Mar Morto é surreal,
O Mar Morto, que banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia, é um lago salgado cujas margens estão a mais de 400 m abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo em terra seca do planeta. Sua famosa água hipersalina facilita a flutuação, e a lama negra rica em sais minerais é usada em tratamentos terapêuticos e estéticos nos resorts da região. O deserto ao seu redor oferece muitos oásis e locais históricos.
Para chegar até Israel, saindo de São Paulo, o percurso é um pouco longo e não há voos diretos. A viagem tem duração de 13 horas com escalas em países da Europa. O aeroporto mais utilizado e importante de Israel é o Aeroporto Internacional de Ben Gurion. https://www.telaviv-airport.com/
A origem do nome do Mar Morto deve-se ao fato de esse mar não oferecer condições para a manutenção de espécies de seres vivos, tanto animais quanto vegetais. Por isso, na impossibilidade de haver vida, diz-se que ele é morto.
Isso acontece em razão da elevada quantidade de sal. Essa ocorrência resulta da intensa taxa de evaporação da região, que faz com que a água evapore e os sais não. Como o Rio Jordão joga continuamente uma carga de sais minerais no Mar Morto, a sua salinidade elevada mantém-se.
O Mar Morto se encontra totalmente isolado, sendo abastecido somente pelo Rio Jordão e outros afluentes. Trata-se, então, de um lago de água salgada, inclusive com um nome alternativo: Lago Asfaltite.
O Mar Morto não está “morto” porque, de acordo com descobertas da década de 1990, existe vida nele. Mas a vida, nesse caso, resume-se a uma bactéria que consegue sobreviver nesse ambiente. Então, tecnicamente, há vida, embora quase todas as espécies do planeta não consigam sobreviver ao seu ambiente pouco favorável.
O deserto que faz fronteira com o Mar Morto é o deserto da Judéia. Esse é um deserto pouco povoado. Quando se vai de Jerusalém ao mar Morto a estrada atravessa o deserto da Judéia. O Mar Morto está secando por causa da sua elevada taxa de evaporação e da utilização excessiva das águas do Rio Jordão, que diminui o seu abastecimento. Em sua superfície, o Mar Morto tem seis vezes mais sal por metro quadrado do que os oceanos.
Existe um projeto chamado Canal da Paz que visa à construção de um aqueduto para levar as águas do Mar Vermelho para o Mar Morto para conter a sua diminuição; A presença de sais minerais e também a existência de uma “lama negra” que se forma em alguns depósitos fazem com que as águas do Mar Morto sejam bastante nutritivas para a pele, tornando-o um verdadeiro SPA a céu aberto.
A região do Mar Morto fica há 117 km de Jerusalém e a 170 km de Tel Aviv. O ideal é ir de carro, assim terá mais autonomia durante a sua viagem. Há ônibus saindo de Jerusalém (linha 486) e Tel-Aviv (linha 421), passando pelo oásis de Ein Gedi e pelas ruínas de Massada.
O Mar Morto é famoso por suas propriedades medicinais. Os cosméticos feitos com a água e o sal do local são famosos em todo o mundo. Inclusive, há quem viaje ao local por motivos médicos, para tratar de alguma doença da pele.
A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na sua densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. A prova disso é o fato de qualquer pessoa conseguir flutuar normalmente em suas águas.
Apesar dos cosméticos serem conhecidos, a lama do Mar Morto é um dos produtos mais famosos. Possui muitas propriedades medicinais e vários banhistas passam a lama no corpo. Nem todas as praias possuem a lama em estado natural. Mas, é possível comprá-la.
Entretanto, ao entrar no Mar Morto é necessário seguir algumas recomendações, para não acontecer nenhum acidente. A principal recomendação é flutuar apenas de costas e não tentar flutuar de barriga para baixo. Nadar nem pensar, você pode se afogar. Na minha opinião a melhor praia para flutuar é a Ein Bokek, sem contar que é uma praia pública.
Está localizada na região sul do Mar Morto, a 116 km de Jerusalém e a 170 km de Tel Aviv Bem mais distante que as praias do extremo norte: Kalia Beach, Biankini Beach e Neve Midbar Beach, que estão a 46 km de Jerusalém.
Porém, vale a pena ir até Ein Bokek, porque além da praia ser pública, sua estrutura é muito boa. Não abuse de biquinis muito pequenos. Mas, as praias em Israel são mais parecidas com as do Brasil e você pode utilizar sunga/biquíni sem nenhum constrangimento. Mas, é bom evitar ficar andando pra todo lado de biquini, leve uma canga e não se esqueça das chinelas, a areia é muito quente.
Se não estiver hospedado no Mar Morto, meio período já é o suficiente. Já que não é ideal a permanência longa na água. Sempre que sair deve se enxaguar muito bem. Felizmente tem vários chuveiros e banheiros para se trocar. Se não levar toalhas tem também lugar que é possível alugar. Outro inconveniente é a temperatura externa. Por volta de 50 graus.
ONDE FICAR NO MAR MORTO EM ISRAEL
- Neve Midbar Beach
- Biankini
- Kalia Beach
- Mineral Beach
- Ein Bokek
ONDE SE HOSPEDAR NO MAR MORTO
Deve ser muito bom ficar hospedado em um dos vários hotéis que estão localizados em frente ao Mar Morto. Mas, prepare o bolso. Os hotéis são em sua maioria de quatro e cinco estrelas.
Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.
Faça suas reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.
SEGURO
Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para Israel é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.
Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no Instagram: andiamo_blog