BELO HORIZONTE – Minas Gerais

Olá Viajantes,

 

 

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, com mais de 2 milhões de habitantes. Localizado na Serra do Curral, que lhe oferece belas vistas e muitas ruas com subidas e descidas íngremes. Possui uma gastronomia reconhecida mundialmente, com vários botecos e bares. Rodeada de cidades históricas do tempo do Brasil Colônia, com várias obras e construções em estilo barroco.

Chegamos em Belo Horizonte de avião. Alugamos um carro, que pegamos no aeroporto http://www.bh-airport.com.br . Fizemos as reservas pelo Rentcars, que é uma excelente operadora. De Belo Horizonte fomos para Ouro Preto, passando por Sabará, uma cidade bem bonitinha que está localizada bem próxima a Belo Horizonte, que vale a pena uma visita. Não precisa de mais que duas horas. O centro histórico é bem pequeno. De Ouro Preto e Mariana, dê uma olhadinha aqui no post de Ouro Preto e Mariana http://andiamoblogviagens.com.br/ouro-preto-e-mariana-minas-gerais/ fomos a Congonhas http://andiamoblogviagens.com.br/congonhas-minas-gerais/ e de lá voltamos a Belo Horizonte, onde devolvemos o carro.

Assim que pegamos o carro fomos direto para a Lagoa da Pampulha, que  uma parte é tombado pelo Patrimônio Cultural da Humanidade. Seus principais pontos turísticos foram projetados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Um dos pontos muito utilizado pelos mineiros é o estádio de futebol de Belo Horizonte, o Mineirão, onde tem um Museu do Futebol, bem interessante. http://estadiomineirao.com.br  o horário de funcionamento é: Terça-feira, de 9:00h às 20:00h, Quarta a sexta-feira, de 9:00h às 17:00h e Sábados e domingos, de 9:00h às 13:00h. Não abre na Segunda-feira e se houver jogos os horários são alterados.

A Igreja de São Francisco http://catalogo.arquidiocesebh.org.br é outro ponto muito visitado, construída em concreto e em formas arredondadas. O painel que ilustra São Francisco de Assis é do artista Portinari bem como seus 14  painéis. Belo Horizonte é uma cidade que une tradição, modernidade e hospitalidade.

Bem pertinho da igreja está o Museu de Arte Moderna e a Casa do Baile, que já foi uma casa onde recebia a sociedade mineira em grandes eventos. Ao redor da lagoa, nos fins de semana, sempre ocorre corridas de rua, ciclismo e vários tipos de shows. Mesmo durante a semana está sempre cheia de ciclistas, crianças, pessoas fazendo caminhada, piqueniques, turistas, religiosos ou mesmo pessoas  apenas apreciando a paisagem.

Da Lago da Pampulha nos dirigimos ao centro da cidade. Belo Horizonte possui avenidas largas e a cidade está especialmente bem cuidada. Suas praças são bonitas, com vários parques, mirantes e edifícios bonitos e com muita vida cultura, sem contar o circuito gastronômico que é uma delícia. A comida mineira na minha opinião, depois da italiana é a melhor do mundo.

Andar por suas ruas do centro é um  convite a viver o modo de vida dos mineiros. Belo Horizonte, possui algumas praças centrais e a praça 7 de setembro está bem no início de tudo. O movimento de pedestres é grande, o fluxo de carros também. Não sendo no horário de maior movimento, como início e final do dia, não é difícil circular por lá.

A Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem é com certeza a mais bonita do centro de Belo Horizonte. http://santuarionossasenhoradaboaviagem.arquidiocesebh.org.br/ Em estilo neogótico com interior repleto de vitrais e um altar construído em mármore Carrara. Ela está sempre aberta a visitação. Vale a pena uma visita. Está localizada na rua Sergipe e não é difícil de encontrá-la devido a suas torres altas e bonitas.

A Praça da Liberdade é o ponto alto de Belo Horizonte. Todos que visitam a cidade não dever perder a oportunidade de conhece-la. É onde estava  a sede dos poderes do Governo de Minas Gerais. O Palácio da Liberdade por vários anos foi a sede do Governo. Neste local é possível visitar vários museus e salas de exposições. Nela está o Centro Cultural Banco do Brasil, O Memorial Minas Gerais, Museu das Minas e do Metal, Casa FIAT de Cultura, Centro de Arte Popular e o belíssimo Palácio da Liberdade. 

A Praça da Liberdade tem uma ampla e bonita área verde, bem cuidada e muito utilizada pelos moradores. Seus jardins, foram inspirados no Palácio de Versalhes. Andar entre suas altas árvores e admirar seus prédios ao redor é um passeio que os mineiros apreciam muito. Bem pertinho da praça está uma atração muito interessante. Um casarão que já abrigou a Secretaria da Educação, possui um elevador que leva os turistas a uma parta mais baixa que simula uma mina.

Na Avenida Afonso Pena que fica bem no centro da cidade, está o Parque Municipal. Uma área verde, com jardins, lago e até um orquidário. Nos fins de semana fica lotado de habitantes e sempre tem algum show artístico. Quem gosta de fazer compras, Belo Horizonte oferece várias oportunidades. A Feira Hippie atrai compradores de várias localidades. Funciona aos domingos a partir das 6:00 da manhã. No bairro Savassi, há uma grande quantidade de lojas de qualidade. Mas, para quem gosta de shopping. Em Belo Horizonte tem um que é excelente e fica em um local bem bonito, de onde se pode avistar a cidade, no bairro Belvedere. http://www.bhshopping.com.br/ Mas, para quem gosta de produtos típicos a melhor opção é o Mercado Central.

