Com edifícios imponentes e históricos, é possível se deparar com prédios suntuosos e que sempre têm algo a contar aos seus visitantes.

Chegamos em Sófia vindo de Escópia, a Capital da Macedônia do Norte. Nosso roteiro envolvia os países  dos Balcãs. Como a região não oferece muitas opções de trem e de avião seria mais caro, resolvemos fazer esse percurso de ônibus. Compramos as passagens na rodoviária de Escópia e seguimos em um ônibus confortável às 15:00 horas e chegamos em Sófia às 20:45. Tem um post aqui no blog que relato como foi nossa experiência nessa linda cidade. https://andiamoblogviagens.com.br/escopia-macedonia-do-norte/

Sófia é a capital da Bulgária e apesar de não ser tão famosa entre brasileiros tem muito o que visitar. É muito simples transitar pela cidade, a cidade possui metrô, trams e ônibus que fazem os percursos urbanos. No nosso caso fizemos a maioria à pé. O que não faltam por lá são igrejas, mesquitas e sinagogas que embelezam a paisagem urbana e torna o roteiro ainda mais interessante.

Iniciamos nosso roteiro pela região da Praça Independência,  onde a cidade possui vários templos de diferentes religiões: Católica romana, Católica Ortodoxa, Sinagoga Judaica e Mesquitas. Elas estão próximas umas as outras e dizem muito sobre a história da cidade e são um símbolo de tolerância religiosa.  A Catedral Católica de São José foi destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída no período comunista.

A Igreja de Santa Petka é uma  pequena igreja  localizada  nessa região central, nas ruínas da estação de Metrô Serdica. Construída no século 15, quando os otomanos exigiam que a altura de uma igreja não ultrapassasse um mulçumano a cavalo, interessante né!!  A igreja conserva afrescos de períodos dos séculos passados.

Bem pertinho está a Rotunda de São Jorge, no meio  de várias construções, algo que foi proposital pelos comunistas para tentar esconder a igreja. Ao lado está  o prédio da presidência do pais. Construída pelos romanos no século IV, é o edifício mais antigo da cidade. Também foi endereço dos restos mortais de Alexander de Battemberg, o primeiro príncipe da Bulgária.

A Igreja Ortodoxa Sveta Nedelya, uma igreja do século X. Sua  história inclui um atentado terrorista em 1925, cometido pelo partido comunista búlgaro, durante o funeral de um general. Uma bomba matou em torno de 150 pessoas e feriu mais de 500. Em grande parte, políticos e militares. O alvo era o rei, mas como estava atrasado para o funeral, escapou do ataque.

De qualquer ponto da Praça Independência é possível avistar a Mesquita Banya Bashi. Projetada no século XV, é um dos locais mais visitados na cidade, nem tanto por ser uma mesquita. Mas, por ser erguida sobre spas termais naturais e que depois de tantos anos ainda é possível ver o vapor das termas. A Mesquita possui uma cúpula de15 metros de diâmetro e um mirante. Essa é a única mesquita em funcionamento na cidade de Sófia.

Para completar ainda temos uma Sinagoga nessa região. É mesmo muito legal andar por essa região. Há mais de um século, a Sinagoga de Sófia é a referência da comunidade judaica no país, com capacidade para 400 pessoas.  Apenas no sábado ela está fechada para os turistas, por causa do Shabbat.

A construção é bem bonita e bem pertinho da Sinagoga de Sófia está o Mercado Central de Sófia e é possível encontrar vários produtos típicos da região. A sinagoga é uma das maiores da Europa.  A sinagoga foi declarada monumento cultural em 1956.

Andando pela Praça Independência não tem como não perceber essa estátua. A Estátua de Sófia! No local antes existia uma estátua de Lenin. A retirada de estátuas comunistas foi um fato comum, após a queda do regime. O problema é que esta estátua é considerada demasiadamente erótica e pagã, destoando, totalmente da imagem de uma santa. Sófia foi o nome de uma mártir cristã que foi obrigada a presenciar a tortura e morte de suas três filhas por ordens do imperador romano Adriano, no início do século II. Que história!!!

