SAINT JOHNS – Antigua e Barbuda

Ola viajantes,

Antígua e Barbuda é um país independente da Commonwealth que abrange 2 ilhas maiores e outras menores.  Situado no  Mar do Caribe, o país é conhecido por suas praias com recifes de corais, florestas tropicais e resorts. Sua capital, St. Johns, com 26 mil habitantes, é onde está o Porto Inglês e um centro de iatismo é o local da histórica base Nelson’s Dockyard.

Chegamos em Antigua e Barbuda, em  um navio de cruzeiro, o Celebrity Summit, um excelente navio, com tudo incluso e muito conforto, saímos de San Juan em Porto Rico. Veja tudo sobre o navio no nosso blog: http://andiamoblogviagens.com.br/celebrity-summit-caribe/

O Aeroporto Internacional do país fica em Antígua e recebe voos diretos do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, além de outros destinos no Caribe, através de companhias como Air Canada, American Airlines, British Airways, Delta e United.

Além das duas ilhas principais que dão nome ao país: Antígua e Barbuda, possui outras seis ilhotas: Great Bird, Green, Guinea, Long, Maiden e York e outras 29 bem pequenas que não são habitadas. Os primeiros habitantes surgiram há cerca de 4.400 anos. Mas, apenas em 1493, Cristovão Colombo as descobriu para o mundo.

A ilha de Antígua, com 280 quilômetros quadrados, é a maior e mais desenvolvida, possui litoral recortado, com baías e praias de areia clara que atraem milhares de turistas. A ilha de Barbuda possui 160 quilômetros quadrados e abriga aproximadamente 2% da população antiguana.

Para conhecer melhor as ilhas uma boa opção é o aluguel de carro. Lembrando que a mão é a inglesa, as rodovias nem sempre estão em bom estado de conservação e são estreitas.  Faça isso pela Rentcars.com uma maneira prática de saber qual locadora é melhor, sem contar que poderá pagar em reais ainda no Brasil, ficando livre de IOF.

A atividade turística está concentrada no  complexo portuário do Heritage Quay, onde atracam a maioria das embarcações de passageiros e no rústico Redcliff Quay, possui muitas lojas, restaurantes, joalherias em edifícios de madeira  típicos e coloridos.

A maior atração deste porto é a Doca de Nelson do séc. XVIII, base naval britânica cujo nome é uma homenagem ao Capitão Britânico Horácio Nelson. A residência rural do Governador em estilo Georgiano também está nesta região. Não consegui localizar! kkkkkk

Optamos por andar por conta própria e conhecer melhor a região e depois ir relaxar em  uma das belas praias da ilha. No navio ofereciam excursões à preços altíssimos. No porto é possível contratar um tour pelas ilhas ou ir para alguma praia à preços bem inferiores.

Logo que desembarcamos foi difícil fugir das ofertas de tours pela cidade. Seguimos à pé e deu tudo certo. Os passeios são feitos em vans ou nesses caminhões com bancos nas carrocerias. Geralmente tem que esperar a lotação completar. Algo em torno de 20 dólares por pessoa.

Assim que andamos alguns quarteirões, já avistamos  a Catedral Anglicana de St. John’s que data de1681, reconstruída depois de um terremoto em 1847.  Situada no topo de uma colina e avistada de vários ângulos.

O templo esconde um interior pouco comum pois está construído em forma de caixa de madeira de pinho, de forma a proteger o edifício de possíveis estragos causados por desastres naturais, como  terremotos ou furacões.

Como resultado, a catedral é conhecida como “um prédio dentro de um prédio”. É muito linda. Impressionante! Estava tudo novinho, acho que restauraram recentemente. A catedral é vista  como um marco, proporcionando uma vista panorâmica da ilha.

Do lado de fora no pátio, existem vários túmulos datados alguns com mais de 2 séculos. Nessa região o fluxo de turistas é maior e eles apreciam muito. Assim como nós. Valeu!!

Ainda no pátio da Catedral é possível avistar os navios no porto. O turismo é a principal fonte de renda do país, Antígua e Barbuda é considerado um paraíso fiscal, por sua política de atrair investimentos financeiros, garantindo altos ganhos e anonimato aos investidores.