Uma atração bem exótica é a Pedra de Quartzo que fica próximo ao Museu das Minas e do Metal na Praça da Liberdade.  Exemplar encontrado em 1940, transportado para Belo Horizonte em carros de bois. Incorporada ao acervo do museu desde sua fundação em 1974. Sendo o símbolo do museu.

A Igreja de Santa Efigênia dos Militares é uma igreja católica localizada no bairro Santa Efigênia . Após o estabelecimento da Polícia Militar de Minas Gerais em Belo Horizonte, trouxeram de Ouro Preto a imagem e a devoção à santa. Fica localizada em uma parte alta da cidade e é bem bonita e preservada. Outro local muito bonito é a Praça do Papa. Fica em uma parte bem alta da cidade e tem esse nome devido a visita que o Papa fez a Belo Horizonte em 1980. Está bem próximo ao Mirante do Mangabeiras.

Já o Mirante do Mangabeiras é um dos locais mais bonitos para se apreciar o belo horizonte de Belo Horizonte. Sem dúvida nenhuma a cidade faz jus ao nome. Qualquer hora do dia a visita é deslumbrante. Mas, ao por do sol dá um toque todo especial, principalmente no outono que o tom dourado fica mais em evidência.

No, alto do Mirante tem decks de madeiras que ainda facilita a vida dos turistas para apreciar a vista. Para chegar até eles não é possível de carro, somente para quem tem mais de 60 anos ou possui alguma deficiência.  

Perto da Praça do Papa e do Mirante do Mangabeiras está a Rua do Amendoim. Uma rua que é de descida e os carros se estiverem sem o pé no freio podem subir. Fato este, que fez com que as pessoas fossem  até o local para comprovar. Mas, não perca tempo com isto. Atualmente devido ao calçamento da rua, isso não acontece mais.

Depois de andar por esses lugares, voltamos para o centro onde está o Mercado Central. Está entre os 10 melhores mercados do mundo. No segundo andar tem o Casa Cheia, que oferece umas almondegas saborosíssimas, recheadas com queijo. Uma delícia!!

Para estacionar o carro, tem um grande estacionamento  em frente a entrada principal. O Mercado Central é bem organizado e amplo. Com várias barracas com produtos típicos da região como: pimenta, queijos, doces, quitutes e a famosa cachaça. Tem uma banca famosa, onde os turistas gostam de comprar alguma para presentear alguém que aprecia. A Banca do Ronaldo, onde conta com mais de 400 rótulos de aguardente. Não é difícil de encontrá-la.

Estando em Belo Horizonte, não deixe de ir ao Instituto Inhotim,  que é o maior museu a céu aberto de arte contemporânea da América Latina. Passeio lindíssimo!! Aqui no Blog tem um post que explica tudo como ir e o que fazer http://andiamoblogviagens.com.br/inhotim-minas-gerais/ dê uma olhadinha lá.

QUANDO IR A BELO HORIZONTE

Belo Horizonte pode ser visitado em qualquer época do ano. De setembro  a março é quente e úmido e de abril a agosto é seco. Nos meses de julho e agosto é bem seco. Nos meses de maio a julho faz frio. Mas, é um frio gostoso e nada muito rigoroso.

ONDE SE HOSPEDAR EM BELO HORIZONTE

A hotelaria em Belo Horizonte é voltada a viajantes de eventos, feiras e negócios. Os hotéis mais antigos ficam no centro. Não tem muito o que fazer a noite. Os hotéis mais modernos e mais caros estão no bairro de Savassi. A noite é bem animada, pois possui vários bares e restaurantes. Ficamos no hotel Nacional Inn Belo Horizonte, um quatro estrelas antigo. Possui estacionamento pago e café da manhã muito bom. A localização é perfeita para quem quer ficar no centro. Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

 



Booking.com

 

O QUE FAZER EM BELO HORIZONTE

  • Lagoa da Pampulha
  • Parque Municipal
  • Parque das Mangabeiras
  • Mirante do Mangabeiras
  • Mineirão
  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Praça da Liberdade
  • Praça Sete de Setembro
  • Mercado Central
  • BH Shopping
  • Praça do Papa
  • Feira Hippie
  • Casa do Baile
  • Casa FIAT de Cultura
  • Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Centro de Arte Popular
  • Museu do Futebol
  • Memorial de Minas Gerais
  • Museu das Minas e Metal de Minas Gerais
  • Museu Mineiro
  • Palácio das Artes
  • Parque da Serra do Curral

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 


Comparar

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

 

 

 

4 comentários em “BELO HORIZONTE – Minas Gerais”

  1. I just want to mention I am newbie to blogging and definitely enjoyed you’re website. Most likely I’m likely to bookmark your blog . You certainly have incredible stories. Thanks for sharing with us your web-site.

  2. Wonderful site you have here but I was curious about if you knew of any message boards that cover the same topics talked about in this article? I’d really like to be a part of online community where I can get feedback from other experienced people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Cheers!

  3. Nice read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that. And he actually bought me lunch as I found it for him smile So let me rephrase that: Thank you for lunch! “Remember It is 10 times harder to command the ear than to catch the eye.” by Duncan Maxwell Anderson.

Deixe um comentário