Olá viajantes,
De Bari (a capital da Puglia) a Polignano a Mare são 33 km de pura beleza, pela costa do Adriático, mar azul e translúcido. Possui cerca de 17 mil habitantes. A parte antiga da cidade fica sobre um complexo rochoso de frente para o mar com casas antigas, restaurantes e pequenos hotéis. Tudo na cidade gira em torno do turismo. Os vestígios da dominação romana estão por vários pontos da cidade. A Via Ápia, que atravessava a Itália de Norte a Sul, passava por lá e ainda se pode ver vestígios dessa tão importante via. Por esse motivo a cidade já foi um ponto fundamental na época do domínio romano. Suas praias sempre recebem a Bandeira Azul que corresponde a sastifação e critérios da qualidade da água.
Polignano a Mare
Como é uma das cidades mais bonitas no litoral da Puglia, não é difícel de chegar. Fomos de carro, por uma via muito bem cuidada e linda, a beira mar. Mas, caso queira ir de trem é muito fácil. Se sair de Bari, https://andiamoblogviagens.com.br/bari-italia/ tem os trens regionais que saem da estação central de Bari. Com uma beleza impressionante, quem estiver passando pela Puglia, não deve perder a oportunidade de ver casas com características medievais construídas sobre falésias calcárias, cavernas altas e profundas águas azuis do Mar Adriático.
Benvenuto a Polignano a Mare
Polignano oferece todos os ingredientes certos para um dia perfeito. No nosso caso, foi somente um dia. Mas, deu para conhecer bem a cidade, se fosse dois seria melhor, pois poderíamos ter curtido melhor a atmosfera da cidade. Como ainda era maio, estava fresquinho e não tinha muitos turistas. Mas, em Julho e agosto a cidade fica lotada. A cidade velha, alcançada através da Porta Vecchia, possui casas antigas pintadas de cores claras e igrejas encantadoras. As ruas são sinuosas e fácil de se perder, mas quem se importa com isso? A cidade é pequena e logo você se depara com lugares já vistos.
A Praça comercial de Polignano a Mare, com uma placa em homenagem aos soldados mortos.
O Centro da cidade da parte mais nova é bem pequeno e movimentado. Onde se pode estacionar (pago), com bancos, lojas, cafeterias, bancas e bancos.
Centro da cidade da parte nova.
A cidade é famosa também pela sua sorveteria, não poderia ser diferente, os sorvetes italianos são os melhores do mundo e em uma cidade balneária não poderia ser diferente. O da Gelateria Gusto Caruso é imperdível. http://www.gustocaruso.it/
Entrada para a parte velha. (Porta Vecchia)
Pensa num centrinho lindo, conservado e limpo. A cidade tem também as grutas, são várias, dizem que cerca de 80 com passagens incríveis. Tem uma que de tão grande tem um restaurante e hotel, já apareceu em várias revistas de turismo. Chama-se Grotta Palazzese. http://www.grottapalazzese.it/it/home/ Infelizmente, não fomos, tínhamos que ter reservado por email, mas acho que mesmo assim não iríamos, o preço mais barato do Menu são 100 euros.
Centro antigo de Polignano a Mare
Entrando pela Porta Vecchia a surpresa foi enorme, alem de tudo que já havíamos visto, ainda tinha esse centrinho histórico lindinho!! Caminhar sem pressa por suas ruas sinuosas e estreitas, cafeterias, restaurantes e lindas igrejas é muito bom.
Igreja do Purgatório em Polignano a Mare
A Piazza Vittorio Emanuele II é o ponto mais central. Onde está a Igreja Matriz e várias lojinhas e restaurantes, bem pequenos e floridos. Se pode explorar todo o centro facilmente a pé.
Chiessa del Purgatorio e Cemitério de San Martino
A Igreja do Purgatório é um dos monumentos mais bonitos do centro histórico de Polignano a Mare erguido em 1768, em estilo barroco, na igreja pré-existente de San Martino, construída de acordo com a tradição como homenagem ao fim de uma praga. A igreja atual, subsidiada pela Irmandade dos Nobres, tem uma fachada convexa é bem imponente.
