SANTIAGO – A capital mais européia da América do Sul – Chile

Santiago,

 

Conhecida também de Santiago do Chile, para diferenciar de outras cidades homônimas, é a capital do Chile. Localizado no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes. É o maior e mais importante e desenvolvido centro financeiro, cultural e administrativo do país. Com uma população com mais de  6 milhões de habitantes. Os principais organismos governamentais estão na cidade, com exceção do Congresso Nacional, que está em Valparaíso.

Chegar em Santiago é bem simples com um voo direto de 4 horas, saindo de São Paulo. A viagem já é uma atração a parte. A vista dos Andes é belíssima. O aeroporto está a 15 km do centro. https://www.aeroportosdomundo.com/ameriucadosul/chile/aeroportos/santiago.php e é muito prático de chegar ao centro de ônibus. Outra opção são os transfers, ubers ou táxis.

Alguns aventureiros vão de carro para o Chile. Saindo de Foz do Iguaçu, passando pela Argentina e a Cidade de Mendonza, estará em Santiago. É uma aventura. Caso opte em locar um carro, prefira a Rentcars. Uma excelente operadora, onde se é possível pagar em reais pelo cartão de crédito ainda no Brasil. Fugindo das taxas de IOF.

O Chile é um país apaixonante. Sua geografia de extremos, entre o Pacífico e a Cordilheira dos Andes permite a seus exploradores uma descoberta a cada dia. A cidade é grande, limpa, organizada, com vários parques, muito verde e um sistema de metrô eficiente.

Fomos a Santiago do Chile para participar da Meia Maratona de Santiago do Chile. Onde os corredores  percorrem as belas ruas de Santiago, passando pelos principais pontos turísticos da cidade. A expressão “Fuerza Chile”, bem como as bandeiras chilenas, estão por toda parte.  Reúne cerca de 30 mil pessoas e é um dos maiores eventos esportivos da cidade.

Iniciamos nosso passeio pelo Cerro Santa Lucia, nosso hotel era bem pertinho. Um verdadeiro refúgio verde no centro da cidade. Possui monumentos e jardins. Para subir até o topo  é preciso subir uma série de escadas e rampas, com algumas paradas ao longo do caminho, aproveitando a fantástica vista da Cordilheira nos dias limpos.  A parte superior do local é muito bonita,  e interessante porque oferece uma vista panorâmica da capital.

Outro local que os turistas gostam e que é bem mais alto que o Cerro Santa Lucia é o Cerro San Cristóbal, este fica próximo a outra atração da cidade, a La Chascona, a famosa casa de Pablo Neruda. Neste tem até um funicular, que funciona todos os dias e lá do alto se pode observar a parte moderna da cidade.

De lá seguimos para a Plaza de  Armas, que é o coração da cidade. Ao redor da praça ficam alguns dos principais edifícios históricos da cidade, como o edifício dos Correios e a belíssima Catedral Metropolitana (estava em reforma ).

Ainda a pé, continue até o Palácio La Moneda, sede da presidência chilena, que foi bombardeado em 1973 pelas forças golpistas de Pinochet. Na praça também acontece a Troca da Guarda, a cada dois dias, pela manhã às 10:00 horas e nos fins de semana e feriados às 11:00 horas.

Seguimos a pé para o Mercado Central, mas se pode pegar  o metrô e descer na estação  Puente Cal y Canto. O prédio, de 1872, já valeria a visita, com seu ferro fundido escocês. As barracas de peixes funciona até o inicio da tarde e vendem peixes bem exóticos.  Os  restaurantes funcionam mesmo quando as bancas fecham. Os preços não são muito acessíveis e o prato mais pedido é a Centolla, um caranguejo gigante. O Museu de Belas Artes e o Centro Cultural Gabriela Mistral estão próximos. Não fui!

O Chile é um grande produtor de vinho, um dos passeios que não costuma faltar no roteiro dos brasileiros é para as vinícolas próximas de Santiago. A Concha y Toro é famosíssima entre os turistas e oferece uma visita guiada que mostra as etapas de produção do vinho, além de degustação de vinhos ao final do passeio.

Santiago possui 3 bairros interessantes: Providência que é onde estão os bons restaurantes e bares, Las Condes que é caracterizado pela tranquilidade e é um bairro mais chique. Mas, o mais charmoso é o Bellavista, uma área boêmia, com uma atmosfera alegre e mais alternativa. O Pátio Bellavista é um local imperdível na cidade. É onde estão as lojinhas mais transadas e muitos estabelecimentos  agradáveis para jantar ou fazer um lanche.

O Shopping Costanera Center, localizado próximo da estação Tobalaba é o Shopping mais moderno da cidade e o edifício mais alto da América Latina. Nele está o  Sky Costanera, mirante a 300 metros de altura com vista de 30 graus da cidade! Santiago é uma cidade muito mais segura do que as capitais brasileiras, porém, furtos são recorrentes em áreas de apelo turístico e movimento intenso de pessoas, como a Plaza de Armas ou o Mercado Central. As pessoas andam muito a pé pela cidade.

A Cordilheira dos Andes é um dos pontos altos de visitação no Chile. Quando o tempo está limpo, é possível observar a cordilheira de vários pontos da cidade, Quem deseja ver de perto os Andes pode fazer um passeio saindo de Santiago. É preciso levar em consideração que durante o inverno os Andes ficam com neve e, consequentemente, atraem mais os turistas. No verão, só se verá basicamente morros com terra e sua vegetação característica.

Outro passeio interessante é a Valparaíso e Vina del Mar. Existe um metrô muito eficiente entre as duas cidades e várias agências que fazem o passeio de um dia. Uma oportunidade de conhecer o Oceano Pacífico. Infelizmente muito frio em qualquer época do ano.

ONDE FICAR EM SANTIAGO

Santiago tem acomodações para todos os bolsos e oferece grandes redes hoteleiras. Porem,  , uma opção barata e confortável são os apartamentos de aluguel. Facilmente encontrados no site do booking.com. Faça suas reservas através do nosso blog e nos ajude na divulgação.

Booking.com

QUANDO IR A SANTIAGO

Viajando entre o final Junho e início de outubro, é possível curtir as estações de esqui próximas de Santiago. O período em que as pistas das estações estão propícias para esporte de neve são variáveis e a cada ano a temporada se inicia e termina em um dia diferente.  No verão faz calor, no inverno faz frio. As chuvas ocorrem entre maio e setembro. Em qualquer época do ano é bom levar um agasalho, pois mesmo no verão a noite pode esfriar.

O QUE FAZER EM SANTIAGO

  • Plaza de Armas
  • Catedral Metropolitana
  • Cerro Santa Lucia
  • Mercado Central
  • Palácio de La Moneda
  • Museu de Arte Pre-colombiana
  • La Chascona
  • Museu Nacional de Belas Artes
  • Bellavista
  • Pátio Bellavista
  • Vinícolas
  • Valparaíso
  • Vinha del Mar
  • Valle Nevado
  • Cerro San Cristobal

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

4 comentários em “SANTIAGO – A capital mais européia da América do Sul – Chile”

  1. I just want to mention I am just all new to weblog and honestly liked your blog. Very likely I’m want to bookmark your site . You absolutely come with remarkable posts. Appreciate it for revealing your website.

  2. With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My site has a lot of unique content I’ve either created myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement. Do you know any ways to help protect against content from being stolen? I’d truly appreciate it.

Deixe um comentário