CHAPADA DOS VEADEIROS – Goiás

Olá viajantes,

Mais uma vez vamos falar de trilhas. Depois da Europa meu roteiro preferido.  Agora estaremos na Chapada dos Veadeiros, um dos principais atrativos turísticos de Goiás, está localizada  no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude.  O parque abrange uma área de 65 514 hectares entre os distritos de Colinas do Sul, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Atualmente sua administração está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, onde está com a responsabilidade de proteger 17 espécies de flora e 32 espécies de fauna ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, a onça-pintada e o pato-mergulhão. Está na lista do Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

SMLXL

Vista da Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso de Goias, está localizado a cerca de 400 km de Goiânia e 230 km de Brasília, e o seu distrito, São Jorge, fica a 36 km de distância. A rodovia, Go-118, que liga Brasília a Alto Paraíso de Goiás está em bom estado de conservação e bem sinalizada. De Alto Paraíso de Goiás a São Jorge também é asfaltada e a vista é lindíssima e bem plana. Nesta região se tem a exata sensação de estar no Planalto, alto e plano.

SMLXL

Uma das cachoeiras do Rio Preto no final da trilha.

O nome da Chapada vem da Fazenda Veadeiros. Em 1912, foi descoberta a primeira jazida de cristal de rocha da região, o que originou a atividade garimpeira, incluindo a fundação do Povoado de São Jorge. Depois da criação do Parque esta atividade foi se tornando menos interessante. Uma boa pedida é ficar hospedado em São Jorge. É um povoado de terra batida que  por incrível que pareça tem tudo que se encontra em outras cidades pequenas e turísticas. Os habitantes não querem que asfalte e sim um calçamento de bloquetes para que  continue com o aspecto bucólico e charmoso. A entrada do parque fica nesse povoado e se pode facilmente ir a pé. Porem, conhecer a Chapada sem carro é muito difícil, os pontos de visitação ficam distantes entre si. http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/

SMLXL

Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Atualmente não tem cobrança de ingressos e a melhor época de ir com certeza são os meses da seca. Nessa região, o clima é bem definido: tempo seco de maio a setembro e chuvas começando em outubro e se estendendo até abril. Tem guias, mas o parque é bem sinalizado com setinhas indicativas por todas as trilhas. Antes de entrar é necessário assistir um filme e uma pequena palestra dos instrutores que são bilíngues, onde dão orientação a respeito dos percursos, história, fauna, flora, etc. É tudo muito organizado. Leve uma garrafinha de água e passe filtro solar. A reserva é aberta de terça-feira a domingo, com entrada permitida das 8h às 12h. Já a saída deve ser feita até as 18h.

SMLXL

Foto que é o símbolo do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) da Chapada dos Veadeiros. Linda!!!  www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.htm

Assim que entra no parque você já deve ter em mente qual a trilha que irá seguir. Tem para todos os gostos. Existem quatro opções de trilhas para o turista escolher, cada uma com uma beleza natural diferente. É um local onde agrada a todas as idades.

SMLXL

Dentro do Parque com as setas indicativas das trilhas a seguir.

Existem 466 nascentes na região, que é conhecida como “a caixa d’água do Planalto Central”, com influência em bacias hidrográficas como a Amazônica e a do São Francisco a principal é o rio Preto, que forma várias cachoeiras ao longo de seu curso, com saltos de 80 e 120 m de altura. Para chegar às cachoeiras  na maioria delas tem que  percorrer trilhas que variam de 2 km a 12 km, considerando a ida e a volta. Alguns dos caminhos são planos e de dificuldade leve e bem sinalizados, enquanto outros apresentam nível de dificuldade mais elevado por terem terreno íngreme e acidentado.e o percurso se pode ir observando a vegetação e alguns pássaros que posso garantir são muitos. O cerrado tem uma variedade muito grande.

SMLXL

Flores típicas do Cerrado do lado da trilha.

Depois de caminharmos 4,5km em um sol escaldante, por trilhas e pontes suspensas, chegamos!!

SMLXL

Um dos paredões rochosos do Parque da Chapada dos Veadeiros.

SMLXL

Canyons do Parque da  Chapada dos Veadeiros.

Depois que conhecemos os Canyons fomos para a Cachoeira das Cariocas, que fica distante uns 800 metros e com um percurso com dificuldade média. Fiquei pensando se alguém torcer o pé. Fica difícil retornar. Foram cerca de 6 km de ida e ainda tinha a volta. Acreditem! fomos os primeiros a retornar. O preparo físico está ótimo. Graças a Deus!!

SMLXL

Pontes suspensas na trilha do Parque da Chapada dos Veadeiros.

SMLXL

Cachoeira das Cariocas.

Para aqueles que preferem cachoeiras de fácil acesso ou crianças e idosos, as cachoeiras dos Cristais e Loquinhas em Alto Paraíso, são as mais indicadas. A primeira fica no Km 172 da GO-188. Em um trecho de 800 metros é possível encontrar sete cascatas, com piscinas naturais. O percurso é praticamente plano.  A entrada custa  10 a 20 reais, porque está em uma propriedade privada.

SMLXL

 Trilha do Vale da Lua, ao fundo o horizonte da Chapada dos Veadeiros

Uma das atrações mais bonitas, na minha opinião, é o Vale da Lua. Esta fiquei realmente impressionada com a beleza e a força Divina do lugar. É um vale rochoso esculpido pelas águas do Rio São Miguel. Ele recebe esse nome, pois a tonalidade das pedras e suas formas irregulares lembram o solo lunar.

SMLXL

Vale da Lua

Todo cuidado é pouco, pois tem várias pedras pontiagudas. Em época chuvosas não é permitido a visitação pois o perigo de Tromba d’água é enorme. Existem várias pequenas cachoeiras e pequenas piscinas naturais. Um convite ao mergulho.

SMLXL

Vale da Lua

O local está dentro de uma propriedade particular. A entrada custa 15 reais por pessoa. Os 800 metros de trilhas são  são planos e bem sinalizados.

SMLXL

Vale da Lua

A Chapada dos Veadeiros está no paralelo 14, linha imaginária que atravessa Machu Picchu, no Peru, e também corta Alto Paraíso. Além disso, o município está sobre uma enorme placa de quartzo.

SMLXL

Pedra de Quartzo da região

SMLXL

Cachoeira Santa Bárbara em Cavalcante

Uma das Cachoeiras mais famosa da Chapada dos Veadeiros é a Cachoeira Santa Bárbara que fica localizado na cidade de Cavalcante, distante de São Jorge cerca de 122 km. Fica em uma propriedade particular e há a necessidade de guia. Paga-se para entrar 20 reais e o guia 70 reais para 10 pessoas. O acesso é limitado e de dificuldade moderada.  Até um ponto é de asfalto, depois um percurso de uns 2 quilômetros de chão batido e com muitos buracos e o restante em trilhas. A cachoeira é mesmo linda e está localizada próxima a comunidade Kalunga, que é descendentes de escravos fugidos das minas da região central do Brasil e que são autossuficientes.

Já a fama esotérica da região se dá segundo os místicos, justamente devido a essa placa que protege a cidade de desastres naturais e proporcionam boas vibrações. Na região se é possível encontrar muitas pessoas que vivem de uma maneira mais alternativa.

SMLXL

Pizzaria de São Jorge

Com isso, centenas de pessoas buscam a região para meditar ou até mesmo esperando um contato com extraterrestres. Dizem que a alguns anos atrás o mundo iria acabar e só Alto Paraíso de Goiás iria ficar intacto.

SMLXL

Os Extraterrestres estão por todo lado. Felizmente só encontrei falsos.

MELHORES PONTOS TURÍSTICOS A SEREM VISITADOS:

  • – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
  • – Mirante do Jardim de Maitreya
  • – Vale da Lua
  • – Mirante do Areião ou Estrela
  • – Cachoeira Cristais em Alto Paraíso de Goiás
  • – Cachoeira Loquinhas em Alto Paraíso de Goiás
  • – Almécegas I e II e São Bento
  • – Cachoeiras Santa Bárbara e das Capivaras em Cavalcante (122 km de São jorge)

Em São Jorge se é possível, apesar de ser apenas um distrito de Alto Paraíso de Goiás, conseguir pousadas com boa estrutura. A noite é bem legal dar uma voltinha e jantar nas pizzarias e restaurantes. A maioria dos turistas são de Brasília, Goiânia e São Paulo.

QUANDO IR

A melhor época é no inverno, pois é o período das secas, de maio a agosto. Mas, nos meses de março, abril, setembro e outubro, também é tranquilo a visita. Porem é um período muito quente. Nos meses de novembro, dezembro, janeiro é chuvoso e pode acontecer de fecharem o Vale da Lua e o Parque Nacional devido ao perigo de tromba d’água.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 


Comparar

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente, será um prazer pode ajudar.

andiamoblogviagens@gmail.com

Visite a nossa página no Facebook: andiamo

E nos siga no Instagram no andiamo_blog

Caso você vá fazer suas reservas, prefira o Booking.com e faça através do nosso Blog. Desta forma nos ajudará na divulgação. Você não pagará nada a mais por isto alem de encontrar excelentes ofertas.



Booking.com

 

 

5 comentários em “CHAPADA DOS VEADEIROS – Goiás”

  1. I just want to mention I am just new to weblog and really enjoyed you’re page. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You certainly come with beneficial writings. Regards for sharing with us your web-site.

  2. I simply want to tell you that I’m new to blogging and definitely enjoyed this web page. Most likely I’m likely to bookmark your blog . You surely come with superb article content. Bless you for sharing with us your web-site.

Deixe um comentário