Belgrado,
Capital da Sérvia, Belgrado é o centro do comércio, cultura e história do país e também o lar de uma das culturas pré-históricas mais importantes da Europa, os Vinča, que remontam ao ano 5000 a.C. Belgrado passou por várias mãos, entre elas o Império Otomano e, mais recentemente, a Iugoslávia.
Chegamos em Belgrado vindo de Sófia na Bulgária de ônibus. Veja nossa experiência em Sófia. https://andiamoblogviagens.com.br/sofia-bulgaria/ Saímos às 9:00 da manhã e chegamos às 14:00 horas. Compramos as passagens pelo site da Flixbus e pagamos em reais ainda no Brasil. O valor para 2 pessoas foi de 396,00 reais. O site da Flixbus é: https://www.flixbus.com.br/
Normalmente a empresa de ônibus Flixbus para em algum ponto demarcado no ticket em alguma rua. Uma boa opção são os trens. Mas, nos países balçãs nem sempre tem a linha adequada, o Aeroporto Internacional de Belgrado se chama Nikola Tesla e fica próximo ao centro da cidade. Fomos embora de avião para Malta e constatamos que o aeroporto é muito bem organizado.
A região dos Bálcãs é o corredor que liga Europa e Ásia. Belgrado, que já foi a capital da ex-Iuguslávia e agora é a capital da Sérvia, é tida como a fronteira entre o leste e o oeste do mundo. Por ser um caminho de passagem já presenciou muitas guerras.
Chegar onde chegou foi as custas de muitas guerras e sangue. Já foi devastada mais de trinta vezes, mas é de um povo forte e de raça, sempre se levanta novamente. No século passado foi bombardeada quatro vezes. Trinta e sete diferentes etnias convivem em um território relativamente pequeno, se comparar com nosso país e vivem nem sempre em harmonia.
É chocante andar pelas ruas principais da cidade e esbarrar com prédios do governo bombardeados na rua Kneza Milosa que foram destroçados por bombas em pleno século XX e que não foram removidos. Um desses episódios ocorreu com “Bombas de Urânio”. A Sérvia faz fronteira com oito países: Romênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, Montenegro, Bósnia, Croácia e Hungria.
Muitos viveram o período da ditadura comandada pelas mãos de ferro de Tito e a guerra sangrenta que o país viveu na década de 90. Acompanharam também a época sangrenta deflagrada pelo próprio presidente sérvio Slobodan Milosevic, que pelo que o povo diz foi um louco. Hoje, andar pelas ruas de Belgrado e sentir a paz que a cidade oferece, é mesmo um privilégio. A cidade é linda e tem muitos pontos turísticos ao ar livre que vale muito à pena visitá-los.
Os rios Danúbio e Sava se encontram em Belgrado, uma cidade que também tem partes altas, com cadeias de montanhas. O inverno é rigoroso, com muito ventos, enquanto o verão é bem quente. Nós estivemos lá em junho e já estava bem quente. Mas, nada que nos impedisse de conhecer e andar muito pela cidade à pé.
O idioma falado em Belgrado, além dos países vizinhos Montenegro e Bósnia e Herzegovina, é o sérvio. A Fortaleza de Belgrado, que fica praticamente no centro da cidade e aberta à visitação merece a dedicação de 1 dia para conhece-la. Nela está localizado vários pontos interessantes para conhecer e acredite!! É muito lindo e bem preservado.
Lá, é possível ter uma vista da cidade, do encontro dos rios e até de uma ilha. Passear pelos antigos muros e conhecer a história dessa construção que faz parte da história da cidade é mesmo um atividade que marcou nossa estadia em Belgrado. Neste local já aconteceram apresentações musicais de vários artistas famosos mundialmente.
Nessa região também está o Museu Militar de Belgrado com mais de 3.000 itens. Contém relíquias da época da ocupação romana da cidade, como espadas e escudos. A Igreja Ružica, que fica no interior da fortaleza, tem pinturas feitas por um artista russo e com uma arquitetura linda.
Explore também o grande Parque Kalemegdan, localizado ao redor da fortaleza. O local abrange um complexo de construções remanescentes do desenvolvimento de Belgrado nos últimos 12 séculos. Tem até uma exposição de Dinossauros.
