Ola Viajantes,
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. É conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva.
A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque. http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses
Chegamos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vindo de São Luís. Adquirimos um pacote em promoção pela ViajaNet, que valeu muito a pena. Nele já estava tudo incluso: passagens, hotéis e transfers. https://www.viajanet.com.br/
Depois de ficarmos 1 dia em São Luís, saímos bem cedo para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nosso transfer foi feito pela empresa Mundo Gekos e deu tudo certo. http://gekos.com.br/ dê uma olhadinha no post sobre São Luís e veja como vale à pena fazer um city tour pela cidade: SÃO LUIZ – Maranhão
Chegamos por volta de 13:00 horas em Barreirinhas, cidade base para visitar os Lençóis. Reservamos o resto da tarde para conhecer o centrinho de Barreirinhas e descansar. Depois fomos conhecer a bela Avenida Beira Rio, a parte mais turística da cidade, onde estão os restaurantes e de onde saem os passeios de barco. No outro dia saímos para fazer nosso primeiro passeio.
O transfer para os Lençóis é feito em umas camionetes 4×4, não é permitido adentrar ao Parque de carro próprio. Chegando no porto, todos devem descer da camionete e fazer a travessia em uma balsa. Tudo é bem primitivo e uma dica, despreenda-se de luxos!!
A travessia é bem rápida e o rio Preguiça é limpo e calmo. O calor na região é intenso, mas durante a travessia se sente a brisa do rio.
Para garantir a segurança do visitante e do meio ambiente, existem várias normas a serem respeitadas:
- Os serviços de transporte de visitantes, apenas por veículos e condutores credenciados
- Não é permitido adentrar ao parque em carros particulares
- É proibido venda e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas
- É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
- É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
- • É proibido a entrada de animais domésticos.
- • É proibido entrar no Parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.
Portanto, se você é do tipo que gosta de andar em seu próprio carro, saiba que não o utilizará no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Se assim mesmo quiser fazer uma locação para realizar os percursos entre cidades, utilize o site: www.rentcars.com
Assim que subimos novamente na camionete, adentramos ao parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde seguimos por 12 km de trilhas de areia e pequenas pontes, até chegar às grandes dunas dos Lençóis.
A ponte sobre o rio do Credo é bem estreita e só permite um carro por vez. Mas, quem está com pressa nesse ambiente.
Assim que chegamos já tinham várias camionetes estacionadas. Descemos e lá fomos nós à pé em um sol escaldante. Uma surpresa! Não faz calor, pois venta bastante e daí a necessidade de muito filtro solar.
Nosso guia dá algumas orientações de segurança, como levar água, usar protetor solar, não perde-lo de vista e todos descalços. As chinelas já ficam na camionete. kkkkk A descida inicial é bem íngreme, pessoas com dificuldades de locomoção não fazem esse percurso e é possível fazer uma outra rota. A primeira é a Lagoa da Preguiça. Não tem quem não resista!!
O passeio tem duração média de 04 horas, portanto, leve também um lanchinho, lembrando que o lixo deve voltar na sua sacola. A região dos Lençóis Maranhenses fica a 02º da linha do equador e por isso apresenta alta incidência de raios solares durante todo o ano. Mesmo não sentindo o calor do sol na pele, previna-se!!
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação da natureza!! Caminhar sobre suas dunas, que é a maior área do Brasil, se refrescar em lagoas de águas cristalinas e acreditem!! Mornas! e o mais lindo observar o pôr do sol que é lindíssimo é uma experiência para toda a vida.
As lagoas são lindas!! A medida que se vai andando e se refrescando em cada uma delas a paixão por esse lugar vai aumentando. Os guias estipulam o tempo necessário em cada uma delas. A água é de uma temperatura maravilhosa!! .
O cirucuito da Lagoa Azul, trata-se do atrativo mais visitado da Unidade de Conservação. Ao longo do trajeto o visitante poderá visitar a lagoa da Preguiça, lagoa da Esmeralda, lagoa Azul e a lagoa do Peixe. A única que se mantém com água ao longo de todo o ano.
A Lagoa da Esmeralda tem um tom mais esverdeado e é uma lagoa que faz parte de um rio.
Um dos melhores atrativos do Parque é um passeio primitivo. As caminhadas, que chegam a durar 5 dias, são realizadas pela praia e pelas dunas, com banhos nas lagoas para refrescar. As pernoites são realizadas nas comunidades, sendo uma ótima experiência de interação com a população tradicional.
Conforme a estação seca vai se firmando, as lagoas passam a secar devido a ação do sol e do vento. Neste período as lagoas não estão tão cheias mas possibilitam ainda a oportunidade de recreação na água, só que limitada.
A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa a mudar, as lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumenta a presença de algas e vegetação aquática.
No início do período chuvoso as lagoas ficam com nível médio enquanto enchem, entretanto nesta época chove forte quase que diariamente.
Depois de caminharmos cerca de 2 km, por lagoas e dunas, hora de voltarmos e completarmos o pôr do sol. Que digamos!! Parece ser o mais lindo do mundo! No nosso caso fomos um prejudicados por aparecer algumas nuvens. Mesmo assim, foi lindo!!
Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e nos ajude na divulgação,isso não acarretará nada a mais em suas diárias. Ficamos hospedados na Pousada Solar das Gaivotas. Ficamos 3 noites. Muito agradável, porém distante do centro. Não tem Uber na cidade. Fomos à pé um dia para o centro. Um calor terrível e não é seguro. O táxi cobra 20 reais por percurso. Um roubo! 40 reais ida e volta. Procure se hospedar próximo à Avenida Beira Rio, que é onde tudo acontece na cidade
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR O PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES
Para visitar os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento à temporada de chuvas. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem ganha os famosos contornos com milhares de piscinas de água doce em meio às dunas. A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho. Para quem deseja viajar no auge da cheia, o ideal é ir nos meses de abril e maio. Mas, a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é de maio a agosto, quando as chuvas já passaram e encheram as lagoas. Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo
O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES
- Assista a um pôr do sol nas dunas
- Vá ao máximo de lagoas
- Circuito Lagoa Bonita
- Circuito Lagoa Azul
- Pequenos Lençóis
- Sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses]
- Aulas de kitesurfe na praia
- Passeio pelo Rio Preguiça
- Boiacross
- Passeio de Lancha
SEGURO
Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.
No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.
Facebook: Andiamo
I really admire your writing!
You are a great writer. Do you have any more sites?
Howdy! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog. Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? With thanks
F*ckin’ remarkable things here. I’m very glad to see your article. Thanks a lot and i’m looking forward to contact you. Will you please drop me a mail?
I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Keep up the superb works guys I¦ve incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my site 🙂