Igreja do Purgatório vista do outro lado da rua
Enquanto você caminha pelas ruelas e vielas de Polignano a Mare se depara com o charme das flores coloridas, das bicicletas adaptadas para transportar turistas e moradores e edifícios históricos como o Palazzo dell’Orologio, em estilo medieval de três andares onde encontra-se um relógio do século XVIII.
Um dos restaurantes da praça principal. Ainda estava fechado, a noite fica todo iluminado com luzes da época
Que beco charmoso!!!
Estátua de Domenico Modugno
Andando por um dos vários mirantes que existem na cidade, o mais famoso é o que está a estátua do grande Domenico Modugno, todo mundo já ouviu a música famosa de sucesso internacional, Volare (originalmente intitulado Nel Blu Dipinto di Blu)! “Volare, oh, oh … Cantare, oh, oh, oh, oh … Nel blu dipinto di blu …” Sim, foi ele quem compôs e é nativo desta cidade e seus moradores tem muito orgulho dele. O site oficial dele é este: http://www.domenicomodugno.it/sito/ dê uma olhadinha e saiba mais deste magnífico cantor italiano.
Um dos mirantes mais bonito da cidade. Que vista!!
Considerada uma das praias mais bonitas do mundo Nós estivemos na cidade no período de primavera na Itália (mês de abril) e pegamos um dia de vento fortíssimo e mar agitado. Não foi possível aproveitar a praia, mas ficou a vontade de voltar. A Puglia é uma região lindíssima!
Uma das ruas de Polignano a Mare
Piscina Natural il Grottone
Bem pertinho da estátua de Domenico Modugno tem um outro mirante que se pode admirar a praia de Il Grottone, com uma piscina natural. Gente é natural mesmo!! não foi o homem que fez. O mar azul e transparente, no verão essa piscina natural fica lotada. Mas, quem não gostaria de se refrescar aí. Outra praia da cidade é uma pequena enseada com uma praia bem aconchegante, a Monachile, esta é bem movimentada.
COMO CHEGAR A POLIGNANO A MARE
De trem: Na estação Ferroviária Bari Centrale pegue um trem regional até Polignano a Mare, serão cerca de 27 a 37 minutos, depende do tipo de trem. A estação de trem fica a cerca de dez minutos a pé da cidade velha.
O QUE FAZER EM POLIGNANO A MARE
- Centro Storico di Polignano a Mare
- Lama Monachile
- Statua di Domenico Modugno
- Coco Beach Club
- Passeios de barco
- Piazza Dell’orologio
- Costa Dei Trulli
- Abbazia di San Vito
- Cala Paura
- Chiesa Madre di S. Maria Assunta
- Ponte Borbonico di Lama Monachile
- Chiesetta di Santo Stefano
- Chiesa del Purgatorio
QUANDO VISITAR POLIGNANO A MARE
Um dos períodos do ano mais propícios é sem dúvida alguma, a primavera, que vai de abril a meados de junho, outro bom período é entre setembro e outubro, em pleno outono. Julho e agosto são meses de alta temporada, mas para visitar Polignano a Mare não é problema. Mas, não recomendo pois, com certeza irá em outras cidades que acontecerá preços altos e congestionamentos. Esse período é de calor intenso. Por outro lado, os dias estarão mais longos. Já aqueles que gostam de frio devem optar pela ida a partir de novembro até março.
Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Entre na nossa página do Facebook: andiamo
Nos siga no Instagram: andiamo_blog
Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.
Some really great info , Sword lily I noticed this. “I know God will not give me anything I can’t handle. I just wish that He didn’t trust me so much.” by Mother Theresa.
I simply want to say I’m beginner to blogs and definitely savored you’re page. Very likely I’m going to bookmark your blog . You definitely come with excellent article content. Kudos for revealing your blog.
Magnificent issues here. I’m pretty contented to search your site. Thank you so much using this program kumpulan youtube terbaru. taking a look forward to make contact with people. Might you remember to decline me a e-mail?
siteleriniz gercekten birer sanat eseri
I have learn several good stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I surprise how so much effort you set to make one of these magnificent informative site.