Perto da Praça da Independência, estão as ruínas romanas, protegidas por um material transparente, onde fica a estação de metrô. As ruinas foram descobertas em 2010, quando começaram as obras do metrô. Em alguns pontos da cidade estas ruínas estão protegidas com vidro e é possível que ainda irão encontrar outras descobertas antigas da cidade.

Depois de andarmos por essa região nos dirigimos para uma das igrejas mais lindinhas que já conheci. A Igreja russa de São Nicolau!!  Construída entre 1912 e 1914, ela tem paredes brancas, cúpulas douradas e telhado verde. Essa combinação ficou muito atrativa.

Em estilo barroco moscovita, contam que essa igreja foi construída para um diplomata russo que não queria rezar nas igrejas búlgaras. Segundo os nativos,  ele tinha medo de rezar nas igrejas búlgaras. Seus jardins são muito bem cuidados e vale uma visita.

A igreja fica na mesma rua de uma das igrejas mais importantes de Sófia e um dos pontos mais visitados da cidade, a Catedral de Alexander Nevsky e de lá seguimos pra Catedral.

Logo é possível ver o movimento de turistas e moradores. Este é o principal cartão postal da cidade, um templo ortodoxo concluído em 1912. Trata-se da segunda maior catedral dos Bálcãs, só ficando atrás da de São Sava, em Belgrado. Com capacidade para mais de 5 mil fiéis, a catedral foi construída para homenagear os 200 mil soldados que morreram na guerra russo-turca.

O nome é um agradecimento à Russia, pela ajuda na libertação da Bulgária do Império Otomano. A catedral tem 12 sinos que podem ser ouvidos a uma distância de 30 quilômetros.  Não é permitido tirar fotos dentro da igreja sem pagar uma pequena taxa. Essa aí eu tirei sem saber e ainda levei uma bronca do segurança.

Do lado de fora no jardim da igreja há alguns monumentos, como o Monumento ao Soldado Desconhecido, onde queima uma chama eterna, e o túmulo do escritor Ivan Vazov.

Depois de conhecer tantas igrejas nos dirigimos ao Teatro Nacional Ivan Vazov. O mais antigo de Sófia e um dos mais importantes da Bulgária. Localizado em frente ao Jardim da Cidade. Um local imperdível!! Com fontes, muitos jardins bem cuidados e isso foi um dos detalhes que mais me encantou em Sófia. O parques e praças!! São vários e todos com muita área verde.

QUANDO VISITAR SÓFIA

A melhor época para visitar Sófia para quem quer passear à pé é na época do verão, que vai de junho a setembro quando as temperaturas são mais amenas e há mais horas de luz. No entanto, se você quer explorar as atrações naturais da cidade, como flores em plena floração, então primavera e outono são as melhores estações para visitar. A temperatura em Sófia no inverno, entre dezembro e janeiro, é bem baixa, variando entre -5°C e 4°C.

ONDE SE HOSPEDAR EM SÓFIA

Ao desembarcar na cidade, você não precisa se preocupar sobre onde ficar em Sófia. Isso porque, o destino conta com as mais diversas opções de hotéis, que agradam diferentes perfis e bolsos. Ficar na região central irá lhe dar a oportunidade de conhecer a maioria dos pontos turísticos à pé.

Nós ficamos no Apart-hotel Bon Bon e pagamos cerca de 250,00 reais a diária para 2 pessoas. Fizemos as reservas pelo site do Booking.com e deu tudo certinho.

Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

 O QUE FAZER EM SÓFIA

  • Boulevard Vitosha
  • Catedral de Santo Alexander Nevski
  • Catedral de Sveta Nedelya
  • Igreja Boiana de São Nicolau
  • Mesquita Banya Bashi Masjid
  • Museu Etnográfico
  • Museu Nacional de História Natural e da Ciência
  • Sinagoga Sefardita
  • Sveti Georgi

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário