BELÉM A CIDADE QUE JESUS NASCEU- Cisjordânia

Vamos conhecer Belém,

Belém é uma cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia, com uma população de cerca de 30 000 pessoas. É a capital da província de Belém, no Estado da Palestina, e um centro de cultura e turismo no país.

Para chegar até Belém, o ideal é ir até Tel-Aviv, saindo de São Paulo, o percurso é um pouco longo e não há voos diretos. A viagem tem duração de 13 horas com escalas em países da Europa. O aeroporto mais utilizado e importante de Israel é o Aeroporto Internacional de Ben Gurion. https://www.telaviv-airport.com/

Belém é, para a maior parte dos cristãos, o local onde nasceu Jesus de Nazaré. A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo, embora seu tamanho tenha se reduzido nos últimos anos, devido à emigração. A cidade também é a terra natal do rei Davi, e o local onde ele foi coroado rei de Israel.

Estando em Tel Aviv é muito prático ir até Jerusalém de trem ou de carro alugado. No entanto, não é uma boa ideia ir de carro até Belém. Pois, as seguradoras não cobrem e dizem que os carros podem ser apedrejados. Mas, é muito fácil ir de transporte público. A cidade está à 10 km de Jerusalém. Basta pegar o ônibus 21 na Estação Leste de Jerusalém. Outra opção é ir de táxi, mas nem todos os táxis estão autorizados a cruzar a fronteira. Uma boa opção é ir de  excursão. É possível contratar uma na estação rodoviária ou em sites. Fizemos assim e tivemos até um guia que nos acompanhou.

Depois que passamos os muros altíssimos e a guarita de segurança, fomos direto pra parte mais interessante da cidade e com certeza a mais famosa. A Igreja da Natividade, construída sobre a manjedoura de Belém. As dimensões e a decoração interior do templo são realmente espetaculares e transmitem um sentimento de grandeza e imponência. Para adentrar à ela a fila costuma ser  grande. Tivemos sorte que nosso guia nos passou na frente de uma excursão enorme. Na entrada foi construída uma porta pequena, onde para entrar é necessário se abaixar, para desta forma demonstrar humildade.

O interior da igreja da Natividade é iluminado pela tênue luz dos lustres pendurados no teto. Tudo isso aliado às filas de gente esperando para visitar o presépio confirmam que essa igreja é um lugar muito especial. A Gruta mostra o lugar onde, segundo a Bíblia, Jesus nasceu. Uma pedra com forma de estrela é o ponto exato do nascimento e todos esperam sua vez para tocar esse lugar sagrado..

Bem pertinho da  Igreja da Natividade, fica a Igreja de santa Catarina, conhecida por realizar anualmente a Missa do Galo. Na região também é possível conhecer a Mesquita do Califa Omar, e a Capela Gruta do Leite, onde Maria teria se escondido para amamentar Jesus.

Na Praça Manger, acho que é única da cidade. Possui um centro de informações ao turista. Na cidade também tem dois pontos muito famosos o Túmulo de Rachel e onde nasceu o Rei Davi. Nas ruas próximas existem muitas lojas que vendem lembrancinhas, restaurantes, cafeterias, sorveterias e o famoso falalel e húmus.

ONDE SE HOSPEDAR EM BELÉM

Não chegamos a dormir em Belém, nossa estadia na cidade foi um bate e volta de Jerusalém. Afinal, as cidadse são muito próximas umas das outras. Mas quem  preferir passar a noite lá, existem hostels e hotéis.

Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

Faça suas  reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.

O QUE VISITAR EM BELÉM

  • Campo dos Pastores: a primeira anunciação do nascimento de Cristo foi feita a alguns pastores que descansavam em uma ladeira. Nesse lugar sagrado, conhecido como o Campo dos Pastores, foi levantada uma capela que celebra esse fato. Perto do templo está a gruta onde, de acordo com a Bíblia, aconteceu o nascimento.
  • Rua da Estrela: rua mais famosa de Belém, essa via marca o caminho traçado pelo três Reis Magos do Oriente seguindo a estrela até o presépio. Suas portas coloridas dão passagem a oficinas artesanais e comércios de todo o tipo.
  • Praça do Presépio: essa praça no centro de Belém é adjacente à famosa Igreja da Natividade e é uma das zonas mais visitadas da cidade. É animada o ano todo!
  • Capela da Gruta do Leite: outro dos templos mais famosos de Belém é esta capela, construída sobre a gruta onde Jesus, Maria e José se refugiaram do assassinato de crianças ordenado pelo rei Herodes. O lugar possui mosaicos bizantinos do século V, embora a igreja atual seja de 1872.
  • Muro de separação: embora não seja uma atração turística, muitos viajantes param em frente a esse grande muro de concreto de oito metros de altura que separam Belém de Jerusalém. A parede está cheia de pinturas reivindicativas, algumas do famoso artista Banksy.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para  Israel é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário