MONTE FUJI UM BATE E VOLTA DE TÓKYO – Japão

Enfim, Monte Fuji

Em japonés 富士山( Fuji-san) é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o arquipélago japonês, com 3776 metros de altura.  É um vulcão ativo, porém  de baixo risco de erupção. Existem três pequenas cidades que envolvem o Monte Fuji, Gotemba, Fuji-Yoshida e Fujinomiya. É o símbolo mais conhecido do Japão e com certeza o mais fotografado.

Não há como escapar da vontade de visitar o Monte Fuji, já que para todos esse monte está em nossas memórias.  E não é para menos, durante todo o ano, turistas ao redor do mundo vão ao país só para conhecer o lugar, considerado sagrado pelos budistas e xintoístas. Adormecido a mais de 300 anos e sem previsão de erupção.

Para o turista comum, há duas formas de conhecer o Monte Fuji. Contemplando suas formas  de bem longe ou encarando a longa subida até sua cratera. Lotada de excursionistas durante o período oficial de escalada, sempre no verão. Todas as rotas oficiais para ascender o Fuji, têm  pousadas, área de descanso, quiosques e até garrafinhas de oxigênio. As trilhas mais populares são as de Fujinomiya, Gotemba, Kawaguchi-Yoshida-Guchi e Subashiri. Boa parte das trilhas são repletas de rochas e uma escorregadia camada de pó de lava.

COMO CHEGAR AO MONTE FUJI

  • A escalada só é permitida até setembro.  Se for por Gotemba é lá que se tem a possibilidade de subir em duas trilhas, a de Gotemba e Subashiri. De Tóquio, indo de trem, vá pela linha JR Tokaido, passe por Odawara até Kozu e mude para a linha JR Gotemba.  É possível ir de ônibus na estação de Gotemba.
  • Por Hakone que é um destino popular, basta ir no Shinkansen na linha Tokaido até Odawara, o ideal é o Kodama, chegando em Odawara mudar para a linha Hakone Tozan,
  • Para quem vai a região dos 5 Lagos, este foi o nosso caso, lá é o cenário natural ideal para passear, acampar, pescar ou até esquiar no inverno. Para chegar fomos até a estação Shinjuku.

Fizemos as reservas de assento, através do JR-Pass, que é um passe que lhe dá direito a andar por 7 dias, 14 dias ou 21 dias no Japão ininterruptamente. Esse passe é a melhor opção para andar em Tokyo e no Japão. Com ele se pode andar pela linha Yamanote gratuitamente, que é uma linha circular de metrô  que passa por vários pontos turísticos de Tokyo. Sem contar que se anda pelos Trem-bala ou Shinkansen sem pagar nadinha. Lembrando que as passagens no Japão são bem caras, até mesmo para os japoneses. Esse passe só pode ser comprado antes de sair do seu país, pois é apenas para turistas.

  • De lá,  fizemos uma baldeação  até a estação Otsuki. Chegando em Õtsuki, pegamos um trem local para a Kawaguchiko Station. Esse último trem não é da linha JR, portanto tem que ser pago à parte. O trem é bem mais simples e anda lotado. Na estação tem fila por todo lado. Neste não tem reserva de assento e dificilmente se consegue sentar.

Os serviços de Tóquio para Monte Fuji  de ônibus são operados por Fujikyuko Express Bus, partem da estação Tokyo Station. A distância de Tóquio é de cerca de 158 km e demora quase 2 horas.

Mas, se for do tipo que gosta de andar de carro. Saiba que é possível e as estradas são excelentes. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção e ainda se paga no cartão de crédito no Brasil sem IOF.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA ESCALAR O MONTE FUJI

Depende muito de seu condicionamento. A partir  de Gotemba os mais rápidos chegam lá em cima em menos de 3 horas; os normais levarão cerca de quatro ou cinco horas.  A descida é bem mais rápida, algo em torno da metade do tempo. Muitos enfrentam a madrugada para chegar no topo ao amanhecer e ver o por do sol.  A dificuldade não é alta e muitas famílias com idosos e crianças seguem caminhando tranquilamente.

O QUE LEVAR NA ESCALADA

Leve tudo que é preciso para uma boa caminhada onde se pode encontrar chuva e frio. Calçado confortável, (evite aqueles tênis que tem furinhos pois pode entrar areia dentro), boné ou gorrinho de frio, filtro solar, óculos de sol, água, barras de cereais, lanterna e claro!! roupa de frio, de preferência aquelas impermeáveis.

A subida ao Monte Fuji nem sempre é tudo aquilo que o turista espera. As filas são enormes, o vento muito forte, piso escorregadio e talvez quando chegar ao topo, a tão famosa sombra sobre o mar estará totalmente nula, devido às nuvens. Tem até um ditado que diz,  você tem que subir o Fuji pelo menos uma vez na vida, mas só um tolo o faz duas vezes.

Há vários bons pontos para observar o Monte Fuji. Até mesmo de Tokyo, da prefeitura e da Tokyo Tower de Tóquio é possível observá-lo nos dias de céu claro. Mas, nada como estar bem pertinho do Monte Fuji. A região de “Fuji Goko” (os 5 lagos de Fuji) , além do lago de Kawaguchiko, inclui os lagos de Motosuko, Saïko, Shojiko, Yamanakako.

Assim que descemos na nossa última estação, após caminhar uns 10 minutos, já estávamos em frente ao Lago Kawaguchiko. O Monte Fuji, nos apresentou a cidade com um belo dia de sol. Estava um pouco frio, mas nada que nos atrapalhasse na caminhada. Era mês de abril e tivemos muita sorte com o tempo. A cidade de Kawaguchi é bem pequena e não tem muitas atrações, alguns  restaurantes e lojinhas de souvenirs. A grande atração fica para o Monte e o Lago.

Não se preocupe em passar do ponto certo de descer. Não tem erro!! Todo mundo desce no mesmo lugar. O trem anda bem cheio e todos com o mesmo objetivo. Assim que descemos todos passam por um guichê que é cobrado uma pequena taxa para adentrar à cidade. Lá tem todo tipo de passeios e escritório para atender o turista. Pegamos um mapa e fomos em direção ao Lago. O Monte Fuji, fica do nosso lado o tempo todo.

Em frente ao Lago está o teleférico, do outro lado o Fuji. Não deixe de ir. Vale muito a pena. Tem uma fila para comprar o ingresso. Mas, a vista é linda, tanto do Lago quanto do Monte. Tem uma estrutura lá em cima para receber os visitantes com banheiros e restaurante, além de alguns pontos de visitação para ver o Fuji de vários ângulos.

O teleférico leva a uma plataforma de observação situada no Monte Tenjo com vista para o  Fuji e o Lago Kawaguchiko. O retorno pode ser feito através do teleférico ou através de uma trilha. Voltamos no teleférico, já estava incluso a descida.

Esta região é geralmente bem fria. Geralmente quando as pessoas descem fazem o passeio de barco pelo Lago. É bem recomendável, se prepare porque venta muito. Todos os 5 Lagos tem muitas opções de hospedagem. Nos indicaram o Lago Kawaguchiko. Parece que realmente passar uma noite nessa pequena cidade é uma boa opção. Mas, retornamos para Tokyo.

A vista da plataforma é mesmo muito linda! Não tem como se lembrar de tantas fotos que estão na memória de qualquer pessoa. Afinal, estávamos em frente ao cartão-postal do Japão. O difícil é sair sozinho em qualquer foto que tente tirar.

Um dos locais mais procurados nesse ponto é o Sino de Tenjo, mesmo nome do monte. Diz a lenda que se fizer um pedido enquanto toca o sino e olha para o Monte Fuji, ele se tornará realidade. Os casais apreciam muito tirar uma foto neste local.

Como ninguém é de ferro, lá fomos nós tirar foto e tocar o sino. Não é fácil! Ficam várias pessoas esperando a sua vez para fazer o mesmo. Esquecemos de olhar para o Monte Fuji!!!

Bem pertinho do Sino de Tenjo, está um santuário com uma estátua de coelho e um cachorro-guaximim. São personagens de um antigo conto, Kachi Kachi Yama. O conto acontece nesse pico e é bem drástico. Parece que um mata o outro afogado e queimado. O pico do Monte Tenjo tem 1.104 metros. Muitas pessoas não sobem de teleférico e sobem pela trilha. Não é difícil, mas preferimos o teleférico.

Enfim, chegou a hora de voltarmos. Pegamos novamente os mesmos trem até o nosso destino final que era Tokyo. Na volta vimos o ônibus Sightseen, aqueles ônibus de turismo de dois andares. Ele passa por todo o entorno do Lago Kawaguchiko e pelo Lago Oiko. Deve ser um passeio bem legal! Não fizemos.

Não ficamos hospedados na região do Monte Fuji.  Para conhecer a cidade que está próxima é muito fácil e não requer mais que 1 dia.  Mas, caso opte em ficar hospedado lá  não deixe de fazer suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog. Isso não acarretará nada a mais em suas reservas e nos ajudará na divulgação.

QUANDO IR AO MONTE FUJI

Se o seu objetivo for subir ao topo do Monte Fuji, está liberado entre junho e setembro, quando o clima é mais ameno. Mas, como geralmente as pessoas tem interesse em outras cidades no Japão, saiba que lá a média de precipitações é o dobro que a média mundial. Portanto, chove muito. .A melhor época para ir ao Japão corresponde à baixa temporada. De julho a começo de outubro, não só chove como pode haver tufões, principalmente no sul.  Ocorrem terremotos, mas eles não tem época certa para acontecer. O ideal é de abril a outubro. Abril é época das cerejeiras e o país fica lindo e florido.

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

4 comentários em “MONTE FUJI UM BATE E VOLTA DE TÓKYO – Japão”

Deixe um comentário