De 1667 até 1981, Antígua e Barbuda pertenceu à Grã-Bretanha, quando se tornou independente e tornou um país reconhecido pela ONU. É também um dos 46 países que tem como o inglês o idioma oficial. A moeda do país é o dólar do Caribe Oriental. Mas, o dólar americano é bem aceito.

A ilha tem uma musicalidade excelente, um povo alegre e receptivo. Os tambores de aço são muito utilizados. Antígua e  Barbuda são ilhas bem animadas e estão separadas por 50 km, podendo ir de avião ou de balsa. Nós visitamos apenas Antígua que é onde a maioria da população habita.

Existem alguns cassinos. Por lá é possível jogar legalmente. No entanto, não é possível andar de camisetas ou qualquer outro adereço que contenham desenhos de camuflagem. Se não seguir essa lei é possível que tenha que passar alguns meses recluso em alguma cadeia da ilha. Já pensou!!!

.A bandeira atual de Antígua e Barbuda foi desenhada por um professor, chamado Reginald Samuels, sendo adaptada ao formato que hoje é conhecida em 27 de fevereiro de 1967. Daí a razão de ter até um monumento para a Bandeira do país.

Brasileiros estão isentos de visto para turismo com permanência de até 30 dias. A principal fonte de renda é o turismo. Existe uma bela ferrovia que hoje é utilizada para turismo. Caso tenha interesse tem que adquirir os ingressos com antecedência. Não fomos!

No último domingo de Abril, acontece o maior evento do país. A Semana da Navegação, atraindo cerca de 150 embarcações.  Outro evento muito famoso é o Carnaval, o Festival de Jazz e as Festas do Rum. As festas geralmente acontecem em St. John’s, afinal é a maior cidade do país.

É possível visitar uma praia diferente a cada dia do ano. Sim! Dizem que possui 365 praias. Muitas baías, portos naturais, praias calmas e águas cristalinas. Cercada por recifes de corais, o mergulho e snorkel são atividades oferecidas a cada esquina.

Dickenson Bay foi a praia que escolhemos para conhecer. Possui uma praia de areia branca e água azul, fomos e voltamos de táxi, pagamos 15 dólares.  A maioria das praias na costa sudoeste da Antigua são menos desenvolvidas do que as que se situam ao redor de St. John’s. Barbuda é menos desenvolvida, mas muito procurada pela beleza de suas praias de areia vermelha.

ONDE SE HOSPEDAR EM ST. JOHN’S – ANTIGUA E BARBUDA

Antígua abriga a capital Saint John’s. Mas as partes mais bonitas ficam mais afastadas e é pra onde os hotéis se estabeleceram.  Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso site. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias e nos ajudará na divulgação.

Depois de um dia na Ilha de Antígua, hora de partir. Foi um dia maravilhoso e com certeza é um local que indico. A partida da ilha é no final da tarde. Neste dia tinham 2 cruzeiros e imagino como a cidade deve ficar tranquila depois que todos se vão.

QUANDO IR A ANTIGUA E BARBUDA

As ilhas têm um clima tropical, com temperaturas bastante constantes ao longo de todo o ano e chuvas abundantes. Os furacões são habituais de julho a outubro. A melhor época para visitar é entre Dezembro e Abril. Os meses mais quentes são Julho e Agosto.

O QUE FAZER EM ANTIGUA E BARBUDA

  • Heritage Quay,
  • Redcliff Quay
  •  Porto Inglês
  • Doca de Nelson
  • Residência rural do Governador em estilo Georgiano
  • Forte James
  • Museu de Antigua & Barbuda
  • Catedral Anglicana de St. John’s
  • Deep Bay,
  • Forte Barrington
  • Dickenson Bay
  • Runaway Bay,
  •  Rendezvous Bay
  • Half Moon Bay

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

 

 

3 comentários em “SAINT JOHNS – Antigua e Barbuda”

  1. After research a number of of the weblog posts on your web site now, and I actually like your manner of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site listing and shall be checking again soon. Pls try my site as effectively and let me know what you think.

Deixe um comentário