Porto Alegre,
É a capital do estado do Rio Grande do Sul. Uma cidade com vários morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba. A mais de 2 mil km de distância da capital do Brasil. A cidade é arborizada e com alto índice de alfabetização, com uma infraestrutura em vários aspectos superior que as demais capitais do país.Também tem uma cultura qualificada e diversificada, com rica tradição folclórica.
Chegamos em Porto Alegre, através do aeroporto Salgado Filho, o site é:http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-de-porto-alegre-salgado-filho/ está distante 10 km do centro da cidade. Existe uma única linha de metrô e que tem uma estação. Esta linha liga o Mercado no centro da cidade e Novo Hamburgo; pelo caminho passa pela estação Aeroporto. No entanto, a estação não é bem no aeroporto, mas é fácil de chegar. Basta usar o Aeromóvel, que é gratuito entre o terminal do aeroporto e a estação de metro.
Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção. Outra opção é o O ônibus público. As linhas B09 (Aeroporto / Iguatemi Consórcio: Conorte) e B091 (Aeroporto / Iguatemi / Anchieta Consórcio: Conorte) fazem o percurso entre o aeroporto e o centro de Porto Alegre.
Nós optamos pelo carro. Assim que saímos do aeroporto logo avistamos o emblemático monumento do Laçador que, inspirado no tradicionalista Paixão Côrtes, busca representar a figura do gaúcho. Se quiser uma lembrança, há espaço para estacionar e tirar fotos.
Ao chegar em Porto Alegre, uma boa ideia é começar o passeio pela Praça Montevidéu, onde está o Marco Zero da cidade. O Centro Histórico reúne boa parte das principais atrações. O melhor é conhecer a pé. Nessa região está o Mercado Público, Museu de Artes, Rua da Praia, Casa de Cultura Mario Quintana, Praça da Matriz, Palácio Piratini e a Assembléia do Estado.
Uma boa opção é fazer um tour guiado com o Free Walk Poa, que ocorre todos os sábados, às 11h, saindo da frente do Chalé da Praça XV. A caminhada dura no máximo 2 horas e conta a história do centro da cidade. O passeio guiado é gratuito.
Também no Largo, está o Mercado Público de Porto Alegre. Com bancas coloridas e com muita variedade de produtos regionais, sorvetes, souvenirs, etc. Acreditem! Porto Alegre tem um famoso cartão postal que é um viaduto e está bem pertinho desta praça. O Viaduto da Borges de Medeiros. Outra opção para conhecer a cidade e muito prático é a Linha de Turismo. Um ônibus de dois andares, com um ticket de 25 reais se pode conhecer a cidade, subindo e descendo quando quiser.
Ainda no Centro Histórico na Praça da Alfândega, está o Santander Cultural, o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul e o Museu de Arte do rio Grande do Sul. A arquitetura destes museus são bem bonitas e atraentes. Ah, na Rua dos Andradas ou rua da Praia, está a famosíssima Casa de Cultura Mário Quintana, que já foi hotel e posteriormente a casa do poeta gaúcho. Logo mais a frente já se avista a chaminé da Usina do Gasômetro.
Estando na Orla mais famosa do estado, aproveite para conhecer o centro cultural Usina do Gasômetro (antiga usina termelétrica). Neste local é possível alugar bicicleta e sair pedalando pela orla do Guaíba e chegar até o Museu Iberê Camargo, onde fica lotado de turistas e moradores aguardando o por do sol.
A avenida Beira-rio, que margeia o Lago Guaíba, é um espaço democrático a várias tribos, skatistas, pedestres, ciclistas e o público em geral. Os que desejam ter uma vista mais panorâmica da cidade podem ingressar na embarcação Cisne Branco, considerado um Espaço Cultural Flutuante, que realiza passeios pelas águas do Guaíba desde 1978. O site é: http://www.barcocisnebranco.com.br/CB1610/
Porto Alegre tem vários parques, o Parque Farroupilha conhecido como Parque da Redenção, tem uma feira aos sábados de produtos orgânicos e aos domingos a feira do Brinque da Redenção. Ainda no parque tem o Monumento ao Expedicionário, que é um arco em homenagem aos soldados brasileiros que serviram na Segunda Guerra Mundial.
Os gaúchos gostam muito de futebol e a disputa e ferrenha entre os torcedores do Grêmio e o Internacional. A Arena do Grêmio está localizada em uma região próxima ao Aeroporto Salgado Filho e tem capacidade para mais de 55 mil torcedores. Nela é possível visitar o Museu do Grêmio. O site é: https://arenatour.superingresso.com.br/#!/home
O QUE FAZER EM PORTO ALEGRE
- O Laçador
- Centro Histórico
- Mercado Municipal
- Catedral de Porto Alegre
- Usina do Gasômetro
- Casa de Cultura Mário Quintana
- Orla do Guaíba
- Museu Iberê Camargo
- Parque da Redenção
- Passeio de barco
- Parcão – Moinhos de Vento
QUANDO IR A PORTO ALEGRE
Qualquer época é bom visitar Porto Alegre. Seja no inverno ou verão, cada estação tem suas qualidades. Quem não quer enfrentar o inverno da cidade a melhor época é de Outubro a Maio.
Everything is very open and very clear explanation of issues. was truly information. Your website is very useful. Thanks for sharing.
I am thankful that I noticed this blog, just the right information that I was searching for! .
I haven’t checked in here for some time as I thought it was getting boring, but the last few posts are great quality so I guess I’ll add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