É possível visualizar desde as primeiras muralhas construídas pelos romanos no século I, o forte, construções otomanas e austríacas. São vários pontos interessantes, aqui estão os mais importantes:
- Monumento de Gratidão à França
- Monumento ao Vistorioso (Pobednik)
- Monumento ao Tsar Estevão
- Portão Karađorđe
- Portão Stombol (interno)
- Portão Stombol (externo)
- Portão Real
- Portão do Déspota
- Portão Tsar Carlos IV
- Portão Vidin
- Portão Leopoldo
- Portão Defterdar
- Museu Militar
- Museu de História Natural
- Galeria do Instituto de Proteção dos Monumentos de Belgrado
- Galeria Cvjeta Zuzorić
- Torre Sahat
- Torre Nemanja
- Castelo Metropoltski
- Amam
- Cozinha Militar
- Igreja Ruzica
- Capela de Santa Petka
- Fonte Velha (ou Fonte Romana)
- Fonte de Mehmed-paša
- Zoológico de Belgrado
- Observatório e planetário
As igrejas em Belgrado são um dos pontos altos da cidade. Em sua maioria ortodoxa. A Igreja São Marcos, é uma igreja ortodoxa que fica dentro do Parque Tasmajdan, ao lado do edifício do Parlamento sérvio. Ela foi construída entre 1939 e 1940, mas as obras tiveram que ser pausadas por conta da Segunda Guerra Mundial. Ela foi finalizada apenas em 1948. Ela é linda!!!
Templo São Sava em Belgrado é outra igreja que não temos como negar que é a mais visitada. É realmente muito bonita, foi construída como uma homenagem a Sveti Sava (São Sava), que foi uma figura muito importante na Sérvia medieval.
É possível avistá-la de vários pontos da cidade, com suas cúpulas enormes e arredondadas de cores azuis. É considerada uma das maiores igrejas do mundo. Dos países Bálcãs ela já é a campeã, sendo a maior igreja ortodoxa. Possui 70 metros de altura e o seu interior é gigantesco esculpido em blocos de pedra. Impossível ir a Belgrado e não visitá-la. Ela sempre está cheia de turistas e fiéis.
Ao redor da igreja tem um jardim lindo e bem cuidado, com uma estátua gigante. Se quiser tomar um cafezinho ou fazer um pequeno lanche, essa é a hora.
Próximo à igreja de São Sava existem várias avenidas com lojas de roupas, comércio em geral e mesmo nesse burburinho comercial é possível encontrar locais agradáveis para descansar ou mesmo entrar em mais uma igreja.
Após um dia de passeios, aproveite ao máximo a famosa vida noturna de Belgrado em um dos bares ou clubes noturnos. A cidade é repleta de bares e cafeterias em ruas de lazer. Os seus habitantes e turistas tem esse costume de sentar em um barzinho e apreciar o fim do dia. A cidade é extremamente segura e realmente nos apaixonamos por ela.
QUANDO VISITAR BELGRADO
O clima no país é o continental úmido, que tem como característica verões amenos e invernos rigorosos. As temperaturas podem variar entre -2 C° e 29 Cº ao longo do ano, com chuva principalmente no mês de junho.
- Março a junho: primavera
- Junho a setembro: verão
- Setembro a dezembro: outono
- Dezembro a março: inverno
O QUE FAZER EM BELGRADO
- Templo de São Sava
- Museu Nacional da Sérvia
- Fortaleza de Belgrado
- Museu Nikola Tesla
- Passeio pelo Rio Danúbio
- Ada Ciganlija
- Praça da República
- Parque Tasmajdan
- Praça da República
- Ruas de Belgrado
- Igreja de Sao Marco
ONDE SE HOSPEDAR EM BELGRADO
A hospedagem em Belgrado é mesmo importante saber escolher, uma vez que os passeios em sua maioria serão feitos à pé. Nossa escolha foi perfeita e não me vejo em outro hotel em Belgrado que não seja nele, o Palace Hotel. Localização perfeita, pagamos por 2 diárias algo em torno de 500 reais. O site é: https://palace.worhot.com/
Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.
SEGURO
Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.
Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no Instagram: andiamo_blog
O